• Nenhum resultado encontrado

RELAÇÕES DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL COM A REGIÃO DE

O Curso de Engenharia Florestal da UFSC está focado no desenvolvimento rural da região de Curitibanos, além de atender o mercado de trabalho no estado de Santa Catarina e no Brasil. A proposta busca induzir o desenvolvimento sócio econômico do país, e contribuir para a manutenção de um alto nível da diversidade biológica e do equilíbrio ambiental, cumprindo com suas funções, como seguem:

a) promover o desenvolvimento econômico através do manejo e a utilização correta das florestas brasileiras. A atividade de base florestal será realmente indutora de desenvolvimento se, além de gerar produtos sólidos para a construção civil e moveleira, fibras para papeis e embalagens, produtos químicos, alimentícios e energéticos, esses bens e serviços forem produzidos de forma sustentável e com o menor impacto possível sobre o ambiente.

b) estimulador o desenvolvimento social, envolvendo pequenas propriedades, extrativistas, e comunidades dependentes de sistemas naturais. Além destes aspectos mais evidentes, são também temas sociais o aumento da produtividade do trabalhador florestal, o treinamento para maior mobilidade e ascensão profissional, a educação ambiental para a promoção de uma consciência conservacionista e voltada para o uso racional dos recursos escassos e substituição de fontes não renováveis de energia e matéria-prima.

c) contribuir para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental através das atividades de pesquisa e investigação científica. A criação de reservas e áreas de preservação, com embasamento em planos de zoneamento ecológico-econômico demandam grande esforço de pesquisa e, maior ainda, será o esforço requerido quando forem implantadas as ações de monitoramento que essas áreas de proteção exigirão.

Neste sentido, o Curso de Engenharia Florestal da UFSC traz inovações na sua proposta pedagógica, que são manifestadas desde o ingresso do aluno até a sua formação final, sem comprometer as diretrizes básicas de formação do profissional. O Curso de Engenharia Florestal é mais uma das etapas para a consolidação do Campus Curitibanos, fortalecendo a estrutura já existente e otimizando de forma significativa os recursos humanos e físicos no Campus.

A consolidação do Curso de Graduação em Engenharia Florestal em Curitibanos, contribuirá de sobremaneira para o desenvolvimento de uma região com um dos menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do estado de Santa Catarina. Levando-se em consideração esse baixo IDH, a implantação

Campus Curitibanos - PPC de Bacharelado em Engenharia Florestal 101 deste curso atenderá à demanda educacional, humana e social, objetivo básico do projeto REUNI do governo federal.

O Campus Curitibanos foi instalado na mesorregião da Serra Catarinense, no Município de Curitibanos, visando auxiliar no desenvolvimento da região e atendendo as vocações regionais. A mesorregião é composta por 31 municípios caracterizados por ser o território de ocupação mais antiga de Santa Catarina, possuindo uma grande diversidade histórica, cultural e econômica. Historicamente, tem seu modelo de desenvolvimento pautado na exploração intensiva dos recursos ambientais, notadamente nas atividades agropecuárias e madeireiras, entre elas, duas grandes empresas de papel e celulose.

Essa região enfrenta diversos problemas sócio, econômico e ambiental, frutos do seu modelo de desenvolvimento, que implica numa estrutura fundiária concentrada, numa desigualdade econômica, com altos níveis de pobreza, cujos Índices de Desenvolvimento Humano estão entre os mais baixos do estado de Santa Catarina. Na área sócio ambiental, observa-se os desafios advindos das atividades de monoculturas, do uso de agroquímicos, emissão de poluentes industriais, do barramento de mananciais hídricos, entre outros.

Nos últimos anos, a região tem centrado esforços na busca de geração de novos modelos de desenvolvimento pautados, principalmente, na agroecologia e em mecanismos de desenvolvimento limpo.

Nesta perspectiva, o presente projeto irá contribuir para a plenitude de operação da UFSC em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, com vista ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação na região. Esta proposta também se insere dentro do planejamento estratégico de atuação e interiorização da Universidade no estado de Santa Catarina, contribuindo para a criação e/ou aplicação de tecnologias apropriadas para o desenvolvimento regional.

No Curso de Engenharia Florestal é estimulado o desenvolvimento do ensino e de estudos sobre biodiversidade regional, análise de contaminantes ambientais, biotecnologia e genética vegetal e animal, química de produtos naturais, entomologia agrária, filogenética e agroecologia, entre outros, previstos na Resolução nº 03/2006 CES/CNE/MEC (Anexo 5). A estrutura curricular do curso permitirá o fomento aos estudos de forma interdisciplinar como também, possibilitará a otimização de recursos financeiros e humanos. Com isso, todo conhecimento e tecnologia desenvolvidos futuramente, serão disponibilizados à sociedade regional, do estado de Santa Catarina e Brasil, através de projetos de extensão e de publicações como livros e artigos científicos em periódicos.

Campus Curitibanos - PPC de Bacharelado em Engenharia Florestal 102 18. AÇÕES PLANEJADAS

 Melhoria contínua nas atividades de divulgação do curso

 Inserção de alunos nos programas de iniciação científica, de extensão, monitoria e outros.

 Implementação de programas de cooperação nacional e internacional com outras instituições de ensino e pesquisa, contribuindo para a mobilidade acadêmica.

 Implementação de estágios junto a instituições públicas e privadas, especialmente vinculadas ao setor florestal.

 Estímulo à participação em eventos técnicos e científicos relacionados à Engenharia Florestal.

 Acompanhamento dos acadêmicos egressos para a melhoria contínua em face das exigências do mercado e da sociedade.

19. ANEXOS

Anexo 1 – Autorização do Curso - Portaria nº 180/MEC de 08/05/2013 Anexo 2 – Resolução nº 16/CEG/2011 , de 14/09/2011

Anexo 3 – Reconhecimento do Curso - Portaria nº 307/MEC de 23/04/2015 Anexo 4 – Resolução nº 02/2007 CES/CNE/MEC

Anexo 5 – Resolução nº 03/2006 CES/CNE/MEC

Anexo 6 e Anexo 7 – Diagnóstico do Curso de Engenharia Florestal e Ata de Aprovação na Reunião do Colegiado de Curso.

Anexo 8 – Resolução CNE/CES no 11 de 11 de março de 2002 Anexo 9 – Aprovação e Regimento de Estágios

Anexo 10 – Resolução nº 17/CUn/97/UFSC.

Anexo 11 – Aprovação e Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Anexo 12 – Resolução nº 1.010, de 22 de agosto de 2005 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA

Documentos relacionados