• Nenhum resultado encontrado

4.2 PINTOR

4.2.8 Relacionamento com as Marcas

No decorrer do grupo focal, quando abordado quanto às marcas que realizam algum tipo de relacionamento com os profissionais, os ouvintes relatam não haver qualquer envolvimento direto com as marcas de tintas. Declaram que o “ponto de conexão” com a marca se dá junto aos promotores da marca situados nas lojas. Inclusive, valorizam a distribuição de brindes por parte dos promotores, como bonés, casacos, camisetas e macacões.

Por outro lado, a loja desempenha um papel de propagação da marca junto aos pintores, seja no convite para eventos patrocinados pelas marcas, seja na distribuição de brindes. Segundo o grupo, não há qualquer incentivo direto da marca junto aos profissionais de pintura.

Abaixo, as considerações (fala) dos participantes dos grupos focais vinculadas à distribuição de brindes.

“Eu compro tanto Marca A como Marca B, os meus brindes é pela loja”. (Pintores POA)

“Eu tenho uma Ferragem que eu compro sempre e essa Ferragem trabalha só com a Marca A. Vez em quando, uma ou duas vezes no ano, o pessoal da Marca A vem para mostrar os novos produtos e eles dão os brindes deles”. (Pintores POA)

Como forma de estreitar o relacionamento das marcas com os profissionais de pintura, os participantes do grupo focal realizado em POA sugerem meios de relacionamento como: rede sociais, youtube, promotores nos PDV’s, próprio ponto de venda, internet, whatsApp e redes de pintura, conforme apresentado no Quadro 29.

Quadro 29 - Meios de Relacionamento Pintores

Fonte: Elaborado(a) pelo autor(a)

Abaixo, as considerações (fala) dos participantes dos grupos focais vinculadas às sugestões para estreitar o relacionamento.

“Eu quando surge um produto novo eu vou na Madeireira ou na loja buscar informações”. (Pintores POA)

“O bom é se tivesse promotores para demonstração dos novos produtos. Tu vai numa Cassol e Leroy tem um promotor”. (Pintores POA)

“O principal é no final de semana, que tem mais movimento. Colocar um promotor na Ferragem para demonstrar, vai bombar”. (Pintores POA) “Eu gosto, eu estou no WhatsApp da própria madeireira, eles divulgam bastante produto deles”. (Pintores POA)

“A Marca A dava um treinamento à distância, com passo-a-passo, isso chegava via correspondência na tua casa. Eu tinha um cadastro com eles”. (Pintores Caxias)

Os participantes de Caxias relatam que a busca de informações e novidades no ramo de pintura costuma ocorrer na visita às lojas. O público busca informações nos pontos de venda, pois não tem por hábito utilizar os meios da internet. Os pintores relatam que deixam nas lojas os cartões de contato e as lojas, por sua vez, indicam seus serviços. Neste caso, uma forma da marca ter acesso ao contato dos profissionais seria através das lojas (PDV’s). Segundo os participantes, atualmente nenhuma marca de tinta dispõe de um canal direto junto ao profissional, sendo a loja a conexão entre o pintor e o fabricante da marca, inclusive em questões de garantia.

Na atividade de recomendação das marcas de tintas, os profissionais de pintura de Caxias, participantes do grupo focal classificam as marcas (top five), conforme demonstrado no Quadro 30, ficando a Marca A com recomendação acima das demais, acompanhadas das Marcas D e E.

Quadro 30 - Notas de Recomendação das Marcas Pintores Caxias

Fonte: Elaborado(a) pelo autor(a)

4.2.8.1 Predisposição para Experimentação

Quando questionados sobre a predisposição para experimentar, adquirir diferentes marcas de tintas além daquelas que costumam comprar, os pintores mostraram-se abertos às novas marcas e novos produtos, condicionando à possibilidade de experimento e comprovação da qualidade, sugerindo inclusive demonstrações práticas.

Abaixo, as considerações (fala) dos participantes dos grupos focais vinculadas à abertura para experimento de outras marcas.

“Estou aberto a experimentar se provarem que é boa mesmo”. (Pintores POA)

“Eu acho que o que faz usar é uma propaganda divulgando o produto novo aí a pessoa vai querer experimentar”. (Pintores POA)

“Eles lançam um produto novo. Eu não vou indicar porque não sei usar”. (Pintores Caxias)

Outro fato descrito pelo público é o compartilhamento de experiência entre os colegas de profissão (de boca em boca). Uma hipótese levantada e que precisa ser validada é: qual o grau de potencialização da marca, na medida em que um pintor experimenta e comprova a qualidade do produto?

Os pintores revelam que valorizam quando os vendedores de loja ou os representantes comerciais5 de marcas oferecem oportunidades para eles conhecerem novos produtos de marcas, pois mencionam que, para trocar de marca, só testando.

4.2.9 Recado para as Marcas

Na atividade do grupo focal, os profissionais de pintura descrevem sugestões de melhoria às marcas de tintas, como por exemplo, oferecer treinamentos práticos, compartilhar conhecimento e receber informações sobre novos produtos. Abaixo, as considerações (fala) dos grupos focais realizados na cidade de Caxias e POA.

“Fazer uma divulgação que estivessem expondo a aplicação da tinta. Daí a gente vai ali e vê. Aí, eu até usaria, porque daí tu vai ver o produto deles aplicado”. (Pintores POA)

“Afinal os pintores é que mais indicam para os clientes porque é quem entende. Se as marcas não mostram seus produtos a gente usa o que já confia. Não arrisca no que não conhece muito”. (Pintores Caxias)

5 Pessoa jurídica que desempenha atividade de venda de determinados produtos representando a marca junto aos lojistas (donos de lojas).

Complementam, ainda, com sugestões de ações como criar meios para ouvir a opinião dos pintores de modo a fidelizar a parceria, promover a distribuição de amostras de produtos estimulando a experimentação e conhecimento da marca, dispor de promotores nos pontos de vendas para proximidade e esclarecimentos técnicos, distribuir cartela de cores para os pintores e melhorar a competitividade (preço). Abaixo, as considerações (fala) dos grupos focais realizados na cidade de Caxias e POA.

“Antigamente a Marca A fazia festas de final de ano aqui e sorteava motos, bicicleta, lava jato para os pintores. Todos os finais de ano. Por isso a Marca A ficou tão famosa. Elevou a marca”. (Pintores Caxias) “Há uns 15 anos atrás a Marca C já promoveu treinamento para pintores”. (Pintores Caxias)

“Uma a duas vezes por ano tem palestra dentro da loja Serrana, promovido pela loja com a Marca A”. (Pintores Caxias)

“Uma vez eu contatei a Marca A, eu tinha uma carteirinha e eles davam treinamento, tinha jornal com os lançamentos que tu recebia em casa, era um clube. Fiquei sabendo pela loja Serrana”. (Pintores Caxias)

“Pelo leque de cores se escolhe as opções, aí o cara da Loja Serrana vai na tua casa e faz 10 testes na parede e tu vai definir a cor da parede. Isso é legal”. (Pintores Caxias)

“O maior segredo é os fabricantes de tintas ouvir os pintores. Hoje, o cliente (consumidor final) não sai mais de casa para comprar tinta, é o pintor que vai comprar. É o pintor que sabe o que é bom e ruim”. (Pintores Caxias)

4.2.9.1 Recado para a Marca E

No decorrer do grupo focal, os grupos de pintores relatam sugestões de melhoria direcionadas para a Marca E, como por exemplo, realizar a comunicação dos novos produtos, marcar presença nas grandes lojas (pois entendem que o consumidor circula muito nestes locais), promover a distribuição de amostras de produtos estimulando a experimentação e conhecimento da marca, valorizar a marca da região proporcionando sentimento de orgulho, dispor de promotores nas lojas propiciando a divulgação da marca e fortalecendo a proximidade com os

pintores e consumidores, participar de feiras para propagar a marcar e demonstrar novos produtos e, por fim, oferecer treinamentos aos profissionais para reciclagem e aprimoramento do conhecimento técnico.

A presença de promotores nas lojas, foi apontada como um auxílio de “convencimento” na venda de produtos da marca, já que os clientes veem estes como experts, e assim valorizam mais suas orientações/explicações.

Na percepção do público de profissionais de POA, a Marca E deveria melhorar e manter alguns atributos, conforme exposto na Figura 27.

Figura 27 – Recado dos Pintores para a Marca E

Fonte: Elaborado(a) pelo autor(a)

Documentos relacionados