• Nenhum resultado encontrado

Meta 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos pacientes diabéticos.

6 Relatório da Intervenção para a comunidade

Prezada Comunidade,

O projeto de intervenção relacionado à Melhoria da atenção à saúde dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na UBS Raimundo Rodriguez Lustosa, Capixaba/ AC estava previsto para ser desenvolvido em 16 semanas, mas devido ao período de férias da especializada foi reduzido para 12 semanas com início a partir na segunda semana do mês de fevereiro de 2015. Com o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foi possível que todos vocês tomassem conhecimento acerca das ações que estavam previstas para serem realizadas durante o projeto de intervenção.

Elaboramos um cronograma para ser seguido e desenvolver as ações previstas no projeto objetivando um planejamento adequado e uma melhor organização destas ações. Para poder fornecer um atendimento de qualidade a vocês foram realizadas capacitações, com a participação ativa de todos os ACS e funcionários da UBS, realizando conversas sobre temas como HAS, DM, funcionamento do programa e definição das atribuições de cada membro da equipe. Com ajuda dos ACS identificamos os usuários que fariam parte da intervenção a ser desenvolvida e para uma melhor organização do serviço todas as fichas-espelho foram organizadas por semanas de atendimento, identificando aos usuários hipertensos e diabéticos. Desta forma, o trabalho foi facilitado no momento da busca da ficha-espelho para a consulta.

Em cada consulta individual foi realizada uma avaliação clínica incluindo o exame clínico, além da prescrição de exames complementares, a prescrição de medicamentos da lista de Hiperdia ou da Farmácia Popular, o registro adequado na ficha de acompanhamento, a avaliação do risco cardiovascular para ambas as patologias, permitindo nesta última avaliar a periodicidade das consultas. Além disso, foram realizadas orientações sobre alimentação saudável, sobre a prática regular de atividade física, sobre os riscos do tabagismo, higiene da saúde bucal, entre outras.

No transcurso da intervenção foram realizadas várias visitas domiciliares especialmente aos usuários que apresentavam dificuldades para comparecer à unidade, faltosos a consulta e aos que necessitavam de assistência médica de forma imediata.

Realizamos oito encontros com o grupo de hipertensos e diabéticos. Estes foram desenvolvidos principalmente na UBS. Durante as reuniões na UBS foram realizadas orientações nutricionais sobre alimentação saudável, sobre a prática regular de atividade física, sobre os riscos do tabagismo, sobre saúde bucal, entre outas temáticas relacionadas com estas patologias.

Como atividade comunitária, no último mês realizamos duas palestras coletivas sobre o tema “HAS/DM: estilo e modo de vida saudável” com a participação de um odontólogo que palestrou sobre “saúde bucal”. Aproveitando a oportunidade para cadastrar novos usuários e realizar agendamentos para avaliação clínica na UBS.

Certamente houveram algumas dificuldades vivenciadas no transcurso da intervenção. Diante dessa realidade, foi necessária a busca de alternativas e possíveis soluções para melhorar a qualidade de atenção tanto do usuário hipertenso como do diabético e elevar a satisfação dos mesmos.

Acho interessante ressaltar que antes da intervenção existia na UBS um predomínio da demanda espontânea de adultos tanto de hipertensos como de diabéticos para atendimento, não existindo adequada organização do serviço, sendo este modificado e reorganizado durante a intervenção, programando as consultas agendadas tanto clínicas como odontológicas, além das visitas domiciliares e atividades educativas com os pacientes e a comunidade, de tal forma que atualmente estamos dando continuidade a esta programação de consultas e atividades de forma organizada e continua, logrando uma melhor qualidade de atenção de todos os usuários.

Realizando uma comparação é importante mencionar que antes da intervenção, a unidade de saúde acompanhava um total de 61 (32%) hipertensos residentes e cadastrados do total de 288 pacientes hipertensos com 20 anos ou mais segundo a estimativa prevista no Caderno de Ações Programáticas (CAP). Do total acompanhado na unidade, 61 (21,1%)

hipertensos apresentavam estratificação de risco cardiovascular por critério clínico, orientação sobre prática de atividade física regular, orientação nutricional para alimentação saudável, exames complementares periódicos em dia 53 (18,4%), atraso da consulta agendada em mais de 7 dias 37(12,8%), cabe mencionar que a realização da avaliação de saúde bucal era um dos indicadores mais afeitados com só 21(7,2%).

Em relação à atenção aos diabéticos, os resultados são muito semelhantes, pois a cobertura era apenas de 30% perfazendo um acompanhamento de 16 diabéticos do total de 71 estimados pelo CAP. Destes, 16 (22,5%) diabéticos apresentavam realização de estratificação de risco cardiovascular por critério clínico, , exame físico dos pés nos últimos 3 meses, palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso nos últimos três meses, medida da sensibilidade dos pés nos últimos 3 meses, orientação sobre prática de atividade física regular, orientação nutricional para alimentação saudável. O atraso da consulta agendada em mais de 7 dias foi de 10(14,8%), cabe mencionar também que os usuários acompanhados na unidade possuíam uma avaliação de saúde bucal baixa com só 5 usuários (7,04%) e com exames complementares periódicos em dia a 12 (16,9%)

Apesar de não termos alcançada a meta de 80% de cobertura proposta inicialmente, todas as ações previstas foram desenvolvidas segundo o planejado no cronograma com o apoio incondicional dos ACS que, de uma forma ou outra, tornaram possível a participação ativa dos usuários em todas as atividades desempenhadas durante a intervenção.

Assim, quanto à realização do exame clínico apropriado, à solicitação para a realização de exames complementares, o registro adequado, estratificação de risco cardiovascular, promoção de saúde, fornecimento de orientações nutricionais sobre alimentação saudável, prática regular de atividade física, riscos do tabagismo, higiene bucal.

Em relação aos indicadores da avaliação odontológica, dadas as dificuldades nas primeiras semanas da intervenção, conseguimos no final da intervenção a alcançar 148 hipertensos e 48 diabéticos, representando 100%. A prescrição

medicamentosa foi feita com base nos medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia.

Destacamos que tivemos alguns usuários que não comparecerem às consultas médicas para mostrar os exames complementares indicados na primeira consulta, diante dessa realidade, foi necessário a busca ativa por meio de visita domiciliar pelos ACS, conseguindo o comparecimento de alguns destes usuários faltosos (tanto hipertensos quanto diabéticos) para avaliação clínica dos resultados, os outros ainda estamos agendando para as consultas já que a pesar do projeto terminar, as ações iniciadas continuaram de forma habitual para melhorar ainda mais a qualidade de saúde de estes pacientes.

Com certeza a intervenção propiciou à comunidade ganho quanto à melhoria do acolhimento, da qualidade na atenção médica, no controle da HAS e DM, a relação equipe-comunidade melhorou, facilitou a troca de ideias, experiências e conhecimentos com os grupos de hipertensos e diabéticos e permitiu a realização das atividades educativas junto à comunidade, promovendo melhoria quanto à qualidade de vida para todos.

As ações que foram desenvolvidas durante a intervenção já se encontram incorporadas à rotina do serviço, continuaremos com o trabalho no dia a dia objetivando alcançar novos usuários para que possam ser acompanhados de forma contínua. Esperamos que com as atividades já realizadas até o momento possamos motivar e entusiasmar a todos vocês, membros da comunidade e possamos contar com a participação de cada um nas atividades que continuarão sendo desenvolvidas na unidade. A equipe aguarda o comparecimento de todos ao serviço a fim de oferecer um suporte especializado quanto ao cuidado para a saúde de cada um.

Atenciosamente,

Documentos relacionados