• Nenhum resultado encontrado

9. RELATÓRIOS DO DIA DA MATEMATICA

9.2. RELATÓRIO DO DIA 10/06/2019

No dia 10 de junho de 2019, realizamos no Colégio Estadual Humberto Marechal de Alencar Castelo Branco, a segunda parte do projeto do dia nacional da matemática, totalizando as oito horas aulas necessárias.

Para a realização desenvolvemos um projeto baseado em um conjunto de atividades envolvendo matemática e que referenciassem Malba Tahan. Esta segunda parte do projeto, foi realizada com os alunos dos 6ºs anos do período vespertino, em que possuíam em média 30 alunos por turma.

Primeiramente, como no cronograma apresentado, desenvolvemos o projeto com a turma do sexto ano C em uma hora aula, realizando quatro atividades. As atividades em questão formavam um circuito onde os grupos iam se intercalando para a realização. Nesta primeira turma os alunos foram divididos em 4 grupos.

Inicialmente, nós estagiários nos dividimos para que, dois conversassem com a turma e dois, contando com a ajuda da professora orientadora organizassem os jogos. Na sala de aula, demos uma breve explicação sobre o projeto, falando um pouquinho da data comemorativa e seu significado, para posteriormente explicarmos as atividades propostas e divisão dos grupos. Assim que as atividades ficaram prontas e os grupos foram divididos, os alunos se encaminharam para o pátio do colégio, onde o circuito estava montado e seria desenvolvido, lá realizamos a divisão dos coordenadores de cada grupo e então o trabalho foi iniciado.

Como descrito no projeto, os alunos tinham um cronograma das atividades onde os coordenadores de cada grupo orientariam para qual atividade ir e como realizá-la. Para turmas com apenas uma aula, programamos somente quatro atividades, onde os grupos iriam intercalando e teriam em média sete minutos por atividade.

Iniciamos o circuito normalmente, mas conforme os alunos foram realizando as atividades, percebemos que o tempo estava curto. Quando os grupos estavam na última atividade, tivemos que interrompê-los, pois faltava poucos minutos para tocar o sinal, pedimos a eles que retornassem para a sala, para podermos finalizar a atividade.

Para finalizar, perguntamos aos alunos se eles haviam gostado das atividades realizadas, se haviam compreendido a importância deste dia, os mesmos disseram que gostaram das atividades propostas. Entregamos aos alunos um mimo, como forma de agradecimento, por terem participado do projeto.

Nesta primeira turma, não tivemos problemas quanto a organização e participação dos alunos, eles não estavam tão agitados, prestavam bastante atenção as orientações dadas e de modo geral, mesmo com o tempo mais curto, os alunos tiveram um bom desempenho nas atividades, realizando-as com eficiência.

A segunda aplicação do projeto foi na turma do sexto ano B, em duas horas aulas, no qual, foi realizado as seis atividades propostas no cronograma do projeto. Nesta segunda turma os alunos foram divididos em 5 grupos.

Para iniciar, dois estagiários foram para a sala, conversar com os alunos sobre o projeto, explicar a importância e o significado do dia nacional da matemática e ainda realizar a divisão dos grupos, com as fitas TNT. Enquanto isso, os outros estagiários e a professora orientadora ficaram organizando novamente as atividades, para que os grupos iniciassem o circuito em seguida.

Após organizar as atividades, os alunos se encaminharam para o pátio da escola para iniciar o circuito. Antes de iniciar, distribuímos um coordenador para cada grupo que iria orientar os alunos, nas realizações das atividades.

Para aulas geminadas, planejamos um tempo de 10 minutos por atividade. Nesta turma os alunos se animaram e conduziram as tarefas com entusiasmo.

Para a finalizarmos já na sala de aula, pedimos aos alunos o que eles acharam das atividades, se gostaram, se tiveram dificuldades em alguma, e então entregamos um mimo (pirulito) como forma de agradecimento pela participação de todos.

Considerando todas as atividades desenvolvidas e o percurso dos grupos nesta turma, eles tiveram um ótimo desempenho e se empolgaram para a realização das atividades, participando com êxito do projeto proposto.

Após o intervalo, aplicamos pela terceira vez o projeto, na turma do sexto ano A. Esta turma também possuía duas horas aulas, logo os alunos foram divididos em cinco grupos.

Novamente, dois estagiários foram para sala, conversar com os alunos sobre o projeto, explicar o porquê desta comemoração e realizar a divisão dos alunos, com fitas de TNT. Enquanto isso dois estagiários, juntamente com a orientadora, ficaram organizando as atividades.

Quando as atividades estavam organizadas, os alunos se encaminharam para o saguão para iniciar o circuito. Neste momento, foi distribuído um orientador para cada grupo para acompanhar os mesmos durante o circuito. Nesta turma os alunos tiveram 10 minutos para a realização de cada atividade proposta.

Nesta turma a maioria dos alunos se animaram com as atividades, mas esta foi a turma em que houveram mais problemas, por causa da agitação demasiada dos alunos. Como haviam retornado a pouco do intervalo e logo após iriam embora, os alunos estavam muito agitados, além disso alguns grupos não se entendiam, causando bastante agitação nos grupos, e dificultando a realização das atividades.

Apesar de todo este ocorrido, os grupos em sua maioria, conseguiram finalizar o projeto com êxito.

Finalizamos as atividades em sala, indagando os alunos se eles haviam gostado das atividades realizadas, se haviam compreendido a importância deste dia, e após, distribuímos um mimo os alunos como forma de agradecimento por todos terem participados.

De modo feral, os tivemos um bom proveito na realização do projeto, no qual a maioria dos alunos participaram com êxito das atividades.

A seguir temos algumas imagens, da realização do projeto:

Figura 82: Atividade bola no cesto. Fonte: Acervo dos autores.

Figura 83: Atividade dos 21 jarros. Fonte: Acervo dos autores.

Figura 84: Equações da atividade bola no cesto. Fonte: Acervo dos autores.

Figura 85: Atividade Velha da multiplicação. Fonte: Acervo dos autores.

Figura 86: Atividade jogo das operações. Fonte: Acervo dos autores.

Figura 87: Realização do projeto. Fonte: Acervo dos autores.

Documentos relacionados