• Nenhum resultado encontrado

2.3. Módulo 1 – Frações, Razão e Proporção, Regra de Três, Polinômios e Equações

2.3.1. Plano de aula do dia 13/04/2019

2.3.1.1. Relatório

Relatório do dia 13/04/2019 (4 horas-aula)

Aos treze dias do mês de abril de dois mil e dezenove, reuniram-se nas dependências da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, nós estagiários do terceiro ano da disciplina de Metodologia e Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática e os alunos inscritos no projeto PROMAT, para desenvolver o primeiro encontro do mesmo.

A professora responsável pela disciplina Arleni Elise Sella Lange, esteve presente na sala de aula por um período o qual foi destinado ao repasse de alguns encaminhamentos relevantes quanto à organização do projeto o que é o PROMAT, quanto encontros teremos, forma de certificação, funcionamento das aulas e o lanche ofertado. Quando questionado sobre as informações repassadas, os alunos não apresentaram dúvidas.

Após iniciamos a dinâmica de apresentação nomeada “Se vira nos dez”, os alunos e nós, estagiários, tivemos um tempo determinado por uma ampulheta de dez segundos para nos apresentarmos, foi sugerido que durante a apresentação fosse dito o nome, idade, cidade e a motivação para participar do PROMAT, também oportunizamos que os alunos virassem mais de uma vez a ampulheta caso tempo não fosse o suficiente. Observamos que a principal motivação dos alunos para participar foi a necessidade de compreender a disciplina de matemática, considerada por eles, muito complexa.

Ao término da dinâmica de apresentação, orientamos os alunos a sentarem-se em duplas para a realização da próxima atividade, o Show do Milhão do Conhecimento, um quiz com questões dos conteúdos que serão abordados durante o PROMAT, o quiz foi inspirado no programa de Televisão Show do Milhão do apresentador Silvio Santos. Explicamos que cada questão teria um tempo estipulado de três minutos para a resolução e poderiam utilizar três auxílios durante todo quiz, estes auxílios eram chamados por meio de plaquinhas que deveriam levantar e aguardar para os professores irem ajudar, também foi pedido para escreverem se consideravam as questões: Fácil, média ou difícil.

Tivemos a necessidade de realizar algumas adaptações durante a atividade, devido ao tempo para o término e a dificuldade dos alunos durante as questões. A primeira adaptação foi a de aumentar um minuto o tempo de resolução para que os alunos realizassem a leitura do problema, na segunda adaptação devolvemos para algumas duplas as plaquinhas, pois ficaram apreensivos de ficarem sem nenhuma plaquinha e não pediam mais os auxílios e nem respondiam as questões, buscamos também ajudar duas duplas ao mesmo tempo para auxiliar

em mais questões, sanando assim o maior número de dúvidas. No entanto, devido tempo e necessidade de iniciar as outras atividades do projeto, paramos o quiz na décima primeira questão. Um desafio encontrado no quiz além da defasagem matemática foi a socialização com alguém desconhecido, pois uma parte das duplas não se conheciam.

Em seguida iniciamos a atividade dos 35 camelos, inicialmente foi apresentado um vídeo do Matemática Multimídia que relatava o problema, anotamos no quadro negro as informações pertinentes ao problema e questionamos os alunos em relação a sua solução, os alunos pensaram por um tempo e não chegaram a algo conclusivo, foi explicado para eles a solução proposta no restante do vídeo e realizada a representação geométrica do problema utilizando um retângulo para representar o número de camelos. Para fixação do conteúdo foi proposta um outro problema envolvendo a divisão de chocolates para três pessoas, este problema foi enunciado antes do intervalo e concluído após o intervalo. Ressaltamos para os alunos cumprirem o horário do intervalo.

Quando retornamos do intervalo, foi realizado a representação geométrica da situação problema envolvendo chocolates e ressaltado a importância de se pensar no inteiro ao propor a sua divisão.

Em seguida, explicamos as propriedades das frações, propondo um exemplo numérico de cada propriedade, foi realizado a representação geométrica destes exemplos e consequentemente a definição algébrica. Um aluno pediu para explicar as propriedades de maneira mais pausada, no entanto estávamos com problemas em relação ao tempo para as próximas atividades.

Os últimos conteúdos propostos foram de porcentagem e decimais, para tanto apresentamos uma tabela com a Concorrência do Vestibular da Unioeste de 2018, foi explicado utilizando o exemplo de um curso como calcular a chances de entrar neste curso e a porcentagem, durante esse exemplo foi mostrado como realizar a divisão de decimais, em seguida foi proposto aos alunos escolherem um curso e realizarem o mesmo procedimento. Notamos que muitos alunos escolhiam outros cursos que não o desejado cursar, por acharem mais fáceis para realizar os cálculos. Apresentamos a tabela completa para que pudessem comparar os seus resultados. Propomos problemas envolvendo desconto na compra de imóveis e resolvemos em conjunto com os alunos.

Para finalizar a aula entregamos para os alunos a lista de exercício e devido ao tempo do término da aula, pedimos que os alunos resolvessem a segunda questão dos exercícios complementares da lista para ser entregue e posteriormente as outras questões. Orientamos que concluíssem a questões da lista em casa.

Quatro alunos entregaram a questão proposta, dois alunos iniciaram a resolução extraindo os dados presentes no problema. Três alunos encontraram a porcentagem de um número, no entanto apresentaram dificuldade em concluir o exercício, marcando uma alternativa aleatória.

Como reflexão sobre o conjunto de atividades realizadas com os estudantes, percebemos que a proposta de trabalho em duplas teve êxito, pois conseguiram interagir e solucionar juntos os problemas propostos. Percebemos uma grande defasagem em relação a disciplina de matemática e a esperança de que o PROMAT contribua para solucionar este problema. Um desafio neste primeiro encontro foi o tempo para execução das atividades saindo do que tínhamos previsto para a aula.

Ademais, foi possível concluir todo o plano previsto e trabalhar as atividades propostas para a aula usando recursos diferentes para explanar os conteúdos propostos, o que foi bem proveitoso para manter o interesse da turma. Os alunos demonstraram bastante curiosidade em conhecer o porquê algumas coisas podem ser utilizadas na Matemática.