• Nenhum resultado encontrado

Relatórios anuais de desempenho

1. [...] Em conformidade com o artigo 8.º, n.ºs 3 e 4, do Regulamento (UE) .../... [RH], os Estados-Membros [...] apresentam um relatório anual de desempenho sobre a execução do plano estratégico da PAC no exercício financeiro anterior. [...]

2. O último relatório anual de desempenho, a apresentar, em conformidade com o artigo 8.º, n.ºs 3 e 4, do Regulamento (UE) .../... [RH], até 15 de fevereiro de 2030, deve incluir um resumo das avaliações efetuadas durante o período de execução.

3. Para ser admissível, o relatório anual de desempenho deve conter todas as informações exigidas nos n.ºs 4, 4-A, 5 e 6 e, quando pertinente, 4-B. A Comissão informa o Estado- -Membro em causa, no prazo de 15 dias úteis [...] a contar da data de apresentação do relatório anual de desempenho, sobre a sua inadmissibilidade para efeitos de análise do desempenho e de acompanhamento, caso contrário o relatório será considerado admissível. 4. Os relatórios anuais de desempenho devem incluir dados qualitativos e quantitativos

essenciais sobre a execução do plano estratégico da PAC por referência aos dados financeiros e aos indicadores de realizações e de resultados [...].

4-A. As [...] informações quantitativas referidas no n.º 4 [...] incluem [...]: a) As realizações obtidas [...];

b) As despesas declaradas nas contas anuais e pertinentes para as realizações

referidas na alínea a), antes da aplicação de quaisquer sanções ou outras reduções, e para o FEADER, tendo em conta a reafetação de fundos anulados ou

recuperados nos termos do artigo 55.º do Regulamento (UE) .../... [RH];

c) O rácio entre as despesas [...] a que se refere a alínea b) e as realizações pertinentes a que se refere a alínea a) ("montante unitário obtido") [...];

d) [...] Os resultados alcançados e a distância que os separa dos correspondentes [...] objetivos intermédios estabelecidos em conformidade com o artigo 97.º, n.º 1, alínea a).

As informações referidas na alínea c) são discriminadas por montante unitário, tal como estabelecido no plano estratégico da PAC em conformidade com o artigo 99.º, alínea g). 4-B. Para uma intervenção não abrangida pelo sistema integrado referido no artigo 63.º,

n.º 2, do Regulamento (UE) .../... [RH], os Estados-Membros podem, além das informações previstas no n.º 4-A, decidir apresentar em cada relatório anual de desempenho:

a) O rácio entre o total de fundos públicos afetados a operações relativamente às quais foram efetuados pagamentos no exercício financeiro anterior e as realizações obtidas;

b) O número correspondente de realizações e de despesas.

Estas informações são utilizadas pela Comissão para efeitos dos artigos 38.º e 52.º do Regulamento (UE) .../... [RH] para cada um dos anos em que as operações conexas são pagas.

[...]

5. As [...] informações qualitativas referidas no n.º 4 [...] incluem:

a) Uma síntese do estado de execução do plano estratégico da PAC [...] respeitante ao exercício anterior;

b) Os problemas que afetem o desempenho do plano estratégico da PAC, nomeadamente no que se refere aos desvios em relação aos objetivos intermédios, apresentando, sempre que adequado, as razões para tal e, se for caso disso, descrevendo as medidas tomadas.

5-A. Para efeitos do artigo 52.º, n.º 2, do Regulamento (UE) .../... [RH], os Estados-Membros podem decidir incluir também nas informações qualitativas referidas no n.º 4:

a) A justificação de qualquer excedente do montante unitário obtido em relação ao montante unitário previsto correspondente ou, se for caso disso, ao montante unitário máximo previsto referido no artigo 89.º do presente regulamento; ou b) Caso um Estado-Membro decida recorrer à possibilidade prevista no n.º 4-B, a

justificação de qualquer excedente do montante unitário obtido em relação ao rácio entre o total de fundos públicos afetados a operações relativamente às quais foram efetuados pagamentos no exercício financeiro anterior e as realizações obtidas correspondentes, tal como previsto no n.º 4-B, alínea a).

5-B. Para efeitos do artigo 38.º, n.º 2, do Regulamento (UE) .../... [RH], é incluída uma justificação quando o excedente referido no n.º 5-A, alínea a), for superior a 50 %. Em alternativa, caso um Estado-Membro decida recorrer à possibilidade prevista no n.º 4-B, a justificação é apenas incluída quando o excedente referido no n.º 5-A, alínea b), for superior a 50 %.

6. No caso dos instrumentos financeiros, além dos dados a apresentar em conformidade com o n.º 4, são fornecidas as seguintes informações:

a) As despesas elegíveis por tipo de produto financeiro;

b) O montante dos custos e comissões de gestão declarados como despesas elegíveis;

c) O montante, por tipo de produto financeiro, dos recursos públicos e privados mobilizados adicionalmente ao FEADER;

d) Os juros e outras receitas gerados pelo apoio do FEADER aos instrumentos financeiros a que se refere o artigo 54.º do Regulamento (UE) .../... [RDC] e os recursos restituídos imputáveis ao apoio do FEADER a que se refere o artigo 56.º do mesmo

regulamento;[...]

e) O valor total dos empréstimos e dos investimentos em capital próprio ou quase- -capital a favor dos destinatários finais que foram garantidos com recursos do plano estratégico da PAC e que foram efetivamente pagos aos destinatários finais. Caso os Estados-Membros decidam aplicar o n.º 4-B para os instrumentos financeiros, o rácio entre o total de fundos públicos afetados e as realizações obtidas diz respeito ao apoio atribuído aos destinatários finais pelos instrumentos financeiros no exercício financeiro em causa.

7. [...]

8. [...]

9. [...]

10. Os relatórios anuais de desempenho, bem como um resumo do seu conteúdo para os cidadãos, são disponibilizados ao público.

10-A. Sem prejuízo dos procedimentos anuais de apuramento previstos no Regulamento (UE) .../... [RH], a Comissão pode formular observações sobre os relatórios anuais de

desempenho admissíveis, no prazo de um mês a contar da data da sua apresentação. Se a Comissão não comunicar as suas observações no prazo fixado, os relatórios são

considerados aceites. O artigo 108.º, relativo ao cálculo dos prazos para adoção de medidas pela Comissão, aplica-se mutatis mutandis.

11. A Comissão adota atos de execução que estabeleçam regras para a apresentação do conteúdo do relatório anual de desempenho. Os referidos atos de execução são adotados pelo

Artigo 121.º-A

Análise bienal do desempenho

1. A Comissão procede a uma análise bienal do desempenho com base nas informações constantes dos relatórios anuais de desempenho.

2. Se o valor comunicado de um ou mais indicadores de resultados que integram a análise do desempenho prevista no artigo 99.º, alínea d-A), revelar um défice superior a 45 % do respetivo objetivo intermédio para o exercício de 2025 e superior a 35 % para o exercício de 2027, os Estados-Membros apresentam uma justificação para esse desvio Se necessário, após a avaliação da justificação apresentada, a Comissão pode convidar o Estado-Membro em causa a apresentar um plano de ação em conformidade com o artigo 39.º, n.º 1, do Regulamento (UE) .../... [RH], que descreva as medidas corretivas programadas e o calendário previsto.

Artigo 122.º

Reuniões anuais de avaliação

1. [...] É organizada todos os anos [...] uma reunião de avaliação [...] entre a Comissão e cada Estado-Membro, presidida conjuntamente ou pela Comissão, a qual [...] deve realizar-se no prazo de pelo menos dois meses após a apresentação do relatório anual de desempenho.

2. A reunião anual de avaliação tem por objetivo analisar o desempenho do [...] plano estratégico da PAC, incluindo os progressos na concretização das metas estabelecidas, quaisquer questões que afetem o desempenho e as medidas tomadas ou a tomar para lhes dar resposta.

CAPÍTULO II-A

APRESENTAÇÃO DE RELATÓRIOS RELATIVOS AO