• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO IV “A Monsenhor Emiliano De Cristo”

4.4 Relatos das Intervenções

As regências foram realizadas nos dias 14 e 21 de setembro de 2010 em duas turmas de Geografia do 2º ano do ensino médio (FOTO 06). O professor de Geografia, André da Silva Santos deu bastante apoio na preparação e realização da aula. O tema escolhido foi As Mudanças Climáticas.

De inicio foi feito uma saudação aos presentes e entregue cópias do texto didático com o conteúdo e imagens relacionados com o tema. O texto foi produzido com base em livros, revistas e sites. A seleção do assunto teve por objetivo uma fácil compreensão do mesmo. Cada cópia foi entregue apenas no dia da aplicação da aula. Inicialmente foi feito perguntas sobre seus entendimentos sobre as Mudanças Climáticas. Foram expostos os objetivos da aula e feito a leitura e analise do material. Pedi para que eles expusessem seus entendimentos sobre o que foram apresentados, poucos colaboraram e alguns ficaram com piadas, e em seguida expus a opinião sobre alguns pontos.

Foto 06: Primeira atividade da Regência. Fonte: SOUZA, 2010.

Foi copiada uma pequena atividade no quadro. Com três questões para eles responderem. Optou-se por uma atividade simples, mas que conta-se com a colaboração de todos, destacando-se a questão sobre consciência ambiental.

Os procedimentos foram basicamente os mesmos nas duas turmas do 2º ano, foram duas aulas em cada turma no dia 14 de setembro de 2010. No geral, as turmas se comportaram razoavelmente “bem” durante as aulas. Com destaque para

as conversas intensas e “gracinhas”, por parte de alguns alunos, facilmente controladas pelo professor. No final do primeiro dia de aula solicitou-se que os alunos buscassem informações e imagens sobre o tema, em jornais e revistas, para contribuir com a próxima aula.

No dia 21 de setembro foram juntadas as duas turmas numa sala de vídeo para assistirem à apresentação do vídeo do Greenpeace Brasil - Mudanças do clima, mudanças de vidas (FOTO 07).

Foto 07: Apresentação do vídeo. Foto 08: Realização da atividade avaliativa. Fonte: SOUZA, 2010. Fonte: SOUZA, 2010.

Foram duas aulas consecutivas com as duas turmas, do 2º ano, juntas. O vídeo, em forma de documentário, relata alguns fenômenos ocorridos no Brasil, que são considerados anormais para o país, além de previsões para o futuro próximo.

De inicio, foi feito uma revisão da aula passada, apresentado o objetivo da apresentação do vídeo, o qual foi apresentado e a analisado. A foto 08 ilustra Realização da atividade

Depois destes procedimentos, foi realizado um trabalho de avaliação reflexiva onde os alunos relacionaram os acontecimentos apresentados no vídeo com o processo de Mudanças Climáticas.

As avaliações foram efetuadas de forma coletiva com provocação de debates e questionamentos, e de forma individual com a aplicação de um exercício com oito questões realizadas e discutidas durante a aula.

36

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Para que a Geografia promova a formação de cidadãos críticos e comprometidos com o meio em que vivem, é necessário que a escola assuma seu papel. O sistema de ensino deve considerar o contexto atual que vive a educação, deve ser analisada a realidade da população que está formando e para que quer formá-la. Os professores são sobrecarregados com muito trabalho, ficando difícil fazer um bom trabalho quando não se tem condições favoráveis. Ainda tem que

procurar formas de motivar os alunos, que em Geral não demonstram muita vontade de aprender.

O estágio supervisionado ofereceu a oportunidade de comparação entre a teoria e a prática. Foi possível observar com outros olhos a realidade da sala de aula, as condições de trabalho e as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores. Quanto a infra-estrutura da escola campo do estágio, se observa, que a mesma pode ser melhor aproveitada, inclusive com trabalhos extra classe. Há muito espaço vazio sem aproveitamento, o que dá a possibilidade de ampliação da escola, inclusive com uma quadra de esportes mais nova. Muitos dos recursos materiais, que deveria ser utilizados pelos professores para dinamizar as aulas, estão com defeito, sem condições de uso.

Durante o curso de licenciatura plena em geografia, o acadêmico tem a oportunidade analisar diferentes métodos, teorias e práticas de ensino, isso contribui para a formação do educador, embora sua prática de ensino só será definida através do contato direto e cotidiano na sala de aula. O professor deve ser preparado para a realidade que o espera, maus salários, falta de condições e alunos desestimulados e problemáticos.

Na regência foi colocada em prática a teoria, embora na prática, a teoria é de difícil ação, usamos mais improvisos do que o previsto na programação, mesmo assim, foi proveitoso. Com a observação, percebe-se que não é só a pratica e os métodos dos professores que precisam de avanços. A estrutura física da escola, e as condições de trabalho dos docentes também são fundamentais no processo ensino-aprendizagem. A educação não tem um problema em si, não é só a escola e os professores que precisam de mudança, mas todo sistema de ensino.

O estágio conseguiu alcançar os principais objetivos, que eram complementar a formação profissional através da vivência dos conhecimentos adquiridos durante o curso, colocando o acadêmico em contato direto com o cotidiano escolar, contribuindo para o enriquecimento da sua formação profissional.

38

REFERÊNCIAS

ARRUDA, Luciene Vieira de. CARACTERIZAÇÃO DE AMBIENTES AGRÍCOLAS E DOS PRINCIPAIS SOLOS DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA – PB, 2008. Tese (doutorado) Universidade Federal da Paraíba, Areia. Diponivel em:

<http://www.cca.ufpb.br/ppga/pdf/doutorado/Luciene%20Vieira-dr08.pdf> Acesso em 18/06/2011.

BRASIL,Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP – consulta a matriculas. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula> Acesso em: 18/06/2010.

BRASIL,Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Educacionais Anísio Teixeira- INEP – Indicadores Educacionais. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/indicadores-educacionais> Acesso em: 18/06/2010.

BRASIL,Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira- INEP – Mapa das escolas. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/educacenso/mapa-das-escolas> Acesso em: 18/06/2010.

BITTENCOURT, Lorenna Lorrayne; MIQUELIN, Maria José; SILVA, Vicente de Paulo da. Estágio Supervisionado Obrigatório em Geografia: Uma Experiência na Educação Infantil e Séries Iniciais da Educação Básica. Caminhos de

Geografia Uberlândia v. 8, n. 23 ed. Especial p. 88 – 93, 2007. Disponível em: <http://www.ig.ufu.br/revista/caminhos.html>. Acesso em 03 de agosto 2010.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia e a escola. Muda a geografia? Muda o ensino? São Paulo: Terra Livre, 2001.

CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia. 2ª ed. – Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos

iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em

<http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a06v2566.pdf>. Acesso em 15 de maio 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de vygotsky ao ensino de Geografia. Cad. Cedes,

Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005a. Disponível em

<http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n66/a04v2566.pdf>. Acesso em 15 de maio 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2005b.

COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS - CPRM. Serviço Geológico do Brasil. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Guarabira, Estado da Paraíba / (orgs.). MASCARENHAS, J. de C.; BELTRÃO, B. A.; SOUZA JÚNIOR, L. C. de; MORAIS, F. de; MENDES, V. A.; MIRANDA, J. L. F. de. Recife:

CPRM/PRODEEM, 2005. 10p + anexos.

FERNANDES, B. Mançano. Por uma educação básica do campo. In: ARROYO, Miguel. FERNANDES, B. Mançano. A Educação Básica e o Movimento Social no Campo. Vol.2. Brasília, 1999.

FERNANDES, Manoel. Aula de Geografia. Campina Grande: Bagagem, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTICA- IBGE. Cidades. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em 18/06/2011.

HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de ensino e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2007.

KLOSOUSKI, Simone Scorsim; REALI, Klevi Mary. Planejamento de Ensino como Ferramenta Básica do Processo Ensino-aprendizagem. UNICENTRO - Revista Eletrônica Lato Sensu. ed.5 – 2008. . Disponível em

<http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/P%C3%A1ginas/5%20E di%C3%A7%C3%A3o/Humanas/PDF/7-Ed5_CH-Plane.pdf>. Acesso em 03 de agosto 2010.

LACOSTE, Yves. A Geografia - isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra. Tradução: Maria Cecília França. 4ª ed. – Campinas: Papirus, 1997.

LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F; TOSCHI, M. S. “Didática”. São Paulo: Cortez, 1994.

40

LIBÂNEO, J. C; OLIVEIRA, J. F; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

MENDONÇA, Erasto Fortes. Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais. Revista Linhas Críticas, v. 10, n. 18, p.117-134,jan./jun.2004.Obtido em:

<http://www.fe.unb.br/linhascriticas/n18/conselho_gestor_como_elemento.html>. Acesso em 12 mai. 2009.

PASCOAL, Carlos Laete Rodrigues. A atualidade e o ensino da Geografia:

algumas reflexões. GeoPUC Revista de Graduação do Departamento de Geografia da PUC-Rio Ano I – número 1 – volume 1 – 1º semestre de 2008. . Disponível em <http://publique.rdc.puc-rio.br/geopuc/media/Laete_geopuc_n1.pdf>. Acesso em 14 de maio 2010.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE. Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3ª ed. – São Paulo: Cortez,2009.

RIBEIRO, Reuvia de Oliveira; OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira de. O Estágio Supervisionado de Geografia como Projeto de Intervenção Pedagógica. OBSERVATORIUM: Revista Eletrônica de Geografia, v.1, n.2, p.35-50, jul. 2009. Disponível em

<http://www.observatorium.ig.ufu.br/pdfs/1edicao/n2/O%20EST%C1GIO%20SUPER VISIONADO%20DE%20GEOGRAFIA%20COMO%20PROJETO%20DE%20INTERV EN%C7%C3O%20PEDAG%D3GICA.pdf>. Acesso em 03 de setembro 2010.

VEIGA, Ilma Passos. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos (org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Cad. Cedes, Campinas, vol. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003. Disponível em

<http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a02v2361.pdf>. Acesso em 14 de maio 2010.

VESENTINI, José William (org.). Geografia e ensino. – tradução Josette Gian. 4º ed. Campinas: Papirus; 1995.

APÊNDICE A – PLANO DE AULA

PLANO DE AULA

Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Monsenhor Emiliano de Cristo”.

Localidade: Guarabira-PB Nível de ensino: Ensino Médio Turno: Noite Turma: 2º Ano Ano: 2010

Disciplina: Geografia Professor Responsável: Adelson Elias de Souza Professor Cooperador: André

Professor Supervisor: Cléoma Toscano Data de aplicação do plano: 14/ 09/2010.

Tema central: Mudanças Climáticas

CONTEÚDOS OBJETIVOS

Mudanças climáticas Entender o processo de mudanças climáticas

O aquecimento global Conhecer o que é aquecimento global

Formação do conceito de Desenvolvimento Sustentável

Analisar a formação do conceito de Desenvolvimento Sustentável Despertando uma consciência

ambiental

Compreender a importância da consciência ambiental

Procedimentos Metodológicos

Recursos Didáticos Procedimento de Avaliação .

Aula expositiva; Leitura; Perguntas orais. Livro didático; Apostila; Quadro; Giz; Lápis. Fotos.

Participação nas perguntas; Provocação de debates; Exercícios.

Referencias

OLIVEIRA, Marcos Antônio de; QUEIROZ, Raimundo Alberto Costa. A Poluição do Rio Mossoró (RN) e a Ação Intervencionista do Ministério Público.

Trabalho apresentado no IV Encontro Nacional da Anppas, Brasília, 2008.

Disponível em: <www.sisgeenco.com.br/.../GT6-518-1004-20080517230550.pdf>. Acesso em: 22 out. 2010

GORE, Al. A verdade inconveniente. Época, n. 439, p. 46 - 50, 16 Out. 2006. ARINI, Juliana. O ano mais quente da história. Época, n. 452, p. 56, 15 Jan. 2007.

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia: Geografia geral e do Brasil. 1º ed. São paulo: Ática, 2005.

PLANO DE AULA

Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Monsenhor Emiliano de Cristo”.

Localidade: Guarabira-PB Nível de ensino: Ensino Médio Turno: Noite Turma: 2º Ano Ano: 2010

Disciplina: Geografia Professor Responsável: Adelson Elias de Souza Professor Cooperador: André

Professor Supervisor: Cléoma Toscano Data de aplicação do plano: 21/ 09/2010.

Tema central: Mudanças Climáticas

CONTEÚDOS OBJETIVOS

Impactos ambientais. Identificar e analisar alguns impactos ambientais.

O equilíbrio ecológico. Compreender o que é equilíbrio ecológico.

O mundo pós-aquecimento. Analisar como seria o mundo pós- aquecimento.

Referencias

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia: Geografia geral e do Brasil. 1º ed. São paulo: Ática, 2005.

ARINI, Juliana. O ano mais quente da história. Época, n. 452, p. 56, 15 Jan. 2007. CAVALLARI, Marco Musa. Retorno à Barbárie? Época, n. 463, p. 70 – 71, 21 Abr. 2007.

MANSUR, Alexandre. Salve o Planeta. Época, n. 450, p. 48 - 50, 01 Jan. 2007. MANUR, Alexandre. Bem Vindo à Era do Caos. Época, n. 439, p. 70, 16 Out. 2006.

GORE, Al. A verdade inconveniente. Época, n. 439, p. 46 - 50, 16 Out. 2006. RODRIGUES, Sérgio de Almeida. Destruição e equilíbrio: O homem e o ambiente no espaço e no tempo. 12º ed. São Paulo: Atual, 1999.

VICÁRIA, luciana; MANSUR, Alexandre. Que mundo será este? Época, n. 455, p. 92 - 101, 5 fev. 2007.

Procedimentos Metodológicos

Recursos Didáticos Procedimento de Avaliação .

Aula expositiva; Apresentação de vídeo; Perguntas orais. Livro didático; Fotos. DVD; TV; Vídeo.

Participação nas perguntas; Questionamento oral;

Provocação de debates; Aplicação de exercícios.

Documentos relacionados