• Nenhum resultado encontrado

a parcela remanescente da fração patrimonial decorrente das contribuições dos participantes será liberada aos respectivos titulares a partir da edição do

No documento PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA EMBRAPA (páginas 105-113)

DA CONSTITUCIONALIDADE E LEGALIDADE, e o PROJETO DE LEI.

OS SERVIDORES DA EXTINTA LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA LBA COM O ADVENTO DA LEI Nº 8.112/90, PASSARAM A SER SERVIDORES ESTATUTÁRIOS,

IV. a parcela remanescente da fração patrimonial decorrente das contribuições dos participantes será liberada aos respectivos titulares a partir da edição do

regulamento a que se refere o Art. 28 desta Lei, em até doze parcelas mensais consecutivas, de acordo com as disponibilidades financeiras da instituição, ou, a critério dos servidores, mantida, total ou parcialmente, sob a administração da Fundação de Seguridade Social CERES, com a finalidade de obtenção de benefícios no sistema de contribuição definida, a serem estabelecidos por essa entidade de previdência privada, com base exclusivamente em contribuições dos participantes.

78 § 4º. Aplica-se o disposto neste artigo aos servidores da Empresa Brasileira de

Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - entidade autárquica especial e aos empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) exonerados, demitidos, e, no que couber, aos sucessores dos servidores falecidos após 31 de dezembro de 2005.

§ 5º. Os funcionários da Fundação de Seguridade Social CERES participantes de

seu plano de benefícios, poderão optar pelo sistema de contribuição definida a ser estabelecido nos termos deste artigo, assegurada a transferência para o novo plano das reservas de cada funcionário, representadas pela soma das contribuições vertidas pelo participante e pela CERES e o ganho de capital auferido na aplicação daquelas contribuições.

CAPÍTULO VIII

Das Disposições Transitórias

Art. 27. Para fins do processo de transição e continuidade do serviço, observados os

princípios da razoabilidade, e eficiência os empregados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que optarem por permanecer em serviço nos termos do que dispõe o art. 453 do Decreto-Lei 5.452/43 poderão permanecer nessa condição, inclusive no exercício de funções comissionadas, pelo período máximo de sete anos, salvo por motivo de rescisão ou extinção do contrato de trabalho.

§ 1º. As funções gratificadas de Chefe de Unidade, Coordenador, e Assessor-A de

que trata o Art. 22 desta lei poderão ser ocupados pelos empregados que estejam na condição prevista no caput desse artigo.

79 Art. 28. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) - entidade

autárquica especial, apurará o valor dos recolhimentos e pagamentos efetuados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) em até 90 (noventa) dias da publicação desta lei, e, por outras partes quando houver a título de contribuição para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e para entidades de previdência complementar, e os não recolhidos ao Plano de Seguridade Social do Servidor, para efeito de acerto de contas entre as Instituições e entre estas e o servidor.

§ 1º. O Poder Executivo expedirá o Decreto regulamentar sobre a forma do acerto

de contas entre as Instituições e o servidor no prazo de 90 (noventa) dias contados da publicação da presente lei.

§ 2º.. Enquanto não for efetuado o acerto de contas a que se refere este artigo, são

mantidas as cotas patronais relativas às complementações previdenciárias devidas aos que se aposentaram a partir de 1o de janeiro de 2001.

Art. 29. Os depósitos efetuados na conta do FGTS dos empregados da Empresa

Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), atualizados até a data do saque, terão movimentação livre a partir de 120 (cento e vinte) dias contados da publicação desta lei.

80

CONCLUSÃO

Tratou o presente texto das justificativas que norteiam a proposta de Alteração da Estrutura Jurídica da Embrapa para Autarquia Especial. O estudo foi redigido com o propósito de analisar a possibilidade de alterar a estrutura jurídica da Embrapa, seja pelas vantagens político-institucionais, seja pelos benefícios individuais e coletivos.

Sob a ótica institucional, entende-se que o papel da Embrapa é de Estado, na condição de articuladora do crescimento e do desenvolvimento nacional e

regional. Instrumento de Estado eficiente e eficaz em políticas públicas (assim

como para a moderação do mercado) no tocante à pesquisa e geração de

tecnologia, segurança alimentar e estabilidade do campo.

Estrategicamente, a Embrapa como uma autarquia torna-se titular do

interesse público, em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Isso significaria que

a Embrapa poderia ter orçamento próprio e legitimidade para tratar de políticas públicas em pesquisa agropecuária.

Essas prerrogativas indubitavelmente dariam à Embrapa maior prestígio político e administrativo principalmente no que tange ao seu posicionamento no Estado Brasileiro.

A mudança da condição de empresa pública para a de Autarquia abre a possibilidade da reestruturação de suas carreiras com base nessas outras entidades autárquicas do núcleo de gestão estratégico do Governo Federal. Essa é uma estratégia que deve ser considerada, avaliada e seguida.

Faz-se oportuna e conveniente a mudança de regime para o Estatuto do Servidor Público em face da enorme economia de recursos públicos. Trata-se de uma decisão político-administrativa que tem o condão de beneficiar tanto a União Federal quanto toda a Embrapa.

81

A mudança do regime para o estatutário é de interesse público, pois conforme foi demonstrado, é possível pagar a aposentadoria integral dos funcionários da Embrapa (incluídos nesse valor os adicionais de tempo de serviço e de titulação) pela via orçamentária anual (Orçamento Fiscal da Seguridade Social) sem aumento da despesa pública, mas sim com grande economia (da ordem de

R$ 11 bilhões) para o erário.

Após a transposição de regime, será necessária a criação de uma lei que reestruture o plano de carreira na Embrapa. É de indispensável que essa lei incorpore os adicionais ao salário-base (ao vencimento) para que não haja perdas quando da aposentadoria pela lei 8.112/90 - ou que eleve consideravelmente o vencimento

Importa que a lei garanta uma estrutura de carreira e de remunerações que possibilite às pessoas a aposentadoria nos valores da integralidade de suas remunerações ao final de suas carreiras conforme o modelo provou ser possível e vantajoso para a União Federal.

Finalmente, é constitucional a transformação da empresa pública em entidade autárquica em regime especial em um único diploma legal, previsto o reenquadramento de carreiras com o aproveitamento do pessoal oriundo do regime celetista.

82

ANEXOS

83 ANEXO I

Identificação e Distribuição das unidades da Embrapa no território nacional:

Região Estado Unidade – Nome: Embrapa... Tipo

Norte

AC Acre Ecorregional

AP Amapá Ecorregional

AM Amazônia Ocidental Ecorregional AM Amazônia Oriental Ecorregional TO Pesca, Aquicult. E Sist. Agr. Produtos

RO Rondônia Ecorregional

RR Roraima Ecorregional

Nordeste

CE Agroindústria Tropical Tema Básico

PB Algodão Produto

CE Caprinos e Ovinos Produto BA Mandioca e Fruticultura Produto

PI Meio Norte Ecorregional

PE Semi-Árido Ecorregional

SE Tabuleiros Costeiros Ecorregional

Centro-Oeste

DF Agroenergia Tema Básico

MS Agropecuária Oeste Ecorregional

GO Arroz e Feijão Produto

DF Café Serviço

84 DF Estudos e Capacitação Tema Básico

MS Gado de Corte Produto

DF Hortaliças Produto

DF Informação Tecnológica Serviço

MS Pantanal Ecorregional

DF Quarentena Vegetal Serviço DF Recursos Gen. e Biotecnol. Tema Básico DF Transferência de Tecnologia Serviço

Sudeste

RJ Agroindústria de Alimentos Tema Básico

RJ Agrobiologia Tema Básico

RJ Gado de Leite Produto

SP Informática Agropecuária Tema Básico SP Instrumentação Agropecuária Tema Básico

SP Meio Ambiente Tema Básico

MG Milho e Sorgo Produto

SP Monitoramento por Satélite Tema Básico SP Pecuária Sudeste Produto

RJ Solos Tema Básico

Sul

RS Clima Temperado Ecorregional

PR Florestas Produto

RS Pecuária Sul Produto

PR Soja Produto

SC Suinos e Aves Produto

RS Trigo Produto

85 ANEXO II

No documento PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA EMBRAPA (páginas 105-113)