• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA

I – REPASSES PÚBLICOS

A Planilha Orçamentária Referencial deverá conter o nome da Organização Social e o número do Contrato de Gestão, conforme modelo fornecido pela Secretaria da Cultura, constante deste Termo de Referência.

Para a construção do orçamento global da proposta, a Organização Social deverá considerar, além dos custos previstos para o exercício, correspondentes ao Plano de Trabalho Anual mais detalhado apresentado, as estimativas de metas para os demais anos do Contrato de Gestão a serem apresentadas nesta convocação e que serão mais bem detalhadas junto a cada Plano de Trabalho anual, até o dia 30 de julho do ano anterior. Nessa perspectiva, deverão ser observados:

· o custo estimado para execução dos eixos ou programas de trabalho e ações específicas

previstas;

· a previsão dos recursos necessários para a cobertura das despesas continuadas e administrativas (recursos humanos, prestadores de serviços de área meio, custos administrativos e institucionais, e edificações), observando uma variação não superior a 4,5%

entre um ano e outro (a depender do comportamento da inflação e reajuste da data-base);

· a apresentação do plano progressivo de captação anual de recursos, conforme definido no

Anexo I – Plano de Trabalho – Estratégia de Ação (item Financiamento e Fomento) por meio de Leis de Incentivo à Cultura, como Lei Rouanet e ProAC, além de doações de empresas, parcerias, bem como outras formas de captação e apoio obtidos junto a iniciativa privada, agências e órgãos governamentais de diferentes instâncias.

A proposta orçamentária para execução do plano de trabalho deverá estar estruturada em 4 grupos:

I - Repasses Públicos: informações dos valores provenientes do Estado.

II - Demonstração de Resultado: informações relativas às receitas e às despesas associadas ao plano de trabalho.

III - Investimentos/Imobilizado: informações acerca de investimentos e imobilizações não circulantes.

IV - Projetos a Executar e Saldos dos Recursos Vinculados ao Contrato de Gestão: informações da movimentação da conta de projetos a executar e dos saldos dos recursos associados ao Contrato de Gestão.

Orientações para o preenchimento:

I – REPASSES PÚBLICOS

1.1. Repasse Contrato de Gestão: Valor do repasse a ser efetuado pela Secretaria da Cultura.

1.2. Movimentação de Recursos Reservados: Valor líquido da movimentação com Recurso de Reserva e Recurso de Contingência (1.2.1 , 1.2.2 e 1.2.3).

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DA CULTURA

Gabinete do Secretário

1.2.1. – Constituição do Recurso de Reserva: Valor destinado à constituição do Recurso de Reserva. Expressar em valores negativos. Corresponde a 6% do repasse no primeiro ano do Contrato de Gestão

1.2.2. – Constituição do Recurso de Contingência: Valor destinado à constituição do Recurso de Contingência. Expressar em valores negativos.

1.2.3 – Reversão de Recursos Reservados: Valores revertidos dos Recursos para custear o Plano de Trabalho do período em questão. Expressar em valores positivos. Não preencher na coluna de Orçamento (previsto).

1.3. Repasses Líquidos Disponíveis: Valor disponível para custear o Plano de Trabalho. Somatório dos valores dos itens 1.1 (Repasse Contrato de Gestão) e 1.2 (Movimentação dos Recursos).

2. Recursos de Investimento do Contrato de Gestão: Valores repassados pela Secretaria da Cultura, específicos para custear investimentos.

3 / 3.1 / 3.2. Recursos Incentivados: Valores captados discriminados em custeio e investimentos.

II – Demonstração de Resultado

4.1. Receita de Repasse Apropriada: Receita de recursos de repasse do Contrato de Gestão ou Termo de Aditamento apropriada ao resultado, de acordo com a norma contábil ITG 2002 – Entidade sem Finalidade de Lucro.

4.2. Receita de Captação Apropriada: Valor da receita total com recursos captados. Somatório dos itens 4.2.1 (Captação de Recursos Operacionais), 4.2.2 (Captação de Recursos Incentivados) e 4.2.3 (Trabalho Voluntário e Parcerias).

4.2.1. Captação de Recursos Operacionais: Valor referente às receitas de atividades operacionais (bilheteria, cessão onerosa de espaço, loja, café, doações, estacionamento, etc.).

4.2.2. Captação de Recursos Incentivados: Valor decorrente de projetos incentivados.

4.2.3. Trabalho Voluntário e Parcerias: Valores de receita com recursos que não envolvem fluxo financeiro.

Na coluna de Orçamento Anual, serão lançados nos itens 4.2.1, 4.2.2 e 4.2.3 os valores no limite da meta prevista no Plano de Trabalho. O valor excedente ao percentual projetado na meta contratual deverá ser lançado no item 6 (Total de Receitas para Metas Condicionadas).

4.3. Total das Receitas Financeiras: Valores das receitas financeiras vinculadas aos recursos do Contrato de Gestão ou Termo de Aditamento, contemplados nos itens 4.1, 4.2 .

5. Total de Receitas Vinculadas ao Plano de Trabalho: Somatório dos valores de receita de repasse apropriada (item 4.1), receita de captação apropriada (item 4.2) e Total de Receitas Financeiras (item 4.3).

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DA CULTURA

Gabinete do Secretário

6. Total de Receitas para Metas Condicionadas: Previsão de recursos adicionais para a realização de metas condicionadas definidas no Plano de Trabalho.

Grupos 7, 8, 9, 10 e 11 – Despesas do Contrato de Gestão: Valor das despesas para a realização das ações vinculadas ao Plano de Trabalho. Expressar em valores negativos. Este grupo está totalizado no item 12.

13. Depreciação/Amortização/Exaustão/Baixa de Imobilizado: Item composto das despesas contábeis diretamente suportadas por recursos da Secretaria, que não estão contempladas no orçamento para a execução do Plano de Trabalho, tais como despesa com depreciação e amortização, ganhos/perdas na baixa de ativo imobilizado, etc. Não preencher no orçamento.

14. Despesas Totais: Somatório do item 12 (Subtotal Despesas) e do item 13 (Depreciação / Amortização / Exaustão / Baixa de Imobilizado).

15. Superávit ou Déficit do Exercício: Resultado do exercício - item 5 (Total de Receitas Vinculadas ao Plano de Trabalho) subtraindo o valor do item 14 (Despesas Totais).

III – Investimentos / Imobilizado

16. Investimentos com Recursos Vinculados ao Contrato de Gestão: Contém os valores das aquisições não circulantes efetuadas com recursos vinculados ao Contrato de Gestão.

17. Recursos Públicos Específicos para Investimento do Contrato de Gestão: Aquisições não circulantes efetuadas com recursos com destinação específica prevista no Contrato de Gestão, distribuídas nos itens 17.1, 17.2, 17.3, 17.4, 17.5 e 17.6.

18. Investimentos com Recursos Incentivados: Aquisições não circulantes efetuadas com Recursos Incentivados, distribuídas nos itens 18.1, 18.2, 18.3, 18.4, 18.5 e 18.6.

IV – Projetos a Executar e Saldos dos Recursos vinculados ao Contrato de Gestão 19.1. Saldo do Início do Exercício: Não preencher

19.2. Repasses Líquidos Disponíveis: Valor líquido dos repasses dos recursos públicos para custear o plano de trabalho, identificado no item 1.3.

19.3. Receitas de Repasse Apropriadas: Valor dos recursos de repasses vinculados ao Contrato de Gestão utilizados para custear as ações do plano de trabalho e registrados como receita contábil, identificado no item 4.1 (Receita de Repasse Apropriada), excluindo o valor do item 13 (Depreciação/Amortização/Exaustão/Baixa Imobilizado). Expressar em valores negativos.

19.4. Receitas Financeiras dos Recursos de Reserva e de Contingência: Valor da Receita Financeira dos Recursos de Reserva e de Contingência, reconhecido como receita financeira na Demonstração de Resultado (DRE). Expressar em valores negativos.

19.5. Investimentos com Recursos Vinculados ao Contrato de Gestão: Valor das aquisições não circulantes efetuadas com recursos vinculados ao Contrato de Gestão ou Termo de Aditamento, identificado no item 16. Expressar em valores negativos.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DA CULTURA

Gabinete do Secretário

19.6. Restituição de Recursos à Secretaria: Valor eventualmente restituído à Secretaria ou transferido para outra entidade por determinação da Secretaria. Expressar em valores negativos.

19.7. Variação no período: Variação dos recursos de Projetos a Executar no período. Somatório dos itens 19.2, 19.3, 19.4, 19.5 e 19.6.

19. Saldo Projetos a Executar: Consiste no valor de projetos a executar no fim do período, a partir do saldo inicial para as colunas “orçamento anual”, realizado no “1º trimestre” (itens 19.1 + 19.7) e do saldo final do trimestre anterior. No acompanhamento do realizado, o respectivo valor deverá ser idêntico ao registrado na contabilidade.

Grupo 20: Lançar o valor dos saldos atualizados dos Recursos de Reserva e de Contingência, da