• Nenhum resultado encontrado

A análise de necessidades, descrita no Secção 3.3 levou à determinação dos requisitos principais da aplicação web. Para simplificar a abordagem os requisitos, estes serão apresentados em formato de tabela genericamente, subdividindo-os em requisitos funcionais e não funcionais. Cada requisito apresenta um id, que não terá em conta a prioridade de implementação, um título e uma descrição que inclui um resumo do que se pretende com esse requisito.

4.2.1 Requisitos funcionais

Nesta subsecção serão apresentados, como referido anteriormente, os requisitos funcionais. 19

20 Solução

Tabela 4.1: Requisito RF01: Visualizar entidades RF01 Visualizar entidades

Permitir visualizar todos os produtos, componentes, fornecedores e categorias, devendo haver páginas diferentes para cada uma das entidades. O modo de apresentação deverá ser realizado em formato de tabela, de forma a facilitar a sua visualização.

A visualização em diferentes páginas para cada entidade vai permitir aos utilizadores da aplicação ter uma visão mais clara de todas as características existentes, tornando o processo de pesquisa mais fácil e célere.

Tabela 4.2: Requisito RF02: Pesquisa e filtro de componentes RF02 Pesquisa e filtro de componentes

Permitir que o utilizador visualize e pesquise os componentes pelas suas carac- terísticas ou pelas categorias, às quais pertencem. Criar filtros para a seleção de componentes mediante as características indicadas pelo utilizador. A lista de resultados deverá ser apresentada em formato de tabela após pesquisa.

Durante o processo de desenvolvimento de uma PCB o engenheiro de desenvolvimento necessita de consultar as características do componente, sendo a pesquisa correta e rápida essencial para a seleção do componente a utilizar. Para além da pesquisa, é também importante que seja possível para o mesmo, filtrar os componentes existentes pelas características que este pretende. Assim, a criação de uma ferramenta de pesquisa e filtro na aplicação reduzirá o tempo despendido para estes passos.

Tabela 4.3: Requisito RF03: Adicionar e editar elementos nas entidades RF03 Adicionar e editar elementos nas entidades

Permitir adicionar novos elementos às diferentes entidades: componentes, pro- dutos, versões, fornecedores, categorias e parâmetros. Caso, seja necessário alterar características dos elementos, possibilitar a sua edição.

No caso, especifico de componentes, possibilitar a importação de novo com- ponentes através da leitura de um ficheiro CSV.

Cada elemento é adicionado ou editado através de uma página criada para esse efeito, onde consta um formulário que o utilizador terá que preencher com as características do elemento e submetê-lo.

Este requisito é fundamental para a manutenção da aplicação atualizada a longo prazo. Possibilita que quer o departamento de gestão, quer o de desenvolvimento adicionem novos elementos à pla- taforma e os consigam editar também. Esta função permite a aplicação acompanhar as alterações que vão sendo introduzidas ao portfólio da empresa, não se tornando por isso, obsoleta.

4.2 Requisitos 21

Tabela 4.4: Requisito RF04: Associar componentes a produtos RF04 Associar componentes a produtos

Permitir que os componentes sejam associados a produtos, criando assim a lista de componentes necessários para produzir o produto.

Possibilitar a adição de alternativas ao componente em questão para um dado produto, ou seja, a utilização de um componente que apesar de não ser o com- ponente de referência pode substitui-lo na produção por permitir o desempenho das mesmas funções.

A associação de todos os componentes ao produto permitirá uma mais correta análise do produto em questão. Esta funcionalidade poderá melhorar a listagem de componentes de um produto, bem como as suas alternativas, possibilitando ao utilizador escolher o componente que pretende para um dado produto.

Esta associação poderá também diminuir o tempo de resposta a encomendas, pois em caso de inexistência do componente principal, é possível utilizar as alternativas disponíveis em stock e satisfazer as necessidades para a produção do produto

Tabela 4.5: Requisito RF05: Importar BOM em formato CSV RF05 Importar BOM em formato CSV

De forma a possibilitar uma associação de componentes mais rápida, a aplica- ção deverá ser capaz de importar a BOM do produto no formato CSV.

Deverá ser também capaz, de analisar este ficheiro e proceder às respetivas associações entre o nome do componente escolhido pelo engenheiro de desen- volvimento e a referência interna existente no manual de qualidade da empresa. Caso esta associação não seja realizada automaticamente, a aplicação deverá alertar o utilizador e possibilitar ao mesmo, a escolha da referncia indicada.

Esta função da aplicação poderá permitir que seja o engenheiro de desenvolvimento a realizar a associação dos componentes à referência interna da empresa, sem que seja necessário intervir o departamento de gestão. Assim, o processo ficará mais rápido e diminuirá a probabilidade de ocorrência de erros na escolha dos componentes para a realização das placas PCB.

Tabela 4.6: Requisito RF06: Produções virtuais com reserva de stock RF06 Produções virtuais com reserva de stock

Possibilitar ao utilizador saber se existe em stock matéria-prima necessária para a produção de um dado produto. Após conhecimento da existência de stock, proceder á sua reserva virtual.

Esta funcionalidade é essencial para o planeamento ativo dos stocks, pode proporcionar ao depar- tamento de gestão conhecer em tempo real quais os componentes e suas quantidades, aumentando

22 Solução

a eficiência no processo de orçamentação e planeamento de produção.

Tabela 4.7: Requisito RF07: Exportar dados dos fornecedores RF07 Exportar dados dos fornecedor

Deverá ser possível exportar todos os dados dos fornecedores, gerando um ficheiro CSV.

A exportação dos dados dos fornecedores, possibilitará a utilização destes dados em outros forma- tos, podendo ser utilizados para o contacto de fornecedores através de outras plataformas.

Tabela 4.8: Requisito RF08: Registo de atividade dos utilizadores RF08 Registo de atividade dos utilizadores

Deverá registar todas as ações realizadas por cada um dos utilizadores, e iden- tificar qual o utilizador que realizou determinada ação.

Esta informação deverá ser disponibilizada somente para o administrador da aplicação e representada em forma de tabela.

O registo de atividade dos utilizadores é um requisito bastante importante para o bom funciona- mento e manutenção da qualidade dos produtos da empresa, pois permite atribuir a cada utilizador as ações realizadas na aplicação e colmatar possíveis erros identificando como foi realizada a ação e por quem.

A monitorização do trabalho realizado pelo administrador é também um ponto chave de todo o processo de melhoria continua da qualidade e segurança.

4.2.2 Requisitos não funcionais

Nesta subsecção serão apresentados, como referido anteriormente, os requisitos não funcionais. Tabela 4.9: Requisito RNF01: Disponibilidade

RNF01 Disponibilidades

Deverá ser um sistema resistente a falhas que possam impedir o seu funciona- mento, de modo a que este esteja sempre disponível para todos os utilizadores ao mesmo tempo.

Durante o normal funcionamento de uma empresa a disponibilidade do sistema permite realizar variadas ações por utilizadores diferentes, isto contribuirá para a diminuição de tempo de produção e aumento da eficiência da empresa.

4.2 Requisitos 23

Tabela 4.10: Requisito RNF02: Eficiência RNF02 Eficiência

A aplicação desenvolvida exigirá trocas de informação constante entre as di- ferentes plataformas existentes na empresa, assim o tempo de execução das operações deve ser reduzido, de modo a obter-se uma eficiência aceitável.

Tal como mencionado no ponto anterior, para além de disponível a aplicação deve ser o mais efici- ente possível, ou seja realizar as funções/ações pretendidas com a utilização de menor quantidade de recursos possível. Logo, este requisito permitirá aos utilizadores poupar tempo na comunicação entre os diversos departamentos acelerando a produção da empresa.

Tabela 4.11: Requisito RNF03: Manutenção RNF03 Manutenção

Garantir que a aplicação permita uma fácil manipulação e alteração das suas funcionalidades e entidades que o constituem, bem como a possibilidade de introduzir novas funcionalidades.

A manutenção é um requisito fundamental para que a aplicação continue a ser utilizada pela em- presa, caso este requisito não seja satisfeito a aplicação tornar-se-á obsoleta num curto espaço de tempo.

De modo a serem possíveis intervenções de manutenção é essencial que o desenvolvimento da aplicação seja organizado e estruturado, ou seja que o código deverá ter comentários e marcadores de forma a localizar as funções pretendidas.

Tabela 4.12: Requisito RNF04: Segurança RNF04 Segurança

Garantir que a aplicação esteja preparada para manter a integridade da infor- mação que circula.

A aplicação deverá ser capaz de se resguardar de ações não autorizadas, através da criação de permissões dadas aos utilizadores.

A segurança apresenta uma importância acrescida para uma empresa, pois os produtos nela desen- volvidos são únicos e competitivos num mercado vasto.

Por isso, qualquer fuga de informação pode ter repercussões graves para a empresa, quer a nível financeiro, quer a nível de recursos humanos, criando instabilidade entre os seus colaboradores. Desta forma, a confidencialidade dos dados, mas também da própria aplicação devem ser garanti- dos e monitorizados pelos administradores.

24 Solução

Tabela 4.13: Requisito RNF05: Usabilidade RNF05 Usabilidade

A aplicação deve apresentar uma interface amigável, intuitiva e de fácil utili- zação, garantindo uma boa comunicação entre utilizador e a aplicação.

A usabilidade permite apresentar a informação de uma forma agradável, de fácil leitura, tentando proporcionar uma experiência fluida aos utilizadores. Este requisito pode minimizar alguns erros de utilização através do desenvolvimento de um conjunto de funcionalidades de assistência ao utilizador para o orientar nos passos necessários à realização da ação.

No documento Gestão de componentes de HW e PCBs (páginas 41-46)

Documentos relacionados