• Nenhum resultado encontrado

Baseado na análise das soluções da literatura para controle do ambiente doméstico através de dispositivos móveis e a análise de domínio presente na seção anterior utilizando artefatos da Semiótica Organizacional, foram identificados alguns requisitos para novas soluções considerando os aspectos de Interação Humano-Computador.

41 Capítulo 3. Identificação de Requisitos

Req1. Representação da casa por ambientes: A aplicação deve permitir a representação

da casa por ambientes, com nomes específicos para cada local. Esse requisito possui correlação com a questão Si4, sobre como representar a casa. Visto que geralmente os moradores subdividem o espaço residencial por ambientes, a aplicação deve permitir representar a casa dessa forma.

Req2. Visualização não-espacial da casa: Nos trabalhos da revisão da literatura

encontramos alguns tipos de visualização da casa, tais como lista de locais e dispositivos, planta 2D e ambiente 3D. Porém, as visualizações 2D e 3D são representações espaciais, que apesar de aumentarem a imersão no ambiente e facilitarem localização para diversos usuários, exigem raciocínio espacial, interpretação de mapa e navegação no ambiente, o que pode impor uma barreira para algumas pessoas. Portanto, a aplicação deve prover uma visualização não-espacial da casa. Isso não implica que essa deva ser a única forma adotada, pois a aplicação pode prover mais de uma. O requisito vem da análise dos diferentes tipos de visualização da literatura e das questões Se1, Se2, Si4 e S4.

Req3. Apresentação da casa no início da aplicação: Independentemente da

visualização utilizada, deve-se apresentar a casa no início da aplicação, visto que é a estrutura que comporta os elementos controlados. A aplicação deve iniciar introduzindo esse espaço. Esse requisito surge da questão P2.

Req4. Organização de aparelhos da casa por local da casa e por categoria de dispositivos: Permitir que os usuários encontrem os aparelhos da casa pelos ambientes em que

se encontram ou pelo seu tipo. Ambas as alternativas visam facilitar o acesso, uma pela navegação na representação da casa e outra diretamente pelo tipo de aparelho. Esse requisito vem das questões Si4 e Si7.

Req5. Agrupamento de aparelhos da casa: Permitir que o usuário agrupe os aparelhos

da casa de forma arbitrária, e salve os grupos criados, facilitando acessos posteriores. Esse requisito vem da análise da literatura e das questões P1, P4 e Si2, de forma a facilitar o controle e diminuir a complexidade.

Req6. Funcionalidade de busca: Além da visualização já fornecida pela aplicação, deve-

se permitir realização de buscas, de forma a facilitar localização de ambientes, aparelhos ou grupos. Esse requisito vem de encontro às questões P1, P4 e Si7.

Req7. Atalhos: Permitir que o usuário crie links de acesso rápido (atalhos) para acesso de

recursos da aplicação mais utilizados, tal como grupos de aparelhos ou ações sobre aparelhos. Esse requisito vem de encontro às questões P1, P4 e Si7, facilitando o acesso e o uso pelos diferentes usuários.

Req8. Alteração dos elementos da interface: Caso a aplicação proveja uma interface

gráfica, deve permitir alteração dos elementos dessa interface, através das funcionalidades: inserção de novos gráficos e modificação de identificadores. Esse requisito vem das questões Se1 e Se2.

Ambientes Residenciais Controlados por Dispositivos Móveis: Estudo, Concepção e Desenv. de um Aplicativo Considerando a Diversidade 42

Req9. Perfis para os usuários: Cada usuário deve possuir um perfil, permitindo

identificar o acesso de cada morador e associar suas respectivas informações, tais como ações, preferências e configurações. Esses dados devem ficar salvos, visando reduzir a entrada de dados e facilitando o uso por todos os diferentes usuários. Esse requisito emerge das questões S1, P4 e Si7, envolvendo a relação e valores de cada indivíduo com a residência, através de uma interface.

Req10. Personalização da interface/interação: A aplicação deve permitir que cada

morador configure sua visualização da casa, identificadores de locais e aparelhos, grupos e atalhos. Com isso, cada usuário personaliza os recursos da aplicação e elementos da interface de acordo com suas preferências individuais e de uso. Esse requisito se baseia nas questões S1, P4, Se1, Se2 e Si7.

Req11. Uma ação sobre vários aparelhos: Caso os aparelhos da casa tenham suporte a

um mesmo comando, a aplicação deve permitir aplicar um comando sobre vários dispositivos simultaneamente, a partir de uma única interação. Esse requisito se origina das questões P1 e Si2, e da literatura [41,29].

Req12. Replicação de ações: A aplicação deve permitir ao usuário replicar uma ação

emitida anteriormente. Deve ser possível “copiar e colar” (“Ctrl+C, Ctrl+V”) um comando e suas especificações. Isso é útil, por exemplo, na definição de políticas. Esse requisito das questões P1 e Si2.

Req13. Desfazer ou cancelar uma ação: A aplicação deve permitir o usuário desfazer um

comando dado anteriormente (“Ctrl+Z”). Desfazer uma ação nem sempre é possível, visto que as ações implicam as reações no mundo físico, porém a aplicação deve prover alternativas de, com um único comando, desfazer o comando emitido anteriormente, e caso não seja possível desfazer nem cancelar a ação, informar o usuário o ocorrido. Esse requisito surge das questões P1, P3 e F5.

Req14. Histórico: Deve ser possível visualizar últimas ações realizadas pelo usuário. Esse

requisito vem das questões S6, P1, P2 e F5, e visa permitir maior confiabilidade e esclarecimento das ações para o usuário.

Req15. Inserção de novos aparelhos: A aplicação deve permitir a inserção de novos

aparelhos da casa, visto que o ambiente pode agregar novos dispositivos. Esse requisito surge da literatura e das questões P1 e F1.

Req16. Notificações: A aplicação deve prover notificações para o usuário, de forma a

informá-lo das ações ocorridas no sistema. Esse requisito vem da questão P1 e da revisão da literatura [12,13,14,15,16,17,34].

Req17. Notificações ao usuário quando novos aparelhos forem inseridos: A aplicação

deve permitir que o usuário seja notificado quando novos aparelhos forem adicionados, permitindo maior controle e ciência dos acontecimentos. Esse requisito tem correlação à questão S6.

43 Capítulo 3. Identificação de Requisitos

Req18. Graus de notificação: Fornecer graus de notificação, no mínimo dois: comum

(aviso) e urgente (alerta). Esse requisito veio das questões P1, P2 e Si2.

Req19. Desativar funcionalidades: A aplicação deve prover recursos para o usuário

desativar funcionalidades, tais como: recebimento de alarmes e utilização de imagens da casa. Esse requisito está relacionado às questões S1, S6 e P1.

Req20. Interação multi-modal: A aplicação deve oferecer interação multi-modal, ou seja,

diferentes formas de interação, provendo mais de um canal de entrada/saída. A multi-modalidade permite que pessoas impossibilitadas de utilizar um canal de comunicação, utilize outro. Esse requisito emerge das questões S4, Si6, P5, Si7, F2, F3 e das reflexões do PI acerca da diversidade.

Req21. Feedback das ações realizadas: Prover retorno ou confirmação da realização das

ações solicitadas pelo usuário. Esse requisito visa confiança do usuário na interação e surge das questões S6 e P2.

Req22. Diversos tipos de feedback: A aplicação deve permitir diversos tipos de

feedback, tais como visual, sonoro e háptico (vibrar). Porém, caso o dispositivo móvel do usuário não possua suporte a algum deles, o uso da aplicação não deve ser prejudicado. Esse requisito vem das questões S2, S4, P5, Se3, Si6, Si7 e F3.

Req23. Utilizar gráficos (imagens ou ícones): Utilizar imagens ou ícones na interface

gráfica, facilitando o reconhecimento de ambientes e aparelhos. Esse requisito vem das questões S4, P5, Se1 e Si7, visando facilitar o uso pelo público, tal como pessoas não-letradas e crianças.

Req24. Controle de acesso: A aplicação deve permitir definir acesso a recursos do

sistema a cada usuário. Deve ser possível autorizar, bloquear ou restringir acesso, tanto à visualização de recursos quanto à execução de ações. Esse requisito vem das questões S1, S4, e Si7. Para permitir maior segurança para usuários como crianças, é necessário limitar o acesso a recursos. O controle de acesso à visualização ou realização de ações também se relaciona a valores, tal como a privacidade.

Req25. Termo de uso: No início da aplicação, apresentar um termo de uso para o usuário

a fim de obter seu consentimento para uso e/ou captura de seus dados pessoais e do ambiente doméstico. Esse requisito surge de encontro à questão S1, e visto que diversas soluções da literatura utilizam dados de câmeras [15,16,22,31,33,34] e sensores [12,13,14,16,17,18,22,26,28], além de dados do usuário e informações de contexto [47].

Req26. Controle Remoto: Permitir controle mesmo longe da residência. Apesar de alguns

trabalhos da literatura abordarem interação diretamente com os dispositivos, essa interação permite controle apenas local, dada a exigência visualização do objeto, seja acompanhada de interação física ou a visualização à pouca distância. A aplicação deve permitir controlar a casa remotamente, mesmo longe da residência. Esse requisito surge da questão P1, sendo que uma funcionalidade provida pelo sistema deve ser controle e monitoramento remoto da residência.

Req27. Interface adequada ao dispositivo: Prover adequação da interface para tablets e

Ambientes Residenciais Controlados por Dispositivos Móveis: Estudo, Concepção e Desenv. de um Aplicativo Considerando a Diversidade 44

design da interface ou apenas na apresentação do conteúdo. Apesar dessas diferenças, as funcionalidades providas devem ser as mesmas, o que vai de encontro ao design responsivo [65]. Esse requisito vem da questão F4. Na revisão da literatura, geralmente são desenvolvidas duas aplicações distintas que também diferem nas funcionalidades [37,38]. Porém, visto a questão S4, não devemos restringir acesso às funcionalidades.

Req28. Diferença entre Ligar/Desligar e Abrir/Fechar: Utilizar indicação diferenciada

para operação ligar/desligar e abrir/fechar, tanto textualmente quanto graficamente, visto que a última envolve questões de segurança. Esse requisito surge das questões S1, P2, Se1, Se2 e da revisão da literatura. Os trabalhos abordam ações binárias de ligar/desligar e abrir/fechar e geralmente, os aparelhos suportam somente uma dessas operações. Por exemplo, uma lâmpada liga/desliga e uma porta abre/fecha, porém utilizam a mesma representação para ambas as operações. A indicação de algo “ligado ou desligado” pode não ser suficientemente clara para indicar “aberto ou fechado”, resultando em problemas de interpretação.

Req29. Visualização multi-nível: Ao utilizar a visualização espacial em forma de mapa

2D para uma das formas de visualização da casa, caso a casa tenha mais de um nível (e.g., vários andares), apresentar primeiramente os níveis da casa, e somente em seguida, os respectivos mapas. Esse requisito vem da questão Si4.

Documentos relacionados