• Nenhum resultado encontrado

2.3. SISTEMAS DE COLETA E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA

2.3.3. RESERVATÓRIO

A principal função dos reservatórios é a de regularizar vazões (OLIVEIRA, 1976).

Os reservatórios podem ser construídos como parte da edificação, ou pode ser construído como uma unidade separada, localizada a uma distância da edificação. As considerações de design variam de acordo com o tipo de tanque e outros fatores (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

Segundo OLIVEIRA, (1976), de acordo com sua disposição no terreno os reservatórios podem ser:

- Apoiados: aqueles cujo o fundo está em contato com o terreno, Figura 2.5.

FIGURA 2.5–RESERVATÓRIO APOIADO

- Enterrados ou cisternas: aqueles que estão enterradas no terreno, Figura 2.6.

- Semi-enterrados: aqueles cujo fundo e parte das laterais estão em contato com o terreno, Figura 2.7.

FIGURA 2.7–RESERVATÓRIO SEMI –ENTERRADO

- Elevados: construídos sobre colunas quando há necessidade de aumentar a pressão em conseqüência de condições topográficas; podem ser as torres ou “castelos d´água” e os “stand-pipes” (OLIVEIRA, 1976), Figura 2.8.

FIGURA 2.8–RESERVATÓRIO ELEVADO

Existem vários tipos de reservatórios, dos mais diferentes tipos de materiais, das mais diferentes formas. A Tabela 2.12 mostra alguns tipos de reservatórios utilizados no armazenamento de água de chuva.

Tabela 2.12 - Tipos de reservatórios

TIPOS DE RESERVATÓRIOS VOLUME

Açudes, barragens, barragens subterrânea, lagos Livre Jarras de barro 100 a 3.000 litros

Madeira Livre Pedra Livre Alvenaria Livre Ferro-cimento Livre

Concreto armado Livre

Lona/ Vinil/ Manta de Pvc Livre

Fibra de Vidro 10.000 a 120.000 litros Caixas D`Água de Fibrocimento 250 á 1.000 litros Caixas D`Água de Polipropileno 300 á 1.000 litros Caixas D`Água de Polietileno 250 á 2.500 litros Caixas D`Água de Fibra de Vidro 250 á 20.000 litros

Caixas D`Água de Aço Inox 500 á 2.000 litros

A Tabela 2.13 apresenta características e cuidados que devemos ter com alguns tipos de reservatórios.

Tabela 2.13. - Características e cuidados com alguns tipos de reservatórios (TEXAS, 1997)

MATERIAL CARACTERÍSTICAS CUIDADOS

PLÁSTICOS Tambores Comercialmente disponível,

baixo custo

Usar somente tambores novos

Polipropileno Comercialmente disponível, alterável e móvel

Degradante, requer camada exterior

Polietileno Comercialmente disponível, alterável e móvel

Degradante, requer camada exterior

Fibra Comercialmente disponível, alterável e móvel

Degradante, requer camada interior

METAIS Tambores Comercialmente disponível,

alterável e móvel

Verifique uso anterior para produtos tóxicos, corroe e enferruja, pequena capacidade Aço galvanizado Comercialmente disponível,

alterável e móvel

Possibilidade de corroer e enferrujar

CONCRETO/ ALVENARIA

Ferro cimento Duráveis, imóveis Potencial para rachaduras e falhas

Concreto Duráveis, imóveis Dificuldade para manter Fontes Duráveis, imóveis Potencial para rachaduras MADEIRAS

Sequóia , Douglas Fir, Cipreste

A melhor forma de armazenamento é a cisterna subterrânea. Sem luz e calor, retarda-se a ação das bactérias (SILVA et al, 1988). A cisterna deve ser enterrada e qualquer material impermeável não tóxico pode ser usado: fibra de vidro, tanques de polietileno ou concreto. Independente do material utilizado na construção do tanque, os tanques devem ser feitos para serem enterrados. Cisternas grandes são normalmente feitas de concreto moldado no local.

A entrada e a saída da cisterna devem ser desenhadas de maneira a minimizar o agitamento dos sólidos depositados no fundo do tanque, e o tanque deve incluir um poço de inspeção, um tubo de ventilação, dispositivo para limpeza e um tubo de descarga. O reservatório deve ser mantido sempre coberto e tampa ou janela deve permanecer bem travada, para evitar a criação de algas (lodo) devido à entrada de luz, entrada e acúmulo de sujeira, acidentes com pessoas e animais, e para reduzir as perdas por evaporação. Deve-se lavar o reservatório sempre que for necessário (SILVA et al, 1988).

Cuidados com os reservatórios

- O reservatório deve ser construído a pelo menos 15 m de distância de latrinas, currais, fossas, estábulos, depósitos de lixo, matadouro, etc., para prevenir do perigo de contaminação da água armazenada (SILVA et al, 1988).

- Para manter a água com taxa de oxigênio e temperatura satisfatórias para consumo, são instalados arejadores sobre a cobertura ou na parede externa. A extremidade externa dos arejadores deve conter um tampão protetor, que pode ser uma malha fina para permitir somente a entrada de ar no reservatório (SILVA et al, 1988).

- O tanque de armazenamento deve ser conferido e deve ser limpo periodicamente. Nas Ilhas Bermudas, o órgão de Saúde Pública requer que os tanques de armazenamento devam ser limpos a cada seis anos pelo menos (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

manutenção de sua cisterna, o segredo é fazer a água entrar na cisterna, ao mesmo tempo em que se minimiza a entrada de contaminantes.

- Os tanques de armazenamento devem ser construídos de material inerte (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

- Deve-se prevenir contra a entrada de contaminantes no tanque de armazenamento. As principais fontes de contaminação externa são a poluição de material particulado, excrementos de pássaros, animais, e insetos, que podem entrar no tanque. Às vezes, o homem, animais e outros contaminantes ambientais podem entrar no tanque causando contaminação (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

- Não são recomendados recipientes abertos para armazenar água de beber. Uma cobertura sólida e segura é exigida para evitar a procriação de mosquitos, para impedir que insetos e roedores entrem no tanque, e o contato com a luz solar, para prevenir o crescimento de algas dentro do tanque (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

- Rachaduras nos tanques de armazenamento podem criar problemas, e devem ser consertadas imediatamente (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

- Todos os tanques precisam de limpeza e os projetos deles devem permitir sua limpeza completa. Um fundo inclinado e um dreno são úteis para coleta e descarga dos sedimentos para tratamento.

- Uma entrada com acesso fácil é requerida para sua limpeza. O uso de uma solução de cloro é recomendado para limpeza, seguido de enxágüe completo. Cloração das cisternas ou tanques de armazenamento é necessário se a água for usada por beber e usos domésticos (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

- Tanques divididos em duas seções ou dois tanques podem facilitar limpeza (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

- Um tubo de transbordamento que conduz a qualquer vala de infiltração, ou drenagem com capacidade suficiente, ou no sistema de tubo de esgoto municipal ou drenagem (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

- Um indicador da quantia de água no tanque de armazenamento (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

- Uma abertura para circulação de ar (freqüentemente substituído pelo o tubo de transbordamento ou “ladrão”), (RAINWATER HARVESTING AND UTILISATION, 2002).

2.4. MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DE CHUVA

Documentos relacionados