• Nenhum resultado encontrado

Responsabilidade e Qualidade do Produto

No documento MENSAGEM DO DIRETOR DE SUSTENTABILIDADE (páginas 35-38)

Vasta gama de produtos verdes O aumento da população coloca uma pressão sem precedentes sobre

5.3.2. Responsabilidade e Qualidade do Produto

A cortiça é a casca do sobreiro. Uma matéria-prima natural, retirada da árvore em ciclos de nove anos, sem nunca a danificar e que reúne um conjunto de propriedades que lhe conferem um caráter inigualável. É leve, impermeável, elástica e compressível, isolante térmico e acústico, tem uma combustão lenta e muito resistente ao atrito. Além disso, é totalmente biodegradável, renovável, reciclável, reutilizável e passível de circular de forma contínua na economia. A cortiça é uma excelente alternativa ecológica a materiais não renováveis de grande impacto e, num mundo em que a inovação e a ecologia andam de mãos dadas, este material desperta o interesse de cada vez mais setores que aproveitam as características da cortiça, criando novos produtos e soluções que contribuem, também por esta via, para a sociedade se adaptar, atenuar ou corrigir os impactos das alterações climáticas, a delapidação de recursos ou a erosão ambiental, conduzindo à transição industrial para a economia de baixo carbono.

De entre os vários projetos levados a cabo pela Corticeira Amorim neste domínio, destaca-se: ×O desenvolvimento de soluções 100% naturais (UN Rolhas);

×Lançamento do pavimento WISE (UN Revestimentos);

×Desenvolvimento de decking primário com certificação IMO (UN Aglomerados Compósitos);

Desenvolvimento de Soluções 100% Naturais na UN Rolhas

Objetivo:

Criar um conjunto de soluções com reduzido impacto ambiental, propondo uma alternativa aos plásticos. Para tal, a Amorim Top Series, em parceria com a Amorim Cork Composites, desenvolveu um compósito de origem 100% natural, a partir de granulado de cortiça e um polímero de origem natural. Este compósito permite a produção de cápsulas, mais sustentáveis.

Ações:

×Desenvolvimento de compósitos constituídos por grânulos de cortiça e polímero de origem natural;

×Caracterização, entre outras, do aspeto estético e resistência físico-mecânica do produto que permitiram desenvolver ações de otimização;

×Produção de pré-series para apresentação no mercado. Resultados:

Este compósito permite alargar o portefólio da Amorim Top Series, através da disponibilização de produtos com menor impacto ambiental, sendo constituído por, pelo menos 50%, em volume de cortiça e um polímero de origem 100% natural. Apresentação de protótipo em 2018, com lançamento previsto para 2019.

Lançamento do Pavimento WISE na UN Revestimentos

Objetivo:

Introduzir no mercado a primeira geração de pavimentos com a identidade Amorim, onde a sustentabilidade é absolutamente central. WISE é uma solução inovadora e sustentável, um produto totalmente livre de PVC, com pegada de carbono negativa, feito à base de cortiça e materiais reciclados.

Ações:

Desenvolvimento de um produto cuja estrutura é composta por underlay integrado de cortiça, seguido por um core inovador - Cork Rigid Core - composto em 94% por cortiça e materiais reciclados. Uma camada adicional de cortiça serve para reforçar o conforto acústico e térmico e é finalizado com visuais de cortiça ou madeira, recorrendo a decorativos naturais (cortiça), impressão digital (madeira) ou filme impresso sem PVC (madeira).

Resultados:

WISE é um produto sustentável, com pegada de carbono negativa. Um pavimento totalmente livre de PVC, com todas as principais certificações de qualidade do ar interior: TUV, Classificação A+ e, em curso, Green Guard, Blue Angel, F4stars e EPD do produto.

CASO DE ESTUDO

Desenvolvimento de Decking Primário com Certificação IMO na UN Aglomerados Compósitos

Objetivo:

Desenvolvimento de uma solução com cortiça para decking primário de navios em conformidade com as normas de segurança da IMO (International Maritime Organization), em particular em termos de comportamento face ao fogo e ao fumo.

Ações:

×Recolha de requisitos e construção da proposta de valor. Análise das normas internacionais;

×Desenvolvimento de um novo material para decking primário exterior, onde a natureza orgânica e reciclável da cortiça, a sua leveza e origem florestal vão ao encontro das exigências do “green ship building” e ações de sustentabilidade presentes no setor naval.

Resultados:

×Primeira solução em cortiça para este fim, capaz de cumprir a legislação, apresentando fortes argumentos térmicos e de leveza (redução do peso em mais de 50%). Esta solução apresenta credenciais únicas em termos de economia e sustentabilidade, nomeadamente quanto à origem, segurança e pegada de carbono dos materiais utilizados em embarcações, no contexto da procura crescente de soluções alternativas e sustentáveis; ×Primeiro produto da Amorim Cork Composites a obter

uma certificação desta natureza. Implementação em embarcações de renome, cruzeiros de rio e navios de exploração polar, entre outros.

CASO DE ESTUDO

GreenUrbanliving, Solução Inovadora de Cortiça para Fachadas Verdes na UN Isolamentos

Objetivo:

Num setor tradicionalmente dominado pelos materiais sintéticos, este projeto visa colocar o aglomerado de cortiça expandida, um material 100% natural, no centro de novos sistemas de fachadas verdes.

Ações:

Projeto liderado pela Amorim Isolamentos e desenvolvido por um consórcio nacional que junta o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (ITeCons), a Neoturf e a associação nacional para a qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP). No projeto está a ser trabalhada a modelação digital de coberturas e fachadas verdes, que podem assumir formas irregulares, com a possibilidade de personificar diferentes formas de canteiros e de conceber sistemas de cobertura a aplicar em meios inclinados. Resultados:

Obtenção de um modelo de cobertura com um desempenho ambiental e energético que, pelo recurso à cortiça, será superior ao das coberturas convencionais. De entre as suas principais vantagens técnicas, destaca-se também o conforto térmico,

No documento MENSAGEM DO DIRETOR DE SUSTENTABILIDADE (páginas 35-38)

Documentos relacionados