• Nenhum resultado encontrado

RESPONSABILIDADE SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

No documento Baixar este arquivo PDF (páginas 62-81)

TAB 12 Grau de influência das ações de responsabilidade social externa da

5.5 RESPONSABILIDADE SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Quanto ao grau de influência das ações de responsabilidade social sobre a qualidade de vida no trabalho, constata-se que 38% dos pesquisados percebem total ou muita influência dessas ações; cerca de 17% percebem alguma influência. Ou seja, mais da metade percebe que há alguma influência. Cerca de 34,%, porém, percebe pouca ou muito pouca influência, e apenas 10,2% percebe nenhuma influência.

TABELA 12 - GRAU DE INFLUÊNCIA DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA DA EMPRESA SOBRE A SUA QUALIDADE DE VIDA NO

TRABALHO Freqüência Percentual Total influência 6 10,2% Muita influência 17 28,8% Alguma influência 10 16,9% Pouca influência 12 20,3%

Muito pouca influência 8 13,6%

Nenhuma influência 6 10,2%

Total 59 100,0%

6 CONCLUSÃO

O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar o grau de satisfação dos funcionários da empresa ATF Indústria e Comércio Ltda. com a responsabilidade social interna praticada por essa empresa, ou seja, com a qualidade de vida no trabalho, no que se refere a dimensões de conteúdo e contexto.

A qualidade de vida no trabalho busca integrar o trabalhador ao seu ambiente de trabalho satisfatoriamente, a fim de que haja um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

As ações de responsabilidade social empresarial consistem nas atitudes das empresas de maximizarem os impactos positivos sobre os diversos públicos envolvidos, sejam eles clientes, acionistas, empregados, comunidade, fornecedores e governo e, além disso, minimizar os impactos negativos.

Diante dos resultados obtidos, foi possível observar que o trabalho dos pesquisados requer interação com outras pessoas e que a autonomia na execução das tarefas é moderada, uma vez que as ações são padronizadas e fora de controle, o que é coerente com a atividade industrial da empresa.

Apesar disso, o trabalho não se apresenta para os pesquisados como simples e repetitivo e, mesmo tempo, o feedback extrínseco, ou seja, aquele realizado pelos superiores é pouco praticado.

A segurança no emprego foi considerada pelos pesquisados como satisfatória. Já com relação à segurança quanto ao futuro na organização foi considerada insatisfatória, o que pode dever-se ao fato de a maioria dos entrevistados ter até um ano de serviço na organização.

No quesito referente à oportunidade de ajudar outras pessoas enquanto trabalha, a maior parte o considerou satisfatório, o que pode refletir algum efeito das ações de responsabilidade social nestas pessoas.

Encontrou-se, assim, um elevado escore no que se refere às dimensões do significado da tarefa e inter-relacionamento e o elevado grau de satisfação com os colegas. E não se identificou qualquer dimensão com escores indicativos de uma qualidade de vida no trabalho insatisfatória.

Alguns aspectos, porém, podem ser melhorados pela empresa, a saber, o feedback dos supervisores para os funcionários, com a realização de reuniões, com mais freqüência, para que eles saibam o que se espera deles e se estão realizando suas tarefas de modo adequado e correto. E, ainda, no que se refere à segurança no trabalho, a empresa deve procurar sinalizar claramente suas intenções para aqueles com os quais deseja permanecer e nos quais pretende investir, visando reduzir a insatisfação com essa importante dimensão da qualidade de vida no trabalho.

Nesse estudo, ressaltaram dois grupos: um com melhores escores de QVT, que é o grupo dos casados e outro, e o grupo dos solteiros e desquitados. No grupo dos casados, porém, as pessoas com 2º grau de escolaridade apresentaram melhores escores do que os de nível superior, resultado esse um tanto paradoxal. Uma possível explicação é que os de nível superior sofrem mais pressão e também têm um maior nível de aspiração, sendo assim mais insatisfeitos. A empresa pode empreender ações no sentido de reduzir as diferenças entre esses grupos de funcionários no que se refere à satisfação quanto à qualidade de vida no trabalho, realizando antes, porém, uma pesquisa mais acurada para testar as hipóteses acima mencionadas.

Finalmente, quanto ao grau de influência das ações de responsabilidade social sobre a qualidade de vida no trabalho, um percentual expressivo respondeu ter muita influência, apesar de alguns terem respondido pouca influência, aspecto esse que também deve ser mais bem investigado.

A pesquisa apresenta limitações, pois não é passível de generalização devido ao universo pesquisado ser pequeno e ainda se tratar de um estudo de caso único. Outra limitação é o fato de não se ter podido aprofundar nos efeitos da Responsabilidade Social Empresarial sobre a Qualidade de Vida no Trabalho e ter se baseado apenas nas respostas dos funcionários ao questionário. Inicialmente, a idéia era fazer a verificação desse impacto, em termos de melhoria de determinados indicadores da Qualidade de

Vida no Trabalho e de redução de problemas. Como a aplicação dos questionários se estendeu por mais tempo que o planejado, essa parte da pesquisa ficou prejudicada. Diante disso, torna-se ser oportuno aplicá-lo nessa e em outras empresas, novamente, uma vez que esta foi a primeira intervenção desse tipo feita na ATF Indústria e Comércio Ltda., o que permitirá ampliar a comparação dos resultados e, ainda, o universo pesquisado.

Acredita-se que a pesquisa desenvolvida oferece uma importante contribuição à empresa, tendo em vista que fornece inúmeros subsídios para que ela possa planejar suas ações de responsabilidade social interna de forma mais sistemática, visando a melhoria da qualidade de vida no trabalho de seus funcionários.

Por fim, uma pesquisa com as características apresentadas proporciona novas possibilidades de estudos. Inicialmente, é importante considerar que o assunto abordado ainda é novo enquanto pesquisa acadêmica, devendo ser estudado e aprofundado por outros pesquisadores. Percebe-se, também, que o enfoque do estudo pode ser mais amplo, atingindo um universo maior de empresas, possibilitando o estabelecimento de comparações. Igualmente, a questão de como a empresa se relaciona com seus funcionários, tendo como foco a responsabilidade social interna e a qualidade de vida no trabalho é outro campo interessante para futuras pesquisas. Adicionalmente, futuras pesquisas poderão investigar as melhores ações de responsabilidade social interna tendo como base a melhoria da qualidade de vida no trabalho.

Além disso, percebe-se que a responsabilidade social é um tema de extrema importância no atual ambiente organizacional. E, sendo assim, é necessário que as empresas discutam as atividades que vêm desenvolvendo nesta área, bem como conheçam os objetivos dos seus públicos internos e externos no que se refere a este assunto.

Neste sentido, o estudo realizado na ATF Estruturas Metálicas apresenta boas informações que, com certeza, podem servir de suporte ao planejamento e sistematização da sua responsabilidade social interna e das ações sociais praticadas.

Os resultados da pesquisa fornecem indicações importantes sobre os caminhos que a empresa pode seguir, haja vista que apresentam as percepções dos públicos sobre ações

desenvolvidas, além de indicar outras que podem vir a ser implementadas pela organização.

Finalmente, essa pesquisadora tem a intenção de continuar desbravando tanto o tema da responsabilidade social quanto o da qualidade de vida no trabalho, no intuito de permitir aprofundamentos e novos estudos nesse universo. Além disso, essa pesquisa não tem o objetivo de ser conclusiva. Muito pelo contrário, acredito que ela seja um ponto de partida para tantas outras que poderão surgir a partir dela, possivelmente, ou então de assuntos co-relacionados.

7 REFERÊNCIAS

ALENCAR, E. S. A gerência da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1996. ALVAREZ, Neide Rozas; MAGALHÃES, Luzia Eliana Reis. Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso em uma prefeitura de médio porte. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 28., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2004. 1 CD-ROM.

ASHLEY, P. A.; COUTINHO, R. B. G.; TOMEI, P. A. Responsabilidade social corporativa e cidadania empresarial: uma análise conceitual comparativa. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 25., 2001, Campinas.

Anais... Campinas: ANPAD, 2001. 1 CD-ROM.

ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002.

BARROS, Regina Maura Paes de. A prática de ações sociais para a obtenção de um

diferencial competitivo: o caso da Ford Brasil 2003. 178 f. Dissertação (Mestrado em

Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

BORGER, Fernanda Gabriela. Responsabilidade social: efeitos da atuação social na

dinâmica empresarial. 2001. 254 f. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade

de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

BUARQUE, Cristovam. Qualidade de vida: a modernização da utopia. Lua Nova: revista de cultura política, São Paulo, n. 31, 1993, p. 05-47.

CARDOSO, Simone Murta. Desenvolvimento de competências. T e D, [S. l.], jun.1997. CHALITA, Gabriel. Os dez mandamentos da ética. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2003.

CHANLAT, Jean-François. Quais carreiras e para qual sociedade? RAE-Revista de

Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.6, nov./dez.1995.

DEEPROSE, D. Como valorizar e recompensar seus funcionários. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo da psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez/Oboré, 1992.

DRUCKER, Peter Ferdinand. Administração, tarefas, responsabilidades, práticas. Tradução de Carlos Afonso Malferrari et al. São Paulo: Pioneira, 1975. v. 1.

ELKINGTON, John. Canibais de garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2001

EXPLORATÓRIO sobre o processo de decisão das instituições mantidas por empresas. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 27., 2003, Campinas.

Anais... Atibaia: ANPAD, 2003. 1 CD-ROM.

FERNANDES, E. Qualidade de vida no trabalho: como medir para melhorar. Salvador: Casa da Qualidade, 1996.

FERRELL, O. C.; FRAEDRICH, John; FERRELL, Linda. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. Tradução de Cecília Arruda. 4. ed. Rio de Janeiro:

Reichmann & Affonso, 2001.

FORMENTINI, Márcia. A percepção dos stakeholders sobre a responsabilidade

social e a sua contribuição para a imagem empresarial: um estudo de caso na John

Deere Brasil Ltda. Dissertação. Horizontina, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas,1994. GODOY, Arilda S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE - Revista de

Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29, maio/jun.1995.

GODOY, Arilda S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE –

Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p.57-63, mar./abr.

1995.

GRAJEW, Oded. O que é responsabilidade social. Mercado Global, São Paulo:2000. GUIMARÃES, Daniela Cristina. A responsabilidade social empresarial e a precarização da qualidade de vida no trabalho de uma empresa de Call Center. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 28., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2004. 1 CD-ROM.

HACKMAN, J. R.; OLDHAM, G. R. Development of the job diagnostic survey.

Journal of Applied Psychology, [S. l.], v. 60, n. 2, p. 159-170, 1975.

INDICADORES Ethos aplicados ao Pacto Global. São Paulo: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, 2004. 50 p. Disponível em:

<http://www.ethos.org.br/_Uniethos/Documents/Ind_EthosGlobal_PORT.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2007.

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. Empresas

de futuro, São Paulo, Ano 2, n. 8, abr./ago. 2001.

INSTITUTO ETHOS. Responsabilidade social das empresas. São Paulo: Ethos, 2000. Disponível em: <www.ethos.org.br>. Acesso em: 12 jun. 2006.

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Cresce a

Responsabilidade Social. Disponível em:

<http://www.bbc.tv/portuguese/noticias/story/2003/09/printable/030914 _abrecsr.shtml>. Acesso em: 21 mar. 2006.

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. A evolução da ação

social das empresas privadas no Brasil – Julho 2006. Disponível em:

<http://www.ipea.gov.br/asocial/>. Acesso em 01 jun. 2007.

KAPLAN, R.; NORTON, D. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KASS, G., 1980. An exploratory technique for investigating large quantities of categorical data. Applied Statistics, [S. l.], n. 29, p. 119-127.

KILIMNIK, Zélia Miranda; MORAIS, Lúcio Flávio Renault de. O conteúdo

significativo do trabalho como fator de qualidade de vida organizacional. Revista da

Angrad, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 64-74, 2000.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG Gary. Princípios de marketing. Tradução de Vera Whately. 7. ed. São Paulo: LTC, 1999.

LEVITT, Theodore. The dangers of social responsibility. Harvard Business Review, Boston, p. 41-50, Sept.-Oct. 1958.

MANCINI, Sérgio; SCALZARETTO, Laur; QUINTELLA, Luiz César M.; FANTINATO, Osmar; FRANÇA-LIMONGI, Ana Cristina. Qualidade de Vida no Trabalho e Responsabilidade Social. In: ENCONTRO ANUAL ASSOCIAÇÃO

NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE - ANPPAS, 2., 2004, Indaiatuba. Anais... Indaiatuba, ANPPAS, 2004.

MANUAL do Pacto Global. Disponível em:

<http://www.pactoglobal.org.br/doc/Manual%20do%20Global%20Compact.doc>. Acesso em: 15 jun. 2007.

MARQUES, Sônia Mara. Maximizando o valor da empresa através da ética e da

responsabilidade social. Revista Brasileira de Administração, Brasília, Ano 11, n. 35, dez. 2001.

MEDEIROS, Jássio Pereira. Qualidade de vida no trabalho da EMATER-RN: a busca da síntese de um instrumento de pesquisa. 2007. Dissertação (Programa de Pós- graduação em Administração, Departamento de Ciências Administrativas),

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007..

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social

corporativa: o caso brasileiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001a.

MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Responsabilidade social e

cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. 2. ed. Rio de Janeiro:

MORAES, L. F. R.; KILIMNIK, Z. M. Comprometimento organizacional, qualidade

de vida e stress no trabalho: uma abordagem de diagnóstico comparativo. Belo

Horizonte: UFMG-CEPEAD, 1994. Relatório de pesquisa.

MOSCOVICI, Felá. Razão e emoção: a inteligência emocional em questão. Salvador: Casa da Qualidade, 1997.

NOGUEIRA, C. E. A.; CHAUVEL, M. A. Responsabilidade social: um estudo exploratório sobre o processo de decisão das instituições mantidas por empresas. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., Atibaia, 2003. Anais… Atibaia: Anpad, 2003.

O’DONNELL, Ken. Endoquality: as dimensões emocionais e espirituais do ser humano nas organizações. Salvador: Casa da Qualidade. 1997.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Mudança do clima: a base física da ciência - Sumário para Formuladores de Políticas, 2007. Disponível em: <www.onu- brasil.org.br>. Acesso em: jul. 2007.

PINTO, Marcelo de Rezende; PEREIRA, Danielle Ramos de Miranda, LARA, José Edson. Caracterização de perfis de empresas quanto à adoção de práticas de

responsabilidade social. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - ENANPAD, 28., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: ANPAD, 2004. 1 CD-ROM.

PINTO, Marcelo de Rezende. A cidadania corporativa como uma orientação de

marketing: Um Estudo Empírico no Setor Varejista. Dissertação (Mestrado em

Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas. CEPEAD/UFMG, Belo Horizonte, 2003.

SANT’ANNA, A. S.; MORAES, L. F. R.; KILIMNIK, Zélia M. Qualidade de vida no trabalho: o estado da arte das pesquisas no Brasil. Gestare: Revista da FAGE/FEMM, Sete Lagoas, v. 1, n. 1, 2003.

SROUR, Robert Henry. Poder, Cultura e Ética nas Organizações. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000. THE GLOBAL Compact - ONU 2000. Disponível em:

<http://www.pactoglobal.org.br/>. Acesso em: 15 jun. 2007.

THÉVENET, M.; VACHETTE, J. L. Culture et comportements. Paris: Vuibert. 1992. TOJEIRO, Maria Cidália. Ética e responsabilidade social: o melhor investimento.

Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, Ano 3, n. 5, mar. 2001.

Disponível em: <http://www.cad.ufsc.br>. Acesso em: 04 maio 2006.

VASSALO, Cláudia. Um novo modelo de negócios. Revista Exame, São Paulo, 2000. Guia da boa cidadania corporativa (Suplemento).

VEIT, Mara Regina (Org.). 10 anos de excelência: histórias de sucesso e empreendedorismo. Belo Horizonte: SEBRAE-MG, 2005.

VERGARA, Sylvia Constant; BRANCO, Paulo Durval. Empresa humanizada: a organização necessária e possível. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 2, p. 20-30, abr./jun. 2001

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

WALTON, Richard E. Quality of work life: what is it? Sloan Management Review, Cambridge, v.15, n.1, p. 11-21, 1973.

WEINGRILL, Carmem. Indicadores Ethos-Sebrae de RSE para Micro e Pequenas

Empresas – Ferramenta de Auto-avaliação e Planejamento – outubro 2003.

Disponível em:

<http://www.ethos.org.br/docs/conceitos_praticas/indicadores/download/>. Acesso em: 02 jun. 2006.

WEINGRILL, Carmen (Coord.). Práticas empresariais de responsabilidade social: relações entre os princípios do Global Compact e os indicadores Ethos de

responsabilidade social. São Paulo: Instituto Ethos, 2003. Disponível em: <www.ethos.org.br>. Acesso em: 01 jun. de 2006.

YIN, R. K. Case study research: design and methods in applied social research methods. California: Sage publications, 1989.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

APÊNDICE A - CARTA DE APRESENTAÇÃO – MODELO

Prezado colaborador,

Este questionário faz parte de uma pesquisa acadêmica realizada por mim, Alessandra Ribeiro Simões, mestranda em Administração pela Universidade FUMEC, na qual a ATF Sistemas é a unidade de pesquisa.

Peço a sua gentileza no preenchimento deste questionário, pois o mesmo não demandará mais que quinze minutos do seu tempo e muito ajudará na mensuração da sua qualidade de vida no trabalho.

Nas páginas que se seguem, você encontrará várias questões a respeito de seu trabalho. Algumas instruções específicas são dadas no começo de cada seção. Leia-as atentamente.

As questões foram elaboradas para obter a sua percepção do seu trabalho e o seu grau de satisfação com o mesmo. Suas respostas individuais serão mantidas em sigilo absoluto. Responda a cada item da maneira mais honesta e franca possível.

Desde já agradeço sua colaboração.

ANEXO A - QUESTIONÁRIO COMPLETO HACKMAN E

OLDHAM – MODELO

ANEXO B – Roteiro de entrevista Responsabilidade Social para o Prêmio Excelência Empresarial – Modelo

PARTE 3 – QUESTÕES COMPLEMENTARES PARA A EMPRESA CIDADÃ RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA

1. A empresa/propriedade rural tem conhecimento das necessidades/demandas por ações sociais de seus funcionários?

SIM NÃO

2. Em caso afirmativo, qual(is) a(s) forma(s) usualmente utilizada(s) para identificar tais necessidades/demandas sociais internas?

Pesquisas/entrevistas com funcionários

Reunião com associação/sindicatos de funcionários Outros:

3. Indique quais programas/ações sociais foram realizados pela empresa/propriedade rural aos seus funcionários no ano de 2005, informando a quantidade de ações, nº de beneficiados

(estimativa) e total de investimentos realizados nas ações sociais (porcentual do faturamento total anual):

Programas/Ações Nº de ações Nº de beneficiados Porcentual investido (*)

1. Atividades educacionais (bolsa de estudos, cursos etc.)

2. Atividades culturais

(apresentações teatrais, shows etc.) 3. Atividades recreativas (ruas de lazer, campeonatos, clubes etc.) 4. Projetos na área de alimentação (vale-refeição, cesta básica etc.) 5. Plano de previdência privada (complementação de aposentadoria) 6. Atividade de assistência social (creches, sensibilizações, avaliações sociais, recuperação de

alcoólatras/drogados etc.) 7. Plano de saúde (convênio médico/odontológico, vacinas, campanha anti-tabagismo etc.) 8. Campanhas e/ou cursos internos contra drogas, álcool, fumo,

9. Subsídio financeiro (empréstimos, complementação salarial com licença médica etc.)

10. Política de emprego para deficientes

11. Auxílio-maternidade 12. Outros:

(*) É o valor total investido em cada programa/ação dividido pelo faturamento total anual.

Porcentual investido = VALOR TOTAL INVESTIDO X 100 FATURAMENTO

RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA

1. A empresa/propriedade rural tem conhecimento das necessidades/demandas por ações sociais na comunidade?

SIM NÃO

2. Em caso afirmativo, qual(is) a(s) forma(s) usualmente utilizada(s) para identificar tais necessidades/demandas sociais da comunidade? Pesquisas/entrevistas com a comunidade Consultas às organizações governamentais Consultas às organizações não-governamentais/lideranças comunitárias e outros

Outros: 3 – Indique quais programas/ações sociais foram realizados pela empresa/propriedade rural atendendo à comunidade no ano de 2005, informando a quantidade de ações, nº de beneficiados (estimativa) e total de investimentos realizados com as ações sociais (porcentual do faturamento total anual):

Programas/ações

Nº de ações

Nº de

beneficiados Porcentual investido (*)

1. Área de educação (bolsa de estudos, cursos etc.)

2. Área da cultura (apresentações teatrais, shows artísticos etc.)

3. Área de lazer/esporte (ruas de lazer, campeonatos etc.)

4. Área de saúde (vacinação, ações da saúde bucal etc.)

5. Área de meio ambiente (limpeza de rios, plantio de árvores, coleta seletiva do lixo etc.)

6. Investimentos em melhorias/conservação da infra-estrutura (escolas/hospitais, creches, ruas, praças, asilos, presídios, etc.)

7. Recuperação de patrimônio histórico (reformas e/ou conservação de obras etc.) 8. Área de habitação (regime de mutirão, reformas habitacionais etc.)

9. Doações/Campanhas (roupas, alimentos, equipamentos patrimoniais etc.)

10. Ações de cooperação com empresários do mesmo segmento

11. Apoio educacional às favelas e/ou bairros pobres

12. Doações financeiras 13. Outros:

(*) É o valor total investido em cada programa/ação dividido pelo faturamento total anual.

Porcentual investido = VALOR TOTAL INVESTIDO X 100 FATURAMENTO

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Qual o projeto mais importante desenvolvido pela sua empresa/propriedade rural? (Tipo de atuação/pessoas envolvidas/parceiros/resultados alcançados)

No documento Baixar este arquivo PDF (páginas 62-81)

Documentos relacionados