• Nenhum resultado encontrado

Responsabilidade Social

No documento Relatório e Contas 13 (páginas 64-69)

A Responsabilidade Social do BFA está intimamente ligada aos seus valores e ao seu compromisso com o desenvolvimento da comunidade angolana.

Em 2013, diversos projectos deram corpo ao compromisso do BFA, refl ectindo a sua efectiva preocupação social. O BFA apoiou diferentes actividades dentro das suas três grandes áreas de actuação: Educação, Saúde e Solidariedade Social.

EDUCAÇÃO

No âmbito da Educação o BFA tem vindo a apostar em parcerias com instituições de referência, patrocinando e investindo em projectos de formação e de investigação.

Universidade Católica de Angola

MBA Atlântico

A quarta edição do MBA Atlântico teve início em Maio de 2013, em Luanda. O período lectivo é repartido em três trimestres, em regime de full time, os quais são leccionados em cada uma das Universidades Católicas: Luanda, Rio de Janeiro e Porto. O BFA para além de ser um dos patrocinadores ofi ciais do MBA Atlântico, tem garantido a presença de um colaborador desde a primeira edição.

Prémios aos melhores alunos da Faculdade de Economia e Gestão

Em 2013, o BFA participou pela sexta vez consecutiva, na cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos da Universidade Católica de Angola. A entrega dos prémios ocorreu em Junho nas instalações da Universidade e o BFA premiou seis estudantes da Faculdade de Economia e Gestão.

Estudo “Global Entrepreneurship Monitor” (GEM) Angola

O BFA é parceiro da Sociedade Portuguesa de Inovação e da Universidade Católica de Angola, na realização do maior estudo independente de empreendedorismo. O “Global Entrepreneurship Monitor” (GEM) Angola é um estudo independente de empreendedorismo, tendo como âmbito um largo conjunto de países e que, em território angolano, conta com o apoio do BFA desde 2008. A apresentação do estudo foi feita em Luanda com a participação de diversas personalidades ligadas ao sector público e privado.

68 Banco de Fomento Angola | Relatório e Contas 2013

Casa do Gaiato

No âmbito das acções de Solidariedade Social, o BFA ofereceu em Maio de 2013 um tractor agrícola à Casa do Gaiato, na Província de Benguela. Fundada há 50 anos, a Casa do Gaiato tem cerca de 12 hectares aráveis onde são cultivados produtos como cebola, tomate, milho, batata e feijão, que são canalizados para a venda e alimentação diária dos 115 rapazes que ali vivem.

Caritas Angola

A Caritas Angola tem como prioridade o desenvolvimento económico, social, familiar e comunitário com o objectivo de contribuir para a redução da pobreza.

O BFA apoiou a campanha de angariação de alimentos, promovida pela Caritas Angola, na luta contra a fome e sede que assola o Sul de Angola, especifi camente, as Províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Benguela e o Cuando Cubango.

Palanca Parade

Palanca Parade, foi em 2013 um projecto de Solidariedade Social que envolveu artistas, marcas e empresas

angolanas, cujo objectivo era angariar apoios para crianças desfavorecidas que precisam de pequenas cirurgias para corrigir defi ciências físicas.

No âmbito desta iniciativa, o BFA convidou o artista plástico Guilherme Mampuya, para pintar a Palanca BFA, que através do seu traço contou a história do Fundo Social do Banco. Mais do que ilustrações, o desafi o foi dar alma e vida ao conjunto de acções que contribuíram para a melhoria de vida de muitos angolanos.

SAÚDE

Hospital Pediátrico

No âmbito da celebração dos 20 anos, 1 Milhão de Clientes, o BFA fez uma doação de equipamentos ao Centro de Apoio ao Doente Anémico, do Hospital Pediátrico David Bernardino, dotando-o de melhores condições de atendimento às crianças em regime de ambulatório.

Hospital do Chilulo, Diocese de Ondjiva

O BFA apoiou a Jornada de Solidariedade através da oferta de medicamentos para a instituição. O objectivo desta jornada foi de mobilizar todas as instituições para uma acção de angariação de fundos para fi nanciamento da reconstrução, ampliação e apetrechamento do Hospital.

SOLIDARIEDADE SOCIAL

Banco Alimentar Contra a Fome Angola

O BFA associou-se ao Banco Alimentar como patrocinador e como Banco correspondente para a gestão de todas as movimentações fi nanceiras, sindicalização das cotas dos diferentes tipos de associados, assim como, a movimentação de caixa para pagamento de serviços, funcionários e fornecedores.

O BFA 69

70 Banco de Fomento Angola | Relatório e Contas 2013

Melhor Banco Corporativo – Internacional Finance Magazine

A Revista Internacional Finance distinguiu o BFA com o Prémio de “Melhor Banco Corporativo de Angola” em 2013. A International Finance Magazine é uma revista on-line britânica, com uma audiência de mais de 180 países que anualmente distingue os melhores empreendedores do sector bancário nas suas diferentes áreas de actuação.

Melhor Banco Comercial – International Finance Magazine

O BFA foi distinguido com o prémio de “Melhor Banco Comercial em Angola” pela Revista Internacional Finance. A International Finance Magazine é uma revista on-line britânica, com uma audiência de mais de 180 países que anualmente distingue os melhores empreendedores do sector bancário nas suas diferentes áreas de actuação.

Melhor Banco – EMEA Finance

A Revista EMEA Finance distinguiu pela quarta vez o BFA com o prémio de “Melhor Banco” em Angola, pelo seu desempenho e consistência nos resultados. A publicação reconhece, desde 2009, o crescimento sólido do BFA, conforme os prémios atribuídos em anos anteriores: “Melhor Banco” em Angola (2009, 2011 e 2012) e “Banco Mais Inovador” (2010).

Melhor Marca Bancária na África Ocidental – Global Brands Magazine

A Revista Global Brands distinguiu o BFA com o Prémio “Melhor Marca Bancária na África Ocidental“. A distinção teve como factor principal a diversidade de oferta de produtos e serviços. O BFA foi eleito dentro de um grupo muito competitivo e com uma forte presença no mercado bancário africano.

Melhor Relatório de Gestão & Contas – Prémio Sirius 2013

O BFA foi distinguido em Novembro 2013, com o prémio “Melhor Relatório de Gestão & Contas” na 3ª edição dos Prémios Sirius. O Júri teve como base de análise a qualidade da informação de gestão e fi nanceira do BFA, referente ao ano de 2012. Esta é a segunda vez que o BFA é distinguido pelos Prémios Sirius.

O BFA 71 Prémio de Excelência STP – Deustche Bank

O BFA foi distinguido pela décima primeira vez consecutiva pelo Deustche Bank com o Prémio STP (Straight Through Processing) resultado do elevado sucesso no índice de processamento automático das operações sobre o estrangeiro, realizadas em 2012, com uma taxa de 99,62%.

Marca de Excelência – Superbrands

O BFA foi distinguido pela terceira vez como Marca de Excelência pela Superbrands, uma Organização Internacional independente que se dedica à promoção de marcas em 89 Países desde 1995. A Superbrands Angola premeia as Marcas de Excelência pelo seu desempenho no mercado nacional.

Melhor Grupo Bancário – World Finance

A revista World Finance elegeu o BFA como o “Melhor Grupo Bancário em Angola”. Esta distinção foi atribuída de acordo com os seguintes critérios: consolidação das operações, contribuição para o desenvolvimento económico de Angola e criação de soluções específi cas para os Clientes.

Melhor Programa de Envolvimento com a Comunidade – CFI

O BFA foi distinguido com o Prémio de “Melhor Programa de Envolvimento com a Comunidade” pela revista Capital Finance International. Esta distinção teve por base o Fundo Social BFA que foi criado a partir da dotação anual de 5% dos lucros totais do Banco entre 2004 e 2009.

Melhor Banco Comercial – Global Banking and Finance Review

O BFA foi distinguido com o Prémio de “Melhor Banco Comercial em Angola” pelo portal inglês Global Banking and Finance Review. A distinção teve como factor principal a oferta diversifi cada de produtos e serviços, a extensa Rede de Balcões e o Programa de Responsabilidade Social assente na Educação, Saúde e Solidariedade Social.

Governação e Organização

No documento Relatório e Contas 13 (páginas 64-69)

Documentos relacionados