• Nenhum resultado encontrado

80.

Leone/2019

O Ouro que circula no comércio na forma de “barras” e é posteriormente transformado em joias está imune ao IPI. Resolução

:

O ouro in commercium é mercadoria, sujeita-se ao ICMS e a sua industrialização (transformação de barras em joias por exemplo) está sujeita ao IPI por se tratar de legítima operação de industrialização. A imunidade prevista para o ouro não alcança as mercadorias e produtos cuja matéria prima é o ouro.

Resposta: ERRADO

81.

Leone/2019

Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto, ou o aperfeiçoe para consumo. De acordo com o RIPI/10, o (RE) ACONDICIONAMENTO importa em alterar a apresentação do produto, pela colocação da embalagem, ainda que em substituição da original ou quando destinada ao transporte da mercadoria.

Resolução

:

A única imprecisão é a conceituação do (RE) ACONDICIONAMENTO. O processo de acondicionamento para transporte não é considerado industrialização. A embalagem para transporte não tem aparência comercial, bom acabamento e possui capacidade maior (são “grandes e feias’). São as caixas, caixotes, engradados etc.

(RE) ACONDICIONAMENTO - a que importe em alterar a apresentação do produto, pela colocação da embalagem, ainda que em substituição da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte da mercadoria

Resposta: ERRADO

82.

ESAF - Técnico da Receita Federal/ 2000

Não se considera industrialização a operação que apenas modifique, aperfeiçoe ou altere o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto.

80 de 99| www.direcaoconcursos.com.br

RIPI

Art. 4o Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto, ou o aperfeiçoe para consumo (...)

Resposta: ERRADO

83.

Leone/2019

Caracteriza industrialização qualquer operação que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto, ou o aperfeiçoe para consumo. De acordo com o RIPI/10, o REPARO é aquela modalidade de industrialização que, exercida sobre produto usado ou parte remanescente de produto deteriorado ou inutilizado, renove ou restaure o produto para utilização.

Resolução

:

O RIPI não prevê uma modalidade denominada REPARO, mas o RECONDICIONAMENTO/RENOVAÇÂO. Basta substituir “reparo” por “Recondicionamento/ Renovação” que a assertiva se torna correta.

Lembre as modalidades de industrialização previstas no RIPI

Resposta: ERRADO

84.

IDECAN- MS- Administrador/2017

Com referência ao IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados, que incide sobre produtos industrializados nacionais e estrangeiros. Para esse imposto são caracterizados como industrialização, EXCETO:

A. A modificação exercida sobre matérias-primas ou produtos intermediários, importe na obtenção de espécie nova (transformação).

B. A produção que importe em modificar, aperfeiçoar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilização, o acabamento ou a aparência do produto (beneficiamento).

Industrialização

Transformação

Beneficiamento

Montagem

Acondicionamento/

reacondicionamento

Renovação/

Recondicionamento

81 de 99| www.direcaoconcursos.com.br

C. A produção em cozinhas industriais, quando destinados a venda direta a pessoas jurídicas e a outras entidades, para consumo de seus funcionários, empregados ou dirigentes.

D. A modificação que consista na reunião de produtos, peças ou partes e de que resulte um novo produto ou unidade autônoma, ainda que sob a mesma classificação fiscal (montagem).

E. A modificação exercida sobre produto usado ou parte remanescente de produto deteriorado ou inutilizado, que renove ou restaure o produto para utilização (renovação ou recondicionamento).

Resolução:

EXCLUSÃO DO CONCEITO DE INDUSTRIALIZAÇÃO ➢ Fabricação de alimentos e refrigerantes em restaurantes. ➢ Artesanato→ foco no modo de produção

➢ Confecção de vestuário por encomenda do consumidor→ ex.: alfaiate e costureira. ➢ Confecção de produto por encomenda do consumidor→ ex.: marceneiro.

➢ Remédio em farmácia de manipulação com receita médica ➢ Óculos de grau com receita médica

➢ Conserto de produtos não destinados a comercio pelo próprio executor ou mediante prest. de serviço. ➢ Conserto de produtos em garantia gratuita.

➢ Mistura de tintas em varejista salvo se houver empresas ligadas ➢ Acondicionamento para transporte

Resposta: C

85.

FUNDEP-CRM – MG-Advogado/2017

Assinale a alternativa em que a descrição, as atribuições e as características próprias do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) estão corretamente apresentadas.

A. A competência para instituir e cobrar o Imposto sobre Produtos Industrializados constitui significativa parcela de poder político que se concentra em mãos do governo estadual, não obstante considerável parcela de sua arrecadação seja destinada aos municípios.

B. O Imposto sobre Produtos Industrializados, ou IPI, será cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores.

In du st ri al iz aç ão

Transformação "Mistura tudo" e gera produto novo

Beneficiamento Gera mesmo produto, só que melhorado.

Montagem Resulta em produto autônomo

Acondicionamento/ reacondicionamento

Gera mesmo produto, mas em outra embalagem

Renovação Recondicionamento

Gera mesmo produto, mas renovado

82 de 99| www.direcaoconcursos.com.br

C. O IPI será progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a exportação, privilegiando a produção nacional.

D. O Imposto sobre Produtos Industrializados não incidirá sobre produtos industrializados destinados ao exterior.

Resolução:

A- Errado. Competência federal. B – Errado. É não cumulativo. C- Errado. É tributo seletivo.

D – Certo. Trata-se da imunidade das exportações Resposta: D

86.

VUNESP-ISS Campinas/2019

A respeito do imposto sobre produtos industrializados, é correto afirmar com base na Constituição Federal que

A. será seletivo em função da essencialidade do produto.

B. incidirá também nas operações de venda destinadas ao exterior.

C. será progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de plantas industriais improdutivas.

D. será informado pelos critérios da generalidade, da universalidade e da não cumulatividade. E. terá majorado seu impacto na aquisição do exterior de bens de capital pelo contribuinte. Resolução:

A- Certo. O IPI DEVE ser seletivo (previsão Constitucional). Vejamos os erros:

B- As exportações são imunes. C – É seletivo e proporcional. D - Esses critérios são do IR.

E – O IPI terá impacto reduzido na aquisição de bens de capital. Resposta: A

87.

Instituto Excelência- Taubaté – SP- Auditor Junior/2019

Sobre o imposto sobre produtos industrializados, é INCORRETO afirmar que ele:

A. será cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação com o montante cobrado nas anteriores.

B. será seletivo, em função da essencialidade do produto.

83 de 99| www.direcaoconcursos.com.br

D. Nenhuma das alternativas.

Resolução:

O IPI é NÃO CUMULATIVO por força de previsão constitucional. Resposta: A

88.

CESPE-Fortaleza - CE – Procurador/2017

Julgue o item a seguir, em relação aos impostos discriminados na CF.

O princípio da seletividade aplica-se impositivamente ao IPI e facultativamente ao ICMS em função da essencialidade dos produtos, das mercadorias e dos serviços, de modo a assegurar a concretização da isonomia no âmbito da tributação do consumo.

Resolução: o IPI SERÁ seletivo. O ICMS PODERÁ ser seletivo. Resposta: certo

89.

PGR- Procurador da República/2017

É INCORRETO AFIRMAR QUE O PRINCÍPIO, OU TÉCNICA, DA NÃO CUMULATIVIDADE É APLICADO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO AOS SEGUINTES TRIBUTOS:

A. IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.

B. ICMS – Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

C. IVA – Imposto sobre o Valor Agregado.

D. PIS/PASEP – contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público e COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Resposta: O IPI e o ICMS são os clássicos tributos não cumulativos. O PIS/PASEP e a COFINS também possuem um regime não cumulativo. A diferença entre o IPI/ICMS e PIS/COFINS é que os primeiros utilizam a lógica do crédito físico, isto é, dependem da aquisição um produto ou mercadoria para o creditamento (dependem da coisa). Já o PIS/COFINS utilizam a lógica do crédito financeiro, isto é, poderá gerar créditos a aquisição de um serviço.

O Brasil não adota o IVA. Resposta: C

84 de 99| www.direcaoconcursos.com.br

Documentos relacionados