• Nenhum resultado encontrado

RESPOSTAS ÀS QUESTÕES DE PESQUISA E DISCUSSÕES

A survey desejava obter informações valiosas acerca das questões de pesquisa definidas inicialmente na Seção 4.1. A grande variedade de participantes e seus perfis dentro das organizações impulsionou o sucesso da pesquisa, contribuindo para o enriquecimento das informações recolhidas. Todos os participantes exerciam um cargo de liderança dentro das organizações, e muitos também desenvolviam. A maioria era composta por líderes de equipe, seguido por desenvolvedores e gestores de projetos. A liberdade e a confidencialidade foram características chaves para prover aos partícipes e às organizações o compromisso com a verdade e a transparência de respostas. De modo geral, as atividades desenvolvidas nessa pesquisa puderam contribuir de forma significativa para responder as QP’s.

5.2.1 QUESTÃO DE PESQUISA 1

A primeira QP objetivava indagar sobre o cenário de metodologias ágeis nas empresas de desenvolvimento de software do sudoeste do Paraná. Todas as 46 questões, divididas em suas seções, apontaram e recolheram informações sobre as práticas ágeis das organizações da região. O termo “cenário” é amplo e não há uma resposta objetiva para clarificar e abordar a questão, mas sim, vários fenômenos descobertos por meio de todos estudo empírico realizado que formam uma parcela descoberta desse contexto.

Não há empresas com mais de 500 funcionários na região, facilitando a aplicação das metodologias ágeis em seus desenvolvimentos. Quase metade das empresas possuem até 50 funcionários, e de modo geral, há poucas equipes em cada organização com poucas pessoas em cada equipe e além disso, a maioria dos respondentes não participa de mais do que uma equipe de desenvolvimento. Esse é um cenário produtivo para o cumprimento das atividades ágeis. Quase todos os participantes da survey conhecem as metodologias ágeis há até 10 anos, e mais da metade há apenas 4 ou 5 anos, evidenciando uma baixa maturidade acerca desses conhecimentos.

As práticas exercidas pelas organizações condizem com os princípios ágeis. Todas as questões que envolviam a associação desses princípios com as suas práticas foram respondidas de forma positiva. A satisfação do cliente é prioridade nessas organizações, em contra partida observa-se que recursos além dos exigidos pelo cliente são desenvolvidos, prática que não é apoiada pelos ideais ágeis no desenvolvimento de software, e significam complexidade acima do essencial, tornando seus projetos e processos menos simples do que poderiam ser.

Todas as atividades que fazem parte de alguma metodologia ágil imposta previamen- te como opção de escolha aos participantes foram selecionadas. As reuniões diárias são as mais adeptas pelas organizações, além de reuniões constantes com os clientes e prototipagem ágil. Observa-se que todas as organizações praticam atividades ágeis em seus desenvolvimentos e os resultados mostram que essas atividades tem sido planejadas com datas e horas marcadas constantemente.

Uma característica das organizações que não condiz com os princípios ágeis é a não interação do cliente com os membros das equipes de desenvolvimento. A colaboração entre as partes citadas é realizada sem acompanhamento contínuo e muitos problemas podem resultar dessa prática. Do mesmo modo, a maioria dos participantes não enxerga na figura dos seus clientes motivação e a autoavaliação como importantes personagens

nos processos de desenvolvimento. Em contraposição, a grande maioria dos membros dos projetos trabalham juntos num mesmo ambiente geográfico, seguindo o que é recomendado pelas suas metodologias.

Uma característica interessante no cenário ágil na região é a forma com que as decisões dos desenvolvedores são tratadas pela administração das organizações. A administração tende a apoiar os desenvolvedores. Existem evidências de que os desenvolve- dores têm voz ativa nos debates sobre as decisões a serem tomadas acerca dos projetos desenvolvidos. Do mesmo modo, os participantes apontaram que seus colaboradores possuem competência e experiência positivas e qualificadas.

A cultura organizacional tende a ser centrada mais na equipe do que no cliente, porém essa diferença é mínima e ambos os personagens são vistos com grande importância pelas organizações. Além disso, com base na visão dos participantes, a maioria das estruturas de gestão são pouco burocráticas, porém, a diferença poderia ser maior, mais de 1/3 dos participantes consideram as estruturas de gestão organizacionais da empresas burocráticas.

No cenário ágil, há mais interesse em avaliar os quesitos qualitativos em vez de quantitativos, entretanto no cenário da região a importância aos controles quantitativos são maiores com uma pequena margem de diferença. Deve-se levar em consideração a comparação entre os dois controles para buscar futuras alternativas de desenvolvimento.

Nos projetos e processos de desenvolvimento há mecanismos de apoio à comunicação rápida e eficaz entre as áreas de desenvolvimento, operações, suporte, clientes, gerenciamento e negócios. Na maioria dos casos essa comunicação é realizada pessoalmente, cara a cara, mesmo que a maioria das opções selecionadas sejam minimamente positivas. Essas são características muito importantes em relação aos princípios ágeis de desenvolvimento de software e pelas descobertas, as atividades são realizadas em sua maior parte de forma bem sucedida.

Os feedbacks rápidos são incentivados por quase a totalidade das organizações, isso aumenta o fluxo de troca de informações entre os envolvidos e leva a um bom andamento do projeto, contribuindo para a qualidade do produto final. Além disso, há incentivos das organizações para a mudança nos requisitos.

Os prazos e as entregas são bem definidos e constantes. Essa definição é realizada em sua maioria pela equipe e pelo responsável pelo projeto. O momento que ocorre a definição é em sua maioria no início do desenvolvimento, porém há uma grande parcela

que realiza durante a fase de produção.

As questões descritivas nos proporcionaram explorar alguns pontos positivos e negativos sobre as pessoas e papéis e prazos e entregas, porém não é possível confirmar a sua aplicabilidade de forma geral nas empresas. Todos esses aspectos descritos só são possíveis de confirmar no cenário específico da empresa que apontou. Todavia, os dados são interessantes e podem ser utilizados em futuros estudos. No geral, sobre os prazos e entregas constituírem um problema para as organizações, há um grande embate, divididas quase que na metade entre respostas positivas e negativas, o que concluí-se que há muitos problemas e obstáculos a serem combatidos nessa área.

5.2.2 QUESTÃO DE PESQUISA 2

A partir da análise sobre o cenário das práticas ágeis de desenvolvimento de software nas empresas identificadas, na seção anterior, nesta serão apontados os problemas e obstáculos que as empresas enfrentam. Assim sendo, objetiva-se contribuir para responder a segunda questão de pesquisa. Assim como na QP 1, essa questão é ampla e não pretende-se dar uma resposta totalmente objetiva, mas sim apontar os fenômenos descobertos no estudo.

É possível observar que os clientes estão afastados da equipe de desenvolvimento. Não há acompanhamento contínuo por parte dos futuros usuários no desenvolvimento do software. Os participantes demonstraram que não enxergam em seus clientes motivação sobre o produto e eles não se consideram personagens importantes nos processos de desenvolvimento. Essa questão é de extrema importância pois pode faltar com qualidade nos processos de correção e refinamento dos requisitos. Uma posição pode estar sendo tomada, indicando isso a questão sobre o incentivo aos feedbacks por parte da organização, porém podemos concluir que apenas esse incentivo não está sendo suficiente.

Os perfis dos participantes da pesquisa podem ser considerados como os mais providos de conhecimento técnico em suas equipes. A maioria é líder de equipe, gestor de projetos, gerente funcional e praticam em conjunto atividades de desenvolvimento. Com esse fato, podemos relacionar esses dados com os de tempo de conhecimento e prática dos mesmos participantes. 72% conhecem e praticam ágeis a 5 anos ou menos, demonstrando pouca maturidade. Pressupõe-se que os outros integrantes da equipe devam conhecer e praticar há ainda menos tempo. Com isso, podemos perceber que esse é um problema que tende a ser superado apenas com mais experiência e acúmulo de conhecimento por parte dos profissionais da região.

Na comparação dos princípios ágeis com as práticas nas organizações, a questão sobre propor um ambiente sustentável com patrocinadores, desenvolvedores e usuários manterem um ritmo constante indefinidamente, não resultaram em respostas tão positivas como se é esperado em uma organização que pratica os métodos ágeis. As respostas para essa questão se acumularam no nível 3, considerado positivo porém com possibilidade de melhorar. Essa é uma questão que merece atenção das organizações, o ambiente ágil sempre pode estar sendo estimulado e evoluído.

Na mesma seção sobre os princípios, foram notadas muitas respostas negativas sobre a prática de projetos, processos e abordagem simples nas metodologias de desenvolvi- mento, e que são implementados apenas os recursos exigidos pelos clientes. Quase metade avaliaram de forma negativa e 64% dentre as respostas positivas estão concentradas apenas no grau 3. Simplicidade tanto nas práticas de processos quanto nos produtos desenvolvidos é uma das principais características sobre ágeis e a baixa taxa de associação dessas características com as práticas reais na organização pode ser considerada um problema e um obstáculo a ser trabalho e superado.

Alguns dados que também chamam atenção é sobre as organizações possuírem uma estrutura de gestão burocrática. Mesmo que a maioria tenha selecionado graus negativos para essa afirmação, 36% respondeu de forma positiva. Essa questão merece atenção por parte dos administradores e estão relacionadas com a questão do ambiente sustentável não estar tão positivo quanto poderia. Agilidade, facilidade e eficácia são alguns dos antônimos da burocracia, e esses processos muito regrados podem impedir uma boa evolução da equipe, do desenvolvimento e das demais atividades.

Concluindo, um problema direto foi identificado sobre prazos e entregas. A maioria dos participantes concordou que os prazos e entregas são um problema nas suas organizações. Esses prazos e entregas são definidos na maioria dos produtos, no início ou durante o desenvolvimento, e geralmente é definido pela própria equipe. Esse obstáculo pode estar relacionado com todos os problemas e obstáculos até aqui encontrados, muitas más práticas em seus processos impactam diretamente nessa fase. Tendo em vista esse problema, alternativas devem ser tomadas e consequentemente a melhora dos produtos poderão ser percebidas significativamente. Prazos apertados e entregas má realizadas são características diretas de um produto sem qualidade, que não atende aos requisitos do cliente.

Documentos relacionados