• Nenhum resultado encontrado

– O RESULTADO DE UMA PARTIDA

No documento FUTSAL REGRAS DO JOGO 2021/2022 (páginas 52-57)

1 Gol marcado

Um gol será marcado quando a bola transpuser completamente a linha de meta, entre os postes e por baixo do travessão, desde que nenhuma infração às Leis do Jogo haja sido cometida pela equipe a favor da qual o gol seja marcado.

Se um jogador da equipe defensora, inclusive o goleiro, acidental ou intencionalmente deslocar ou derrubar a meta e os árbitros confirmarem que a bola ultrapassou a linha de meta e entrou no gol, entre a posição normal das traves (conforme estipulado na Regra 1), os árbitros devem conceder o gol. Se a meta for deslocada ou derrubada intencionalmente, os árbitros devem advertir o jogador infrator com Cartão Amarelo/CA.

Se um jogador da equipe atacante, inclusive o goleiro, deslocar ou derruba a meta, os árbitros devem anular o gol. Se a meta for deslocada ou derrubada intencionalmente, os árbitros devem advertir o jogador infrator com Cartão Amarelo/CA.

Se o goleiro lançar a bola diretamente para dentro do gol dos adversários, deve-se conceder um arremesso de meta, exceto em casos em que as regras domésticas proíbam o arremesso da bola diretamente sobre a linha central da quadra nas categorias infantil, master (veteranos), de deficientes físicos ou nas categorias de base do futsal. Nesse caso, concede-se um tiro indireto à equipe adversária, a ser cobrado do local onde a bola cruzou a linha central.

Não gol

Se um dos árbitros paralisar o jogo para sinalizar um gol antes de a bola ter ultrapassado, em sua totalidade, a linha de meta (entre as traves, conforme estipulado na Regra 1) e imediatamente se der conta de que cometeu um erro, o jogo será reiniciado com bola ao chão.

2 Equipe vencedora

A equipe que marcar maior número de gols durante a partida será a vencedora.

Quando as duas equipes marcarem o mesmo número de gols ou não marcarem nenhum, o jogo terminará empatado

Se o regulamento da competição exigir que uma equipe seja declarada vencedora após um jogo ou após partidas de ida e volta que terminem empatadas, são

permitidos os seguintes critérios de desempate:

• Regra de gols marcados fora de casa;

• Prorrogação com dois períodos iguais de, no máximo, 5 minutos cada. As regras da competição devem estipular a duração dos dois períodos iguais de prorrogação;

• Cobrança de tiros livres da marca penal.

Pode ser feita combinação dos critérios acima.

3 Cobranças dos tiros da marca penal

Os tiros livres da marca penal são executados após o término do jogo e, a menos que haja estipulação diferente, aplicam-se as Regras de Jogo do Futsal pertinentes.

As cobranças dos tiros desde a marca penal não fazem parte da partida.

O jogador expulso durante o jogo não pode participar. As Advertências Verbais e as Advertências com Cartão Amarelo/CA, feitas durante o jogo, não são consideradas para a cobrança dos tiros livres da marca penal.

Procedimento

Antes do início das cobranças dos tiros da marca penal

• A menos que existam outros fatores a serem considerados (por exemplo, condições da superfície de jogo, segurança, posicionamento das câmeras TV, etc.) ou que o regulamento da competição o estabeleça, o árbitro efetua um sorteio por meio de uma moeda para decidir qual meta serão executados os tiros

• O árbitro realizará um novo sorteio com uma moeda, e a equipe vencedora decidirá se vai executar o primeiro ou o segundo tiro;

• Todos os jogadores e suplentes estarão autorizados a efetuar as cobranças dos tiros livres da marca penal, exceto os jogadores lesionados ou expulsos ao fim da partida ou da prorrogação.

• Cada equipe é responsável por selecionar, entre os jogadores e substitutos elegíveis, a ordem pela qual eles vão executar os tiros. O árbitro não tem de ser informado dessa ordem;

• Se no final do jogo ou prolongamento e antes de ter sido iniciada a execução dos tiros livres da marca penal, uma equipe tiver mais jogadores (incluindo

substitutos) do que a equipe adversária, é permitido reduzir o seu número de jogadores para ficar igual ao da equipe adversária, devendo o árbitro ser informado do nome e número de cada jogador excluído. Um jogador excluído por este procedimento não pode participar dos tiros livres da marca penal, exceto no caso abaixo;

• Um goleiro que ficar impossibilitado, antes ou durante a execução dos tiros livres, poderá ser substituído por um jogador excluído para igualar o número de jogadores das equipes, ou se sua equipe não tiver feito o número máximo de substituições autorizadas, por um substituto inscrito, mas o goleiro substituído não poderá voltar a participar do procedimento nem executar qualquer tiro.

• Se o goleiro já houver executado o tiro, o jogador que o substituir só poderá executar o tiro na próxima rodada de tiros.

Durante a execução dos tiros desde a marca penal

• Será permitida a permanência na quadra apenas dos jogadores e dos suplentes autorizados para cobrar dos tiros desde a marca penal, os árbitros e os outros integrantes da equipe de arbitragem.

• Todos os jogadores e os suplentes habilitados para cobrar os tiros livres da marca penal, exceto o executor e os dois goleiros, devem permanecer dentro do círculo central, sobre a linha central ou então, um pouco atrás desta.

• O goleiro da equipe executante deverá permanecer na quadra, fora da área penal, em uma linha imaginária, a pelo menos 5m da marca do ponto penal e no lado oposto da quadra dos bancos de reservas e do segundo árbitro.

• Todo jogador ou suplente autorizado a participar das cobranças dos tiros livres da marca penal poderá trocar de lugar com o goleiro.

• O tiro será considerado concluído quando a bola parar, quando sair do campo ou quando o árbitro interromper o jogo por qualquer infração às regras. O cobrador do tiro livre não pode tocar na bola uma segunda vez;

• O árbitro deve anotar o resultado de todos os tiros executados.

• Se o goleiro cometer uma infração e, como consequência, o tiro for repetido, o goleiro deve ser advertido verbalmente pela primeira infração e advertido com Cartão Amarelo/CA por qualquer outra infração subsequente.

• Se o cobrador do tiro for punido por qualquer infração cometida após o árbitro ter dado o sinal para a cobrança do tiro, o tiro é considerado como perdido e o infrator punido com Cartão Amarelo/CA.

• Se ambos, o goleiro e o cobrador do tiro, cometerem infrações ao mesmo tempo, o tiro será considerado como perdido e o cobrador punido com Cartão Amarelo/CA.

• Se durante as cobranças dos tiros desde a marca penal, uma equipe tiver menos jogadores do que a outra, a equipe com mais jogadores poderá optar por reduzir o seu número de jogadores para se equiparar ao da equipe adversária; nesse caso, será necessário informar aos árbitros o nome e o número do jogador excluído, caso se aplique. Jogadores excluídos não poderão participar da cobrança dos tiros desde a marca penal, exceto para substituir um goleiro, conforme descrito acima.

Cada equipe executará cinco tiros, de acordo com as diretrizes adiante:

• Os tiros serão executados alternadamente, um por equipe;

• Cada tiro deve ser executado por um jogador diferente, sendo que todos os jogadores e os suplentes autorizados a participar das cobranças devem cobrar um tiro antes que qualquer jogador ou suplente possa efetuar uma segunda cobrança.

• Se antes das duas equipes executarem seus cinco tiros, uma delas marcar mais gols do que a outra possa marcar ainda que execute os tiros restantes, o árbitro encerrará as cobranças;

• Se depois das duas equipes executarem os cinco tiros houver empate, a execução prosseguirá, alternadamente, até que uma equipe marque um gol a mais do que a outra, com o mesmo número de cobranças;

• O princípio acima deve ser aplicado a qualquer sequência de tiros que houver, mas uma equipe pode alterar a ordem dos executantes;

• Os tiros livres não podem ser retardados devido à saída de um jogador do campo de jogo. O tiro do jogador que estiver fora do campo de jogo será considerado como se fosse executado e perdido, se o jogador não regressar a tempo de executar o tiro.

Substituições e expulsões durante a execução dos tiros desde a marca penal.

• É permitido advertir com Cartão Amarelo/CA ou expulsar/CV um jogador ou um suplente.

• Um goleiro que seja expulso/CV deve ser substituído por um jogador habilitado;

• Um jogador que ficar impossibilitado de executar o tiro não pode ser substituído, exceto o goleiro;

• O árbitro não pode interromper definitivamente o jogo, se uma equipe ficar reduzida a menos de três jogadores.

4 Gols marcados fora de casa

O regulamento da competição pode estabelecer, em casos de as equipes jogarem partidas de ida e volta (eliminatória), que se o placar agregado (somados os de ambas as partidas) terminar em empate, a equipe que marcar mais gols na equipe que tiver o mando de campo será declarada vencedora. Outros critérios podem ser previstos no regulamento das competições, nos limites das Regras do Jogo de Futsal.

No documento FUTSAL REGRAS DO JOGO 2021/2022 (páginas 52-57)

Documentos relacionados