• Nenhum resultado encontrado

Resultados Alcançados

No documento Sistema de gestão de recursos móveis (páginas 71-80)

Os estudos, testes e desenvolvimentos efectuados permitem perceber o modo de implementação, a evolução e a potencialidade das tecnologias utilizadas para a solução.

No caso particular da integração da plataforma Pentaho BI no portal, esperava-se uma integração mais sofisticada relativamente à apresentada. Existe alguma documentação que indica que a plataforma inclui Portlets desenvolvidos para integração em portais. Esta possibilidade foi testada através de intercomunicação de Portlets mas, os resultados demonstraram que essa funcionalidade ainda não se encontra verdadeiramente funcional e aplicável. O resultado mais próximo que se conseguiu foi ter o portal Liferay e a plataforma Pentaho BI no mesmo servidor Tomcat e apresentar um Portlet HTML da plataforma no portal. Os Portlets mais sofisticados e de real interesse não funcionam no portal.

Esta via de integração pode ter falhado por um de dois motivos. O primeiro motivo pode prender-se simplesmente com o facto de a funcionalidade dos Portlets da plataforma Pentaho BI não estar terminada. O segundo motivo pode dever-se à não compatibilidade dos Portlets implementados na plataforma Pentaho BI, com a versão do portal utilizada. Contudo, o último motivo é pouco provável, já que o conceito de Portlet é precisamente ser desenvolvido sobre uma norma e ser portável entre portais.

A pesquisa sobre esta solução de integração da plataforma Pentaho no portal tornou-se difícil devido à fraca documentação mantida pela comunidade, quer em quantidade, quer na qualidade dos documentos. Para todas as outras tecnologias das funcionalidades do sistema foi sempre encontrada a documentação necessária. Embora, no geral, o facto de estas frameworks de Código Aberto estarem em constante evolução, torna difícil o trabalho das comunidades acompanharem a evolução e actualizarem a documentação em tempo útil. Como exemplo, destaca-se novamente a plataforma Pentaho que só no ano 2010 teve três lançamentos de versões finais, mas a documentação encontrada sobre os temas necessários estão datados de 2006 a 2009.

Dado o insucesso desta solução de integração foi necessário encontrar uma solução alternativa que permitisse disponibilizar a componente de Apoio à Decisão no portal. Assim, a alternativa encontrada consiste em formular pedidos de Indicadores ou Painéis de Indicadores de BI à plataforma Pentaho através de URL, conforme especificado na secção 5.2.6. Ou seja, a

Desenvolvimento e Implementação

54

plataforma permite publicar, no servidor da mesma, os gráficos ou outros indicadores de BI e acedê-los directamente através de URL num Navegador Web. Esta funcionalidade pode ser utilizada no portal com iFrame Portlets.

Em relação ao estudo inicial sobre a integração das tecnologias, apenas a plataforma Pentaho obrigou a busca de uma alternativa na estratégia. As restantes tecnologias foram integradas como inicialmente previsto.

Os resultados finais alcançados incluem a implementação total da arquitectura proposta (mostrada na Figura 10), com a integração e a prova do funcionamento conjunto de todos os seus componentes, através das seguintes acções:

 Desenvolvimento de uma aplicação que demostra a integração das tecnologias em Spring Portlet MVC, com toda a configuração em XML necessária e construtor Ant à medida (Figura 30);

 Integração da aplicação desenvolvida em Spring Portlet MVC com o portal Liferay (Figura 30);

Desenvolvimento de um tema simples para smartphone (estratégia de desenvolvimento

Theme do Liferay) (Figura 31);

 Desenvolvimento de novas funcionalidades para o portal Liferay com Velocity (estratégia de desenvolvimento Hook do Liferay), tais como:

o Redireccionamento do utilizador para a sua página pessoal após a autenticação no portal;

o Redireccionamento do acesso dos utilizadores ao portal através de iPhone ou Android para a visualização adaptada aos dispositivos;

Integração da plataforma Pentaho BI com o portal Liferay através de iFrame Portlets com pedidos URL à plataforma dos indicadores de BI (Dashboards, Gráficos, Relatórios, etc.) (Figura 32);

Prova do não funcionamento da intercomunicação dos Portlets da plataforma Pentaho BI com o portal Liferay, apesar de estar previsto o seu desenvolvimento e estarem declarados na Community Edition da plataforma.

Conforme as acções descritas, para integrar e testar as tecnologias solução MRM foi necessário recorrer a diferentes estratégias de desenvolvimento e desenvolver diferentes projectos nas diferentes frameworks.

Da Figura 30 à Figura 32 são mostrados alguns dos resultados alcançados.

Na Figura 30 é possível verificar a integração da aplicação MRM desenvolvida em Spring Portlet MVC Framework no portal Liferay. Do lado esquerdo da imagem, o menu de adição de

Portlets ao portal, onde o Portlet desenvolvido se encontra sob o submenu “Spring Portlet”. Do

lado direito da imagem, o respectivo Portlet, já adicionado.

Para o efeito de teste e demonstração das tecnologias da aplicação MRM, foi desenvolvido o Portlet que faz a gestão dos tipos de tarefas da solução. Através deste é possível pré-definir os tipos de tarefas do sistema, efectuando as operações CRUD dos objectos Tipo de Tarefa sobre a Base de Dados.

Desenvolvimento e Implementação

55

Figura 30 – Demonstração do Portal e do Portlet Spring da Aplicação MRM

A Figura 31 mostra o resultado da estratégia Theme desenvolvida para o portal, onde o mesmo Portlet (mostrado na Figura 30) é redimensionado e colocado numa única coluna junto com outros Portlets. O Hook desenvolvido complementa esta funcionalidade, permitindo o redireccionamento do utilizador para na página do portal com os Portlets que se pretendem visualizar em smartphone.

Para o efeito, foi utilizado um emulador de smartphone com o sistema operativo Android.

Figura 31 – Demonstração do Tema do Portal Liferay para Smartphone

Na Figura 32 é possível visualizar o resultado da solução adoptada para a integração da componente de Apoio à Decisão na solução. Na figura, são mostrados diferentes indicadores de BI, de exemplo na plataforma Pentaho BI, no portal Liferay.

Desenvolvimento e Implementação

56

Figura 32 – Demonstração de Painel de Indicadores Pentaho no Liferay

Como o desenvolvimento efectuado é um desenvolvimento de teste e demonstração das tecnologias, não houve cuidados especiais com a aparência e/ou enquadramento dos Portlets no portal.

Em suma, os resultados satisfazem plenamente os objectivos da Dissertação, pois permitem verificar a adequação e integração das tecnologias da solução apresentada às exigências das funcionalidades esperadas para a aplicação MRM.

As tecnologias utilizadas permitem o desenvolvimento de uma aplicação consistente, escalável e versátil que pode originar diferentes aplicações MRM adaptadas para diferentes áreas de negócio. Com estes resultados é possível prever uma aplicação que funcionará com base numa Base de Dados OLTP e que permitirá operar de forma eficaz, com a possibilidade da actualização dos estados dos colaboradores em tempo real. O sucesso da integração da componente de Business Intelligence irá permitir a análise dos dados gerados pelo sistema e uma componente forte de Apoio à Decisão. Este facto associado às restantes funcionalidades totalmente desenvolvidas com tecnologias de Código Aberto torna esta aplicação MRM uma aplicação simples, de baixo custo e inovadora, em função das soluções existentes no mercado.

57

Capítulo 6

Conclusões e Trabalho Futuro

Nesta Dissertação foi concebida uma solução empresarial inovadora que é capaz de gerir recursos móveis em tempo real e que integra uma componente de Apoio à Decisão. O seu desenvolvimento foi feito com recurso às melhores práticas de desenvolvimento e às mais recentes e evoluídas tecnologias de Código Aberto.

A Dissertação envolve um trabalho extenso que se inicia com a fase de enquadramento da solução a desenvolver no mercado actual, incluindo o posicionamento da solução no mercado, face às soluções existentes. Na fase seguinte foi feito todo o trabalho de concepção da solução, com o estudo das frameworks candidatas e das respectivas tecnologias. Na terceira fase foi feita a demonstração da solução integrada, com o teste e integração das tecnologias numa aplicação empresarial Java, incluindo o suporte da componente de Apoio à Decisão com a plataforma de BI. A quarta fase corresponde à escrita e apresentação de todo o trabalho desenvolvido na Dissertação.

Devido à sua extensão e às tecnologias utilizadas, o trabalho desenvolvido foi bastante desafiador. Os trabalhos da Dissertação foram executados exclusivamente pelo autor e sem qualquer tipo de formação prévia sobre as frameworks utilizadas. A aprendizagem foi feita através de um estudo inicial mas, principalmente aquando da implementação e teste das tecnologias da solução. Por sua vez, as tecnologias e frameworks de Código Aberto, pelo facto de estarem em constante evolução e fazerem parte do Estado da Arte, nem sempre têm a documentação adequada e o melhor suporte ao desenvolvimento.

Contudo, os resultados alcançados consideram-se muito satisfatórios, na medida em que todos os objectivos intermédios previstos foram alcançados e como tal, o objectivo principal atingido: a concepção e teste da arquitectura e infraestrutura da aplicação empresarial capaz de responder aos requisitos esperados para a aplicação MRM num contexto empresarial.

A solução foi desenvolvida com as tecnologias da plataforma Java EE, uma plataforma transversal, suportada por múltiplas plataformas de desenvolvimento (Oracle, 2010). Sobre esta plataforma foi desenvolvida uma aplicação de demonstração com recurso as tecnologias enunciadas que se integra facilmente num portal, neste caso, no portal Liferay. Por sua vez, o acesso de dispositivos móveis ao portal Liferay ficou testado com o desenvolvimento de um tema (Theme) para smartphone cujo principal objectivo é adaptar a visualização dos Portlets para o respectivo dispositivo. Assim como, ficou testado o desenvolvimento de um Hook para o portal Liferay que detecta e faz o redireccionamento de smartphones para a página adequada ao dispositivo. Ainda, a componente de Apoio à Decisão ficou integrada na solução através da possibilidade da visualização dos gráficos e/ou Painéis de Indicadores da plataforma Pentaho no portal Liferay.

Conclusões e Trabalho Futuro

58

O desenvolvimento efectuado permitiu trabalhar com as diversas estratégias de desenvolvimento das diferentes frameworks. Para o efeito, foi necessário recorrer a diferentes linguagens e tecnologias desde o DI da Spring Framework ao Velocity do portal Liferay.

As plataformas e tecnologias seleccionadas para o desenvolvimento da Dissertação foram escolhidas com base nas suas funcionalidades e no seu Estado da Arte. A framework de desenvolvimento da Spring Source é das mais avançadas e das que mais tecnologia dispõe, é completamente modular, permitindo ao programador utilizar exactamente aquilo que precisa da

framework, tendo sempre a hipótese de integrar diferentes tecnologias na sua aplicação. Além

disso, a framework é orientada à utilização do padrão de arquitectura MVC (SpringSource, 2010).

No caso do portal Liferay e da plataforma Pentaho BI, representam o Estado da Arte nas respectivas categorias de portais e plataformas de BI de Código Aberto. O Liferay é amplamente usado e testado, com diversos parceiros importantes no universo das TI. A plataforma Pentaho BI, essencialmente ao nível da Arquitectura, ambiente gráfico e usabilidade, é a solução de BI de Código Aberto que maior potencial apresenta.

Trabalho Futuro

Tendo em conta as funcionalidades previstas para a solução MRM final, a aplicação só fica completa após o desenvolvimento dos restantes Portlets da aplicação Spring, incluindo o desenvolvimento e implementação de um algoritmo de planeamento e escalonamento das tarefas e a geração de percursos para os Operacionais (com exportação para ficheiros de itinerários para dispositivos GPS). Além disso, recomenda-se o desenvolvimento de um tema mais adequado para o portal e para smartphone.

Na componente de Business Intelligence será necessário construir dashboards a partir dos dados resultantes do funcionamento da aplicação MRM, com recurso às ferramentas da plataforma Pentaho BI.

Ainda na componente de BI, recomenda-se o desenvolvimento de iFrame Portlets que se adaptem à visualização dos dashboards que forem construídos.

A integração das tecnologias foi testada e a viabilidade da solução foi demonstrada mas, só após a conclusão destas recomendações é que será possível analisar e provar toda a potencialidade da solução MRM concebida.

59

Referências

Aberdeen Group. Dezembro 2009. Enterprise Mobility 2010 - More Productivity, Same

Budget. s.l. : Aberdeen Group, Dezembro 2009.

—. 2009. More Mobility – Less Budget: The 2009 Enterprise Mobility Benchmark.

Aberdeen Group Web Site. [Online] Janeiro 27, 2009. http://www.aberdeen.com/aberdeen-

library/5909/RP-enterprise-mobility-applications.aspx.

Accenture. 2010. Accenture Innovation Center for Open Source. [PDF Document] 2010. —. 2010. Accenture Innovation Center for Open Source. Accennture Web Site. [Online]

2010.

http://www.accenture.com/Global/Technology/Systems_Integration_Consulting/Services/Innov ationOpenSource.htm.

—. 2010. Accenture Mobile Solutions - Unleashing the power of mobility solutions for

enterprise. [Online] 2010. http://www.accenture.com/NR/rdonlyres/22EE0D46-D554-4A8B- A04D-5E8C19E405D8/0/Accenture_Mobile_Solutions.pdf.

—. 2010. Accenture Open Source Solutions. Accenture Web Site. [Online] 2010.

http://www.accenture.com/Global/Technology/Open_Source/default.htm.

AICEP . 2010. Portugal - Ficha País (Março 2010). s.l. : Agência para o Investimento e

Comércio Externo de Portugal, 2010.

Ambler, Scott W. 2010. Introduction to Test Driven Design (TDD). [Online] 2010.

http://www.agiledata.org/essays/tdd.html#WhatIsTDD.

Cisco. 2010. Cisco Context-Aware Mobility Solution: Presence Applications. Cisco

Systems Web Site. [Online] 2010.

https://www.cisco.com/en/US/solutions/collateral/ns340/ns394/ns348/ns788/brochure_c22- 497557.html.

—. 2010. Context-Aware Mobility Video. Cisco Systems Web site. [Online] 2010.

https://www.cisco.com/web/strategy/wireless/cam_grn_scrn_vid.html.

—. 2010. IBM - Strategic Alliances - Cysco Systems. Cisco Systems Web Site. [Online]

2010. http://www.cisco.com/web/partners/pr67/pr30/partners_strategic_alliance_.html.

—. 2010. Soluções de mobilidade - Cisco Systems. Cisco Systems Web Site. [Online]

2010. http://www.cisco.com/web/PT/solutions/mobility_index.html.

CSC. 2010. CSC Mobile Enterprise. CSC Web Site. [Online] 2010. http://www.csc.com/managed_network_services/offerings/41553/41598-mobile_enterprise.

—. 2010. Mobile Executive: solutions for movers & shakers. [PDF Document] 2010. —. 2010. Mobile Worker: powerfull solutions keep you moving. [PDF Document] 2010. E-Commerce Times. 2009. E-Commerce News: Handled Devices: Enterprise Mobility:

An Investment That Works Harder, Smarter. E-Commerce Times Web Site. [Online] Setembro

4, 2009.

http://www.ecommercetimes.com/story/66742.html?wlc=1271670252&wlc=1272456443&wlc =1272896028&wlc=1278256927.

Fowler, Martin. 2004. Martin Fowler - Inversion of Control Containers and the

Dependency Injection Pattern. Martin Fowler's Blog. [Online] 2004.

Referências

60

Geoglobal. 2010. Geoglobal :: GeoMob. Geoglobal Web Site. [Online] 2010.

http://www.geoglobal.pt/ser_detalhe.php?aId=61.

—. 2008. GeoMob: Solução de Gestão e Controlo de Bens e Recursos Móveis. [Online]

2008. http://www.idc.pt/downloads/events/pres_2008-02-26/07_Geoglobal_2.pdf.

HP. 2010. Mobile Applications Services. HP Enterprise Services. [Online] Julho 2010.

https://h10134.www1.hp.com/services/mobileapps/.

IAPMEI. 2008. Sobre as PME em Portugal. 2008.

Intergraph Corporation. 2005. Mobile Resource Management and Beyond. Directions

Magazine. [Online] 17 de Abril de 2005.

http://www.directionsmag.com/article.php?article_id=831.

Liferay. 2010. Lifery Portal - Development Documentation. [PDF Document] s.l. : Connor

McKay, Editor, 2010.

Liferay, Inc. 2010. Enterprise open source portal and collaboration software. Liferay.com.

[Online] 2010. http://www.liferay.com/.

Ministério da Ecónomia e da Inovação. IAPMEI - Estudos e Informação Económica -

Sectores, Fileiras e Clusters. Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação. [Online] http://www.iapmei.pt/iapmei-art-02.php?id=228&temaid=15.

MySQL. 2010. MySQL :: Download MySQL Workbench. MySQL.com. [Online] 2010.

http://www.mysql.com/downloads/workbench/.

Oracle. Introducing Java Portlet Specifications: JSR 168 and JSR 286. Sun Developer

Network. [Online] http://developers.sun.com/portalserver/reference/techart/jsr168/.

—. 2010. J2EE[tm] Design Patterns > Design Patterns Catalog. J2EE Patterns Catalog.

[Online] 2010. http://www.oracle.com/technetwork/java/index-jsp-136701.html.

—. 2010. Java BluePrints - J2EE Patterns. Java BluePrints: Model-View-Controller.

[Online] 2010. http://www.oracle.com/technetwork/java/mvc-detailed-136062.html.

—. 2010. Java Blueprints Patterns. Sun Developer Network. [Online] 2010.

http://java.sun.com/blueprints/patterns/index.html.

—. 2010. Java Blueprints: Guidelines, Patterns, and code for end-to-end Java applications.

Oracle Technology Network. [Online] 2010. http://www.oracle.com/technetwork/java/index-

jsp-136701.html.

—. 2010. Oracle Technology Network for Java Developers. Oracle Web Site. [Online]

2010. http://www.oracle.com/technetwork/java/index.html.

—. 2010. Your First Cup: An Introduction to the Java EE Platform. [PDF Document]

2010. PartNo: 821–1770–11.

Pentaho Community. 2008. Pentaho Community Wiki. 02. Architecture - BI Platform -

Pentaho Wiki. [Online] Janeiro 30, 2008.

http://wiki.pentaho.com/display/ServerDoc2x/02.+Architecture.

Pentaho Corporation. 2010. Data mining and machine learning used to help you

understand the business better and also improve future performace through predictive analytics.

Weka Project: Pentaho Data Integration. [Online] 2010. http://weka.pentaho.com/.

—. 2008. Introducing the Pentaho BI Suite Community Edition. [PDF Document] 2008. —. 2010. Open Source analysis OLAP server written in Java. Enabling interactive analysis

of very large datasets stored in SQL databases without writting SQL. Mondrian: Pentaho

Analysis. [Online] 2010. http://mondrian.pentaho.com/.

—. 2010. Open Source ETL designed to bridge the gap between business and IT. Kettle

Project: Pentaho Data Integration. [Online] 2010. http://kettle.pentaho.com/.

—. 2010. Open Source report content creation, generation and distribution from all sources

of information. Pentaho Reporting Project. [Online] 2010. http://reporting.pentaho.com/.

—. 2008. Pentaho Open Source Business Intelligence Platform Technical White Paper.

[PDF Document] 2008.

Ramos, Isabel and Santos, Maribel Yasmina. 2009. Business Intelligence, Tecnologias

da Informação na Gestão do Conhecimento. s.l. : FCA - Editora de Informática, Lda, 2009.

Referências

61

Santos, Maribel Yasmina and Ramos, Isabel. 2009. Business Intelligence - Tecnologias

da Informação na Gestão do Conhecimento. Lisboa : FCA - Editora de Infomática, Lda, 2009.

ISBN: 978-972-722-516-3.

Sinfic. 2010. Sinfic - Soluções de Mobilidade Newsletter. Sinfic, SA Web Site. [Online]

2010. http://www.sinfic.pt/SinficNewsletter/sinfic/Newsletter184/UN.MobileSolutions.html.

—. 2010. Soluções de Negócio. Sinfic, SA Web Site. [Online] 2010.

http://sinfic.org/SinficWeb/displayconteudo.do2?numero=23484.

Spring Source. 2010. Spring Framework 3.0.4, Reference Documentation. [PDF

Document] 2010.

SpringSource. 2010. SpringSource Tool Suite -- The Best Development Tool for

Enterprise Java. SpringSource. [Online] 2010. http://www.springsource.com/developer/sts.

Wells, Don. 2010. Extreme Programming Rules. Extreme Programming: A gentle

REFERÊNCIAS

No documento Sistema de gestão de recursos móveis (páginas 71-80)

Documentos relacionados