• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.4 RESULTADOS COM DADOS REAIS DE ESTADO DE RE POUSO

Como visto nas simulações anteriores, o algoritmo EMD não apresentou bons re- sultados em dados de tarefa e, por este motivo, sua análise não foi levada adiante. Para os dados reais de estado de repouso, são analisadas as estratégias utilizando os méto- dos EMD, EMCD, pré-processamento tradicional realizando a etapa de censoring e o pré-processamento tradicional sem realizar a etapa de censoring.

4.4.1

Análise baseada em Sementes

Após a realização da análise baseada em sementes, foi realizado um teste t, com- parando os grupos (bons leitores vs. maus leitores) em sete diferentes regiões do cortex cerebral. As regiões utilizadas foram: área de Brodmann 4 (BA4, do inglês Brodmann Area), área de Brodmann 41 (BA41), giro frontal inferior esquerdo (LIFG, do inglês Left Inferior Frontal Gyrus), giro frontal medial (MFG, do inglês Middle Frontal Gyrus), cortex cingulado posterior (PCC, do inglês Posterior Cingulate Cortex), giro temporal superior (STG, do inglês Superior Temporal Gyrus) e cortez pré-frontal medial anterior (aMPFC, do inglês Anterior Middle Pre-Frontal Cortex). Essas regiões podem ser vistas na Figura

9. Foi realizada uma análise de cluster e os seguintes parâmetros: 𝑝 ⊘ 0, 005, mínimo de 39 voxels por cluster, sendo que os voxels podem ser conectados pelas faces ou arestas ou cantos. Nesta análise, a estratégia E3 não apresentou nenhum resultado signiĄcativo com os parâmetros acima citados. A semente localizada na região do cortex pré-frontal medial anterior não apresentou nenhum resultado signiĄcativo com os parâmetros utilizados em nenhuma das estratégias.

Cada Ągura está acompanhada de uma tabela que serve para auxiliar o entendi- mento dos resultados. Cada tabela contém: um identiĄcador de número da linha, sendo este número correspondente a linha de mesmo número na Ągura que corresponde a refe- rida tabela; o número de voxels em cada cluster encontrado; as coordenadas 𝑥, 𝑦 e 𝑧 do ponto focal de ativação do cluster em questão e qual é a estratégia que corresponde as informações acima citadas.

72 Capítulo 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Figura 19 ŰResultado da análise baseada em sementes quando utilizada uma semente na região da BA4.

Os cortes apresentados mostram a comparação entre as quatro estratégias utilizadas de pré- processamento. Cada conjunto de uma imagem axial e uma sagital mostram um dos clusters encontrados em cada estratégia. As colunas apresentam os resultados para cada uma das estratégias utilizadas. Para cada linha, os cortes em cada estratégia foram gerados na mesma coordenada e esta é a coordenada do ponto focal de ativação apresentada na Tabela8. Fonte: A autora (2016).

Tabela 8 Ű Coordenadas focais dos clusters encontrados na análise baseada em sementes na região BA4 e apresentados na Figura19.

Número da Linha Estratégia Voxels x y z

1 EMCD 328 -40.5 24.5 42.5

1 EMCD modiĄcado 212 -40.5 24.5 42.5

2 EMCD 113 -28.5 -5.5 51.5

2 EMCD modiĄcado 105 -28.5 -5.5 51.5

Tabela 9 Ű Coordenadas focais dos clusters encontrados na análise baseada em sementes na região BA41 e apresentados na Figura20.

Número da Linha Estratégia Voxels x y z

1 EMCD 53 -40.5 -68.5 15.5

1 EMCD modiĄcado 46 -40.5 -68.5 15.5

Figura 20 ŰResultado da análise baseada em sementes quando utilizada uma semente na região da BA41.

Os cortes apresentados mostram a comparação entre as quatro estratégias utilizadas de pré- processamento. Cada conjunto de uma imagem axial e uma sagital mostram um dos clusters encontrados em cada estratégia. As colunas apresentam os resultados para cada uma das estratégias utilizadas. Para cada linha, os cortes em cada estratégia foram gerados na mesma coordenada e esta é a coordenada do ponto focal de ativação apresentada na Tabela9. Fonte: A autora (2016).

4.4. RESULTADOS COM DADOS REAIS DE ESTADO DE REPOUSO 73

Figura 21 Ű Resultado da análise baseada em sementes quando utilizada uma semente na região do LIFG.

Os cortes apresentados mostram a comparação entre as quatro estratégias utilizadas de pré- processamento. Cada conjunto de uma imagem axial e uma sagital mostram um dos clusters encontrados em cada estratégia. As colunas apresentam os resultados para cada uma das estratégias utilizadas. Para cada linha, os cortes em cada estratégia foram gerados na mesma coordenada e esta é a coordenada do ponto focal de ativação apresentada na Tabela10. Fonte: A autora (2016).

Tabela 10 Ű Coordenadas focais dos clusters encontrados na análise baseada em sementes na região LIFG e apresentados na Figura21.

Número da Linha Estratégia Voxels x y z

1 EMCD 58 -40.5 27.5 42.5

1 EMCD modiĄcado 62 -40.5 27.5 42.5

2 Tradicional sem censura 77 -31.5 51.5 21.5

Figura 22 Ű Resultado da análise baseada em sementes quando utilizada uma semente na região do MFG.

Os cortes apresentados mostram a comparação entre as quatro estratégias utilizadas de pré- processamento. Cada conjunto de uma imagem axial e uma sagital mostram um dos clusters encontrados em cada estratégia. As colunas apresentam os resultados para cada uma das estratégias utilizadas. Para cada linha, os cortes em cada estratégia foram gerados na mesma coordenada e esta é a coordenada do ponto focal de ativação apresentada na Tabela11. Fonte: A autora (2016).

74 Capítulo 4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Tabela 11 Ű Coordenadas focais dos clusters encontrados na análise baseada em sementes na região MFG e apresentados na Figura22.

Número da Linha Estratégia Voxels x y z

1 EMCD 81 -52.5 -44.5 15.5

1 EMCD modiĄcado 69 -52.5 -44.5 15.5

Figura 23 ŰResultado da análise baseada em sementes quando utilizada uma semente na região do PCC.

Os cortes apresentados mostram a comparação entre as quatro estratégias utilizadas de pré- processamento. Cada conjunto de uma imagem axial e uma sagital mostram um dos clusters encontrados em cada estratégia. As colunas apresentam os resultados para cada uma das estratégias utilizadas. Para cada linha, os cortes em cada estratégia foram gerados na mesma coordenada e esta é a coordenada do ponto focal de ativação apresentada na Tabela12. Fonte: A autora (2016).

Tabela 12 Ű Coordenadas focais dos clusters encontrados na análise baseada em sementes na região PCC e apresentados na Figura23.

Número da Linha Estratégia Voxels x y z

1 EMCD 162 -34.5 33.5 42.5

1 EMCD modiĄcado 148 -34.5 33.5 42.5

Figura 24 ŰResultado da análise baseada em sementes quando utilizada uma semente na região do STG.

Os cortes apresentados mostram a comparação entre as quatro estratégias utilizadas de pré- processamento. Cada conjunto de uma imagem axial e uma sagital mostram um dos clusters encontrados em cada estratégia. As colunas apresentam os resultados para cada uma das estratégias utilizadas. Para cada linha, os cortes em cada estratégia foram gerados na mesma coordenada e esta é a coordenada do ponto focal de ativação apresentada na Tabela13. Fonte: A autora (2016).

4.4. RESULTADOS COM DADOS REAIS DE ESTADO DE REPOUSO 75