• Nenhum resultado encontrado

Neste estudo, os resultados são quanto à conformidade ou não com o AAPM Report nº 3 em cada parâmetro testado. A seguir, são apresentados os resultados qualitativos (visuais) e quantitativos respectivamente a cada monitor analisados e aos dados coletados referentes aos formulários de registros. (10. ANEXOS).

Para uma visão do estudo, na TAB.2 segue o resultado geral de todos os parâmetros analisados.

TABELA 2: Resultado dos testes.

Testes Limites

Resultados

(Laboratório) (Clínicas)

PLANAR

5MP BARCO1 5MP BARCO2 5MP EIZO 5MP

EIZO 3MP Múltiplo propósito/ Distorção geométrica TG18-QC Até ≤ 2% de distorção

geométrica Todos os monitores apresentaram 0% de distorção geométrica.

Múltiplo propósito TG18-BR

0% sobreposição de imagens. A figura B-60 deve ser visualizada em todos os painéis. No segundo quadrante deve ser possível visualizar até B-80 e no terceiro e quarto quadrantes até B-90.

Em todos os monitores, foi possível a visualização da figura B-90 até o quarto quadrante.

Luminância

Os alvos meia-lua ao centro, assim como as 4 inserções de baixo contraste nos cantos, devem ser claramente demonstrados em todas as 16 regiões.

Foi possível a visualização de todas as inserções de baixo contraste em todas as regiões nos respectivos monitores analisados.

Uniformidade da

Luminância

Não uniformidade ≥10% para dispositivos com 2 monitores, ≥30% para dispositivos individuais. <30% >10% Teste de 80% no monitor esquerdo com percentual de 12,6% < 30% <30% Luminância e Contraste RL ≥ 100 lux. Variação entre monitores ≤ 10% Variação em relação ao padrão DICOM GSDF ≤ 10%

Em relação à variação de contraste com o padrão DICOM, todos os monitores foram reprovados com um valor acima do limite estabelecido

de 10%. Apenas a resposta de luminância teve aprovação com valores dentro dos limites de ≥ 100 lux.

Resolução

Em ambos os grupos, as linhas devem estar retas e igualmente espaçadas, havendo distinção umas das outras.

Ruído

Todos os alvos visíveis exceto o menor (2 pixels)

Todos os monitores apresentaram alvos visíveis até o quadrante com pontos de 3

pixels.

Reflexão interna/ Glare

Três ou mais alvos visíveis

Em todos os monitores eram visíveis cinco alvos.

Reflexão

Visualização das linhas existentes no padrão, e não alteração da imagem, vistas sob e sem iluminação ambiente.

Nenhuma estação de trabalho apresentou não conformidade

Anatômico

Obter o brilho e o contraste da imagem;

Nitidez da imagem Visualização dos ligamentos de Cooper; Presença de um grampo, e a presença se uma abertura no vértice da mama (MM1)

Visualização de

microcalcificações (MM1) Visualização de estruturas nas margens da mama (MM1)

Nos monitores analisados, todos os parâmetros do teste anatômico foram visualizados.

*Continuação da TAB 2.

A partir da avaliação de cada teste proposto, cada parâmetro foi analisado devidamente, levando em consideração o limite estabelecido por normas competentes e a condição do monitor, sendo este associado à mesma estação ou o único na estação de trabalho.

O resultado apresentado no teste de múltiplo propósito com o padrão TG18-QC apresentou conformidade, por não apresentar distorções geométricas na imagem analisada, ou seja, o valor limite de até 2% de distorção foi totalmente desprezado. Ainda no teste de múltiplos propósitos, porém com o padrão TG18-BR, todos os objetos testes presentes no padrão foram visualizados, não aparentando obter nenhuma sobreposição. Através dessa avaliação, o teste referido foi conforme para todos os monitores.

Na avaliação da luminância, através do padrão TG18-CT, o resultado foi muito bom, os objetos teste do padrão foram todos visualizados, assim como as inserções de baixo contraste localizado nos cantos da imagem, obtendo assim a conformidade em todos os monitores analisados.

O resultado do teste de uniformidade da luminância com o padrão TG18-UNL- 10/80 obteve a não conformidade para os monitores de modelo BARCO de 5MP que opera com dois monitores juntos na mesma estação de trabalho, (TAB. 3).

TABELA 3: Resultado da Uniformidade da luminância nos monitores analisados.

PLANAR (5MP) BARCO1 (5MP) BARCO 2 (5MP) EIZO (5MP) EIZO (3MP)

19,4% 9,8% 3,3% 12,6% 8,3% 5,1% 10 80 MONITORES PADRÃO TG18-UNL 0% 36,8% 83,3% 27,7%

Como o desvio máximo do percentual é de 10%, estes apresentaram um valor acima do desejável. O monitor que opera do lado esquerdo obteve um valor de 83,3% de desvio para o teste de 10% de luminância mínima e 12,6% de desvio para 80% de luminância máxima. O monitor direito apenas foi reprovado no desvio máximo para 10% de luminância mínima com um valor de 36,8%. No teste de 80% de luminância máxima este ficou abaixo do limite de 10%, apresentando um valor de 3,3% do desvio, passando apenas nesse requisito.

O teste com mais reprovação foi o teste de luminância e contraste com o padrão TG18-LN. Em todos os monitores analisados, os valores ficaram acima da variação de 10% em relação ao padrão DICOM GSDF. A seguir apresentamos as figuras referentes ao resultado de cada monitor analisado. (FIGS. 18,19, 20 e 21)

FIGURA 18: Gráfico referente a variação de contraste em relação ao padrão DICOM GSDF para o monitor PLANAR 5MP. O único na estação de trabalho.

Os dados obtidos para estes monitores estão fora do limite estabelecido pelo Report Nº 03 da variação +/- 10% referente à variação de contraste ao padrão DICOM GSDF, mostrando um resultado dos valores registrados muito fora do limite estabelecido, obtendo assim a não conformidade.

FIGURA 19: Gráfico referente à variação de contraste em relação ao padrão DICOM GSDF para os monitores BARCO 5MP esquerdo e direito associado à mesma estação de

trabalho, sendo que nenhum passou no teste.

Os dados obtidos no teste do monitor de modelo BARCO 5MP, nos mostra uma variação em relação aos +/- 10% do contraste com a linha DICOM nos dois monitores

esquerdo e direito da estação de trabalho, com apenas alguns pontos dentro dessa variação. No monitor esquerdo (left) observa-se pouca oscilação desses valores, chegando mais próximo dos valores limites, porém, demonstrando não conformidade.

0,010 0,100 1,000 0 1000 2000 3000 4000 5000 dL/L p-values left monitor DICOM 3.14 +/- 10%

FIGURA 20: Gráfico referente à variação de contraste em relação ao padrão DICOM GSDF para o monitor EIZO 5MP, único na estação de trabalho.

O resultado observado através do gráfico para o monitor EIZO de 5MP, demonstra que a variação para esse monitor está fora do limite esperado de +/- 10%, com apenas 3 (três) pontos próximos à linha DICOM de variação de contraste.

FIGURA 21: Gráfico referente à variação de contraste em relação ao padrão DICOM GSDF para o monitor EIZO de 3MP, o único na estação de trabalho.

O resultado demonstrado para o monitor EIZO de 3MP, também foi a não conformidade, devido os valores estarem fora da variação de +/-10% de contraste com a linha DICOM, como visualizado na Figura 20.

No teste de resolução de imagem utilizando o padrão TG18-LP, a imagem teste esteve de acordo com o resultado esperado em todos os monitores analisados, pois em ambos, as linhas se apresentaram retas e igualmente espaçadas, o que foi possível verificar a distinção umas das outras. Assim, apresentando conformidade nessa avaliação.

O resultado apresentado no teste para ruído com o padrão TG18-AFC, demonstrou conformidade devido à apresentação de todos os objetos alvos do padrão, sendo possível a visualização dos objetos alvos de todos os quadrantes, em todos os monitores analisados.

O resultado obtido no teste de reflexão interna/ glare com o padrão TG18- GV/GVN, foi a conformidade devido a apresentação de até 3 (três) dos objetos circulares do padrão em todos os monitores analisados.

No teste de reflexão com o padrão TG18-AD, o resultado foi satisfatório em todos os monitores analisados, onde foi possível a visualização das linhas existentes no padrão, apresentando a mesma quantidade e a não alteração da imagem vistas sob e sem iluminação ambiente.

Um dos principais testes desse trabalho é o anatômico, devido o estudo ser totalmente direcionado ao laudo mamográfico e a qualidade da mamografia, a avaliação foi realizada através do padrão TG18-MM, com as imagens teste MM1 e MM2. Avaliou-se o brilho e contraste geral da imagem e entre outros parâmetros de grande importância na análise das imagens mamográficas. Os monitores avaliados apresentaram conformidade em todos os itens testados, como também o grau de dificuldade durante toda a avaliação.

A seguir uma representação da conformidade e não conformidade referente a cada teste realisado se encontra na TAB.4

TABELA 4: Conformidade relacionada a cada parâmetro analisado. MONITORES ANALISADOS TESTES BARCO 1 5MP BARCO 2 5MP EIZO 5MP PLANAR 5MP EIZO 3MP Iluminação Ambiente C C C C C TG18-QC - Múltiplo Propósito C C C C C TG18- BR - Múltiplo Propósito C C C C C TG18-CT - Luminância C C C C C

TG18-UNL - Uniformidade da Luminância 10 NC NC C C C

TG18-UNL - Uniformidade da Luminância 80 NC C C C C

TG18-LN - Contraste NC NC NC NC NC

TG18-LN - Luminância C C C C C

TG18-LP - Resolução C C C C C

TG18- AFC- Ruído C C C C C

TG18-GV/GVN - Reflexão interna/ Glare (Brilho) C C C C C

TG18-AD - Reflexão C C C C C

TG18-MM - Anatômico C C C C C

Observando a tabela 3, vimos que apenas os testes de uniformidade da luminância e contraste estão fora dos padrões de conformidade, o qual indica que uma revisão adequada e uma ação corretiva devem ser aplicadas pelos responsáveis do setor.

Outro fato a ser observado é a boa resposta do monitor de 3MP, respondendo igualmente ao monitor de 5MP, fornecendo uma indicação que poderá ser utilizado em laudos mamográficos.

Em visão ao ambiente de trabalho em que esses monitores se encontram, pode-se observar que durante a pesquisa, muitas clínicas não possuem salas ideais para laudos, com outros equipamentos e um grande fluxo de pessoa no local, e por mais que a iluminação ambiente esteja dentro dos limites estabelecidos, o procedimento aplicado durante a avaliação mamográfica pode ficar comprometida.

Documentos relacionados