• Nenhum resultado encontrado

6 AVALIAÇÃO DA ABORDAGEM POR DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE

6.6 FASE 6 – AVALIAÇÃO DOS DADOS

6.6.6 RESULTADOS DA ANÁLISE REFERENTE AO AMBIENTE DE AVALIAÇÃO

A análise dos resultados desta fase do experimento investiga os processos necessários para criar o ambiente de avaliação dos dados de usabilidade capturados durante a interação dos usuários com um determinado aplicativo.

A primeira investigação refere-se à descrição dos processos para a instalação das ferramentas Data Load e ETL Maker. A primeira apoia os processos de alimentação do BD e, a segunda, extrai, transforma e carrega os dados no DW.

A Figura 77 mostra que a maioria dos participantes do experimento ficou satisfeita com a descrição dos processos para a instalação das ferramentas Data Load e ETL Maker.

Figura 77 – Nível de satisfação com a descrição dos processos das Ferramentas Data Load e ETL A Figura 78 apresenta os resultados referentes ao grau de dificuldade para a execução da instalação das duas ferramentas. De acordo com os resultados obtidos, pode ser constatado que a maioria dos participantes considera média ou fácil a execução da instalação.

Figura 78 – Nível de dificuldade para instalar as Ferramentas Data Load e ETL Maker

0,0% 7,1% 7,1% 85,7% 0,0% 0% 20% 40% 60% 80% 100%

Muito Insatisfeito Insatisfeito Indiferente Satisfeito Muito Satisfeito

0,0% 7,1% 57,1% 35,7% 0,0% 0% 20% 40% 60% 80%

188

A segunda investigação avalia a descrição e execução do processo referente à preparação da ferramenta OLAP (Pentaho) para dar suporte às investigações de usabilidade. Na Figura 79, nota-se que os participantes ficaram, em geral, satisfeitos com a descrição do processo.

Figura 79 – Nível de satisfação com a descrição dos processos relacionados à Ferramenta OLAP Com relação ao nível de dificuldade para executar o processo, a maioria dos participantes classificou como médio, como pode ser observado na Figura 80. Um fato relevante que merece destaque refere-se à perda de desempenho da rede e processamento do ambiente na nuvem, potencializando as dificuldades para a finalização do processo. Este problema foi causado devido ao número de usuários executando o mesmo processo simultaneamente, o que não será uma prática normal em um cenário natural de utilização.

Figura 80 – Nível de dificuldade para a preparação da Ferramenta OLAP

A última investigação realizada neste experimento refere-se à dificuldade para a realização da análise dos dados. Como pode ser observado na Figura 81, metade dos participantes considera fácil a realização da análise dos dados, enquanto que os outros 50% consideram uma atividade de média complexidade. 0,0% 0,0% 21,4% 78,6% 0,0% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Muito Insatisfeito

Insatisfeito Indiferente Satisfeito Muito Satisfeito

0,0% 7,1% 85,7% 7,1% 0,0% 0% 20% 40% 60% 80% 100%

189

Figura 81 – Nível de dificuldade para a realização das análises dos dados

Após a análise geral dos dados obtidos nesta fase do experimento, pode ser concluído que a maioria dos participantes ficou satisfeita com a descrição dos processos relacionados com a preparação do ambiente de avaliação. Por outro lado, pode se perceber que existe uma tendência dos participantes em classificar a execução dos processos como uma atividade de média complexidade. Uma observação relevante neste caso é que as dificuldades enfrentadas pelos participantes foram decorrentes da pouca familiaridade com o sistema operacional Ubuntu, já que não foram instaladas as APIs da interface gráfica, o que exigiu dos participantes conhecimento dos comandos oriundos do UNIX para a realização do processo. Desta forma, é recomendado que sejam instalados os componentes gráficos para facilitar este processo.

6.7 RESUMO E COMENTÁRIOS FINAIS DO CAPÍTULO

Neste capítulo, foram apresentadas as descrições dos principais processos relacionados com a infraestrutura UXEProject e os resultados de um experimento realizado com os potenciais usuários da infraestrutura. Os objetivos do experimento foram validar o documento criado para a descrição dos processos, comparar a abordagem tradicional com a nova abordagem proposta, identificar os pontos fortes e fracos dos processos necessários para utilizar a infraestrutura.

Com o resultado obtido no experimento, foi possível perceber que utilizar uma descrição formal de processos, em um ambiente centralizado e de fácil acesso, contribui para facilitar a utilização da infraestrutura UXEProject. O grau de satisfação dos participantes foi alto referente à descrição dos processos em todas as avaliações, logo as especificações realizadas estão de acordo com as necessidades dos usuários que participaram do experimento. Os resultados também demostram que a abordagem proposta com a

0,0% 0,0% 50,0% 50,0% 0,0% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60%

190

infraestrutura UXEProject para a instrumentação dos aplicativos é melhor e mais fácil quando comparado a metodologia tradicional, principalmente em função das ferramentas criadas para a geração automática dos Aspectos necessários para realizar o mapeamento das tarefas e a criação das métricas de rastreabilidade.

As análises referentes ao ambiente de armazenamento e à avaliação dos dados de usabilidade possibilitaram identificar que as ferramentas criadas para executar a carga no BD, a extração, transformação e carga no DW, são fáceis de serem instaladas e possibilitam com que estas tarefas sejam realizadas de forma transparente para os avaliadores. Além disso, a ferramenta Pentaho mostrou ser adequada a seu propósito, facilitando a descoberta de conhecimentos na base de dados.

De modo geral, além de ser constatada a eficiência e eficácia da abordagem proposta pela infraestrutura UXEProject, foi importante a descrição dos processos e a validação por meio da realização de um experimento, fato que é pouco comum na área de IHC, onde se percebe a falta de especificações formais para as abordagens de avaliação propostas na área.

191

Este capítulo apresenta as conclusões desta tese de doutorado, abordando as suas contribuições e limitações. Além disso, é realizado o posicionamento do trabalho em relação a outras pesquisas realizadas na mesma área, bem como são descritos os trabalhos em andamento e as próximas atividades previstas com a infraestrutura UXEProject.

Documentos relacionados