• Nenhum resultado encontrado

Mapa 9: Equipamentos de assistência social: localização

4. RESULTADOS

4.6 Resultados da Etapa C

Os resultados da Etapa C são referentes a avaliação do método proposto na Etapa B. A avaliação foi realizada a partir da percepção de pesquisadores envolvidos nas questões de planejamento urbano.

Na tabela 5, são apresentadas as informações sobre a etapa de avaliação do método proposto, contendo a data das entrevistas, a quantidade e descrição dos participantes e a instituição da qual pertencem.

Tabela 5: Entrevistas da Etapa C

Data Participante Instituição

15/02/2020 1 Pesquisadora em PUR UPF

4.6.1 Avaliação do Método de Avaliação

Para a avaliação do método proposto, de acordo com o capítulo de metodologia desta pesquisa, foram utilizados de dois constructos principais: utilidade e aplicabilidade. Esses constructos foram utilizados de forma a possibilitar a análise através de evidências, resultantes principalmente durante o processo de implantação do método.

4.6.1.1 Utilidade

Para a avaliação do método proposto a partir do constructo de utilidade, ocorreu a divisão em dois outros constructos: a) utilização dos resultados para tomada de decisão e melhoria de futuras Infraestruturas Sociais e; b) percepção de utilidade do método pelos pesquisadores e técnicos da PMPF. As fontes de evidências utilizadas foram entrevistas com pesquisadores e técnicos.

No que tange à utilização dos resultados para tomada de decisão e melhoria de futuras Infraestruturas Sociais, é possível afirmar que as entrevistas demonstraram a intenção e necessidade de um instrumento para a gestão e planejamento de Infraestruturas Sociais, e o método poderia ser um passo inicial para a construção de novos processos de planejamento. Para os entrevistados, as informações coletadas e analisadas através do método de avaliação podem influenciar nas decisões futuras, permitindo que o planejamento de novas infraestruturas seja ajustado de acordo com as necessidades dos usuários e de acordo com as condições e disponibilidade dos órgãos de gestão.

De acordo com os resultados do método de avaliação implementado no Setor 08, citou-se que a partir da análise dos resultados negativos foi percebida a deficiência de determinadas infraestruturas nesse setor. Através desses resultados poderiam ser traçadas novas metas de planejamento de Infraestruturas Sociais, buscando suprir as deficiências de forma mais específica e objetiva.

No que tange à percepção de utilidade do método pelos pesquisadores e técnicos da PMPF, a retórica por parte desses profissionais evidenciou-se positiva. Para os entrevistados, esse método possibilitaria a participação direta dos técnicos, dos gestores, da população favorecida e de demais partes interessadas. Para isso, alguns processos básicos precisam acontecer, tais como a conscientização dos gestores, a capacitação dos

técnicos da prefeitura, a colaboração popular e as parcerias público-privadas como uma alternativa a ser estudada. Uma das alternativas citadas, seria a criação de um banco de dados advindo da percepção dos usuários sobre as Infraestruturas já existentes e assim, criar categorias de análise que possam ser consultadas a cada nova proposta de implantação ou modificação da infraestrutura existente.

Contudo, evidenciou-se também o discurso de que para implementação do método de avaliação, seria necessária uma reestruturação organizacional dos órgãos de planejamento. Sendo que, a estrutura atual não comporta a demanda física e ainda existe a falta de profissionais para trabalharem exclusivamente nesse tipo de avaliação.

No que se refere ao entendimento do processo de avaliação (coleta, análise e disseminação dos dados), evidenciou-se através da percepção dos usuários uma facilidade de compreensão, isto porque, segundo os entrevistados, o processo de avaliação é bastante objetivo e claramente focado nas necessidades da população.

De modo geral, as entrevistas demonstraram o fácil entendimento do método de avaliação proposto. Ocorreu uma boa receptividade com relação à utilização do método, contudo, foram citados obstáculos para a inserção do mesmo nos processos de planejamento, tais como a falta de estrutura organizacional dos órgãos de planejamento e principalmente, a falta de interesse da administração em utilizar instrumentos de inovação da gestão e planejamento.

4.6.1.2 Aplicabilidade

No que se refere à aplicabilidade do método, a avaliação foi realizada a partir de dois constructos: facilidade de uso (constructo avaliado a partir da facilidade de preparação, implementação e análise dos dados da avaliação) e transferência da solução (análise a partir da possibilidade de adaptação do método de avaliação de Infraestrutura Social para diferentes áreas da cidade).

Ao tratar da facilidade de uso buscou-se avaliar a montagem, execução e processamento da avaliação realizada. A montagem da avaliação mostrou-se uma fase bastante complexa, pois envolveu a definição dos itens componentes do método e depois

a customização do questionário. Como citado no capítulo de metodologia, foram realizados testes-pilotos para o refinamento do método e do questionário.

No que se refere à execução da avaliação, foi realizada por uma equipe de três pesquisadores, sendo a aplicada de forma individual. Com relação ao conteúdo do questionário, não foram encontradas muitas dificuldades devido ao refino realizado através dos testes-piloto. No que tange ao acesso às unidades habitacionais, embora tivesse ocorrido contato prévio com síndicos e representantes, ocorreram dificuldades em aplicar o questionário nos condomínios fechados. Tais problemas não prejudicaram a amostra da coleta de dados.

Em relação ao processamento de dados, o pesquisador teve orientação dos estatísticos do NAE. Após a coleta de dados, foi feita a tabulação de dados pelo pesquisador e depois foram feitos os processamentos dos dados qualitativos e quantitativos junto ao NAE.

Na avaliação sobre a facilidade de transferência de solução, buscou-se analisar a adaptação do método de avaliação de Infraestruturas Sociais para outras áreas da cidade, assim como para outras cidades do mesmo porte. Um dos precedentes à formulação do método de avaliação é que o mesmo deveria ser de fácil compreensão e que oferecesse a possibilidade de avaliar as infraestruturas em diferentes áreas, independentemente de sua localização ou conformação morfológica. A partir da implementação da avaliação no Setor 08 foi possível perceber que seria viável a avaliação em outros setores da cidade, frisando que o método pode ser customizado de acordo com novos elementos que possam surgir durante os processos de avaliação.