• Nenhum resultado encontrado

3 GOVERNANÇA CORPORATIVA

5. RESULTADOS DA PESQUISA

A pesquisa empreendida, de acordo com a metodologia já descrita, tem os seus resultados apresentados a seguir, evidenciando primeiramente uma análise descritiva dos dados e, em seguida, apontados os resultados dos testes estatísticos.

5.1 Análise descritiva dos dados

Os códigos disponibilizados pelas empresas, de acordo com a acessibilidade oferecida através dos sites institucionais, representam 39,61% do universo pesquisado. A Tabela 1 apresenta a distribuição dos totais das empresas (universo da pesquisa), das empresas que disponibilizam seus códigos (amostra da pesquisa) assim como a relação da amostra e o universo, de acordo com os segmentos de listagem das empresas na BM&FBovespa.

Tabela 1 – Universo e amostra distribuídos por segmento de listagem da BM&FBovespa.

Segmento

Total de Empresas (universo)

Total de Empresas que disponibilizam os Códigos (amostra) % Amostra em relação ao Universo NM 107 60 56,07% N2 19 13 68,42% N1 35 30 85,71% TB 258 63 24,41% TOTAIS 419 166 39,61%

Fonte: Elaborada pelo autor.

Em pesquisa realizada em 2002 junto as 200 maiores companhias multinacionais, Kaptein (2004) constatou que, das 200 (duzentas) maiores corporações do mundo, 52,5% adotam código de ética. Por sua vez, em pesquisa realizada em 2010, o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios (2010) informa que, das 500 maiores empresas em atividade no Brasil, 208 (41,6%) adotam e divulgam seus códigos de ética. Informa ainda que em pesquisas semelhantes, efetuadas em 2008 e 2009, os percentuais observados foram de 29,6% e 37,8% respectivamente, apresentando, pois, dentro do grupamento das maiores empresas instaladas no país, uma tendência crescente em termos de adoção e divulgação de códigos de conduta/ética.

Esta pesquisa, tendo como universo as 419 empresas listadas na BM&FBovespa (NM, N1, N2 e TB), encontrou um percentual de 39,61% referente a 166 organizações que divulgam seus códigos através dos sites institucionais. Em nível nacional, esse resultado é compatível com os obtidos por trabalhos similares conforme comentado anteriormente.

Considerando-se as exigências estabelecidas pela BM&FBovespa para o acesso aos segmentos diferenciados de governança corporativa (NDGC), em maior grau para a adesão ao Novo Mercado, esperava-se que as empresas desse segmento (NM) apresentassem um maior nível de disponibilidade dos códigos junto aos seus sites institucionais em relação às empresas dos demais segmentos diferenciados; premissa que não se confirmou com relação aos segmentos N1 e N2. Da mesma forma, era esperável que o segmento N2 apresentasse um percentual maior do que o apurado para o N1 o que também não se confirmou.

A Tabela 2 apresenta a quantidade de empresas da amostra e sua relação com os segmentos de listagem na BM&FBovespa.

Tabela 2 – Quantidade de empresas e os segmentos de listagem da BM&FBovespa.

Segmento Quantidade de Empresas

da Amostra % Segmento em relação à Amostra Total NM 60 36,15% N2 13 7,83% N1 30 18,07% TB 63 37,95% TOTAIS 166 100%

Fonte: Elaborada pelo autor.

5.1.1 Internacionalização do capital e código de conduta/ética

Dentre as características das empresas pesquisadas, a internacionalização do capital das empresas foi identificada por meio da condição de emissoras de ADRs (American Depositary Receipt) junto à NYSE. Embora o site da NYSE informe um total de 33 empresas brasileiras (Anexo B) como emitentes de ADRs (posição em 30/06/2010), para efeito desta pesquisa, é considerado um total de 28 empresas, haja vista as duplicidades computadas pela bolsa americana em decorrência de emissões distintas por uma mesma empresa (por exemplo: Ambev, Brasil Telecom, Vale etc.).

Conforme determinação da SEC, as empresas que emitem ADRs devem adotar ou justificar a não adoção de um Código de Ética, direcionado especialmente para as pessoas responsáveis pelas finanças da organização. Dentre as empresas brasileiras com emissões junto à NYSE, somente a Telecomunicações Brasileiras S.A-Telebrás, do segmento TB da BM&FBovespa, não disponibiliza, e tampouco informa, em seu site, sobre a existência de um código de conduta/ética. Na Tabela 3 são apresentadas as quantidades de empresas brasileiras de capital internacionalizado que divulgam código de conduta/ética distribuídas por segmento

de listagem na BM&FBovespa e o percentual que cada grupo representa dentro da amostra da pesquisa.

Tabela 3 – Quantidade de empresas de capital internacionalizado por segmento de listagem da BM&FBovespa.

Segmento

Quantidade de Empresas da

Amostra

Quantidade de empresas de capital internacionalizado que

divulgam o Código de conduta/ética

% de Empresas de Capital internacionalizado em

relação ao Total por Segmento NM 60 7 11,66% N2 13 3 23,07% N1 30 9 30,00% TB 63 8 12,69% TOTAIS 166 27 16,26%

Fonte: Elaborada pelo autor.

Essa presença junto à NYSE, a qual exige de suas listadas a adoção e divulgação dos códigos de conduta/ética, está em conformidade e ajuda a justificar os resultados percentuais apresentados na Tabela 1, na qual se observa uma maior participação relativa dos segmentos N1 e N2 sobre os demais.

O Quadro 5 apresenta a relação das empresas emissoras de ADRs (NYSE) que divulgam o código de conduta/ética no site institucional da organização.

Empresas por Segmento

NM N2 N1 TB

BRF Brasil Foods Banco Santander

(Brasil) Banco Bradesco Ambev

Cosan Limited Gol Braskem Brasil Telecom

CPFL Energia Tam Cia Brasileira de Distribuição Cia Siderúrgica Nacional

Embraer Cia Energética de MG

(CEMIG) Petrobras

Fibria Celulose Cia Paranaense de Energia

(COPEL)

Tele Norte Leste Participações

Gafisa Gerdau Telecomunicações de São

Paulo.

Sabesp Itaú Unibanco Holding TIM Participações

Ultrapar Participações Vivo Participações Vale

Quadro 5 – Empresas brasileiras emissoras de ADRs (NYSE) que divulgam código de conduta/ética. Fonte: Elaborado pelo autor.

5.1.2 Título do Código

Investigou-se ainda o título utilizado pela empresa para o seu código de conduta/ética. Foram identificadas expressões diversas para designar o código, conforme Tabela 4. Como observado, dentre as empresas analisadas, há uma variedade de títulos

empregados quando da elaboração de seus códigos. Contudo, a maioria acolhe a denominação “código de ética”.

Tabela 4 – Título do código utilizado pelas empresas distribuídas por segmentos de listagens da BM&FBovespa.

Documentos relacionados