• Nenhum resultado encontrado

Os exemplares de Hypostomus cf ancistroides do ribeirão Dourados, ribeirão Maringá e córrego Ximbaúva apresentaram 2n=68 cromossomos com fórmula cariotípica de 14m+16sm+12st+26a, 16m+6sm+26st+20a, 8m+10sm+16st+34a, respectivamente (figura 9). As três populações de

Hypostomus cf. ancistroides coletados em bacias hidrográficas diferentes

mostraram o mesmo número diplóide de 2n= 68 cromossomos. Este número diplóide também foi encontrado por Rubert e Giuliano-Caetano (2005) e por Artoni e Bertollo (1996). No entanto, todas as populações analisadas diferem em suas fórmulas cariotípicas. No presente estudo, os exemplares dos córregos Dourados, Maringá e Ximbaúva, apresentam respectivamente 26, 20 e 34 cromossomos acrocêntricos, permitindo separar as três populações desta espécie. As diferenças de fórmulas cariotípicas entre as diferentes populações de H. cf. ancistroides, sugerem a ocorrência de polimorfismos cromossômicos, causados por fenômenos de inversões e duplicações que podem alterar a morfologia dos cromossomos sem alteração de seu número diplóide (Artoni e Bertollo, 2001). O gênero

Hypostomus apresenta uma alta variabilidade no número de cromossomos, como

apresentado no quadro 1. A formação de populações pequenas e isoladas, geralmente em riachos de pequena ordem, mostram a ocorrência de polimorfismos cromossômicos, como acontece mesmo em outros grupos distantes, como o grupo A. scabripinnis, levando ao processo de especiação.

H. regani e H. cf. strigaticeps coletados no rio Ivaí apresentaram um

número diplóide de 2n=72 cromossomos, com 8m+10sm+30st+24a e 8m+6sm+26st+32a, respectivamente (figura 10). Apesar do mesmo número diplóide, as duas espécies podem ser facilmente separadas pela fórmula cromossômica, 24 acrocêntricos para H. regani e 32 acrocêntricos para H. cf.

strigaticeps. Segundo Artoni e Bertollo (2001) um número diplóide elevado é

acompanhado por um alto número de cromossomos acrocêntricos, o qual pode ser observado nas espécies analisadas, sugerindo que a grande variabilidade

numérica deste gênero é causada por mecanismos de fissão cêntrica de cromossomos metacêntricos e submetacêntricos

Rhinelepis aspera coletados no rio Paraná revelou um número diplóide de

2n=54 cromossomos, com fórmula cariotípica de 26m+20sm+8st (figura 10). O gênero Rhinelepis apresenta apenas duas espécies, sendo que R. aspera ocorre no alto Paraná e bacia do rio São Francisco, enquanto que outra espécie, R.

strigosa ocorre no médio e baixo Paraná e bacia do rio Uruguai (Weber,2003). Os

únicos dados citogenéticos sobre este gênero restringem-se aos obtidos por Artoni e Bertollo (2001). Embora os dados obtidos no presente trabalho, demonstrem a concordância no número diplóide (2n=54 cromossomos), as fórmulas cariotípicas são diferentes, com 26 cromossomos do tipo metacêntricos nos exemplares por nós examinados e 20 metacêntricos no material examinado por Artoni e Bertollo (2001). Estas diferenças podem representar duas alternativas: erros na interpretação dos dados pelos autores dos dois trabalhos, ou poderemos encontrar duas espécies deste gênero no alto Paraná, sendo uma delas introduzida pela submersão dos Saltos de Sete Quedas. Uma reavaliação dos dados citogenéticos e a inclusão de dados de genética molecular, incluindo a análise de R. aspera do rio S. Francisco e do alto Paraná e R. strigosa do baixo Paraná e Pantanal podem elucidar a história da distribuição geográfica destas espécies. Dentre os loricarídeos alguns grupos apresentam uma constância de número cromossômico. Alves et al. (2005) analisaram nove espécies de vários gêneros de Hypostominae (cinco espécies de Hemipsilichthys, uma de

Isbrueckerichthys, duas de Kronichthys, e uma de Pareiorhina) e encontraram o

mesmo número cromossômico de 2n= 54 em todas os exemplares analisados. Este número de cromossomos é conservado em vários gêneros de Hypostominae, bem como em várias espécies de Neoplecostominae, parece ser uma condição primitiva entre os Lorocariidae.

A impregnação por nitrato de prata revelou NORs múltiplas para as três populações de Hypostomus cf. ancistroides analisadas, diferindo apenas no tipo cromossômico dos pares encontrados (figura 11). Na população do ribeirão dos Dourados as marcações foram evidenciadas nas regiões terminais dos braços curtos de três cromossomos submetacêntricos (pares 10, 11 e 12). Para a população do ribeirão Maringá as marcações foram encontradas nas regiões

terminais dos braços curtos de três cromossomos (par 5 metacêntrico, par 10 submetacêntrico e par 14 subtelocêntrico). A população do córrego Ximbaúva apresentou três marcações nas regiões terminais dos braços curtos de um cromossomo metacêntrico (par 3) e em dois cromossomos submetacêntricos (pares 5 e 9). Rubert e Giuliano-Caetano (2005) analisaram Hypostomus cf.

ancistroides do ribeirão Três Bocas (PR) obtiveram um resultado diferente, NOR

nos braços curtos de dois pares de cromossomos do tipo acrocêntrico, que não foram evidenciados nas populações analisadas no presente estudo.

H. regani também apresentou NORs múltiplas, com variação entre 2 a 5

cromossomos marcados (figura 12). Rubert e Giuliano-Caetano (2005) analisaram exemplares desta espécie do ribeirão Três Bocas (PR) que apresentaram de dois a quatro cromossomos marcados, com as NORs situadas no braço longo de dois pares de cromossomos do tipo acrocêntrico. Lui et al. (2005) analisou H. regani do rio Piquiri (PR) e detectaram NORs múltiplas localizadas no braço curto de dois pares de cromossomos acrocêntricos.

H. cf. strigaticeps apresentaram NORs múltiplas, com variação entre 2 a 7

cromossomos marcados. Rhinelepis aspera foi a única espécie a apresentar NOR simples, localizada no braço curto do primeiro cromossomo metacêntrico (figura 12).

Foi observada uma heterogeneidade em termos de NOR, em número e tipo cromossômico, nas espécies analisadas neste trabalho. Esta variação também foi observada por Artoni e Bertollo (2001) em estudos com espécies da subfamília Hypostominae.

No presente estudo, a heterocromatina constitutiva foi observada em blocos, principalmente, centroméricos e teloméricos para as populações de H. cf.

ancistroides do ribeirão dos Dourados e córrego Ximbaúva (figura 12). Rubert e

Giuliano-Caetano (2005) analisaram H. cf. ancistroides do ribeirão Três Bocas (PR) e obtiveram pouca heterocromatina em regiões centroméricas e algumas teloméricas. Diferente da população analisada neste estudo de H. cf. ancistroides, do ribeirão Maringá que apresentou um bloco maior de herocromatina constitutiva em um par de cromossomos.

Em H. regani, H. cf. strigaticeps e Rhinelepis aspera foram encontrados blocos em regiões centroméricas e teloméricas (figura 13).

Figura 9 – Cariótipo convencional de: a Hypostomus cf ancistroides do ribeirão dos Dourados, b H. cf ancistroides do ribeirão Maringá e c H. cf

Figura 10 - Cariótipo convencional de: a H. regani do rio Ivaí, b H. cf.

Figura 11 – Metáfases evidenciando as NORs. À esquerda cariótipos e à direita as metáfases correspondentes. a e b evidenciam cariótipo e metáfase da população de H. cf. ancistroides do ribeirão dos Dourados; c e d revelam cariótipo e metáfase de H. cf. ancistroides do ribeirão Maringá e e e f apresentam cariótipo e metáfase de H. cf. ancistroides do córrego Ximbaúva.

Figura 12 - Metáfases evidenciando as NOR s de: a Hypostumus regani, b H. cf. strigaticeps e c Rhinelepis aspera.

Figura 13 – Regiões de heterocromatina constitutiva, alguns blocos destacados com seta, de : a Hypostomus cf. ancistroides do ribeirão dos Dourados, b H. cf. ancistroides do ribeirão Maringá, c H. cf. ancistroides do córrego Ximbaúva, d H. regani do rio Ivaí, e H. cf. strigaticeps do rio Ivaí e f

5. CONCLUSÕES

Os dados obtidos demonstram que populações de Hypostomus cf.

ancistroides de diferentes bacias, apresentam uma constância de 2n=68

cromossomos, embora com diferenças nas fórmulas cariotípicas, sugerindo a ocorrência de polimorfismo interpopulacional, causado por eventos de inversões e duplicações, que não alteram o número.diplóide.

H. regani e H. strigaticeps apresentaram 2n= 72 cromossomos, um

número elevado dentro do gênero Hypostomus. Sugerindo que este número elevado tenha sido conseqüência de mecanismos de fissão cêntrica em cromossomos do tipo metacêntricos e submetacêntricos

Os dados sobre Rhinelepis aspera mostram a existência de dois cariótipos diferentes, possivelmente mostrando a ocorrência de duas espécies, da introdução de R. strigosa no alto Paraná

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGOSTINHO, A.A.; JÚLIO Jr, H.F; BORGHETTI, J.R. Considerações sobre os impactos dos represamentos na icitiofauna e medidas para sua atenuação. Um estudo de caso: reservatório de Itaipu. Rev. UNIMAR, 14: (supl.): 89-107, 1992. AGOSTINHO, A.A.; JÚLIO Jr, H.F; GOMES, L.C.; BINI, L.M.; AGOSTINHO, C.S. Composição, abundância e distribuição espaço-temporal da ictiofauna. In: VAZZLOLER, A. E.A. M; AGOSTINHO, A.A.; HAHN, N.S. (ed); A planície de

inundação do alto rio Paraná: aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos. Maringá: EDUEM, 1997. p. 180-208.

AGOSTINHO, A.A.; JÚLIO Jr, H.F. Peixes da bacia do alto rio Paraná. In: LOWE- McCONNEL, R.H. Estudos ecológicos de comunidades de peixes tropicais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1999. p. 374-400.

ALMEIDA-TOLEDO, L.F. Cytogenetic markers in neotropical freshwater fishes. In: MALABARBA, L.R; REIS, R.E.; VARI, R.P.; LUCENA, Z.M. S.; LUCENA, C.A (ed).

Phylogeny and classification of neotropical fishes. Porto Alegre: EDIPUCRS,

1998. p. 583-588.

ALVES, A.L.; OLIVEIRA, C.; FORESTI, F.; NIRCHIO, M.; GRANADO, A. Relações cromossômicas entre espécies da tribo Pterygoplichthini (Siluriformes, Loricariidae: Hypostominae). In: X SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Natal, 2004. Refletindo Avanços. Natal: 2004. p.136.

ALVES, A.L.; OLIVEIRA, C.; FORESTI, F. Compartive cytogenetic analysis of eleven species subfamilies Neoplecostominae and Hypostominae (Siluriformes: Loricariidae). Genetica. 124: 127-136, 2005.

ANDREATA, M. Contribuição ao estudo da biologia e do cariótipo do muçum (Synbranchus marmoratus). Ciência e Cultura, 23:103-104, 1971.

ARTONI, R.F; BERTOLLO L.A. Cytogenetic studies on Hypostominae (Pisces, Siluriformes, Loricariidae). Considerationson karyotype evolution in the genus

Hypostomus. Caryologia, 49: 81-90, 1996.

ARTONI, R.F; VENERE, P.C.;BERTOLLO L.A. C. A heteromorphic ZZ/ZW sex chromosome system in fish, genus Hypostomus (Loricariidae). Cytologia, 63;421- 425,1998.

ARTONI, R.F; BERTOLLO L.A.C. Nature and distribution of constitutive heterochromatin in fishes, genus Hypostomus (Loricariidae). Genetica, 106:209- 214, 1999.

ARTONI, R.F; VICARI, M.R.; BERTOLLO, L.A.C. Citogenética de peixes neotropicais: métodos, resultados e perspectivas. Biological and Heath

Sciences, 6 (1): 43-60, 2000.

ARTONI, R.F; BERTOLLO L.A.C. Trends in the karyotype evolution of Loricariidae fish (Silurifomes). Hereditas, 134: 2001-21, 2001.

ARTONI, R.F. Cromossomos sexuais em peixes neotropicais. In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-ROM. São Carlos: UFSCar: 2006. p.119.

BERTOLLO, L.A.C. Estudos citogenéticos no gênero Hoplias Gill, 1903

(Pisces, Erythrinidae). Ribeirão Preto: Faculdade de Medina de Ribeirão Preto,

1978. 128p. Tese (Doutorado em Genética).

BRANDÃO, K.O.; GARCIA, C.; ALMEIDA-TOLEDO, L.F. Identificação de um possível sistema cromossômico sexual XX/XY e de polimorfismo numérico e estrutural das RONs entre machos e fêmeas de Hypostomus sp. (PISCES, SILURIFOMES) da bacia do Paranapanema. In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF

FISH GENETICS, São Carlos, 2006a. CD-ROM. São Carlos: UFSCar, 2006a. p.209.

BRANDÃO, K.O.; KALVACO, K.F.; ALMEIDA-TOLEDO, L.F. Polimorfismo dos sítios de rDNA 18S evidenciando quatro padrões de marcação em uma população de Hypostomus sp. (PISCES, SILURIFORMES) da bacia do rio Mogi-Guaçú. In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006b. CD-

ROM. São Carlos: UFSCar, 2006b. p.268.

BRITSKI, H.A.; SILIMON, K.Z.S; LOPES, B.S. Peixes do Pantanal. Manual de

identificação. Brasília: EMBRAPA-SPI; CORUMBÁ: EMBRAPA-CPAP, 1999. 184

p.

CAMILO, F.M.N. Estudos citogenéticos em algumas espécies de peixes da

família Loriicaridae pertencentes à bacia do rio Piracicaba. São Carlos:

Universidade Federal de São Carlos, 2005. 61p. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução).

CASALE, V.C.; TCHAICKA, L. PEGORARO, J.L.; MARGARIDO, V.P. Relações filogenéticas em quatro espécies de Hypostomus (Pisces, Siluriformes, Loricariidae) baseadas em análises citogenéticas, dados de isozimas e coloração do corpo. In: IX SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Maringá, 2002. Resumos. Maringá: Bertoni, 2002. p.60.

CAVALLINI, M.M.; BERTOLLO, L.A.C. Indução de mitoses em Hoplias cf.

malabaricus (Teleostei, Characiformes, Erithrinidae). In: VII SIMPÓSIO DE

CITOGENÉTICA EVOLUTIVA E APLICADA DE PEIXES NEOTROPICAIS, Maringá, 1988. Resumos. Maringá: 1988. p.32.

CEREALI, S.S.; POMINI, E.; FROEHLICH, O.; GIULIANO-CAETANO, L. Possíveis evidências de sistema sexual XX/XY em Hypostomus cochliodon (Loricariidae, Siluriformes) do Planalto da Bodoquena – Mato Grosso do Sul. In: X SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Natal, 2004.

CHIACHIO, M.C.; FORESTI, F. OLIVEIRA, C. Descrição cariotípica de duas espécies do gênero Otothyris (Siluriformes: Loricariidae: Hypoptopomatinae). In: X SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Natal, 2004.

Refletindo Avanços. Natal: 2004. p.135.

DIAS, K.A.; ARAÚJO, A.C.; MORELLI, S. Caracterização cariotípica em uma população Hypostomus sp. (Pisces, Loricariidae), do Rio Uberabinha (Uberlândia- MG). In: 48°CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, Águas de Lindóia, 2005.

Resumos. Águas de Lindóia: SBG, 2002. p.113.

DIAS, K.A.; ARAÚJO, A.C.; MORELLI, S. Estudo citogenético de uma população de Hypostomus variipictus (Pisces, Loricariidae) do rio Uberabinha (Uberlândia- MG). In: 49°CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, Águas de Lindóia, 2005.

Resumos. Águas de Lindóia: SBG, 2003. p.197.

ELER, E.S. ALVARENGA, S.M. SANTOS, J.A.D. Descrição do cariótipo de

Hypostomus luetkeni da bacia do rio Doce, região sudeste. In: IX SIMPÓSIO DE

CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Maringá, 2002. Resumos. Maringá: Bertoni, 2002. p.61.

FERREIRA, D.C.; CHIACHIO, M.C.; ANDREATA, A.A.; OLIVEIRA, C. FORESTI, F. Caracterização citogenética de Corumbataia cuestae (Loricariidae, Hypoptomatinae). In: IX SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Maringá, 2002. Resumos. Maringá: Bertoni, 2002. p.54.

GALETTI Jr., P.M. Chromosome diversity in neotropical fishes: NOR studies. Ital.

J. Zool., 65 (Suppl): 53-56, 1998.

GONÇALVES, G.A.; RESENDE, V.M.; VIEIRA, M.M.R.; OLIVEIRA, C. Descrição do cariótipo e padrão de NOR em Spatuloricaria evansii (Loricariidae, Loricariinae) do córrego do Onça, afluente do Taquari, município de Coxim, MS. In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-

GRAÇA, W.J. Caracterização morfológica dos peixes da planície de

inundação do alto rio Paraná. Maringá: Universidade Estadual de Maringá,

2004. 258p. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos).

HOWELL, W.M.; BLACK, D.A. Controlled silver-staining of nucleolus organizer regions with a potective colloidal developer; a 1-step method. Experientia, 36(8): 1014-1015, 1980.

ISHIDA, H.H.; ALVES, A.L.; OLIVEIRA, C.; FORESTI, F. Análise cromossômica em duas espécies de Hypostomus (Siluriformes, Loricariidae) da bacia do rio Tietê. In: IX SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Maringá, 2002. Resumos. Maringá: Bertoni, 2002. p.59.

JACOBINA, U.P.; CERQUEIRA, C.C.S.; SOUZA, L.G.R.; MEDRADO, A.S.; MIRANDA, V.S.; SILVA Jr, J.C.; WALDSCHMIDT, A.M; CARNEIRO, P.L.S. Determinação do número cromossômico de Hypostomus sp. da bacia do rio das Contas na região de Jequiá-BA. In: 51°CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, Águas de Lindóia, 2005. Resumos. Águas de Lindóia: SBG, 2005. p.139.

KAVAlCO, K.F.; PAZZA, R.; BERTOLLO, L.A.C.; MOREIRA-FILHO, O. Karyotypic diversity and evolution of Loricariidae (Pisces, Siluriformes). Heredity, 94: 180- 186, 2005.

LARA-KAMEI, M.C. Aspectos citogenéticos de quatro espécies de peixes da

subfamília Ancistrinae (Silurifomes, Loricariidae) da bacia do rio Paraná.

Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 1998. 52p. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas).

LARA-KAMEI, M.C.; JÚLIO Jr., H.F. Diversidade cromossômica em espécies do gênero Hypostomus (Loricariidae, Hypostominae) de um riacho da bacia do rio Paraná. In: IX SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Maringá, 2002. Resumos. Maringá: Bertoni, 2002. p.63.

LEVAN, A.; FREDGA, K; SANDBERG, A.A. Nomenclature for centromeric position on chromosomes. Hereditas, 52: 201-220, 1964.

LUI, R.L; MAIA, T.P.A.; CASALE, V.C.; PEGORARO, J.L.; MARGARIDO, V.P. Relações filogenéticas entre três espécies de Hypostomus (Siluriformes, Loricariidae, Hypostominae) evidenciadas pelo bandamento C. In: 51°CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, Águas de Lindóia, 2005.

Resumos. Águas de Lindóia: SBG, 2005. p.330.

LUI, R.L.; MARGARIDO, V.P. Polimorfismo cromossômico em Hypostomus

myersi (SILURIFORMES, LORICARIIDAE, HYPOSTOMINAE) coletados no rio

Iguaçu, Quedas do Iguaçú-PR. In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-ROM. São Carlos: UFSCar, 2006. p.264.

MAIA, T.P.A.; LUI, R.L.; MARAGARIDO, V.I.P. Análise citogenética comparativa entre 2 espécies novas de Hypostomus (Siluriformes, Loricariidae, Hypostominae) coletadas no rio Piquiri, região de Nova Laranjeira – Paraná: Hypostomus sp.1 e

Hypostomus sp.2. In: 51°CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, Águas de

Lindóia, 2005. Resumos. Águas de Lindóia: SBG, 2005. p.265.

MAIA, T.P.A.; MALABARBA, L.R.; GIULIANO-CAETANO, L.; DIAS, A. L. Possível sistema sexual ZZ/ZW em Loricariichthys anus (Siluriformes, Loricariidae). In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-

ROM. São Carlos: UFSCar, 2006. p.270.

MARIOTTO, S.; MIYAZAWA, C.S. Ancistrus cf. dubius (Loricariidae, Ancistrinae), da bacia do Pantanal, MT: um complexo de espécies? In: X SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Natal, 2004. Refletindo Avanços. Natal, 2004. p.133.

MARIOTTO-DOLINA, S.; MIYAZAWA, C.; CENTOFANTE, L.; MOREIRA-FILHO, O. Novo valor diplóide na sub-família Ancistrinae. 1: Citogenética de três populações Ancistrus cf. piriformes (Siluriformes, Loricariidae) da bacia do Paraguai, Mato Grosso, Brasil. In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH

CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-ROM. São Carlos: UFSCar, 2006. p.241.

MARTINEZ, E.R. M.; OLIVEIRA. C.; FORESTI, F. Análise citogenética de duas espécies do gênero Hypostomus (Siluriformes: Loricariidae) das bacias do Leste (SC) e Tietê (SP). In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-ROM. São Carlos: UFSCar, 2006. p.42.

MICHELE, J.L; TAKAHASHI, C.S.; FERRARI, I. Kariotypic studie of some species of the familiy Loricariidae (Pisces). Cytologia, 42 (3-4): 539-546, 1977.

MOREIRA-FILHO, O.; BERTOLLO, L.A.C. Astyanax scabripinnis (Pisces, Characidae): a species complex. Rev. Brasil. Gen., 14:331-357, 1991.

MOREIRA-FILHO, O. Os cromossomos B em peixes neotropicais. In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-

ROM. São Carlos: UFSCar, 2006. p.253.

NELSON, J.S. Fishes of the world. 2ªed. USA: Wiley-Interscience publication, 1984. 523 p. ill

OLIVEIRA, C.; ALMEIDA-TOLEDO L.F.; FORESTI, F. Karyotypic evolution in Neotropical fishes. In: E. Pisano, Ozouf-Costaz C., Foresti, F., Kapoor B. G. (Eds.), Fish Cytogenetics. Science Publisher. Enfield. (no prelo)

OLIVEIRA, R.R.; ANJOS, B.M.; BRITO, J.G.; VENERE, P.C. Caracterização citogenética em duas espécies do gênero Hemiancistrus (Loricariidae, Ancistrinae) do médio Araguaia (MT) e descrição de um mecanismo de cromossomos sexuais do tipo ZZ/ZW. In: IX SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Maringá, 2002. Resumos. Maringá: Bertoni, 2002. p.56. PARANÁ. Secretaria de Estado do meio ambiente e recursos hídricos e superintendência de desenvolvimento de recursos hídricos e saneamento

ambiental. Qualidade das águas interiores do estado do Paraná. Curitiba: 1987-1995. 257p.

PARANÁ. Secretaria do meio ambiente e recursos hídricos. Mapas hidrográficos

do Paraná. Disponível em : http://webgeo.pr.gov.br/website/gestao/viewer.htm.

Acesso em: 4, Dezembro, 2006.

REIS, R.E.; KULLANDER, S.O.; FERRARIS Jr, C.J. (org). Check list of the

freshwater fishes of south and central America. Porto Alegre: EDIPUCRS,

2003. 742 p. ill

RESENDE, V.M. GONÇALVEZ, G.A.D.; VIEIRA, M.M.R; OLIVEIRA, C.; FROELICH, O. O cariótipo de Hypostomus sp do córrego do criminoso, Coxim, MS. In: 51°CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, Águas de Lindóia, 2005.

Resumos. Águas de Lindóia: SBG, 2005. p.6.

RODRIGUES, R.M.; GARCIA, C.; ALMEIDA-TOLEDO, L.F. Análise citogenética em Rineloricaria sp (Siluriformes, Loricariidae): descrição de um novo citótipo encontrado nas bacias do rio Paraíba do Sul e rios Costeiros. In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-ROM. São Carlos: UFSCar, 2006. p.59.

RUBERT, M.; GIULIANO-CAETANO, L. Variabilidade cariotípica em quatro espécies de Hypostomus (Pisces, Siluriformes, Loricariidae) coletados no ribeirão Três Bocas/PR. In: 51°CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, Águas de Lindóia, 2005. Resumos. Águas de Lindóia: SBG, 2005. p.148.

RUBERT, M.; GIULIANO-CAETANO, L. Caracterização citogenética de diferentes populações de Hypostomus strigaticeps (Siluriformes, Loricriidae). In: XI BRAZILIAN SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-

ROM. São Carlos: UFSCar, 2006a. p.76.

RUBERT, M.; GIULIANO-CAETANO, L. Análise citogenética em duas populações de Hypostomus nigromaculatus (Siluriformes, Loricariidae). In: XI BRAZILIAN

SYMPOSIUM ON FISH CYTOGENETICS AND GENETICS I INTERNATIONAL CONGRESSO OF FISH GENETICS, São Carlos, 2006. CD-ROM. São Carlos: UFSCar, 2006b. p.45.

SCAVONE, M.D.P.; JÚLIO Jr., H.F.; Cytogenetics analysis and heterochromatin distribution in ZZ/ZW sex chromosomes of the mailed catfish Loricariichthys

platymetopon (Loricariidae: Silurifomes). Rev. Brasil. Genet, 18: 31-36, 1995.

SOUZA FILHO, E.E.; STEVAUX, J.C. Geologia e Geomorfologia do complexo rio Baía, Curutuba, Ivinheima. In: VAZZOLER, A.E.A. M; AGOSTINHO, A.A.; HAHN, N.S. (ed); A planície de inundação do alto rio Paraná: aspectos físicos,

biológicos e socioeconômicos. Maringá: EDUEM, 1997. p. 3-46.

SOUZA, A.C.P.; NASCIMENTO, A.L.; MILHOMEM, S.S.R.; CARAVALHO Jr., J. R.; NAGAMACHI, C.Y.; BARROS, R.M.S.; FELDBERG, E.; PIECZARKA, J.C. In: IX SIMPÓSIO DE CITOGENÉTICA E GENÉTICA DE PEIXES, Maringá, 2002.

Resumos. Maringá: Bertoni, 2002. p.55.

SUMMER, A.T. A simple techinique for demonstrating centromeric heterocromatin.

Experimental Cell Research, 75: 304-306, 1972.

WEBER, C.. Subfamily Hypostominae. In: REIS, R.E.; KULLANDER, S.O.; FERRARIS Jr, C.J. (org). Check list of the freshwater fishes of south and

central América. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 351-372.

ZAWADZKI, C.H.; RENESTO, E.; PAIVA, S.; LARA-KAMEI, M.C.S. Allozyme differentiation of four populations of Hypostomus (Teleostei: Loricariidae) from ribeirão Keller, a small stream in the upper Rio Paraná basin, Brazil. Genética, 121: 251-257, 2004.

Livros Grátis

( http://www.livrosgratis.com.br )

Milhares de Livros para Download:

Baixar livros de Administração

Baixar livros de Agronomia

Baixar livros de Arquitetura

Baixar livros de Artes

Baixar livros de Astronomia

Baixar livros de Biologia Geral

Baixar livros de Ciência da Computação

Baixar livros de Ciência da Informação

Baixar livros de Ciência Política

Baixar livros de Ciências da Saúde

Baixar livros de Comunicação

Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE

Baixar livros de Defesa civil

Baixar livros de Direito

Baixar livros de Direitos humanos

Baixar livros de Economia

Baixar livros de Economia Doméstica

Baixar livros de Educação

Baixar livros de Educação - Trânsito

Baixar livros de Educação Física

Baixar livros de Engenharia Aeroespacial

Baixar livros de Farmácia

Baixar livros de Filosofia

Baixar livros de Física

Baixar livros de Geociências

Baixar livros de Geografia

Baixar livros de História

Baixar livros de Línguas

Baixar livros de Literatura

Baixar livros de Literatura de Cordel

Baixar livros de Literatura Infantil

Baixar livros de Matemática

Baixar livros de Medicina

Baixar livros de Medicina Veterinária

Baixar livros de Meio Ambiente

Baixar livros de Meteorologia

Baixar Monografias e TCC

Baixar livros Multidisciplinar

Baixar livros de Música

Baixar livros de Psicologia

Baixar livros de Química

Baixar livros de Saúde Coletiva

Baixar livros de Serviço Social

Baixar livros de Sociologia

Baixar livros de Teologia

Baixar livros de Trabalho

Baixar livros de Turismo

Documentos relacionados