• Nenhum resultado encontrado

133 Uma vez que as perguntas incidem sobre conteúdos diversos no âmbito da formação de utilizadores e da literacia da informação, faremos uma abordagem interpretativa de cada grupo de perguntas. As questões 1, 2, 3 e 4 que se referem mais diretamente à formação de utilizadores de bibliotecas (conhecimentos de organização dos espaços e de organização das estantes, leitura dos elementos identificativos do material livro e não- livro) foram as que obtiveram não só os melhores resultados absolutos em média (cerca de 90% de respostas corretas), como também foram aquelas onde se observa uma maior evolução dos resultados dos alunos. Por exemplo, na pergunta 2, sobre organização de estantes, no 3º ano, houve uma evolução de 8,33% para 89,58% de respostas corretas e no 4º ano de 19,27% para 91,67%. Tal demonstra claramente que a formação a este nível tem um impacto muito positivo e que além de mais produz efeitos imediatos. Esta formação conquista facilmente a adesão dos alunos, não só porque têm naturalmente uma curiosidade e gosto pela descoberta dos livros, como também a formação lhes garante uma autonomia de uso da biblioteca que é muito valorizada nesta faixa etária.

Os resultados são francamente positivos em termos do número de respostas corretas obtidas, embora alguns alunos tenham ultrapassado o tempo disponível e lhes tenha sido dado tempo suplementar de tolerância. Uma vez que se pretendia sobretudo favorecer a autonomia, considerou-se mais importante dar a possibilidade aos alunos mais lentos de chegar à resposta correta, do que os impedir de o fazer por questões de tempo. Assim, e perante estes resultados, consideramos que se confirma a hipótese H1 a) e b) plenamente.

A questão 5 pretendia avaliar as competências de consulta de dicionários após a uma sessão de formação sobre o tema. Também neste campo é possível verificar a evolução dos alunos – os resultados são consideráveis em termos evolutivos, porém mais modestos em termos absolutos, sobretudo na pergunta 5.1 e 5.3. - os alunos do 3º ano não vão além de 58,83% na 5.1 e 64,58% na 5.3 e o 4º ano obtém 70,83% e 77,08%, respetivamente. Este resultado reflete que a este nível não se obtêm resultados rápidos - o tema é mais vasto e envolve conteúdos curriculares que são, também eles, alvo de trabalho por parte dos professores titulares, como seja a compreensão de enunciados escritos e o funcionamento da língua. Daqui ressalta a necessidade de dar continuidade a este trabalho, sobretudo em articulação com o professor titular da turma. Este resultado demonstra que há espaço de melhoria e que esta possivelmente só será conseguida com

134 base num trabalho colaborativo e sistemático entre o bibliotecário e o professor da turma.

Estes resultados permitem-nos validar a verificação da hipótese H1c) que foi por nós formulada no início do trabalho, embora essa verificação seja mais clara em termos absolutos para os alunos do 4º ano e em termos evolutivos para os alunos do 3º ano (registou-se aqui um progresso de cerca de 60% nas perguntas 5.1 e 5.2).

No que se refere à pergunta 6 que incidia sobre as competências de procura de informação em enciclopédias a partir da consulta do índice, salienta-se que o 3º ano teve uma evolução notável, tendo passado de 19,44% para 81,94% de respostas certas. O 4º ano que tinha já um resultado de 55,56% subiu para 77,78%. Assim os alunos do 3º ano não só conseguiram, através da formação, atingir o patamar que os do 4º ano já tinham, como ainda os ultrapassaram em cerca de 4% .

De referir que aquando do primeiro Bibliopaper, nenhum dos alunos do 3º ano consultou o índice das enciclopédias, sendo que os 19,44% de respostas certas tinham sido obtidas através do método de tentativa de localização da informação por virar das páginas. Desta forma poder-se-á constatar que também a Hipótese H1d) se confirma.

Finalmente as perguntas do grupo 7 estavam direcionadas para a pesquisa de informação na Web, bem como para a consulta de sites com o objetivo de retirar a informação pedida. A pergunta 7 era aparentemente mais fácil já que para alguns alunos a pesquisa de palavras através de um motor de busca é um ato mais familiar, quer em casa, quer na biblioteca da escola em pesquisa autónoma e em grupo. Possivelmente por isso a evolução nesta pergunta foi mais modesta de 61% para 65,63% no 3º ano e de 59,72% para 86,11% no 4º ano.

Já a pergunta 7.1 exigia uma pesquisa mais apurada e verifica-se que, após um treino de avaliação de páginas Web, houve uma evolução bastante positiva de 15,83% para 68,33% no 3º ano e de 15,83% para 74,17% no 4º ano. Quanto à pergunta 7.2 o resultado foi mesmo de 100% no 4º ano. Com efeito, a evolução foi acentuada pois no 1º teste os alunos desconheciam o significado das letras no final dos endereços Web e após a formação os alunos tiveram conhecimento desta informação que, por ser tão simples, foi apreendida por todos. A hipótese H1 e) ficou igualmente verificada.

135 Gráfico 25 - Comparação entre os resultados obtidos no teste final entre o 3º e 4º ano

Antes de terminar é importante referir que esta formação permitiu também reduzir a diferença inicial entre os resultados dos alunos do 3º e 4º ano. Isto é, no final do primeiro Bibliopaper havia uma diferença de cerca de 7% entre a média dos resultados obtidos pelos alunos do 3º ano e do 4º ano. Já depois da formação, e de acordo com os resultados obtidos no segundo Bibliopaper, a diferença entre os dois anos é de apenas 2%. Podemos concluir que a formação colmatou as diferenças que havia entre os dois anos, sendo certo que os alunos do 4º ano têm, naturalmente, mais um ano de preparação letiva, o que os favorece em relação aos do 3º ano. Ora, ao nível das competências de literacia da informação e de capacidade de uso da biblioteca e dos seus recursos estes alunos estão agora mais próximos dos alunos do 4º ano.

Face a estes resultados, consideramos que se pode responder à pergunta de partida formulada: Em que medida é que as atividades realizadas na biblioteca escolar do primeiro ciclo podem contribuir para a melhoria das competências dos alunos em termos de literacia da informação e da formação de utilizadores? Com efeito, as atividades que foram realizadas na biblioteca no âmbito do programa de formação que foi delineado no início do ano letivo contribuíram de forma inequívoca para melhorar as competências dos alunos em termos de literacia da informação,

0 20 40 60 80 100 Q.1 Q.2 Q.3 Q.4 5.1 5.2 5.3 6 7 7.1 7.2 mé dia

Documentos relacionados