• Nenhum resultado encontrado

5 ESTUDO DE CASO

5.3 RESULTADOS

Nesta seção são apresentados os resultados sobre as probabilidades de instalação dos sistemas fotovoltaicos, o potencial fotovoltaico sem considerar probabilidades de instalação e o potencial fotovoltaico considerando as probabilidades de instalação.

Os resultados serão apresentados através de mapas temáticos com uma escala de cor espaçados igualmente dentro de uma faixa limitada pelos valores máximos e mínimos calculados. A escala de cor classifica os valores obtidos, onde as subáreas com maiores valores são representados pela cor laranja, enquanto as subáreas com menores valores são representados pela cor rosa. As subáreas com cor branca não foram consideradas no processo de estimação, pois as informações necessárias para fazer os cálculos não existem.

5.3.1 Probabilidades de instalação dos sistemas fotovoltaicos

Através do software R 3.1.1 (R 3.1.1, 2014), foi desenvolvido o modelo hierárquico bayesiano apresentado no Capítulo 3. Os valores dos parâmetros para as distribuições de probabilidade dadas nas equações (18), (21), (22) e (23) são _` = 0, a` = 1000; _ = 0, a„ = 10; †‡ = 0, *‡ = 10; †Š = 0 e *Š= 1000, que foram escolhidos experimentalmente considerando as recomendações encontradas na literatura para modelar distribuições pouco informativas (LEE; MITCHELL, 2012), (LEE, 2013).

Devido a que não foram encontrados domicílios candidatos à instalação dos sistemas fotovoltaicos nos cenários conservador e moderado, em nenhum dos esquemas tarifários considerados, a aplicação do método de estimação das probabilidades de instalação não foi aplicada a esses casos, sabendo-se que os resultados dessas probabilidades de instalação serão iguais a zero.

Na Figura 14 mostra-se a distribuição espacial das probabilidades de instalação no cenário acelerado, sob o esquema tarifário net metering.(esquerda) e feed-in (direita). Nos

dois esquemas, observa-se que os maiores valores de probabilidade de instalação se encontram na região central, com valores entre 1,0 % e 1,5 % sob o esquema tarifário net metering e. 3,5 % e 4,0 % sob o esquema tarifário feed-in. Nota-se que no esquema tarifário net metering, quase todas as subáreas apresentam probabilidades de instalação abaixo de 1 %,

podendo se dizer, que a maior parte dos habitantes pertencentes a essas subáreas não optará pela instalação dos sistemas fotovoltaicos. Observa-se que de maneira geral, as probabilidades

de instalação no esquema tarifário feed-in são maiores às encontradas no esquema tarifário net metering, o que significa que a implantação do esquema tarifário feed-in incentiva um maior

número de pessoas a instalarem os sistemas fotovoltaicos.

Figura 14 - Mapa temático das probabilidades de instalação - Cenário acelerado - Esquema tarifário net metering (esquerda) e feed-in (direita).

Fonte: Elaboração do próprio autor. 5.3.2 Estimação do potencial fotovoltaico

Na Figura 15 apresenta-se o mapa temático do potencial fotovoltaico (kW) calculado sem considerar as probabilidades de instalação dos sistemas fotovoltaicos. As informações empregadas foram indicadas na Seção 5.1.1 (nível de irradiância), a Seção 5.1.2 (área aproveitável dos telhados) e a Seção 5.1.3 (eficiência de conversão dos sistemas fotovoltaicos). Nota-se que a distribuição espacial do potencial fotovoltaico é similar à distribuição espacial das áreas de telhado aproveitável apresentada na Figura 12. A similaridade da distribuição espacial desses mapas é devido a que no cálculo do potencial fotovoltaico, foram considerados como valores constantes para toda a zona de estudo: o nível de irradiação solar e a eficiência de conversão do sistema fotovoltaico.

Pelas razões expostas na seção anterior sobre os cenários conservador e moderado, nesta seção tampouco é apresentado a distribuição espacial do potencial fotovoltaico nesses cenários.

Na Figura 16 apresenta-se a distribuição espacial do potencial fotovoltaico (kW) considerando as probabilidades de instalação dos sistemas fotovoltaicos, no cenário acelerado e sob o esquema tarifário net metering.(esquerda) e feed-in (direita). Observa-se que no

esquema tarifário net metering a maioria das subáreas apresentam potenciais fotovoltaicos

abaixo dos 5 kW. No esquema tarifário feed-in, algumas das subáreas mencionadas

anteriormente, incrementam seu valor de potencial fotovoltaico devido às maiores probabilidades de instalação encontradas nessas subáreas sob este esquema tarifário. Somente algumas subáreas possuem potenciais fotovoltaico acima dos 20 kW no esquema feed-in.

Comparando a Figura 14 (que não considera as probabilidades de instalação) com a Figura 15 (que sim consideram as probabilidades de instalação), nota-se uma grande diferença nos valores de potencial das subáreas, em que subáreas que possuíam altos valores de potencial fotovoltaico ao não considerarem as probabilidades de instalação (Figura 15), apresentam baixos valores de potencial ao incluírem as probabilidades de instalação (Figura 16). Esta diferença é explicada pelos valores encontrados para as probabilidades de instalação apresentados na Figura 14.

Figura 15 - Mapa temático do potencial fotovoltaico (kW), sem considerar as probabilidades de instalação.

Figura 16 - Mapa temático do potencial fotovoltaico (kW), considerando as probabilidades de instalação - Cenário acelerado - Esquema tarifário net metering (esquerda) e feed-in (direita).

Fonte: Elaboração do próprio autor.

Na Tabela 21 indica-se o potencial fotovoltaico (MW) para o município em estudo, com e sem o uso das probabilidades de instalação. Quando consideradas as probabilidades de instalação, os resultados são apresentados para os cenários: conservador, moderado e acelerado, e de acordo com os esquemas tarifários: net metering e feed-in tariffs.

Tabela 21 – Potencial fotovoltaico do município (MW): sem considerar as probabilidades de instalação, e considerando as probabilidades de instalação nos diferentes cenários de análise e

esquemas tarifários.

Sem considerar as probabilidades de instalação 126,41

Considerando as probabilidades de instalação

Conservador Moderado Acelerado

net metering 0,00 0,00 0,53

Feed-in tariffs 0,00 0,00 3,12

Fonte: Elaboração do próprio autor.

O resultado do potencial fotovoltaico considerando as probabilidades de instalação, calculadas neste trabalho, reduz o valor do potencial fotovoltaico obtido sem considerar essas

probabilidades a: 0,42 % no cenário acelerado com esquema tarifário net metering e 2,47 %

no cenário acelerado com esquema tarifário feed-in tariffs.

Documentos relacionados