• Nenhum resultado encontrado

Todo o trabalho experimental realizado nesta tese foi dividido em duas etapas. Na primeira, foi utilizada caseína hidrolisada enzimaticamente (CHE) por Alcalase na composição tanto nos meios de germinação como nos de produção. Esta tinha sido a fonte de nitrogênio utilizada em todos os trabalhos de produção de PGA por Bacillus

megaterium desenvolvidos até então no DEQ/UFSCar (Hojo, 1997; Berazain, 1997;

Visnard, 1997 e Pinotti, 1999).

Segundo Gentina et al., 1997, caseína hidrolisada tem sido a fonte de nitrogênio

complexa mais amplamente utilizada e alguns trabalhos na literatura obtiveram maior produção de PGA utilizando esta como parte da composição dos meios (Illanes et al., 1994; Gentina et al., 1997). Não foram objetivos iniciais do trabalho experimental mudanças nas concentrações e nas fontes de nutrientes nos meios, principalmente com relação à fonte de nitrogênio. Sendo assim, nesta primeira etapa a maioria dos ensaios teve como objetivo respectivamente, estudos de viabilidade, verificação da pureza, adição de sais aos meios, verificação da quantidade de esporos e tempo de germinação, etc. Como não houve neste período melhoria significativa na produção da enzima, passou-se a investigar mudanças nas concentrações dos nutrientes e, principalmente, nas fontes de carbono e nitrogênio.

Apesar dos intensos trabalhos experimentais em câmara rotativa não se observou melhoria significativa na concentração de células e nem nos níveis de atividade enzimática. Com o andamento dos ensaios para identificar os requerimentos nutricionais do Bacillus megaterium, verificou-se que um meio contendo aminoácidos livres como fonte de nitrogênio em substituição à CHE era mais favorável à produção da enzima. Sendo assim, foi necessária a realização de novos ensaios em câmara rotativa e em biorreator com o novo meio. Esses ensaios, utilizando meio contendo aminoácidos, constituíram então a segunda etapa deste trabalho. Portanto, a primeira etapa abrange os ensaios realizados com caseína hidrolisada e a segunda etapa os ensaios com aminoácidos livres.

4.1 Ensaios em Câmara Rotativa – Primeira Etapa

Um intenso trabalho experimental foi realizado no decorrer desta tese. Na fase inicial, foi necessário verificar a estabilidade e a viabilidade de linhagem de Bacillus

megaterium que estava estocada na geladeira por um período de dois anos sem repique.

Os ensaios que se seguiram em câmara rotativa e em biorreator tiveram por objetivo aumentar o crescimento celular e conseqüentemente a produção da enzima e, quando possível, obter informações qualitativas das principais variáveis do processo. Todos os ensaios descritos a seguir foram realizados com caseína hidrolisada enzimaticamente por Alcalase.

4.1.1 Verificação da Estabilidade

A partir da linhagem de Bacillus megaterium mantida em tubo contendo ágar nutriente no DEQ/UFSCar, foram obtidos “slants” dos quais alguns foram utilizados em ensaio preliminar para se verificar a estabilidade do microorganismo. Uma vez verificada a viabilidade, os “slants” restantes foram utilizados nos ensaios de seleção e verificação da pureza da colônia.

O ensaio preliminar teve por objetivo verificar a viabilidade e estabilidade da linhagem de Bacillus megaterium que seria utilizada para a seleção/purificação da cultura. Para isso, reproduziu-se um dos ensaios de produção de PGA realizado em equipe com Pinotti (Pinotti, 1999), com adição de soro de queijo. O microorganismo que foi utilizado neste ensaio estava estocado em geladeira por um período de dois anos sem repique, e foi denominado em nosso laboratório de linhagem original. A Figura 4.1 mostra resumidamente o procedimento experimental deste ensaio e de ensaios posteriores de produção da enzima. Os resultados do ensaio de estabilidade são mostrados nas Tabelas 4.1 e 4.2.

Comparando-se os resultados mostrados nessas, observa-se que a enzima produzida pelo microorganismo armazenado apresentou atividade próxima dos valores obtidos por Pinotti, 1999 (Tabela 4.2), indicando a manutenção da viabilidade da cultura.

Tabela 4.1: Ensaio de estabilidade que reproduziu condições operacionais de Pinotti, 1999. Ensaio Tempo (horas) Concentração celular (g/L) Atividade Enzimática (UI/L) Inoculo 1,8 - 0 0,2 - 24 3,1 42 48 4,0 99 CHE – Alcalase (SQS) (ensaio 1) 72 4,1 97

SQS = Soro de queijo seco em atomizador CHE = Caseína hidrolisada enzimaticamente

Tabela 4.2: Ensaio original (num. 11) realizado por Pinotti, 1999. Ensaio Tempo (horas) Concentração Celular (g/L) Atividade Enzimática (UI/L) Inoculo 2,0 - 0 0,2 - 24 - 35 48 - 66 CHE – Alcalase (SQS) 72 3,05 102

SQS = Soro de queijo seco em atomizador CHE = Caseína hidrolisada enzimaticamente

4.1.2 Seleção e Verificação da Pureza do Bacillus megaterium

Foram realizados ensaios de seleção e verificação da pureza da cepa de Bacillus

megaterium ATCC 19945 visando a preparação do inoculo padrão. Os procedimentos

experimentais de verificação da pureza são mostrados, também resumidamente, na Figura 4.2. Do “slant”, o microorganismo foi inoculado no meio de seleção por 24 horas e após este tempo foram realizadas diluições sucessivas até se obterem as diluições desejadas de 10.000, 100.000 e 1.000.000.

Figura 4.2: Procedimento experimental utilizado nos ensaios de verificação da pureza da cultura.

A foto das placas após o aparecimento das colônias pode ser observada na Figura 4.3. Pode-se observar que uma melhor separação é obtida para a diluição de 1.000.000. Macroscopicamente, observou-se também o surgimento de duas colônias aparentemente diferentes. Diferença esta que é também observada na placas das diluições de 10.000 e 100.000.

Figura 4.3: Placas após o aparecimento de colônias em ordem crescente para as três diluições.

A Figura 4.4 mostra a placa com diluição de 1.000.000, onde se observa a melhor separação de colônias. Estas colônias foram denominadas de colônia A (aspecto denso e concentrado) e colônia B (aspecto menos denso e espalhado). A partir da diferença observada separaram-se as duas colônias em novos repiques em ágar nutriente e as colônias A e B foram cultivadas separadamente em meio líquido de germinação,

Documentos relacionados