• Nenhum resultado encontrado

Resultados obtidos

No documento Pacemaker de Multi Electrodo (páginas 108-112)

Qualquer projeto ou produto final tem de passar por testes de verificação e qualidade, espe- rando com estes evidenciar superioridade em relação a outras opções de mercado na mesma área de ação. Os casos de estudo apresentados previamente juntamente com todos os testes feitos no

7.3 Resultados obtidos 89

decorrer do projeto visam validar o protótipo, desenvolvido por esta dissertação, como um pro- duto acabado e pronto a avançar para a fase de testes em animais. Analisando os casos de estudo apresentados é possível constatar que o sistema resolve todos os problemas apresentados, em cada caso, com a qualidade e polivalência desejada.

7.3.1 Satisfação dos objetivos

No capítulo 4 foi feita a análise de requisitos (ver4.1) idealizados para o sistema a desenvolver nesta Dissertação, nesta secção será realizada uma avaliação quanto ao cumprimento dos mesmos. Os requisitos funcionais foram todos implementados no protótipo, tendo alguns deles sido superados com uma margem que acrescenta valor ao produto. Exemplos claros que excedem a implementação dos requisitos podem encontrar-se na precisão de estimulação que é efetuada na ordem dos milivolts e na possibilidade de guardar as informações recolhidas a cada leitura. Foram desenvolvidas funcionalidades extra, que não haviam sido pensadas no início do projeto, destas destacam-se a possibilidade de definição de espaçamentos temporais entre estímulos, estimulação auxiliada por leitura e possibilidade de alteração da polaridade do estímulo.

Quanto a requisitos não funcionais, que envolvem uma avaliação da qualidade da interação com a interface, a sua avaliação é de maior dificuldade. No entanto, a interface foi apresentada aos parceiros da FMUP que revelaram satisfação quanto à estrutura e interação com a mesma. Neste sentido, é possível dizer que também estes requisitos foram cumpridos com clareza.

Capítulo 8

Conclusões e Trabalho Futuro

8.1

Conclusões

O mercado disponibiliza várias de soluções para o tratamento de diferentes doenças cardía- cas. Esta é uma área de investigação dinâmica caracterizada por constantes progressos na matéria médica e, como consequência, nas soluções tecnológicas desenvolvidas. Recentemente, estudos vieram comprovar as vantagens da utilização de estimulação em vários pontos no tratamento de doenças cardíacas que até então não conheciam qualquer tipo de tratamento, como é exemplo a insuficiência cardíaca crónica.

O principal objetivo desta dissertação assume-se como o desenvolvimento de um protótipo pacemaker multielétrodo capaz de estimular todas as zonas do coração. Sendo a primeira geração deste tipo de protótipo, a seu desenvolvimento foi orientado considerando a sua utilização como ferramenta de teste e validação de conceitos a ter efeito em animais. Todo o sistema criado irá permitir o teste e recolha dos dados associados, em tempo real, fornecendo a base para o desen- volvimento de possíveis avanços científicos relativos ao tratamento de doenças para as quais ainda não existem soluções. O cumprimento dos objetivos passou pela construção de um sistema que verifica todos os requisitos impostos.

Relativamente às funcionalidades implementadas no protótipo, destacam-se a de leitura e esti- mulação em 16 pontos do coração, a precisão na localização e na amplitude do estímulo, a diver- sidade de combinações de estimulação, a possibilidade de inversão de polaridade do estímulo, a facilidade de gravação das leituras efetuadas, a portabilidade do protótipo e ainda a simplicidade do interface criado. Com estas funcionalidades será possível realizar todos os testes que se pre- veem necessários para a validação de conceitos que fundamentam a estimulação com múltiplos elétrodos.

As maiores dificuldades encontradas no desenvolvimento do protótipo prendem-se com com- plexidade do sistema e o com o facto de ser um projeto pioneiro. A falta de informação e exem- plos válidos criaram obstáculos que exigiram engenho para os ultrapassar. O desenvolvimento das arquiteturas, quer de equipamentos, quer dos controlos de alto e baixo nível revelou-se um desafio enorme às minhas capacidades, obrigando-me a uma alteração constante de perspetiva na

92 Conclusões e Trabalho Futuro

abordagem ao projeto. Um outro desafio ultrapassado na realização deste projeto foi a escolha de componentes, esta ajudou a amadurecer capacidades de decisão e solidificou conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Para que o desenvolvimento do protótipo estivesse pronto para testes em animais foi feito um esforço extra a fim de projetar a placa de circuitos impressos e um módulo de proteção para a mesma. A utilização das ferramentas que projetaram estes componentes foi um desafio que se revelou gratificante pelos resultados obtidos e pelo conhecimento conquistado.

Além do descrito foi desenvolvida uma interface para facilitar a interação entre o utilizador e o protótipo criado. O seu desenvolvimento foi pensado de forma a simplificar e esclarecer as ordens de controlo disponíveis ao utilizador. A linguagem escolhida para implementar esta interface pos- sibilita a sua utilização nos sistemas operativos comuns atribuindo-lhe compatibilidade garantida entre plataformas.

Decorridos os últimos meses, uma análise sobre o trabalho gerado ao longo deste tempo iden- tifica como maior dificuldade e condicionante deste projeto o prazo apertado em que decorreu. O resultado final só foi alcançado pela dedicação extrema aplicada no projeto ao longo de todos os dias que perfazem os cinco meses transcorridos.

Em suma, podemos concluir que todos os objetivos propostos foram cumpridos e que o sistema desenvolvido será, certamente, uma mais-valia para a validação de conceitos relativos à estimulação com múltiplos elétrodos e, não menos importante, para o estudo e desenvolvimento de tratamentos de doenças cardíacas.

No documento Pacemaker de Multi Electrodo (páginas 108-112)

Documentos relacionados