• Nenhum resultado encontrado

A próxima etapa do processo deu-se pela apresentação dos resultados finais onde se apresentou os painéis para as enfermeiras Aline e Sandra e para pedagoga Leodi. Assim, ouviram-se os feedbacks quanto a elementos ou composição dos painéis, que fizeram com o houvessem pequenas e significativas mudanças, para que assim o projeto pudesse alcançar os requisitos desejados.

A equipe captou a essência do projeto sem necessitar de muitas explicações, e ressaltou os benefícios que o projeto pode apresentar dentro do hospital, como por exemplo as cores e o que elas representam, as ilustrações como elementos lúdicos e que possibilitam a equipe e familiares contar histórias por meio do painel.

O projeto foi tão bem aceito que a pedagoga se dispôs a patrocinar um dos painéis, para que o projeto pudesse ter um alcance maior, chegando a mais salas.

Nesse momento do projeto em conjunto com a equipe do CTCriaC definiu-se que seriam aplicados três painéis a escolha do grupo, em dois ambientes distintos: dois no corredor – para o qual o projeto já havia sido pensado, e outro dentro da sala de procedimentos – já que é um ambiente onde as crianças passam por momentos delicados e qualquer distração para elas nessas ocasiões é de grande valia.

São apresentadas a seguir as considerações feitas sobre cada painel e posteriormente as imagens finalizadas de acordo com as alterações realizadas.

Um dos pedidos que se aplicou a todos os painéis foi que houvesse uma frase ou dizer de apoio, como há no painel Ramo pra Praia – Você já venceu!

No painel Ultramarino (Figura 179), o retorno foi muito positivo e o pedido de alteração foi somente para que fosse inserida uma mensagem de apoio, então inclui-se um baú com uma frase motivadora. Este painel foi um dos escolhidos para ser aplicado no corredor do CTCriaC.

No painel Ramo pra Praia (Figura 180), pediram para que houvesse uma maior abertura da estampa, já que as crianças têm pouco ou quase nenhum conhecimento de praias do nordeste por exemplo, onde a imagem mais se assemelha.

No painel Céu Sol Sul (Figura 181), o retorno por parte da equipe é que ele ainda que colorido e interessante, apresentava cores escuras já que a fotografia escolhida era um pôr-do-sol já quase noite, sendo que de forma quase unânime os pacientes apresentam medo do momento noturno, então este painel necessitaria de

uma reformulação, escolha de uma nova figura ou aplicação para um público de maior idade.

No painel Ao infinito e Além (Figura 182), o retorno foi bastante positivo e a única alteração significativa foi a adição da frase de apoio. Este painel foi dos escolhidos para ser aplicado no corredor.

No painel Bem Vindo à Selva (Figura 183), foi onde houve a maior surpresa quanto ao pedido de alteração já que o painel havia uma menina com capa vermelha. De acordo com equipe existe uma superstição que “toda vez que uma mãe avista/sonha uma pessoa usando roupa vermelha uma criança morre dentro do hospital”, como o intuito do projeto é proporcionar uma melhora no bem-estar dos pacientes, familiares, equipe e do ambiente, qualquer elemento que trouxesse retorno negativo seria retirado. Então a pedidos da equipe trocou-se a menina com capa vermelha por uma fada, um elemento mais fantasioso e pictórico, além da inserção da frase de apoio. Este painel foi um dos escolhido e será aplicado na sala de procedimentos.

No painel Desce pro Play (Figura 184), o retorno foi que o painel estava um pouco carregado já que as formas da estampa são maiores, as cores da imagem são fortes e contrastantes e as ilustrações também estavam grandes e centralizadas de uma forma mais geral. Então houve uma reconfiguração das ilustrações junto com a estampa, para que o painel se tornasse mais interessante.

Depois do processo de validação dos painéis em conjunto com a equipe do hospital, que foi de extrema importância para que o projeto pudesse alcançar seus objetivos, os painéis foram finalizados com as alterações propostas.

Depois das reconfigurações conforme as sugestões apresentadas pela equipe do CTCriaC, a mesma selecionou três dos painéis para que fossem aplicados nos ambientes designados. Os painéis escolhidos foram: Ultramarino (Figura 185); Bem Vindo à Selva (Figura 186) e Ao Infinito e Além (Figura 187 e Figura 188). Sendo que o painel Ultramarino e Ao infinito e Além foram instalados no corredor e o Bem Vindo à Selva na sala de procedimentos, conforme figuras a seguir.

Figura 186 - Painel Bem Vindo à Selva instalado na sala de procedimentos. Fonte: Elaborado pelo Autor, 2015.

Figura 188 - Painel Ao Infinito e Além em detalhes. Fonte: Elaborado pelo Autor, 2015.

Os painéis que não foram selecionados pelo CTCriaC foram aplicados digitalmente, software de edição de imagens, para que se pudesse ter uma ideia de proporção e escala dos painéis aplicados nas paredes (Figura 189, Figura 190 e Figura 191).

Figura 189 - Painel "Ramo pra Praia" aplicado digitalmente. Fonte: Elaborado pelo Autor, 2015.

Figura 191 - Painel "Desce pro Play" aplicado digitalmente. Fonte: Elaborado pelo Autor, 2015.

O processo de validação trouxe ganhos importantes e significativos aos painéis, já que todas as sugestões de mudanças que foram solicitadas agregaram valor ao projeto. Depois do momento de validação e apresentação dos resultados finais, buscou-se a lista de requisitos (Figura 192) do projeto para que se pudesse verificar os requisitos alcançados e os não alcançados nos painéis.

Analisando entre os requisitos necessários, desejáveis e não desejáveis, consegue-se perceber que o projeto atingiu os requisitos propostos e esperados, sendo que o painel teve o menor custo possível entre todos os materiais testados e o único a não ser atingido foi: ter multi-encaixes, que demandaria mais tempo de elaboração e elevaria os custos do projeto, mas se deixa como opção de aplicação a projetos futuros.

Capítulo 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de painéis lúdicos que pudessem de alguma forma humanizar o ambiente hospitalar infantil, inserindo na ala mais cores, momentos de distração e dinâmica, já que a proposta oferece interação com os pacientes e a inserção de ambientes externos dentro do CTCriaC. Acredita-se que os objetivos foram alcançados de forma geral e os resultados foram bastante satisfatórios, pois apresentam as estampas, os ambientes externos e a ludicidade trazida pelas ilustrações.

A pesquisa conseguiu estabelecer os parâmetros entre o design e o design de superfície, por meio da compilação do que já havia sido produzido em diversos lugares do mundo e do Brasil, com exemplos que poderão ser utilizados como métrica em futuros trabalhos e as estampas que foram construídas por meios da junção de dois referenciais: Tangram e Athos Bulcão.

O processo de criação foi de grande aprendizado já que foram iniciados os estudos do tangram durante algumas disciplinas e descobriu-se que a dinâmica poderia resultar em padrões diferentes do que já havia sido feito dentro dos hospitais. Necessitou-se de observação dos dois referenciais escolhidos para que se estabelecesse uma conexão entre eles, e isso aconteceu por meio da observação de que os dois possuíam grandes similaridades, nas formas de construção das figuras, o que ocasionava possibilidades imensas quando os formatos se tornavam estampas gerando novos formatos.

Em um segundo momento verificou-se que mesmo com cores alegres e a inserção das fotografias dos ambientes exteriores não tornavam o projeto lúdico, então decidiu-se agregar as ilustrações com traços simplistas que trazem o caráter das ilustrações infantis, estabelecendo assim uma conexão a mais das crianças com o projeto. Com as ilustrações o projeto teve um ganho significativo já que agora haviam três camadas distintas, a fotografia trazendo o ambiente “real”, porém simulado e editado no terceiro plano; as ilustrações que faziam a ligação entre as

camadas e apresentavam o caráter lúdico e divertido já que interagiam com as camadas, no segundo plano e no primeiro plano a estampa geométrica, o confere a ela uma rigidez, porém fazendo o contraponto a organicidade da imagem e das ilustrações. Além das janelas que foram abertas na estampa para que os planos abaixo dela pudessem ser observados.

Com os painéis prontos iniciou-se o momento de validação do projeto, uma das partes chaves do processo, onde foram apresentados a equipe do CTCriaC, etapa esta que foi de extrema importância já que nos ofereceram opiniões e retornos significativos para que o projeto pudesse alcançar da melhor forma possível os seus objetivos, que era inserir mais momentos lúdicos em outros ambientes além da sala de recreação. Não esquecendo de mencionar que o projeto foi possível através das parcerias privadas que impulsionaram o aumento de painéis que foram aplicados aos seus espaços determinados.

O projeto trouxe um aprendizado imenso tanto nas áreas do design e design de superfície, com novos conhecimentos, além da vivência e experiência de vida que será levada para sempre como centelha motivacional para outros trabalhos, quanto no âmbito pessoal que era a motivação inicial de poder desenvolver um projeto que pudesse contribuir socialmente de alguma forma, e não somente um projeto comercial.

Com este estudo finalizado espera que outras pessoas se sintam motivadas a continuar ou produzir projetos que possam contribuir de alguma forma para a sociedade. E que em estudos futuros possam ser utilizados os referenciais aqui apresentados, atingindo assim mais instituições que necessitam de olhares mais atentos, por meio de pequenos gestos.

Deixa-se aqui como perspectivas para futuros trabalhos a construção de painéis mais interativos por meio de LEDs; painéis onde a desconstrução da estampa possa ser manual por meio de peças que se encaixem; ou a utilização das estampas como padrões para roupas e uniformes (Figura 193) do CTCriaC, padronização da sinalização da ala ou outra instituição.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

#DOEPALAVRAS. 3bits. Vímeo. 2010. Disponível em: <https://vimeo.com/10792069>. Acesso em: abr. 2015.

ACOSTA, Thyago. Hypeness. O tomógrafo divertido para as crianças sofrerem um

pouco menos. 2012. Disponível em:

<http://www.hypeness.com.br/2012/10/aquario-carioca-o-tomografo-divertido- para-as-criancas-sofrerem-um-pouco-menos/>. Acesso em: abr. 2014

AD News. Tecnologia. Samsung "transporta" crianças internadas a parque de diversões. 2015. Disponível em: <http://www.adnews.com.br/tecnologia/samsung- transporta-criancas-internadas-a-parque-de-diversoes>. Acesso em: abr. 2015. ALENCAR, José S. D. de. Do desenho da criança à ilustração infantil. In:

CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11. 2014, Gramado. Anais… Porto Alegre: UFGRS, 2014. 


ALEXANDRE, Edigley. Ubuntero. Tangram no Ubuntu. 2011. Disponível:

<http://www.ubuntero.com.br/2011/06/tangram-no-ubuntu/>. Acesso em: jul. 2015 ALVES, Cláudia. Design e Tecnologia Assistiva - Produto para Público com Nanismo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Desenho Industrial. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2014.

ANIMALS playing hide and seek - Hospital Sant Joan de Déu. Rai Pinto. Vimeo. Barcelona, 2014. Disponível em: <https://vimeo.com/99239413>. Acesso em: maio 2015.

ANN and Robert H. Lurie Children’s Hospital of Chicago. ISSUU. 2012. Disponível em:

<http://issuu.com/zgfarchitectsllp/docs/luriechildrens_web_spread?e=5145747/258 5816>. Acesso em: maio 2015.

AQUÁRIO Carioca. Instituto Desiderata. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: <http://www.desiderata.org.br/aquario-carioca.html>. Acesso em: maio 2015. ARAUNA, Dani R. Behance. Hospital Sant Joan de Déu. Barcelona, 2014.

Disponível em: <https://www.behance.net/gallery/22223405/Hospital-Sant-Joan-de- Du>. Acesso em: mar. 2015.

BALD Cartoons. Ogilvy. Cases. 2014. Disponível em:

BONSIEPE, Gui. et al. Metodologia Experimental/Desenho Industrial. Brasília: CNPq, 1984.

BORTOLOTE, Giovana S.; BRÊTAS, José R. S. O Ambiente estimulado ao

desenvolvimento da criança hospitalizada. Rev. Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, vol. 42, n. 8, 2008. Acesso em: maio 2015. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/

BRASIL. Lei Federal No. 11.104/2005. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar. Disponível em

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pnhah01.pdf>. Acesso: em maio, 2015.

BRUGES, Jason. Natural Trail. Londres. 2012. Disponível em:

<http://www.jasonbruges.com/projects/uk-projects/nature-trail>. Acesso em: maio 2015.

BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.

CABRAL, Valéria M. L. (Org.). Athos Bulcão. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2009.

CARELLI, Deise; AQUINO, Layla M. de. O livro infantil: a percepção por trás das ilustrações. Revista ECCOM. v. 4, n. 8, p. 51-62, jul./dez. 2013. Disponível em: < http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/viewFile/633/451 >. Acesso em: 09 nov. 2014.

CORREIA, Maria L. T. Psicologia Ambiental em um Hospital Infantil: uma análise comportamental enfatizando qualidade de vida e bem-estar. 2006. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2006.

COSTA, Mário B. Contribuições do Design Social - Como o Design deve atuar para o desenvolvimento econômico de comunidades produtivas de baixo valor agregado. Instituto de Design Social. 2008. Disponível em:

<http://www.overbranddesign.com.br/antes/ids/artigo04.pdf>. Acesso em: abr. 2015.

CREATIVE Features Morgan Stanley Clinical Building. GOSH. Londres. [2012?].

Disponível em: <http://www.gosh.nhs.uk/about-us/our-priorities/go-create-arts- programme/commissions/creative-features-morgan-stanley-clinical-building>. Acesso em: maio 2015.

CT Coral City Adventure Series. GE Healthcare. 2012. Disponível em:

<http://www3.gehealthcare.com/en/products/categories/accessories_and_supplies/ adventure_series_for_ct/coral_city#tabs/tab5FBA5FD1CF484A0386FFFBF4D718B3 FF>. Acesso: maio 2014.

CT Pirate Island Adventure Series. GE Healthcare. 2012. Disponível em:

<http://www3.gehealthcare.com/en/products/categories/accessories_and_supplies/ adventure_series_for_ct/pirate_island>. Acesso: maio 2014.

DALLA, Tereza C. M. Estudo da Qualidade do Ambiente Hospitalar como Contribuição na Recuperação de Pacientes. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Espirito Santo. Vitória, 2003.

DESIGN KIT. What is Human-Centered Design. 2010. Disponível em:

<http://www.designkit.org/human-centered-design>. Acesso em: abr. 2015. DOE Palavras. Hospitais. [2010?]. Disponível em: <

http://doepalavras.com.br/hospitais/>. Acesso em: jun. 2015.

DOE Palavras. Projeto. 2010. Disponível em: < http://www.doepalavras.com.br>. Acesso em: abr. 2015.

DOUTORES DA ALEGRIA. Sobre os Doutores. [201-?]. Disponível em:

<http://www.doutoresdaalegria.org.br/conheca/sobre-os-doutores/>. Acesso em: maio, 2015.

DOVAS. Bored Panda. 15 Artists Collaborate To Make London Children’s Hospital Cozier For Kids. 2015. Disponível em:

<http://www.boredpanda.com/artists-mural-design-royal-london-children-hospital- vital-arts/>. Acesso em: mar. 2015

FASCIONI, Lígia. Lígia Fascioni: Sobre Designers e Pessoas. Blog. 2009. Disponível em: <http://www.ligiafascioni.com.br/2009/11/sobre-designers-e- pessoas/>. Acesso em: abr. 2015.

FINGER, Mirian M. Disciplina: A Estamparia em Diferentes Culturas. 2015. Notas de aula. Design de Superfície (Pós-graduação). Universidade Federal de Santa Maria. 2015.

FORNASIER, Cleusa B. R.; Martins, Rosane F. F.; Merino, Eugenio. Da responsabilidade social imposta ao design social movido pela razão. Repositório Institucional. UFSC. 2012. Disponível em:

<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1850>. Acesso em: maio 2015. GONÇALVES, Ana E. da S. O Design Lúdico: Carrinho para Auxiliar o Tratamento Oncológico Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Desenho Industrial. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2014.

HAUGHTON, Chris. Blog Chris Haughton. Royal London Hospital. Londres, 2015.

Disponível em: <http://blog.chrishaughton.com/royal-london-hospital/>. Acesso em: mar. 2015.

HELLER, Eva. Psicologia das Cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução de Maria Lúcia Lopes da Silva. 1 ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. HISTÓRIA do Balonismo. Balonismo. [201-?]. Disponível em:

<http://www.balonismo.org.br/historia>. Acesso em: out. 2015.

HOSPEDARIA Juvenil. Instituto Desiderata. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <http://www.desiderata.org.br/hospedaria-juvenil.html>. Acesso em: maio 2015. ICSID. Definition of Industrial Design. [201-?]. Disponível em:

<http://www.icsid.org/about/about/articles31.htm >. Acesso em: maio 2015.

IDEO. Human-Centered Design – Kit de Ferramentas. 2010. 2ª edição. Disponível

em:

<http://d1r3w4d5z5a88i.cloudfront.net/assets/guide/Field%20Guide%20to%20Hum an-Centered%20Design_IDEOorg_Portuguese-

77636defd6db8ff4d17e54afb7225ce1.pdf>. Acesso em: abr. 2015.

IMAGING Adventure Program Eases Pediatric Patient Anxiety. Radiological Society of North America. Chicago, v. 23, n. 9, p. 5-6, set. 2013.

INCA. Estimativa 2014 – Síntese de Resultados e Comentários. Disponível em < http://www.inca.gov.br/estimativa/2014/sintese-de-resultados-comentarios.asp>. Acesso em: maio, 2015

INCIDIN Extra N®. Desinfecção de Superfície. Polimedical. [201-?]. Disponível em: <http://polimedical.com.br/?p=138>. Acesso em: jul. 2015.

INSTITUTO Desiderata. Unidos pela cura: promoção do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil no Rio de Janeiro (Unidos pela cura − 8 anos)/Instituto Desiderata. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em:

<http://www.issuelab.org/click/kc_download1/relatorio_unidos_pela_cura/gife >. Acesso em: abr. 2015.

LAGO, André C. Athos Bulcão. In: CABRAL, Valéria M. L. (Org.). Athos Bulcão. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2009. p. 27-33.

LANDOR Associates. Great Ormond Street Hospital for Children. Londres, 2011.

Disponível em: <http://landor.com/#!/work/case-studies/great-ormond-street- hospital-for-children/>. Acesso em: maio 2015.

LANDSCAPES. Gde-fon. [201-?]. Disponível em: <http://gde-

fon.com/download/tropical_beach_palms_ocean_shore_landscape/560346/8000x53 34>. Acesso em out. 2015.

LIAN, V B. Lai Pingau Lenhmun. Chin Miphun Thawhkehnak. 2014. Disponível em:

< http://laipingau.blogspot.com.br/2014/10/chin-miphun-thawhkehnak.html >. Acesso em: jul. 2015.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

LUZ, Sandra. Sala Amarilla 2009. Tangram: Uso didáctico en la escuela. 2012.

Disponível em: <http://salaamarilla2009.blogspot.com.br/2012/08/tangramuso- didactico-en-la-escuela.html>. Acesso em: abr. 2015.

MIRACLE Recreation Pinterest. Kids’ Choice. 2012. Disponível em:

<https://www.pinterest.com/pin/79727855873594323/>. Acesso em: out. 2015. MORETZSOHN, Carmem. Habitante do silêncio em Brasília. In: CABRAL, Valéria M. L. (Org.). Athos Bulcão. Brasília: Fundação Athos Bulcão, 2009. p.356-359.

MR Cub Camp Adventure. GE Healthcare. 2012. Disponível em:

<http://www3.gehealthcare.com/en/products/categories/accessories_and_supplies/ adventure_series_for_mr/cub_camp>. Acesso: maio 2014.

MR Space Planetscape Adventure. GE Healthcare. 2012. Disponível em:

<<ttp://www3.gehealthcare.com/en/products/categories/accessories_and_supplies/ adventure_series_for_mr/space_planetscape>. Acesso: maio 2014.

MR Space Runways. GE Healthcare. 2012. Disponível em: <

http://www3.gehealthcare.com/en/products/categories/accessories_and_supplies/a dventure_series_for_mr/space_runways>. Acesso: maio 2014.

MR Space Station Adventure. GE Healthcare. 2012. Disponível em:

<http://www3.gehealthcare.com/en/products/categories/accessories_and_supplies/ adventure_series_for_mr/space_adventure>. Acesso: maio 2014.

MR Sunset Safari Adventure. GE Healthcare. 2012. Disponível em: <

http://www3.gehealthcare.com/en/products/categories/accessories_and_supplies/a dventure_series_for_mr/sunset_safari>. Acesso: maio 2014.

NADER, Carol. Carol Nader. Sobre pedras e Cristais. [201-]. Disponível em: <https://www.carolnaderjoias.com.br/pedras-cristais/pedras-brasileiras-naturais- preciosas-lapis-lazuli/>. Acesso em: ago 2015.

NATUREZA e Paisagens. Forwallpaper. [201-?]. Disponível em:

<http://es.forwallpaper.com/wallpaper/argentina-the-moon-venus-mercury-

Documentos relacionados