• Nenhum resultado encontrado

21 RESUMO DO CURSO: GOVERNAR NOSSA VIDA POR PRINCÍPIOS

No documento CASAMENTO ETERNO MANUAL DO PROFESSOR (páginas 89-92)

CORRETOS

PANORAMA DOUTRINÁRIO

O Élder Donald L. Staheli, dos Setenta, ensinou: “Seja qual for nossa idade ou posição na vida, a obediência diária aos princípios do evangelho é o único caminho garantido para a felicidade eterna”. (A Liahona, julho de 1998, p. 92) O Profeta Joseph Smith ensinou que aqueles que compreendem princípios corretos são capazes de governar a si mesmos. (Ver John Taylor, “The Organization of the Church”, Millennial Star, 15 de novembro de 1851, p. 339; ou manual do aluno, p. ix.) Esta lição dá-lhe a oportunidade de examinar os princípios do evangelho que devem guiar seus alunos em sua

preparação para o casamento.

PRINCÍPIO

A obediência aos princípios do evangelho durante o namoro e o noivado nos fortalece em nossa preparação para o casamento no templo.

LEITURAS DO MANUAL DO ALUNO

“Adquirir Conhecimento Espiritual”, Élder Richard G. Scott (p. 148)

“Precisamos Fazer Nossa Parte” (em “Viver de Acordo com os Princípios do Evangelho”, p. ix)

Citação em “Alicerces para o Casamento Eterno”, Élder Richard G. Scott (p. 124)

SUGESTÕES DIDÁTICAS

Discussão. Peça aos alunos que leiam novamente “Adquirir Conhecimento

Espiritual”, do Élder Richard G. Scott, do Quórum dos Doze Apóstolos (manual do aluno, p. 148). (Eles lêem esse discurso como parte da lição 1 no início do curso.) Pergunte:

• O que é um princípio?

• Como a compreensão dos princípios do evangelho nos ajuda a tomar decisões? • Como podemos adquirir conhecimento espiritual?

• Como o fato de vivermos de acordo com o conhecimento recebido nos ajuda? • Como podemos recordar, expandir e aplicar nosso conhecimento espiritual? Faça cópias da folha “Princípios das Lições” no final deste manual. (p. 79) Dê uma para cada aluno. Peça-lhes que estudem os princípios ensinados neste curso. Pergunte: De que forma podemos aplicar os conselhos do Élder Scott ao que aprendemos? Discuta as respostas dos alunos.

O QUE

ENSINAR

Devemos ser guiados em nosso namoro e noivado pelos princípios do evangelho.

RE S U M O D O CU R S O: GO V E R N A R NO S S A VI D A P O R PR I N C Í P I O S CO R R E T O S

SUGESTÕES DIDÁTICAS

Estudo de caso. Apresente a seguinte situação no namoro (ou crie uma):

Priscila e André são membros ativos da Igreja. André é ex-missionário. Ele recebeu uma bolsa de estudos acadêmica e tem um bom emprego de meio expediente. Ambos estão no terceiro ano de faculdade. Estão namorando há seis meses, e André falou com Priscila sobre a possibilidade de se casarem. Ele quer casar-se no templo e constituir família. Ele sente-se atraído por Priscila devido à fé que ele tem no Senhor e à maneira como ela serve ao próximo. Priscila responde dizendo que tem fortes sentimentos por André, mas preocupa-se porque o casamento agora interferiria na meta que ela acalenta desde criança de tornar-se advogada.

Pergunte: Quais princípios podem ajudar André? Quais princípios podem ajudar Priscila? Peça aos alunos que usem a folha que receberam e identifiquem quais princípios das lições 1–7 podem ajudar a resolver essa situação.

Apresente outra situação:

Depois de namorarem por algum tempo, Jorge e Sandra finalmente discutiram a possibilidade de se casarem. Jorge está com vinte e três anos, é membro da Igreja e está no segundo ano de faculdade. Ele é considerado bonito pelas amigas de Sandra e vem de uma família de posses. Ele não serviu como missionário e não freqüenta a Igreja regularmente. Ele garante a Sandra que ficará totalmente ativo na Igreja depois do casamento. Sandra está no último ano de faculdade e durante toda a vida foi ativa na Igreja.

Certa noite, Sandra viu Jorge com alguns amigos dele. Ele estava com uma lata de cerveja na mão. Quando ela perguntou a ele no dia seguinte sobre o assunto, ele disse que só toma álcool em ocasiões especiais e que “não é um problema”.

Pergunte: O que Sandra deve fazer? Que princípios podem ajudá-la a tomar a decisão certa sobre Jorge? O que Jorge deve fazer? Pergunte aos alunos quais princípios das lições 1–7 podem aplicar-se à situação.

Trabalho em grupo. Divida a classe em grupos de três ou quatro. Oriente cada grupo

a criar uma situação de namoro relevante que exija uma solução e depois escolha princípios das lições 8–19 para achar uma solução para a situação. Depois de cerca de dez minutos, peça aos grupos que apresentem à classe as situações criadas e as soluções propostas. Peça à classe que sugira outros princípios das lições 8–19 que podem ser aplicados a cada situação. Você pode mencionar que em alguns casos o problema pode ser melhor resolvido com a separação do casal. Algumas soluções também podem levar muito tempo.

SUGESTÕES DIDÁTICAS

Atividade com as escrituras. Leia a subseção “Precisamos Fazer Nossa Parte” (em

“Viver de Acordo com os Princípios do Evangelho”, manual do aluno, p. ix) Peça aos alunos que resumam as seguintes escrituras usando frases do tipo se-então: 1 Néfi 4:14; Helamã 4:15; Doutrina e Convênios 44:2. Divida a classe em grupos de três ou quatro. Peça a cada grupo que resuma uma das seguintes escrituras usando uma frase do tipo “se-então”: 1 Néfi 10:21; 2 Néfi 31:13; Mosias 29:27, 30; 3 Néfi 26:10;

Doutrina e Convênios 82:1; 104:2; 132:19. Peça a um representante de cada grupo que apresente seu resumo à classe.

Testifique aos alunos que os princípios contidos nesses versículos foram dados pelo Senhor. Discuta por que devemos tentar seguir esses princípios em nosso namoro, noivado, casamento e no decorrer de nossa vida.

O QUE

ENSINAR

Devemos seguir os princípios do evangelho e buscar inspiração do Espírito Santo ao longo de toda a nossa vida.

O QUE

ENSINAR

Os princípios corretos ajudam-nos a tomar decisões acertadas e a resolver dificuldades no namoro e noivado. RE S U M O D O CU R S O: GO V E R N A R NO S S A VI D A P O R PR I N C Í P I O S CO R R E T O S 77

RE S U M O D O CU R S O: GO V E R N A R NO S S A VI D A P O R PR I N C Í P I O S CO R R E T O S 78

CONCLUSÃO

Leia a declaração do Élder Richard G. Scott na seção “Alicerces para o Casamento Eterno” (manual do aluno, p. 124). Explique aos alunos que os princípios ensinados neste curso são apenas o início. Incentive-os a continuar buscando princípios nas escrituras e ensinamentos de apóstolos e profetas no decorrer da vida. Testifique das bênçãos decorrentes da aplicação dos princípios centrados no evangelho de Jesus Cristo em todos os aspectos de nossa vida.

No documento CASAMENTO ETERNO MANUAL DO PROFESSOR (páginas 89-92)