• Nenhum resultado encontrado

Erros podem ocorrer no registro, na mensuração, na apresentação ou na divulgação de elementos de demonstrações contábeis.

Os potenciais erros do período corrente descobertos nesse período devem ser corrigidos antes de as demonstrações contábeis serem autorizadas para publicação.

Os erros materiais devem ser ajustados de forma retrospectiva;

Os erros decorrentes de fraudes, ou seja, os erros intencionais (materiais ou imateriais) devem ter aplicação

retrospectiva.

Quando for impraticável determinar os efeitos de erro em um período específico na informação comparativa para um ou mais períodos anteriores apresentados, a entidade deve retificar os saldos de abertura de ativos, passivos e patrimônio líquido para o período mais antigo para o qual seja praticável a reapresentação retrospectiva (que pode ser o período corrente).

P o ti ca s C o n b e is , M u d a n ça d e E st im a ti v a e R e ti fi ca çã o d e E rr o ( C P C 1 3 ) 01699177899

1.(CESPE/Analista/Contabilidade e Finanças/BACEN/2013) Julgue o item a seguir, com base no Pronunciamento Técnico CPC 23, que trata de políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erros.

Não constitui mudança nas políticas contábeis nem a adoção de política contábil para transações, outros eventos ou condições que difiram em essência daqueles que ocorriam anteriormente nem a adoção de nova política contábil para transações, outros eventos ou condições que não ocorriam anteriormente ou eram imateriais.

2.(CESPE/Analista Judiciário/Contabilidade/TJ-SE/2014) Se ocorrer

modificação na base de avaliação de um ativo não monetário de determinada entidade e não for possível determinar se essa modificação configura uma mudança na política contábil ou na estimativa contábil, a entidade deverá considerar que ocorreu mudança na estimativa contábil.

3.FEPESE/Analista de Contas Públicas/Contabilidade/MP TCE-SC/2014) De

acordo com o CPC 23, erros podem ocorrer: 1. Na mensuração.

2. No registro. 3. Na conceituação. 4. Na divulgação. 5. Na apresentação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

b) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. c) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5. e) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

4.(FEPESE/Analista/Auditoria/MPE-SC/2014) Sobre a divulgação de erro no registro, na mensuração, na apresentação ou na divulgação de elementos de demonstrações contábeis de período anterior, é correto afirmar que a empresa deve divulgar:

1. a natureza do erro de período anterior.

Lista das questões apresentadas na aula

2. o montante da retificação para cada período anterior apresentado à medida que seja praticável.

3. o montante da retificação no início do período anterior mais antigo apresentado.

4. as circunstâncias que levaram à existência dessa condição e uma descrição de como e desde quando o erro foi corrigido, se a reapresentação retrospectiva for impraticável para um período anterior em particular. 5. a retificação de erro de período anterior que deve ser adicionada, preferencialmente, aos resultados do período em que o erro é descoberto. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. b) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5. c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5. d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5. e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

5.(FBC/Exame de Suficiência CFC/Bacharel/2015.2) De acordo com o

disposto na NBC TG 23 (R1) – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. O efeito da mudança de estimativa comporta aplicação retrospectiva, no caso de aplicação praticável, resultando no ajuste dos saldos anteriores impactados pela mudança.

II. A mudança na estimativa de vida útil de um ativo depreciável deve ser tratada como mudança de política contábil com aplicação retrospectiva, quando praticável.

III. Na aplicação da mudança de uma política contábil de forma retrospectiva, quando for exigida e praticável, a entidade deve ajustar o saldo de abertura de cada componente do patrimônio líquido afetado para o período anterior mais antigo apresentado.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns): a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas. c) I, II e III.

d) III, apenas.

6.(FBC/Exame de Suficiência CFC/Técnico/2014.1) Com relação à

retificação dos erros de períodos anteriores, estabelecida na NBC TG 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, julgue os itens abaixo e, em seguida assinale a opção CORRETA.

I. Podem ocorrer erros no registro, na mensuração, na apresentação ou na divulgação de elementos de demonstrações contábeis.

II. Os potenciais erros do período corrente descobertos nesse período devem ser corrigidos somente depois de as demonstrações contábeis serem autorizadas para publicação.

III. Um erro de período anterior deve ser corrigido por reapresentação retrospectiva, salvo quando for impraticável determinar os efeitos específicos do período ou o efeito cumulativo do erro.

Está(ão) certo(s) o(s) item(ns): a) III, apenas.

b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) I, II e III.

7.(FGV/Analista Judiciário/Contabilidade/TJ-BA/2015) A Cia Bons Tempos

apresenta preponderância de itens de natureza intangível em seu ativo. No segundo trimestre de um dado exercício, em decorrência de mudanças no cenário econômico e no mercado em que opera, a companhia contratou um especialista independente para avaliar os seus ativos. Após o trabalho, o especialista informou à empresa acerca de mudança relevante e material no valor contábil de suas patentes.

A partir das orientações do CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, a empresa deverá:

a) alterar a taxa de amortização a partir do próximo exercício; b) alterar a taxa de amortização a partir do trimestre anterior; c) alterar a taxa de amortização a partir do exercício corrente;

d) reapresentar as demonstrações contábeis do exercício anterior com os valores atualizados;

e) reapresentar as demonstrações contábeis, com valores corrigidos, até onde for praticável.

01699177899

MATERIAL DO GRUPO DE RATEIO

8.(FGV/Analista Legislativo/Contabilidade/CM Caruaru/2015) Em 31/12/1013, a Cia. W reconhecia em seu balanço patrimonial, por R$ 50.000,00, softwares que haviam sido comprados de terceiros por R$ 30.000,00. Estes estavam avaliados a valor justo. Em 2014 a empresa passou a avaliar os seus ativos intangíveis ao custo.

De acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro, assinale a opção que indica o procedimento contábil a ser efetuado pela empresa e o efeito decorrente da aplicação.

a) Retificação de Erro; deve-se refazer o balanço patrimonial do ano anterior.

b) Mudança de Estimativa; deve-se refazer o balanço patrimonial do ano anterior.

c) Mudança de Política Contábil; deve-se refazer o balanço patrimonial do ano anterior.

d) Mudança de Política Contábil; deve-se utilizar a nova avaliação a partir de 2014.

e) Incorreção material; deve-se utilizar a nova avaliação a partir de 2014. 9.(FGV/Técnico de Nível Superior/Ciências Contábeis/AL-BA/2014) Uma empresa avaliava seus estoques de acordo com método PEPS. Em 2014 os contadores da empresa julgaram que a avaliação por custo médio correspondia melhor à realidade da empresa, portanto, mudaram o critério de avaliação.

Nesse caso, a empresa deve

a) refazer as demonstrações contábeis de 2013, calculando o valor dos estoques de 2013 de acordo com o custo médio e contabilizar a diferença como ajuste patrimonial.

b) refazer as demonstrações contábeis de 2013 e de 2012, calculando o valor dos estoques de acordo com o custo médio e contabilizar a diferença como resultado.

c) refazer as demonstrações contábeis de 2013, calculando o valor dos estoques de 2013 de acordo com o custo médio e contabilizar a diferença como outros resultados abrangentes.

d) manter o cálculo dos estoques em 2013 e em 2014 calcular de acordo com o custo médio e com o PEPS, de modo a garantir a comparabilidade, sendo a diferença contabilizada como resultado.

e) manter o cálculo dos estoques em 2013 e em 2014 calcular de acordo com o custo médio e com o PEPS, de modo a garantir a comparabilidade, sendo a diferença contabilizada como ajuste patrimonial.

10.(FCC/Auditor Público Externo/Ciências Contábeis/TCE-RS/2014) Em abril de 2014, a Cia. Revisão verificou que o valor da despesa com Provisões, reconhecidas em 2013 e decorrentes de seus processos tributários, foi calculado considerando informações incorretas do departamento jurídico. Considerando que a diferença entre os valores (calculado e o que deveria ter sido calculado) é material, a Cia. Revisão a) não precisa fazer nenhum ajuste nas demonstrações contábeis nem divulgar tal fato, considerando que é apenas um erro.

b) precisa apenas divulgar o erro nas demonstrações contábeis de 2014. c) precisa divulgar o erro em 2014 e corrigir suas demonstrações contábeis de forma prospectiva.

d) precisa divulgar o erro em 2014 e corrigir suas demonstrações contábeis de forma retrospectiva.

e) precisa apenas ajustar suas demonstrações contábeis de 2013 para fins de comparação com as de 2014.

11.(FCC/Analista Judiciário/Contabilidade/TRT13/2014) Em 15/04/2014, a

Cia. Amarela verificou que a despesa de depreciação de seu ativo imobilizado, referente ao ano de 2013, foi calculada considerando o valor residual incorreto. Sabendo que a diferença entre os valores (calculado e o que deveria ter sido calculado como despesa de depreciação) é material, a Cia. Amarela

a) não faz nenhum ajuste em suas demonstrações contábeis.

b) corrige suas demonstrações contábeis de forma retrospectiva, apenas. c) divulga o erro nas demonstrações contábeis de 2014, apenas.

d) corrige suas demonstrações contábeis de forma prospectiva e divulga o erro em 2014.

e) corrige suas demonstrações contábeis de forma retrospectiva e divulga o erro em 2014.

12.(FCC/Analista Judiciário/Contabilidade/TRT5/2013) Considere as

seguintes assertivas sobre retificações de erros:

I. Um erro de período anterior deve ser corrigido por reapresentação retrospectiva, salvo quando for impraticável determinar os efeitos específicos do período ou o efeito cumulativo do erro.

II. A retificação de erro de período anterior deve ser excluída dos resultados do período em que o erro é descoberto.

III. As mudanças nas estimativas contábeis à medida que se conhece informação adicional, se constitui retificação de erro.

Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas.

b) II, apenas. c) III, apenas. d) I, apenas. e) I, II e III.

13.(CESGRANRIO/Profissional Básico/Contabilidade/BNDES/2013) Nos

termos do CPC 23 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata de políticas contábeis, mudança de estimativa e retificação de erros, a entidade deve selecionar suas políticas contábeis e aplicá-las de modo uniforme em transações semelhantes. Entretanto, o próprio CPC oferece à entidade a probabilidade de fazer mudança nas práticas contábeis.

Nesse aspecto da mudança de práticas contábeis, o CPC informa que a entidade deve alterar uma política contábil apenas se a mudança

a) atender às necessidades gerenciais de ordem interna.

b) contribuir de forma mais relevante para a evidenciação e segurança dos ativos.

c) for imposta pela Assembleia Geral dos Acionistas, controladores e não controladores.

d) resultar em informação confiável e mais relevante nas demonstrações contábeis sobre os efeitos de transações, posição patrimonial e financeira, desempenho ou dos fluxos de caixa.

e) ocorrer por livre decisão dos órgãos administrativos para gerar informações gerenciais mais confiáveis e relevantes para a tomada de decisão.

14.(ESAF/Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil/2012) Na

identificação e determinação de erro contábil de períodos anteriores, devem ser consideradas as omissões e incorreções nas demonstrações contábeis da entidade de um ou mais períodos anteriores que

a) não estavam disponíveis quando da autorização para divulgação das demonstrações contábeis desses períodos e não retroagissem a prazo superior a dois exercícios contábeis.

b) somente quando se verifica efetivamente fraudes administrativas nos cálculos e informações que respaldaram as informações sobre as quais as demonstrações retrospectivas foram baseadas.

c) na avaliação de seus efeitos incluíssem os efeitos decorrentes de cálculos matemáticos ou aplicação equivocada de políticas contábeis que não retroagissem a cinco períodos contábeis.

d) contivessem informações que pudessem ter sido razoavelmente obtidas e levadas em consideração na elaboração e na apresentação dessas demonstrações contábeis.

e) a necessidade de uma reapresentação retrospectiva exigir premissas baseadas no que teria sido a intenção da Administração naquele momento passado e não produzissem efeitos fiscais.

15.(UFSM/Técnico em Contabilidade/2010) A Cia ABC muda sua técnica de avaliação do custo dos estoques de média ponderada para PEPS. A companhia deverá contabilizar essa mudança como:

a) mudança de estimativa e contabilizá-la prospectivamente; b) mudança política contábil e contabilizá-la prospectivamente; c) mudança de política contábil e contabilizá-la retrospectivamente; d) correção de erro e contabilizá-la retrospectivamente;

e) correção de erro e contabilizá-la prospectivamente.

16.(CESPE/Auditor Federal de Controle Externo/TCU/2013) A respeito das

notas explicativas que acompanham as demonstrações contábeis, julgue o item subsequente, de acordo com as normas brasileiras de contabilidade. Quando determinada entidade corrige, retrospectivamente, erro material de períodos anteriores, a entidade deve divulgar nas notas explicativas que acompanham o primeiro conjunto de demonstrações contábeis publicado após a descoberta desse erro, entre outras informações, a natureza do erro e o montante da retificação para cada período anterior apresentado, na medida em que seja praticável, para cada item afetado da demonstração contábil.

17.(CESPE/Analista de Comércio Exterior/MDIC/2008) O fato de o

aumento da inadimplência, em razão do aperto no crédito, fazer que uma empresa reestime as perdas prováveis para efeito de cálculo da provisão para créditos de liquidação duvidosa, elevando seu percentual de 3% para 10%, caracteriza mudança de critério contábil, com quebra de consistência, e constitui ajuste de exercícios anteriores que deve ser representado na demonstração de lucros ou prejuízos acumulados.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

C C E A D C C A A

10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17.

D E A D D C C E

Documentos relacionados