• Nenhum resultado encontrado

4.1 Desenho e relação entre modelos de Orçamento Participativo atualmente

4.1.4 Reuniões com a população

4.1.4.1 Porto Alegre

Em Porto Alegre nas regras para a elaboração das demandas constam que podem demandar as associações, cooperativas, comissões de ruas, segmentos (movimentos sociais, representantes de classes, grupos religiosos, etc.). Com exceção dos conselhos e órgãos públicos em qualquer esfera Municipal, Estadual ou Federal.

O demandante que não apresenta como em Belo Horizonte frequência mínima de 50% de seus delegados nas reuniões ordinárias de seu fórum regional ou temático (da Assembleia Municipal ou posse até a última reunião antes do recesso), não pode ter sua demanda contemplada no novo PI. Fica a cargo dos fóruns Regionais ou Temáticos a decisão de quais delegados fazem a hierarquização.

As reuniões são elaboradas de três formas, as gerais cujas demandas e propostas de prioridades para a Região ou Temática são encaminhadas, pessoalmente (por qualquer meio) ou pela Internet (via GPO e SMCPGL – sofrendo análise prévia), sendo obrigatória sua avaliação e deliberação nos fóruns de delegados do Orçamento Participativo, as regionais cujas regiões podem apresentar até 15 demandas de obras e serviços nas suas 4 (quatro) prioridades temáticas e até 5 demandas nos demais temas, sendo que as mesmas devem ser entregues no formulário fornecido pelo GPO, no dia da Assembleia Municipal, e as

temáticas, que podem apresentar até 15 demandas para o eixo eleito em primeiro

lugar e até 5 demandas para os demais eixos.

As Secretarias e Departamentos devem ser convocados para comparecer nas regiões e temáticas para um Fórum antes da hierarquização a fim de promover uma análise técnica prévia da viabilidade de execução das demandas, evitando, assim, erro na hierarquização das mesmas.

O COP faz uma reunião ordinária quinzenal. Uma das reuniões ordinárias mensais do COP, poderá se realizar sem a participação do Governo na Coordenação dos trabalhos, com caráter de avaliação e desenvolvimento do processo.

4.1.4.2 Recife

Em Recife a coordenação das reuniões do Conselho deve ser efetuada em alternância, entre os representantes do Executivo e os Conselheiros eleitos nas plenárias para Coordenação.

Os Fóruns de delegados reúnem-se mensalmente e em caráter extraordinário quando necessário (com quórum mínimo de 25%). As resoluções aprovadas (por pelo menos 50% mais um) são encaminhadas por escrito ao COP, a título de informação ou referendo. Nos momentos das deliberações tem direito a voto apenas os delegados do Orçamento Participativo – OP do respectivo Fórum.

Suas reuniões são públicas, sendo permitida a livre manifestação dos delegados, dos Conselheiros, dos Coordenadores, dos cidadãos comuns e representantes do Município do Recife, sobre assuntos da pauta, respeitada a ordem da inscrição, que deve ser requerida à coordenação dos trabalhos.

Nos momentos das deliberações tem direito a voto apenas os delegados do Orçamento Participativo – OP do respectivo Fórum.

É importante pelos conselheiros o comprometimento firmado a não alterar posteriormente, as decisões anteriores da comunidade no processo das prioridades da cidade discutidas no Fórum de Delegados, a não ser por justificativa técnica, financeira ou legal depois de efetuada a análise pelos órgãos competentes.

4.1.4.3 Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, na 1ª Rodada é informado qual o recurso disponível; são expostas as diretrizes gerais e distribuídos os formulários (1 por bairro ou vila). São realizadas reuniões nas comunidades para definir as demandas prioritárias e para preencher os formulários de solicitação. Na Prefeitura os técnicos fazem a pré- triagem das solicitações de demandas para verificar se enquadram nas diretrizes técnicas. Após uma triagem para avaliação da demanda pelos órgãos da Prefeitura, caso haja algum impedimento legal ou técnico a comunidade deve preencher um novo formulário, substituindo a reivindicação por outra.

Durante a 2ª rodada, são realizadas assembleias nas comunidades por sub- regiões na regional onde acontece a pré-seleção das 25 solicitações de cada regional. A prefeitura realiza vistorias técnicas onde as 25 demandas pré- selecionadas são vistoriadas e são elaboradas as estimativas de custo. Paralelamente, nesta etapa são escolhidos os delegados que participam da Caravana de Prioridades e do Fórum Regional de Prioridades Orçamentárias.

Realiza-se então a Caravana de Prioridades, onde todos os delegados visitam os 25 empreendimentos pré-selecionados pela Regional. A Prefeitura apresenta a planilha com os custos de cada empreendimento aos delegados que foram eleitos. Eles visitam os locais das obras pré-selecionadas para conhecer melhor cada empreendimento e ter uma visão ampla das necessidades da região. A Caravana das Prioridades percorre todos os bairros e vilas e favelas que tiveram suas demandas aprovadas na 2ª rodada.

4.1.4.4 Distrito Federal

No Distrito Federal esta fase ocorre nas Plenárias de Base, onde nessas reuniões, a população comparece para apresentar suas propostas e eleger os delegados que representarão as suas cidades. Nessa fase, a participação popular é fundamental, primeiro para que as propostas apresentadas sejam representativas da

situação da cidade e, em segundo, para que a cidade possa ter a maior quantidade possível de delegados para defender essas propostas.

Na Estrutural, foram realizadas em maio 4 Plenárias de Base, reunidas em 4 setores divididos pela cidade. Como já dito, só se obteve o acesso do que foi discutido na primeira reunião ocorrida em 07 de maio, por relatório elaborado pelo Projeto de Extensão Universidade de Olho Orçamento do Departamento de Administração da Universidade de Brasília que acompanhou a plenária.

A reunião teve o intuito de definir as prioridades da comunidade e eleger os delegados e seguiu com uma divisão de temas: Desenvolvimento econômico; Desenvolvimento Social e direitos Humanos; Educação; Esporte e Copa 2014; Meio Ambiente; Saúde; Segurança Pública e Transporte; Urbanização, Energia e Saneamento Básico. Foram escolhidos aleatoriamente 8 grupos de discussão para cada tema.

A equipe do GDF apresentou a cada grupo temático propostas com algumas sugestões de serviços que eles elencaram como prioritário para a Cidade Estrutural, e a partir dessas propostas os moradores que compunham cada grupo temático, puderam elencar as prioridades das prioridades com base na proposta da equipe da Administração. Além dessas propostas os moradores poderiam elencar outras que não constavam da lista, mas que eles consideravam importantes.

Caberia aos delegados como consta no Regimento Interno dos Delegados, pré-selecionar as prioridades a partir das propostas da comunidade e encaminhá-las ao Grupo Técnico de Implementação do OP – GTIOP – para que fossem encaminhadas aos órgãos responsáveis para avaliação técnica e orçamentária, e após levarem a discussão ao conselho.

Documentos relacionados