• Nenhum resultado encontrado

Fator II – Condições de trabalho para o reuso de informações nas atividades

7. ANÁLISE DOS DADOS E COMPROVAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS

7.1. Análise Descritiva dos Dados

7.1.6. Reuso de Informações – Bloco

Este bloco de questões, itens 16 a 22, tem como objetivo avaliar a visão da equipe de requisitos em relação a reuso de informações – previsão de uso no desenvolvimento de software, práticas em uso e estágio da base de soluções, local onde as experiências das equipes em desenvolvimento de software devem ser registradas para uso posterior.

As perguntas estão associadas ao terceiro pressuposto específico, e a seus fatores I e II: disponibilidade de informações para reuso, sua utilização e as condições existentes no ambiente para o processo de reuso.

7.1.6.1. PSDS e o registro de experiências

As Questões 16 e 17 tratam aspectos do PSDS relacionados a orientações e registros de informações e práticas durantes os projetos de software. A 14 Grupos de trabalho definidos pelo PSDS, que oferecem suporte a algumas atividades.

primeira delas avalia a visão geral sobre orientações do PSDS relacionadas ao registro de experiências e práticas. As respostas de 14 pessoas (63,6%) indicam que há orientação do processo para o registro de práticas. Os oito analistas restantes (36,4%) responderam que não percebem estas orientações.

A Questão 17 verifica se os analistas de requisitos registram informações relativas ao projeto de software, que podem ser de interesse para outros projetos. As 3 opções para resposta foram: 1. Sempre registro informações que possam interessar a outros projetos – opção escolhida por quatro pessoas (18,2%); 2. Os registros para outros projetos são feitos algumas vezes – item assinalado por 11 analistas (50,0%); 3. Nunca registro informações que possam ser aproveitadas por outros projetos – opção de sete pessoas (31,8%).

As respostas mostram que, apesar de mais de 60% dos analistas reconhecerem que o PSDS orienta para o registro de experiências, mais de 30% das pessoas nunca registra experiências, e apenas 18,2% o fazem com frequência. Os dados mostram divergência entre as orientações e o comportamento real da equipe ao longo do projeto.

7.1.6.2. Consulta a base de soluções

As Questões 18 e 19 mostram a percepção da equipe de requisitos em relação ao uso da base de soluções, e determinam o grau de consulta a base de soluções (BS) antes do início de um projeto, e eventuais razões para que ela não seja utilizada.

A Questão 18, ver Gráfico 6, é sobre o uso da BS como fonte de informações sobre cliente e o domínio da aplicação. As opções de resposta eram: 1. Sempre consulto a BS – com duas respostas (9,1%); 2. Algumas vezes consulto a BS - com seis respostas (27,3%); 3. Nunca consulto a BS no início de projetos – item que obteve 14 respostas (63,6%).

As pessoas que responderam aos itens 2 (Algumas vezes)/3 (Nunca), em número de 20, também deveriam responder a questão 19, para determinar as razões pela qual a BS não é usada como fonte de consulta. Entretanto, apenas 15 pessoas responderam a esta questão. Havia opções para marcar até cinco itens de frequência, com o seguinte resultado, em ordem decrescente de relevância:

• ferramenta não oferece facilidades de busca e recuperação – nove respostas (60,0%);

• as informações que ela oferece não são relevantes – seis (40,0%); • projeto possui contexto diferente dos demais – quatro (26,7%);

• nova tecnologia – experiências antigas não ajudam – quatro (26,7%); • não acho relevante para o projeto – uma pessoa (6,7%).

Os resultados são representados no Gráfico 7, e 60% das pessoas não acessam a BS porque ela não oferece facilidades para a recuperação das informações, e 40% das pessoas acha simplesmente que ela não possui informações relevantes.

Gráfico 6 – Índice de consulta à BS no início de projetos

Gráfico 7 – Razões para não consulta à BS

7.1.6.3. Registro de informações na base de soluções

As Questões 20 e 21 complementam as anteriores, e tentam identificar se as pessoas registram informações relevantes na BS e, caso não o façam, qual a razão para este comportamento.

A Questão 20, ver Gráfico 8, refere-se ao uso da BS para registro de decisões de projetos ou outras informações consideradas relevantes. As opções oferecidas foram: 1. Sempre registro informações na BS – nenhum empregado atendeu a este item; 2. Registro informações algumas vezes – com três respostas (13,6%) positivas; 3. Nunca uso a BS – item assinalado por 19 empregados (86,4%).

A questão 21 devia ser respondida apenas pelas pessoas que marcaram os itens 2/3 na questão 20, mas houve apenas 18 registros de respostas, com a distribuição representada no Gráfico 9:

• O registro não é relevante para o processo e produto – não houve respostas neste item;

• Não acho que outras pessoas vão consultar a BS – sete respostas (39%);

• Não há tempo – os prazos de entrega são muito curtos – 11 respostas (61%);

• A ferramenta não é adequada para registro e pesquisa – seis respostas (33%).

É oportuno observar que as razões apresentadas para não gerar registros de experiências nos projetos encontram-se em três categorias distintas: cultural (os outros não consultarão a base); projeto (os prazos são curtos e não permitem atividades não voltadas a produção do produto) e técnica (a ferramenta não é adequada para registro e pesquisa dos dados).

Gráfico 8 – Índice de registro de experiências na BS

Gráfico 9 – Razões para não registro de experiências 7.1.6.4. Reunião de avaliação dos projetos

As práticas de engenharia de software e gestão de projeto recomendam a realização de reunião de finalização dos projetos de software. Embora esta atividade não faça parte da macroatividade de requisitos, sua inclusão na pesquisa foi considerada pertinente, por tratar-se de oportunidade própria para registro de práticas e experiências consideradas relevantes ao longo do projeto. As Questões 22 e 23 avaliam se as reuniões foram realizadas e, caso positivo, que tipo de registro foi realizado para uso em projetos futuros.

A Questão 22 apenas verifica se as reuniões de avaliação final de projeto foram realizadas. As opções de resposta eram: 1. Sim – com dez respostas (45,5%); e 2. Não – 12 respostas (54,5%). Houve um equilíbrio entre os itens, embora exista recomendação formal do PSDS para que esta reunião seja realizada. O fato é que, para os projetos em que esta equipe participou, em mais da metade das ocasiões a reunião de avaliação final do projeto não foi realizada.

A pergunta 23 identifica, para os projetos em que houve a reunião, quais as informações registradas. Os principais temas considerados nestas reuniões são os pontos fracos e fortes do projeto (oito e nove respostas, respectivamente). Outros aspectos relevantes, como registro das decisões (três respostas) e erros cometidos (seis respostas) aparecem com percentuais bem mais baixos.