• Nenhum resultado encontrado

TELEFONIA MÓVEL: O ESTADO DA ARTE

1.4. Revisão da Literatura Especializada

Alguns trabalhos na área da telefonia móvel têm desenvolvido algoritmos para captar a taxa de transmissão da tecnologia WCDMA. Nóbrega (2002) estudou os protocolos TSP e RLP, realizou testes com antenas empregando arranjos lineares nos receptores móveis e desenvolveu uma modelagem nos desvanecimentos do Rayleigh seletivo em frequência e interferência de ruído térmico. Chaves (2004), centrando-se nas antenas inteligentes e na equalização em receptores de usuário no enlace de descida pertinentes aos sistemas WDCMA e HSDPA, propôs algoritmos adaptativos de retro-propagação com subsistemas concorrentes, explorando características específicas de um sinal WCDMA. Heiska (2004) desenvolveu um método de cálculo para estimar o desempenho das redes WCDMA tais como: interferência direta de várias fontes, condições de propagação,

38 espectro de frequência, handover e banda de guarda entre portadoras. Hossain et alii (2007) enfocaram a RNC, atinente à rede UMTS, e elaboraram cálculos sobre a interferência de usuários no processo de conexão da chamada. Navarro (2010) analisou o comportamento das células hexagonais e circulares com o expoente inverso da distância em função da perda na propagação dos sinais de RF.

Han (2004) concentrou-se no desempenho e estimativa do sistema de multipropagação, taxa de erro bit (BER) e estimativa de desvanecimento lento e rápido de canais. Bergström (2005), ao tratar dos canais HSDPA, propôs um algoritmo de controle de fluxo para transmissão de pacotes em um enlace reverso. Kurjenniemi (2008), ao enfocar o desempenho do sistema UMTS, analisou, entre outros fatores, o controle de potência dinâmica dos canais e a garantia de robustez do sinal. Qin (2005) desenvolveu técnicas referentes aos canais do enlace direto e reverso, com ênfase no canal piloto e desvanecimento do sinal de RF por multipercurso e técnicas do receptor RAKE e sistemas de propagação através de antenas inteligentes. Ba (2006) focou nos canais dedicados, no que diz respeito ao enlace de descida referente à 3ª. Geração, e desenvolveu equalizadores para serem comparados com os receptores RAKE. Sun (2007) adotou o RAKE para mitigar os efeitos de desvanecimento por multipercurso na sequência direta (DS) do CDMA e García Lozano (2009), ao fazer estudo detalhado sobre a otimização das redes de 3ª. geração, analisou o comportamento desses receptores.

Neste estudo foram descartadas as antenas móveis com aranjos lineares. Adotando-se as técnicas dos receptores RAKE e as antenas inteligentes, procurou- se observar a importância do canal piloto e a degradação dos sinais de rádio por multipercurso. Deu-se atenção aos canais dedicados, mas descartaram-se os equalizadores.

O desempenho das redes WCDMA tem sido um dos interesses das pesquisas acadêmicas. Heiska (2004) desenvolveu um método de cálculo para estimar a interferência direta de várias fontes, as condições de propagação, o espectro de frequência, handover, banda de guarda entre portadoras. Ramiro-Moreno (2008) estudou o sistema irradiante: taxa de transmissão, volume de tráfego, eficiência espectral, ruído térmico, interferência por múltiplo acesso, diversidade de frequência e espaço. Outes Carneiro (2004), objetivando o aumento da capacidade do sistema no que se refere ao enlace de subida na tecnologia WCDMA, estudou a taxa de

39 transmissão de dados no que diz respeito ao volume de tráfego telefônico e o controle de potência, visando à diminuição da interferência das células vizinhas. Hämäläinen (2008), na análise dos transceptores WDCMA, desenvolveu algoritmos para desempenho de sistema rádio, ferramentas de otimização e planejamento pertinente ao espectro de frequência. Tratou ainda da linearidade dos amplificadores, seletividade dos filtros, controle de potência dos transceptores e sistema dinâmico de recursos de transferência de dados. Khalil (2008), utilizando-se de dados geográficos com mapas digitais, estimou a capacidade das redes de acesso e os fatores que mais favorecem a sua degradação. Entretanto, não efetuou o dimensionamento, uma das tarefas que esta pesquisa pretende desenvolver.

O desempenho da transmissão também tem sido alvo de trabalhos acadêmicos. Rodrigues (2006) discutiu o desempenho da transmissão por pacotes no link reverso do WCDMA, Rao (2007) analisou as redes de 3ª. geração e Holma (2003) e Vale (2006) se dedicaram ao desempenho do UMTS.

Nesta pesquisa analisou-se a taxa de transmissão em função da portadora WCDMA, mas não se tomou por alvo o desempenho das comutações por pacote e por circuito. Apesar de ter como pressuposto a relevância dos canais do HSDPA na taxa de transmissão de dados, não foram desenvolvidos algoritmos para fins de fluxo de transmissão e de interferência do co-canal e do canal adjactente. Este estudo não tratou do desempenho e interferência da rede 3G e não tem por alvo o sistema de multipropagação via rádio, a linearidade dos amplificadores e a seletividade dos filtros. No que concerne à canalização, o foco deste estudo está no detalhamento e na otimização do espectro de frequência, dos tipos de handover capazes de manter a conexão do sinal, e no controle de potência do sistema rádio em ambas as direções, no que concerne aos valores de máximo, desconsiderando a interferência no que se refere às células vizinhas. Realizou-se um estudo detalhado da propagação e das antenas do sistema WCDMA, destacando-se o dimensionamento do sistema telefônico no escoamento do volume de tráfego, atentando para a relação sinal-ruído e sua importância nas conexões via rádio do tipo ponto a ponto e ponto-muliponto.

Uma das questões centrais dos trabalhos acadêmicos envolve o consumo de energias (JARKKO, 2003; LAIHO, 2002; KHAIRUL 2006), a qualidade de serviço e de usuário (SOLDANI, 2005) e a otimização das redes de 3ª. geração (AXELSSON, 2005; GARCIA LOZANO, 2009). Daí surgiram os trabalhos que comparam a rede

40 WCDMA com a multiplexação OFDM (ALAM, 2007) e investigam o emprego das tecnologias UMTS, WCDMA e HSDPA na estruturação da TV digital (MAKLUF, 2011).

Este estudo, porém, não trata de recursos para o aperfeiçoamento do consumo da bateria e não tem por alvo de investigação os serviços e os processos de administração da rede com suas particularidades.

Alguns estudos optaram por simulações em laboratório e em campo. Holma (2003) analisou o desempenho do UMTS quanto à sincronização da estação rádio base, a retransmissão de pacotes e a diversidade na recepção. Comparando a tecnologia WCDMA e WIMAX, foram realizadas simulações através do MATLAB para analisar a arquitetura, camada física, robustez, mobilidade e cobertura (ASLAM, UMAIR e SALA, 2009).

Partindo do pressuposto de que os serviços prestados pela rede móvel não são inocentes, na medida em que essa tecnologia funciona com irradiação elétrica e magnética, e que as medições dos campos elétricos de suas antenas não são disponibilizadas para os pesquisadores avaliarem o seu impacto na saúde da comunidade e para o fomento de políticas públicas nesse sentido, esta pesquisa realizou medições em campo referentes à taxa de transmissão, prospecções de campo elétrico e magnético e modelos de transmissão via radio propagação. É justamente para colimar essas lacunas que se encontra a contribuição deste trabalho. A proposta de sistemas computacionais virtuais de medições é uma ferramenta que abre a “caixa de pandora” de irradiações para que a tecnologia da rede móvel siga o seu percurso em direção à geração do desenvolvimento sustentável.