• Nenhum resultado encontrado

Relatos Diários

1.1. Descrição do capítulo

1.2.4. Rotina diária

Quando chegam ao Jardim-Escola, as crianças são recebidas pela educadora ou por uma auxiliar de educação que as encaminha para a “roda das canções”. Terminadas as canções, por volta das 9h30m as crianças vão à casa de banho e depois iniciam os seus estudos.

Entre as 10h30m e as 11h, as crianças fazem uma pequena pausa para lanchar e irem ao recreio. Posteriormente, retornam à sala para continuarem as suas aulas.

Às 11h30m iniciam a preparação para o almoço, que acontece às 12h.

Terminado o almoço e até às14h30m dirigem-se para o exterior para mais uma pausa, o recreio, onde brincam livremente.

Segundo Zabalza (1998), a rotina “baseia-se na repetição de atividades e ritmos na organização espácio-temporal da sala e desempenha importantes funções na configuração do contexto educativo”. (p.169)

De acordo com o autor, a rotina quando é interiorizada pela criança, “coisa que pode fazer-se no prazo de duas a três semanas”, dá uma certa liberdade de movimentos à criança e ao educador, proporcionando uma estruturação mental que permite a dedicação das energias ao que se está a fazer. (p.169)

Para as crianças mais pequenas, a rotina tem um papel importante, pois dá-lhes segurança e fá-los sentir cómodos. (Zabalza 1998, p.170)

 Acolhimento no salão

Todas as manhãs, no período de acolhimento, todas as crianças do pré-escolar, tanto os docentes como os discentes e estagiários, realizam a “roda das canções” onde, durante vinte a trinta minutos, são cantadas músicas infantis que, muitas vezes, são sugeridas pelas próprias crianças.

A “roda das canções” tem uma disposição específica. No meio da roda estão as crianças do Bibe Amarelo, de seguida, as do Bibe Encarnado e, por último, as crianças do Bibe Azul.

Segundo Ferreira e Santos (1994), “uma canção, uma história, o espaço das novidades ou um jogo que promova a convivialidade e a coesão do grupo são certamente algumas das formas agradáveis de receber os alunos.” (p.42)

Através destes momentos de convívio, em que todo o Pré-Escolar está junto, é possível observar a existência de oportunidades de aprendizagem, nas quais as crianças desenvolvem a memória e aumentam o seu vocabulário.

Segundo Post e Hohmann (2003), na hora de chegada, as boas vindas calorosas por parte da educadora ajudam as crianças “a terem a certeza de que, mesmo que os pais tenham de se ausentar, eles estão nas mãos de pessoas em quem poderão confiar e que os irão respeitar e deixá-los em segurança até que os pais os venham buscar.” (p.210)

 Tempo dedicado à higiene

O momento dedicado à higiene é realizado sempre que a “roda das canções” termina, antes e depois do recreio, antes do almoço e após o almoço e sempre que alguma criança necessita de ir à casa de banho.

 Recreio

Durante a manhã é realizado o recreio entre as 10h30m e as 11h, podendo ser no exterior ou interior, consoante as condições atmosféricas. Neste período de pausa, as crianças fazem o lanche da manhã, comendo bolachas ou fruta e brincam livremente.

De acordo com Cordeiro (2008), “o recreio é um espaço da maior importância. Nesta idade, representa uma oportunidade diária para as crianças se envolverem em actividades vigorosas e barulhentas, num contexto mais expansivo, no qual desenvolvem a sua motricidade larga ao correrem, saltarem e fazerem vários jogos.” (p.377)

Os recreios são indispensáveis para que as crianças possam ter momentos de brincadeira, quer individualmente, quer a pares ou em grupos.

 Refeições

No decorrer do horário de estágio, as crianças realizam duas refeições, sendo elas, o lanche, a meio da manhã, e o almoço. O lanche a meio da manhã é realizado entre as 10h30m e as 11h e, o almoço entre as 12h e as 13h. Normalmente estas crianças comem sozinhas, sem a ajuda de um adulto. Contudo, existem momentos em que necessitam de uma pequena ajuda, como, por exemplo, quando comem a sopa. Durante a hora do almoço, as crianças desenvolvem o treino, ao usarem devidamente os talheres e a autonomia para comerem sem ajuda, tornando- se mais autónomas.

As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Ministério da Educação (2009) defendem que as crianças “devem comer a horas certas”. (p.84)

 Horário e áreas de conteúdo

O horário deste bibe está estipulado entre as 9 e as 17 horas. Contudo, durante o período matinal (9h-12h), são trabalhadas as áreas curriculares de Expressão e Comunicação: Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Domínio da Matemática, Conhecimento do Mundo, Educação Física e Formação Cívica. O período da manhã termina com o almoço, que ocorre entre as 12 e as 13 horas. Na parte da tarde, as crianças têm Expressão Dramática e Corporal, Estimulação à Leitura, Educação Musical, Biblioteca, Expressão Plástica com: picotagem, carimbos, dobragens, digitinta, entre outras atividades.(Quadro 3)

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, ME (2009) o termo «área» “é um termo habitual na educação pré-escolar para designar formas de pensar e organizar a intenção do educador e as experiências proporcionadas às crianças.” (p.47)

Segundo este mesmo autor, consideram-se “áreas de conteúdo” como âmbitos de saber, como uma estrutura própria e com pertinência sócio-cultural, que incluem diferentes tipos de aprendizagem, não apenas conhecimentos, mas também atitudes e saber-fazer.

Em muitas manhãs pude observar a área de Estimulação à Leitura, realizada pela educadora titular.

Quadro 3 – Horário do Bibe Encarnado A (4 anos)

Dias

Horas

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira

9h/ 9h30m Canções de roda / Acolhimento

9h30m/10h Iniciação à Matemática (Dons de Fröebel) Iniciação à Matemática (contagem/material alternativo) Iniciação à Matemática (Geoplano/ Tangram/ Calculadores Multibásicos) Iniciação à Matemática (Cuisenaire) Iniciação à Matemática (Blocos Lógicos/ Diagramas/ Conjuntos/ Sequências) 10h/10h30m Descobrir o que se

sabe Formação Cívica Grafismos Formação Cívica Trabalhos de Grupo

10h30m/ 11h Recreio Ginástica Recreio Partilha de Saberes Recreio 11h/11h30m Conhecimento do Mundo Recreio Conhecimento Do Mundo Ginástica Conhecimento do Mundo 11h30m/12h Jogos de Roda/Preparação para o Almoço

12h/12h30m Almoço

12h30m/14h30m Recreio Orientado e Recreio Livre 14h30m/15h Expressão Dramática Estimulação à Leitura Expressão Plástica

(pinturas/digitinta/ carimbos) Atividades Gráficas (ditados/desenhos de série) Descobertas dos pequenos cientistas 15h/ 15h30m Área Projeto Expressão Plástica (desenho livre/ ilustrações) Jogos de mesa e

Plasticina/modelagem Estimulação à Leitura

15h30m/16h Dobragens/ entrelaçamentos/ enfiamentos/ harmónios Atividades nos Cantinhos/ Jogos de tapete Picotagem/ contorno/rasgagem/recorte/ colagem

Jogos tradicionais Expressão Corporal

16h/16h25m

Lenga-lengas/ destrava línguas e

adivinhas

Expressão Dramática/

Biblioteca Música Rimas/Poesias Reflexão Semanal

16h25/16h45m Lanche

16h45m/ 17h Despedidas

Educadora: Maria Louzeiro Ano Letivo 2010/2011

Figura 6 – 3.º Dom de Froebel

No documento Relatório de estágio profissional (páginas 32-35)