• Nenhum resultado encontrado

Rrcp.irb_adoK O L iase-Jp í^jriú jjrjQ no n jan p ta

No documento IP! informação profissional pela internet (páginas 78-88)

Serviço de At endim ento psicológico SAPS

$3 Multimedia Storyboard

J-. Rrcp.irb_adoK O L iase-Jp í^jriú jjrjQ no n jan p ta

esquerdo.

Nesta página temos orientações sobre o m ercado de trabalho, estágios, como montar o currículo, telefones e endereços de p ro fission ais que fazem orientação no Brasil, hiperlink para a página do Laboratório de Informação e Orientação P rofissional com suas

funcionam ento dos grupos. As perguntas mais freqüentes que os m onitores recebem com suas respectivas respostas estarão disponíveis para con sulta nesta página. P ara o futuro pode-se

falando de suas áreas de atuação. Orientações de como se portar em uma entrevista para trabalho ou estágio.

4 . 5 . 4 P á g i n a C o m u n i q u e - s e

N esta página são apresentadas várias maneiras do usuário se com unicar com os m onitores do LIOP, podendo ser de forma síncrona, utilizando-se o IÇQ programa de com unicação em tempo real com ícones representando o status do programa, em uso, ou desconectado. O programa ComVocê desenvolvido pelo provedor de respectivas inform ações sobre horário de funcionam ento, e o

d isponib ilizar nesta página também entrevistas com profissionais

Fórum

® Icq - n° 65131596

Üvpo de Opiniões

í

acesso U niverso On l i n e , também para troca de mensagem em tempo real, program a Human C lick que disponib iliza um chat com um a interface agradável sem o uso da linguagem Java, apenas JavaScript, um grupo de discussão por e-mail disponibilizado pelo serviço GRUPOS (w w w .grupos.com .br), um livro de opiniões sobre a p ágina e o form ulário de dúvidas para que os usuários possam enviar perguntas, para os monitores do LIOP - Laboratório de Inform ação e Orientação Profissional sendo estes dois últim os recursos são caracterizados como com unicação de forma assíncrona.

Para que o chat funcione corretam ente estamos im plantando também uma agenda onde o estudante pode, prim eiram ente por e- mail, marcar um horário com um de nossos m onitores, e posteriorm ente acessar a sala de bate-papo para a conversa em tempo real.

4 . 5 . 5 P á g i n a D i c a s

Na página de dicas o usuário poderá escolher dicas de como procurar um emprego, assuntos de interesse para pais, pro fission ais e futuros profissionais, dicas sobre relaxamento, textos sobre o mercado de trabalho e necessidades dos novos profissionais, assuntos relevantes para quem estuda como os horários de lazer e estudo.

Notava-se que a página existente era inadequada para usuário s de com putadores com certo tempo de uso, norm almente estes são os com putadores que se ligam a Internet via modem como no caso de escolas, com unidades, associações, que se unem para trabalhar com o CDI - Comitê para Democratização da Inform ática (w w w .cdi.o rg.br) este com itê estim ula a formação de Escolas de Inform ática e Cidadania (EICs), que leva as com unidades de baixo poder aquisitivo com putadores, linhas telefônicas, sendo que na grande m aioria os com putadores são conseguidos por meio de doações, portanto não sendo os “top de lin h a ” . A página estava inadequada pois para a sua u tilização com um modem 14.400 bits por segundo (bps) a página in icial demorava 40 segundos, mais 60 segundos da página onde estavam o frame para navegação, somando os valores eram

necessários 100 segundos para o total carregam ento da página, o que pode parecer pouco, mas é uma eternidade para o usuário que está do outro lado da linha esperando. N esta nova página este tem po caiu para 20 segundos uma diferença de 80%, em term os práticos, significand o que nosso usuário não ficará entediado esperando que a página carregue como acontecia anteriorm ente, respondendo a uma preocupação registrada nas respostas ao nosso questionário.

A partir do nosso contador de acessos (page view) foi p ossível descobrir inform ações im portantes como o tipo de resolução do m onitor de vídeo que ficou assim distrib uída 22% utilizam a resolução 640X480, 73% utilizam 800X600, 3% utilizam 1024X708, 2% utilizam uma resolução desconhecida, mesmo que se note um a m aioria u tilizando a resolução 800X600, deve-se pensar em toda a população que irá u tilizar nossa página, como visto acima, as escolas não dispõem do com putador últim o tipo e estes trabalham com resoluções na maioria das vezes de 640X480, sendo que nossa página não estava atendendo a esta parte dos usuários, pois era desenvolvida para 800X600 cortando um pedaço de inform ação im portante para o usuário se localizar como na figura abaixo:

P ág ina Inicial Inform ação Profissional

Figura 4.20 - Frame de navegação da versão anterior da página do LIOP com supressão de ícone quando de sua visualização na resolução 640X480

Outro ponto avaliado foi em relação à utilização de Java Script e Linguagem Java (veja também capítulo 2), 100% dos nossos usuários tem o ja v a script funcionando ativam ente, mesmo em navegadores que não sejam o Internet Explorer e o N etscape Com unnicator. Já para a linguagem Java apenas 60% dos usuários tem navegador com patível, dem onstrando que o melhor neste momento é evitar o uso irrestrito por algum tempo.

Em cada página teremos no rodapé os links para página inicial, link para o envio de mensagem eletrônica e o mecanism o de busca.

C a p í t u l o

5

C o n s i d e r a ç õ e s F i n a i s

O surgim ento da Internet é com parável ao surgim ento da prensa de Gutenberg em meados do séeulo XV, em term os de acesso da inform ação, bem como à dem ocratização do saber, os efeitos da internet serão m ultiplicados de forma geom étrica. O trabalho de proposição de uma nova estrutura para página de Inform ação P rofissional do LIOP é um passo im portante dentro deste contexto de dem ocratização do acesso as inform ações, constituindo-se também como uma possibilidade fu tu ra de Orientação Profissional via Internet.

Já no prim eiro sem inário nacional de psicologia e inform ática (a Psicologia na era das novas tecnologias) realizado em 1998, com eçou-se a discu tir a questão ética sobre a prestação de serviços psicológicos pela internet, algumas observações são necessárias sobre este assunto.

A tualm ente existem serviços de orientação, com diferentes naturezas e propósitos que já estão em funcionam ento, com a participação de psicólogos. Segundo a psicóloga Rosa Maria Farah (1998), deve h aver uma diferenciação entre atendim entos que se propõem a fornecer “informação e/ou orien tação”, daqueles que eventualm ente se apresentam como oferta de “atendim ento p sico teráp ico ”, pois não im porta a tecnologia a ser usada, deve existir uma distinção entre as ofertas de serviço s voltadas a objetivos legítim os, por exemplo, respondendo as necessidades da população sobre inform ação e orientação, do que possa ser visto como oportunism o, aproveitando-se de m ercados que ainda não são explorados atualm ente.

Provavelm ente não será p ossível a u tilização das práticas conhecidas atualm ente no consultório ou na orientação profissional no chamado “cyb erspace” , muito provavelm ente surgirá um novo tipo de conhecim ento a ser aplicado nestas áreas emergentes.

Talvez se deva citar que este não parece ser um privilégio da Psicologia: bastaria lembrar aqui a polêm ica em pauta no âmbito das

áreas médicas, com o explosivo desenvolvim ento da "engenharia genética"...

Ao alinhavarm os as idéias para esta apresentação, nos demos conta, por exemplo, de que em nenhum momento, ao longo da im plantação da página de Informação P rofissional do LIOP foi sequer considerada a p ossib ilidade de uma oferta de "atendim ento em orientação profissional" 'on line' que su b stitu ísse o contato pessoal entre o psicólogo e o orientando!, foi assim não apenas pela im possibilidade ética facilm ente presum ível mas por razões técn icas e m etodológicas, que devem ser assum idas quando se estuda este tema.

Em suma: parece-nos perfeitam ente tranqüilo e plausível - talvez mesmo inevitável - a utilização dos recursos da inform atização como poderoso instrum ento de agilização da com unicação, bem como todas as decorrências desse fato no âmbito da educação, da dem ocratização das inform ações, etc.

Sendo que com esta nova versão da página pode-se contem plar a m aioria dos aspectos levantados na pesquisa realizada:

Uma melhor perform ance em term os de navegador - sendo possível navegar na página com versões mais antigas;

Um cuidado na utilização da Linguagem Java;

Tempo de carregam ento adequado quando o usuário estiver utilizando um modem com velocidade de 14400 bps;

Maior cuidado na utilização das cores;

Facilitação da navegação com adequação aos princípios de interação;

A cessibilid ad e da página para pessoas com necessidades especiais, como por exemplo, os que utilizam softwares que lêem as inform ações disponíveis na tela;

Uma preocupação com a colocação de fundos de tela que não com prometam a visibilid ad e da informação que deve ser sempre o foco;

A disponibilização da inform ação adequada para uso em plataform as de hardware e software, que não as top de linha;

Novas propostas de interação entre os usuários da página e os m onitores do LIOP, como o uso de chat e program as de conversação em tempo real.

Desta forma temos a convicção de que esta proposta estará respondendo as necessidades dos usuários, jo v en s ou adultos e dos orientadores profissionais tanto na interação com o conteúdo, como na busca de interação com pessoas, onde as trocas se tornam necessárias para o crescim ento dos indivíduos para cidadãos, conscientes de suas responsabilidades diante da escolha profissional.

5.1

S u g e s t õ e s p ara t r a b a l h o s f u t u r o s

• Informação profissional para pessoas com deficiências, bem como uma interface que contemple o uso desta informação por portadores de necessidades especiais como proposto por Nielsen (1999).

• Implementação de um guia de profissões com entrevistas e depoimentos utilizando-se de tecnologias de transmissão ( streaming) pela internet com Real Player ou Flash.

• Pesquisa e desenvolvimento de programas para a Internet que utilizem as mídias como imagem e som de forma mais dinâmica, onde se possa privilegiar o processo on-line, possibilitando a interação em tempo real.

P Estudo sobre a viabilidade da realização de Orientação Profissional via Internet com o auxílio de tecnologia de ensino a distância

• Atualização constante da página a fim de ampliar as informações oferecidas e responder a novas demandas.

72

• Pesquisas sobre novos formatos de navegação que se adeqüem a cada usuário que solicitar conteúdos específicos.

Re f e r ê n c i a s Bi b l i o g r á f i c a s

BAIRON, Sérgio. M ultim ídia. São Paulo: Global, 1995 Coleção Contato Imediato.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide A. de S. Projeto

de pesquisa: propostas m etodológicas. Petrópolis, RJ: Vozes,

1990.

95

P*

BOHOSLAVSKY, R. O rientação V ocacional: teoria, té cn ica e

ideologia. Trad. Cristina França. São Paulo: Cortez, 1983.

CYBIS, W alter de Abreu. Ergonom ia de in terfaces homem-

computador, Florianópolis: A po stila para o curso de Pós-

Graduação em Engenharia de Produção - Universidade Federal de Santa Catarina, 1997.

DE LUCCA, José Eduardo; MARCHEZAN Marcos, Apostila de

Internet, grupo de rede de com putadores, Florianópolis Santa

Catarina, 1996 Departamento de Inform ática e Estatística.

EBERTS, Ray. E. User Interface Design. New Jersey: Prentice- H all.1994.64ip.

FERRETI, C. J. Uma Nova Proposta de Orientação Profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

FIGUEIREDO, Nice - As novas tecnologias: previsões e

realidade, em: Ciência da Inform ação - Vol 24, número 1, 1995.

FOLEY, J. D., WALLACE, V. L., CHAN, P. The human factors o f

com puter graphics in teraction techniques. IEEE Com puter

74

FREITAS, L u cas. w w w , r e v o l u ç ã o Revista íca ro Brasil, São Paulo, n 183, p .

54

-

62

,n o v ,i

999

HIRATSUKA, Tei Peixoto. Contribuições da ergonom ia e do

design na concepção de in terfaces m ultim ídia.

Florianópolis, 1996. 153p, D issertação de M estrado em E ngenharia de Produção - Centro Tecnológico, U niversidade Federal de Santa Catarina.

HOCHBERG, Julian E. Percepção. Rio de Janeiro: Zahar editores. 1982. 176p.

IBOPE. 3 a pesquisa Cadê/Ibope do perfil do internau ta

brasileiro. Agosto de 1998. D isponível na Internet.

h ttp ://w w w .ib ope.com .b r:

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o fu turo do

pensam ento na era da inform ática, Rio de Janeiro: Ed. 34,

1993.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, EVA M. Técnicas de Pesquisa;

plan ejam en to e execução de pesquisas, am ostragens e té cn ica s de pesquisa, elaboração, an álise e interpretação dos dados. São Paulo: A tlas, 1990.222p.

MARCUS, Aaron. M etaphor Design in User In terfaces; H ow to

M anage Expectation, Surprise, Com prehension, and

D elight Effectively. D isponível na Internet,

http ://w w w .acm .org/sigchi/chi97/proceedings/tutorial/am .htm

MARTIN, James. H iperdocum etos e como criá-los, Rio de Janeiro: Campus, 1992.

MICHAELIS, Moderno dicionário da lín gu a portuguesa. 1999

D isponível na internet, h ttp://ww w .uol.com .br/m ichaelis/

NCSA M osaic team. A B egin n er’s Guide to URLs. 1999. Disponível na internet. http://ww w .ncsa..uiuc.edu/dem ow eb/url-prim er.htm l.

NEGROPONTE, Nicholas. O próxim o bilhão de usuários.

D isponível na Internet,

http ://w w w .agestado.com .br/m virtual/arquivo/nicholas/niek21.ht m

NEIVA, Kathia Maria Costa. Entendendo a orientação

p rofissio n al. São Paulo: Paulus, 1995.

NIELSEN, Jacob. International U sability Testing, disponível na internet.

http://w w w .useit.com /papers/international_ usetest.htm l, capturado em outubro de 1999

PARIZOTTO, Rosamelia. Elaboração de um guia de estilos p ara

serviços de inform ação em ciência e tecnologia via Web.

Florianópolis, 1997. 90p. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção - Centro Tecnológico, U niversidade Federal de Santa Catarina.

POWELL, Thomas A. Scripting the web. 1999a. Disponível na internet, h ttp ://w w w .pin t.com /W o rksh op/m ech i-io .h tm

POWELL, Thom as A. Web Server Side Program m ing M atures,

1999b. D isponível na internet.

http://ww w .pint.com /W orkshop/m ech1-9.htm

RIGHI, Carlos A. R. Aplicações de recom endações ergonôm icas

ao com ponente de apresentação da interface de softw ares interativos. Florianópolis, 1993. 99p. Dissertação de Mestrado

76

em Engenharia de Produção - Centro Tecnológico, U niversidade Federal de Santa Catarina.

SIMÕES, Sabrina da Graça; SOARES, Dulce Helena - A Inform ação

Profissional via INTERNET — Relatório de Pesquisa

desenvolvida no Programa Institucional de Iniciação C ie n tífica UFSC/CNPq 98/99. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Departamento de Apoio à Pesquisa - DAP/UFSC {Não Publicado}, 1999.

Stanford HCI Design Learn Space. M e t a p h o r . D isponível na Internet. h ttp://hci.stanford.edu/hcils/concepts/m etaphor.htm l

TORRES, Anderson Bastos. Tutorial de Javascript. Julho/97.

Disponível na Internet

http://w w w .geocities.com /SiliconV alley/W ay/3105/parte1.htm .

W3C, H ypertext Markup Language Overview. 1999a. D isponível na i n t e r n e t . http://www.w3.0rg/pub/W W W /M arkUp.

W3C Nam ing and Addressing: URIs, URLs, ...1999b. Disponível na internet, h ttp ://www.W3.org/Addressing/

W3C Hypertext Transfer Protocol Overview, 1999c. Disponível na internet. http://www.w3.org/Protocols/

YALE University. Web style guide: design principles for

creating web sites. Disponível na internet.

No documento IP! informação profissional pela internet (páginas 78-88)

Documentos relacionados