• Nenhum resultado encontrado

Modelo assistencial é a forma de organizar os serviços e ações de saúde. Pontuando historicamente: o primeiro modelo surge na década de 60, voltado para as ações de combate as doenças pestilências, epidemias e endemias. Na década de 70, após a criação do INPS, emerge o modelo assistencial médico privatista ou hospitalocentrico – voltado para o tratamento da doença e do doente. Com o início dos movimentos sociais e após a criação do SUS, o Ministério da Saúde adota o Modelo de Vigilância em Saúde para a organização das ações e serviços de saúde. O quadro abaixo ajuda a diferenciar os modelos existentes no Brasil:

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Natale O. de Souza 31

4. (IADES - 2014): No que se refere ao agrupamento dos IAPs no Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), é correto afirmar que ele ocorreu durante a (o)

(A) Primeira República. (B) Era Vargas.

(C) ditadura militar.

(D) governo de João Goulart. (E) Nova República.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Natale O. de Souza 32

é criado? – 1966. Em que período da história do Brasil? – Ditadura Militar.

5. (IADES -2013) sabe-se que houve importante evolução na história da Saúde Pública no Brasil. Sobre essa evolução, principalmente na organização do Sistema de Saúde, assinale a alternativa correta.

A) A crise da Previdência Social, no início dos anos 1970, fez surgir o Conselho Consultivo de Administração de Saúde Previdenciária (Conasp).

B) No relatório final da 8º Conferência Nacional de Saúde, a saúde passa a ser definida apenas como o resultado das condições de alimentação, habitação, educação, trabalho e lazer.

C) O fundamento legal do Sistema Único de Saúde (SUS) é a Constituição Federal de 1988 regulamentado na Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que trata do financiamento da saúde e da participação popular e na Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a organização e regulação das ações de saúde.

D) A realidade social, na década de oitenta do século passado, era de inclusão da maior parte dos cidadãos no direita à saúde, que se constituía na assistência prestada pelo Instituto Nacional de Previdência Social.

E) A Reforma Sanitária Brasileira sempre pretendeu ser mais que apenas uma reforma setorial.

GABARITO- E

Alternativa A -FALSA. O Conselho Consultivo da Administração de Saúde Previdenciária (CONASP) foi instituído pelo Decreto nº 86.329/81, em 1981, na tentativa de conter custos e combater fraudes. Era vinculado ao Ministério da Previdência e Assistência Social. A “pegadinha” da questão está no ano em que o CONASP foi criado. Para gabaritar este tipo de questão, faz-se necessário LEMBRAR ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, neste caso o ANO DA CRIAÇÃO DO

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Natale O. de Souza 33

INPS – Instituto Nacional da Previdência Social em 1966. Sua crise acontece com o início do movimento sanitário – início da década de 80.

Alternativa B - FALSA. O conceito de saúde definido no Relatório Final da 8ª Conferência Nacional de Saúde é muito amplo e abrange inúmeras condições para seu alcance. A VIII CNS foi a PRIMEIRA QUE TEVE A PARTICIPAÇÃO DA comunidade. Uma das solicitações da VIII (que é considerada o marco da REFORMA SANITÁRIA) foi a ampliação do CONCEITO DE SAÚDE, deixando de ser apenas um conceito BIOLOGICISTA e passando a agregar FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES. Atentem para o conceito ampliado de saúde que está explicitado n Art. 3º da LOS 8080/90, não esquecendo a alteração da redação que ocorreu em 2013, incluindo a atividade física como um dos fatores determinantes e condicionantes da saúde. LOGO, SEMPRE QUE CAIR EM PROVA CONCEITO DE SAÚDE, LEMBREM O ART SUPRACITADO.

Alternativa C - FALSA. O fundamento legal do SUS é a Constituição Federal de 1988, regulamentado na Lei Federal nº 8.080/90, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências e na Lei Federal nº 8.142/90, que trata da participação da comunidade na gestão do SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. A “PEGADINHA” desta questão está na “TROCA” DAS DISPOSIÇÕES DA LEI! FICA COMO DICA: SELECIONEM AS LEIS, PORTARIAS E DECRETOS QUE CONSTAM NO EDITAL E FAÇAM UMA LISTA COM O “TEMA” PRINCIPAL DE CADA UMA! .

Alternativa D -FALSA. A realidade social, na década de oitenta do século passado, era de exclusão da maior parte dos cidadãos no direito à saúde, que se constituía na assistência prestada pelo Instituto Nacional de Previdência Social, restrita aos trabalhadores que para ele contribuíam. O acesso à saúde somente passou a ser completamente universal com a criação do SUS através da CF de 1988. A SÁUDE ERA EXCLUDENTE! SEMPRE QUE, EM PROVAS, CAIR OS PERÍODOS ANTES DE 1988 (CF E CRIAÇÃO DO SUS) PODEM RELACIONAR: SAÚDE COM CARÁTER CONTRIBUTIVO, EXCLUDENTE, NÃO UNIVERSAL.

www.pontodosconcursos.com.br | Prof. Natale O. de Souza 34

ACONTECIAM À ÉPOCA. A população solicitava o RESGATE DA DÍVIDA SOCIAL. Almejava-se, desde seus primórdios, que pudesse servir à democracia e à consolidação da cidadania no país. LEMBRANDO QUE A REFORMA TEVE UM MARCO, QUE FOI A VIII CNS, MAS NÃO COMO PONTO FINAL.

6. (IBFC – 2016) Considerando o histórico da construção do Sistema Único de Saúde-SUS, assim como o papel das Conferências Nacionais de Saúde, analise as sentenças abaixo, classificando-as como V(verdadeira) ou F (falsa). A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

( )A 8ª Conferência Nacional de Saúde aprovou as diretrizes para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

( ) a 9ª Conferência Nacional de Saúde teve como principal demanda a descentralização da saúde, que seria obtida com a municipalização dos serviços. ( ) A 8ª Conferência Nacional de Saúde resultou, quase que de imediato, na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) e na incorporação do INAMPS ao Ministério da Saúde, ambos no período que antecedeu à Constituição da República Federativa de 1988.

a) V,V,V. b) F,F,V. c) F,F,F. d) V,F,V e) V,V,F. Comentários:

Assertiva I: VERDADEIRA. A VIII CNS, em seu relatório final, aprova as

Documentos relacionados