• Nenhum resultado encontrado

4.1 CODIFICAÇÃO DOS DADOS

4.1.1 Síntese da Codificação dos Dados

A síntese dos resultados da codificação apresenta inicialmente as características de cada grupo de forma genérica.

No Grupo 1, os entrevistados G1 e G2, abordaram temas relacionados a nove dos 11 códigos que representaram as categorias de análise. Observa-se que o entrevistado G1 não explanou sobre temas relacionados aos códigos Papel no Paciente e Protocolo de TAIV, e a maior quantidade de unidades de registro codificadas foi associada ao código Ações. Por outro lado, o entrevistado G2 não proferiu sobre temas relacionados aos códigos Critérios TAO e Falhas em Coprodução, e assim como o G1, teve a maior quantidade de unidades de registro codificadas associada ao código Ações. Cabe salientar que os dois gestores têm uma visão global do setor, porém com perspectivas. O entrevistado G1 tem atuação assistencial e voltada para o processo de atendimento, seja nos tratamentos por TAIV ou TAO. Por outro lado, o entrevistado G2 tem atuação assistencial voltada a tratamentos com TAIV, com envolvimento eventual em assuntos relacionadas a tratamentos com TAO, além de realizar atividades administrativas.

O Grupo 2, formado pelos médicos que compõem o corpo clínico – M1, M2, M3, M4 e M5, apresentou respostas de cunho assistencial. O entrevistado M1 tratou de temas relacionados a todos os códigos, com a maior quantidade de unidades de registro codificada dentre todos os entrevistados, com destaque para as relacionadas ao código Critérios TAO. Os demais entrevistados do Grupo 2 tiveram um número inferior de unidades de registro codificadas em relação ao entrevistado M1, sendo que a quantidade de unidades codificadas dos entrevistados M3, M4 e M5 representam menos da metade do total de unidades de registro codificadas do entrevistado M1.

O entrevistado M2 explanou sobre temas relacionados a dez dos 11 códigos que representam as categorias de análise, deixando de se referir apenas a temas relacionados ao código Protocolo TAIV, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas associada ao código Adequação. O entrevistado M3 abordou temas relacionados a nove dos 11 códigos, e não fez menção a temas associados aos códigos Ações e Protocolo TAIV, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Educação para a Coprodução. O entrevistado M4 citou temas relacionados a oito dos 11 códigos, sem alusão a temas associados aos códigos Critérios TAO, Gestão da Coprodução e Protocolo TAIV, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Adequação, Demanda, Falhas em Coprodução e Operadoras de Planos de Saúde. Por fim, o entrevistado M5 se referiu a temas relacionados a sete dos 11 códigos, e não discorreu sobre temas associados aos códigos Critérios TAO, Papel do Paciente,

Gestão da Coprodução e Protocolo TAIV, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Operadoras de Planos de Saúde.

Embora exerçam a mesma atividade, os entrevistados do Grupo 2 se posicionaram de formas distintas no tocante a temas ausentes em algumas respostas, que não foram passíveis de codificação. Dentre eles, o tema que diz respeito ao código Protocolo TAIV foi abordado somente pelo entrevistado M1. Vale destacar que todos os entrevistados do Grupo 2 atendem a pacientes que realizam tratamentos por meio de TAIV, que por sua vez tem a mesma patologia de pacientes que realizam tratamentos por meio de TAO: o câncer. Por outro lado, os entrevistados trouxeram informações concomitantes em relação aos temas cujos códigos foram comuns ao Grupo.

No Grupo 3, formado por profissionais que atuam na equipe multidisciplinar - E1, E2, F1, F2, N1, P1 e P2, a assistência a pacientes em tratamento com TAO é prestada somente pelos farmacêuticos, visto que os demais profissionais assistem a pacientes com a mesma patologia, porém em tratamento com TAIV. Os profissionais que compõem a equipe multidisciplinar não têm habilitação técnica para a prescrição de tratamentos com TAO, razão pela qual as questões relacionadas a este tema não foram feitas a este grupo. Portanto, na codificação do Grupo 3 foi considerado o total de dez códigos, ao invés de 11 como nos demais grupos.

O entrevistado E1 mencionou temas relacionados a oito dos dez códigos que representam as categorias de análise, sem abordar temas relacionados aos códigos Papel do Paciente e Operadora de Planos de Saúde, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Ações. O entrevistado E2 tratou de temas associados a seis dos dez códigos, sem se referir a temas associados aos códigos Demanda, Falhas em Coprodução, Gestão da Coprodução e Operadoras de Planos de Saúde, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Ações.

O entrevistado F1 explanou sobre temas relacionados a sete dos dez códigos, sem fazer menção a temas relativos aos códigos Relação Pacientes – Profissionais de Saúde, Gestão da Coprodução e Protocolo TAIV, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Adequação, Educação para Coprodução e Ações. O entrevistado F2 citou temas referentes a oito dos dez códigos, sem se referir a temas relacionados aos códigos Protocolo TAIV e Operadoras de

Planos de Saúde, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Educação para Coprodução.

O entrevistado N1 fez alusão a temas pertinentes a oito dos dez códigos, sem fazer menção a temas associados aos códigos Gestão da Coprodução e Operadoras de Planos de Saúde, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Protocolo TAIV. O entrevistado P1 discorreu sobre temas relacionados a seis dos dez códigos, sem se expressar sobre temas associados aos códigos Papel do Paciente, Falhas em Coprodução, Gestão da Coprodução e Operadoras de planos de saúde, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Protocolo TAIV. Por fim, o entrevistado P2 apontou temas relacionados a sete dos dez códigos, sem abordar temas relacionados aos códigos Falhas em Coprodução, Gestão da Coprodução e Operadoras de Planos de Saúde, tendo a maior quantidade de unidades de registro codificadas relacionada ao código Ações.

As atividades da equipe multidisciplinar refletem diretamente no seu posicionamento diante das questões. Assim, percebe-se que temas referentes aos códigos Ações e Protocolo TAIV foram os que mais tiveram unidades de registro codificadas para os profissionais que não trabalham diretamente com pacientes em tratamento com TAO. Durante as entrevistas, as questões que se referiam diretamente a tratamentos com TAO foram adaptadas para a realidade destes profissionais, considerando uma probabilidade de trabalho com este tipo de tratamento no futuro.

Documentos relacionados