• Nenhum resultado encontrado

Síntese Descritiva do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação

2 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE

4.1 Síntese Descritiva do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação

O curso de Licenciatura em Educação Física analisado é um dos mais antigos do País e com as determinações legais, Resoluções nº 1 e 2 de 2002 e a Resolução nº 7 de 2004 do Conselho Nacional de Educação (CNE), efetivou a mais recente reforma curricular na perspectiva da formação de professores para atuar na Educação Básica no componente curricular específico de Educação Física.

O Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física (PPC) da IES A afirma que a identidade profissional encontra-se definida na docência e pautada em uma Educação Física que pode ser compreendida como área que tematiza as práticas corporais em suas dimensões culturais, sociais e biológicas, extrapolando a questão da saúde, e que se relaciona com as produções culturais que envolvem aspectos lúdicos e estéticos, deixando de ter como foco apenas o esporte ou os exercícios físicos voltados para uma perspectiva restrita de saúde ou performance.

O professor formado pelo curso de Licenciatura em Educação Física terá como atribuições no âmbito escolar: a) participar da construção do Projeto Pedagógico; b) assumir o planejamento pedagógico de aulas em todos os níveis de ensino; c) utilizar instrumental científico que constitui a formação específica da área para fundamentar suas ações educacionais, tendo em vista a formação humana e a transformação social; d) participar de iniciativas para o aprimoramento do sistema educacional, em especial o relativo à sua unidade escolar e à comunidade; e) identificar e agir em direção às necessidades regionais e locais relativas à Educação Física na busca de consignação das mesmas; f) projetar e valorizar sua atividade profissional no contexto político-econômico e sociocultural do seu tempo e do espaço em que atua.48

O PPC do curso de Educação Física não faz referência ao perfil do egresso. Assim, não é possível identificar quais são os anseios, as concepções e qual a ‘representação do compromisso social de ser professor’ de EF dos alunos que ingressam e se formam no curso de licenciatura em EF. Entretanto, o documento apresenta princípios fundamentais para o processo de formação do curso de Licenciatura da IES: a valorização da profissão docente, isto é, privilegia o estudo do coletivo profissional, do campo acadêmico profissional, a qualificação do ser professor, sua individualidade, sua subjetividade, sua história de vida, sua trajetória na escola, sua atuação profissional.

No currículo, as disciplinas curriculares são obrigatórias, perspectivadas na e com atitude dialógica. A Formação Comum contempla os conhecimentos sobre crianças, jovens e adultos, sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação e conhecimentos pedagógicos. O Conhecimento da Área contempla a discussão epistemológica da Educação Física e os objetos de ensino em cada uma das diferentes etapas da Educação Básica.

Para a construção e experimentação do conhecimento necessário à formação de professores de educação física, o currículo propõe: a) Seminário Introdutório e/ou de Aprofundamento, que é a unidade curricular que formaliza o tempo oficialmente dedicado ao estudo de uma determinada temática, extraída e/ou derivada das discussões levantadas em disciplinas curriculares obrigatórias e/ou em estudos desenvolvidos nos grupos de pesquisa; b) Seminários Articuladores das disciplinas curriculares de cada semestre do curso, que oficializa um tempo de reflexão coletiva com os acadêmicos de cada turma, por período; c) Oficinas, que garantem o tempo institucional de vivência de práticas corporais que constituem objetos de ensino específicos da área; são optativas, devem considerar o eixo curricular e podem ter caráter permanente ou esporádico.

Os Eixos foram materializados com base nos Eixos da própria Resolução 02/2002, da seguinte maneira: a) Eixo I- apresenta a Formação Comum, contempla o conhecimento de três grandes temáticas. Aborda o conhecimento cultural, social, político e econômico da Educação e da Educação Física e é composto pelas seguintes disciplinas curriculares: Educação Escolar, Educação Física e Reflexão

Filosófica; Educação Física, Educação e Escolarização; Família, Educação Escolar, Educação Física e Sociedade, Políticas Públicas da Educação Básica; b) Eixo II- discute os conhecimentos sobre crianças, jovens e adultos. São suas disciplinas: Educação e Inclusão; Corpo, Movimento e Escolarização; Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Educação Física; c) Eixos III e IV- referem-se ao conhecimento pedagógico e tem como disciplinas curriculares Educação Física, Formação Docente e Currículo; Pensamento Pedagógico Brasileiro e Fundamentos da Didática; Educação Física, Conhecimento e Cultura Escolar. Ao Conhecimento de Área, oportuniza o estudo da Educação Física como área do conhecimento e dos objetos de ensino em cada uma das diferentes etapas da Educação Básica; d) Estágio Supervisionado (ES): inserção efetiva no trabalho escolar, potencializando a reflexão teórico-prática da docência e das práticas escolares.

Ressaltamos que a organização curricular da IES estudada apresenta uma noção de currículo ampliada e crítica, fundamentada em Sacristán (2000) na qual o currículo é uma prática, expressão da função socializadora e cultural da instituição. Traz ideias importantes como a do conceito de currículo relacionado com enfoques paradigmáticos diferentes e enfoques com o contexto de produção do currículo; e a afirmação de que o currículo deve se construir do prescrito ao vivido e avaliado, considerando todas as complexidades que envolvem o desenvolvimento curricular.

Como trabalhar com essa noção de desenvolvimento curricular em um currículo de formação de professores de Educação Física? Foi necessário visualizar uma outra possibilidade de organização dos conhecimentos na matriz curricular do curso, tendo certo que não cabia a seleção de disciplinas isoladas, fragmentadas e em “caixinhas”, cujas críticas feitas pelos estudiosos do campo do currículo são inúmeras; e, também, foi necessário e trabalhoso pensar em eixos que dessem conta de orientar as seleções de conhecimentos. Tentou-se criar condições, por dentro do currículo, que favorecessem aos alunos articular conhecimentos acadêmicos com a sensibilização, significada por uma consciência reflexiva necessária ao formar-se professor, por isso o insistente pressuposto de busca por atitudes dialógicas por parte dos sujeitos envolvidos nesse processo de formação. (FIGUEIREDO, 2009, p. 03).

Diante dessa compreensão, constatamos que o currículo investigado se organiza e materializa os conhecimentos na matriz curricular do curso por meio de eixos. O documento assume a construção do saber docente apoiado em práticas dialógicas que favoreçam a compreensão do saber-fazer escolar, considera a possibilidade de

flexibilização curricular e a necessidade de “articulação” entre teoria e prática no curso de formação docente, buscando operar com uma perspectiva teórica que privilegia uma concepção acrítica de disciplinas acadêmicas e escolares. Foi essa atitude dialógica entre disciplinas acadêmicas, para abordar questões afetas à escola, à educação, à pedagogia e à educação física que se prescindiu de disciplinas acadêmicas sobrepostas às disciplinas curriculares, que, por vezes, centram discussão em seus objetos e teorias clássicas.

Deste modo, buscou-se articular esses conhecimentos em atitude dialógica nas disciplinas curriculares, o que sugere a necessidade de que os formadores assumam, também, a responsabilidade de promover tal diálogo, tendo como eixo articulador a problemática da formação humana, da escola e do ensino.

4.2 SÍNTESE DESCRITIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA IES B

A IES B é uma instituição particular de Ensino Superior tendo iniciado sua trajetória em 1976. No ano de 1999, abriu vestibular para o curso superior de Educação Física e tornou-se Centro Universitário, por Decreto Presidencial em 26 de março de 2001.

O Curso de Educação Física, Esporte e Lazer afirma que surgiu com perspectivas de ampliar a visão e o campo de atuação do profissional da área, mantendo o curso de Licenciatura Plena orientado para habilitações no Esporte e Lazer. (PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO IES B, 2007).

O Conceito e Concepção do Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) apresenta quatro pressupostos centrais: a) Legislação vigente e diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Educação Física (Resolução nº 07/04); b) Concepção de Formação Profissional em Educação Física, IES B; c) Campo de intervenção profissional decorrente da demanda social específica da região; d) Consonância com PPI e PDI. Esses pressupostos estão inter-relacionados de forma a projetar o perfil do egresso e a identidade do curso.

O eixo norteador da formação profissional é desenvolvido em consonância com os princípios enunciados na Resolução 07/04 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior.

As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem ampla liberdade para interagir com as peculiaridades regionais, com as demandas do mercado de trabalho e com as características, interesses e necessidades da comunidade. O curso, por meio de seus atores, articula ações que atendam um currículo flexível, interdisciplinar, praxiológico e distribuídos entre disciplinas de formação geral/básica e profissionalizante, coerente com uma visão crítica sobre as transformações que ocorrem na sociedade.

O Curso de Educação Física Esporte e Lazer dessa IES, segundo o PPC, está comprometido com uma formação que qualifique o futuro profissional a intervir com compromisso ético e técnico numa área cientificamente orientada, em expansão e com profundas transformações sociais. Compreende a educação física como uma área de intervenção social da cultura do movimento humano e mediada por um modelo edificante de Ciência.

Os objetivos do curso, expostos no PPC, são formar o acadêmico profissionalmente em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) para intervir na diversidade da cultura de movimento humano de forma generalista, cientificamente orientada, no instrumental técnico, na conduta ética, crítica e empreendedora; contribuir para a formação inicial de profissionais em Educação Física capazes de intervirem em diferentes contextos, pautados na ética, na competência técnica, oportunizando uma formação permanente, crítica e reflexiva, no âmbito da qualidade de vida, no esporte e na recreação e lazer; formar profissionais, antes de tudo, educadores críticos que percebam a articulação dos conhecimentos com as dimensões política, sociocultural e socioeconômica; promover aprofundamento de estudos nos diversos núcleos, conforme o interesse do graduando para com o seu projeto de formação acadêmica; fomentar a produção científica na Educação Física, Esporte e Lazer, enfatizando o ensino, pesquisa e extensão; integrar as várias disciplinas do curso, de forma

empreendedora, tratando o conhecimento de maneira indissociável, visando superar a intervenção fragmentada e parcial do profissional.49

A IES investigada declara que o perfil almejado do egresso é de um profissional que desenvolva habilidades e competências que lhe assegurem o pleno exercício de sua profissão. O perfil do egresso, desejado pelo curso pesquisado, é de que o futuro profissional tenha condições de: a) intervir ética e deliberadamente em suas relações profissionais, promovendo o desenvolvimento da qualidade de vida do ser humano por meio das manifestações culturais do movimento humano; b) identificar e respeitar as diversidades culturais no processo ensino-aprendizagem e de estabelecer um ambiente crítico e reflexivo na sua práxis profissional; c) dominar instrumental científico, métodos e recursos da tecnologia da informação que permitam desenvolver sua profissão e responder a situações concretas relacionadas com Educação Física.

Na organização da carga horária e distribuição do tempo ao longo do curso, a IES estudada oferece uma carga horária curricular dividida em: Disciplinas Obrigatórias, Formação Comum e Conhecimento da Área, com 3.920 horas, e Atividades Acadêmico-Científico-Culturais, com 200 horas. A Carga Horária total exigida para Colação de Grau do curso é de 4.120 horas. A disciplina Estágio Supervisionado possui carga horária de 400 horas, distribuídas nos 04 últimos períodos do curso.

No PPC da IES, o Estágio Supervisionado da Licenciatura (RESOLUÇÃO 01/02), o estágio curricular é entendido como campo de construção do conhecimento. Há uma reflexão sobre todo o processo de intervenção (planejamento, execução e avaliação) em que “os professores supervisores, conjuntamente com os profissionais de diferentes contextos de inserção profissional, interagem a partir dos problemas e possibilidades vivenciados no cotidiano profissional”.50 De acordo com o documento,

as pesquisas no estágio devem ter uma definição clara dos seus objetivos e do que será estudado a partir de um problema gerado, motivado nos locais de estágio. O projeto busca atender as exigências colocadas pelas Diretrizes Curriculares da Licenciatura Plena. “Nesse projeto, buscamos a integração entre teoria e prática e a

49IES B, Projeto Pedagógico de Curso (2007). 50IES B, Projeto Pedagógico de Curso (2007, p. 63).

produção de conhecimentos a partir do contato com o cotidiano da educação básica”.51 O Estágio Supervisionado está organizado em escolas públicas da rede

municipal de ensino, onde se localiza a IESB, por meio de convênio entre a IES e a Secretaria Municipal de Educação desse município.

4.3 SÍNTESE DESCRITIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA IES C

A IES C é uma instituição particular filantrópica de ensino superior multidisciplinar, mantida pela mantenedora Beneficente, uma entidade civil sem fins lucrativos, com a finalidade de promover e manter obras religiosas, culturais, educacionais, assistências e filantrópicas em benefício da coletividade, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro.52

Oferece o curso de Educação Física na modalidade de licenciatura, com início de suas atividades acadêmicas no ano de 2000, com dois turnos de funcionamento, vespertino e noturno. Tem como objetivo suprir a demanda de professores pelas escolas da região. Ressalta a importância de valorizar os costumes e a cultura da cidade, bem como valoriza e incentiva os profissionais recém-formados a construírem suas carreiras profissionais no município e não saírem para as grandes cidades.

Desde sua constituição, de acordo com PPC da IES C, o curso de Educação Física busca atender com qualidade à crescente demanda da formação educacional superior, oferecendo uma educação que prima pela formação de um cidadão crítico e comprometido com a transformação social em busca de uma sociedade mais justa e igualitária a todos.

Nesse sentido, em março de 2005, o currículo do curso de Educação Física foi adaptado para o perfil do licenciado e do graduado em Educação Física segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Resolução CNE/CP 01 e 02/2002 que atualmente regem os cursos de licenciatura no País.

51IES B, Projeto Pedagógico de Curso (2007, p. 63). 52IES C, Projeto Pedagógico de Curso (2013).

O curso de Licenciatura em Educação Física da IES C, traz na sua

estrutura curricular objetivos que visam a orientação para uma ação pedagógica direcionada para a constituição da cidadania, tendo em vista a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, valorizando seus participantes dentro de seus limites e possibilidades. Tendo ainda como objetivo o intercâmbio de conhecimentos com outras instituições de ensino, enfatizando pesquisas que promovam a melhoria do ensino da Educação Física.53

Em relação Estágio Curricular Supervisionado, cabe mencionar que a instituição formadora C reconhece que a sua finalidade essencial é a solidificação das experiências no campo do trabalho onde as vivências práticas possibilitem ao futuro docente um aprofundar de seus conhecimentos acadêmicos e profissionais oportunizando-o uma reflexão crítica acerca das práticas educacionais como forma de superá-las. Assim, segundo o PPC da IES, foi estruturado um projeto que busca integrar teoria/prática e produção de conhecimento fundamentado numa experiência docente onde ocorram interfaces entre essa interação e o Projeto Político Pedagógico da Instituição de ensino a ele vinculada.

Desse modo, a IES C afirma que, em busca de oportunizar essa reflexão crítica acerca das práticas educacionais e também cumprir com a carga horária determinada pela Resolução CNE/CP 02/2002, decidiu que as atividades de estágio supervisionado aconteceriam fora do município onde está localizada a IES. Essa decisão se pautou pelo fato de que as escolas do município já não estavam comportando o número de estagiários e também porque a maioria dos acadêmicos reside no entorno, em municípios vizinhos.

Assim, a IES C buscou, em contrapartida, efetivar uma maior participação das escolas campo de estágio no e em outros municípios onde o estágio se realiza. O acompanhamento desses estagiários passaria a ser de responsabilidade dos professores das escolas campo onde são firmados convênios. As práticas de intervenção vivenciadas pelos acadêmicos no estágio serão planejadas tendo em

vista que o professor de estágio da IES C não estará supervisionando o campo de estágio. Sendo assim a instituição formadora descreve que

será garantido um acompanhamento maior desse processo por parte da instituição por via da coordenação de estágios da [...], [IES C] junto aos professores/as de campo de estágio, que tem como atribuições: a) Promover a articulação com os sistemas de ensino que oferecem educação básica e espaços educativos alternativos no sentido de viabilizar o desenvolvimento das atividades de estágio; b) Promover, junto com a Coordenação do ISE e Coordenações dos Cursos, a integração entre os/as Professores/as Supervisores/as de estágio para o desenvolvimento das atividades. C) Promover a articulação dos/as Professores/as Supervisores/as de estágio com os sistemas de ensino e espaços educativos alternativos e auxiliá-los na alocação dos/as acadêmicos/as para o desenvolvimento das atividades; d) Dirigir/acompanhar, junto com as Coordenações de Cursos, as atividades através dos/as Professores/as Supervisores/as de estágio.

Assim, as ações de intervenção serão pensadas e estruturadas tendo em vista que o/a professor/a de estágio da [...], [IES C] não estará presente no campo de estágio e de forma que o/a estagiário/a trabalhe junto com o/a professor/a da escola campo e que este participará da avaliação do desempenho do/a estagiário. As atividades a serem desenvolvidas deverão ser planejadas pelo/a aluno/a junto com o/a seu/sua professor/a de estágio e, no caso de atividades de intervenção, também com o/a professor/a da escola campo.54

Já o trabalho de conclusão de curso foi introduzido como um dos requisitos obrigatórios para a diplomação. Os trabalhos são desenvolvidos para contribuir para o amadurecimento ético, humanístico e profissional dos acadêmicos, reconhecendo a importância da pesquisa como princípio educativo e sua formação de futuros professores.

A Carga horária total do Curso de Graduação Plena em Licenciatura dessa IES é de 2.828 horas, assim divididas: 414 horas de Estágio Supervisionado, 400 horas de Prática de Ensino, 200 horas de Atividades Acadêmicas científico-culturais e 1.814 horas de estudos disciplinares.

Ressaltamos que não conseguimos observar nesse documento o perfil almejado do egresso. Também encontramos certa dificuldade em apreender algumas informações sobre a instituição e sobre o curso de Licenciatura em Educação física, haja vista que o documento a nós apresentado como o PPC da instituição não

possui organização de um documento continuo e único. Na verdade, é composto de documentos divididos de acordo com a temática, a saber: 1- Normatização das Atividades Acadêmicos Científico-Culturais do Curso de Graduação em Educação Física – Modalidade Licenciatura e Bacharelado, aprovado em 2013; 2- Normatização para Aulas de Campo, Aulas Didáticas Atividades Interdisciplinares e Visitas Técnicas, aprovado em 2013; 3- Normatização do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Educação Física – Modalidade Licenciatura, aprovado em 2007. 4- Normatização dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Graduação em Educação Física – Modalidade Licenciatura, aprovado em 2013; e 5- Sistema de Avaliação do Ensino/Aprendizagem, aprovado em 2013.

5 ANÁLISE INTERPRETATIVA