• Nenhum resultado encontrado

Saúde e segurança ocupacional

GRI 103-1 | 103-2 | 403-1 | 403-2 | 403-3 | 403-4 O rompimento da Barragem I da mina Córrego do Feijão, em janeiro de 2019, foi o pior acidente ocupacional da história da Vale e, por se tratar de uma situação extrema, esse acontecimento acarretou em uma análise e revisão crítica robusta dos protocolos e ferramentas atuais de segurança visando à eliminação/redução da exposição dos nossos empregados .

A despeito de termos diretrizes para a identificação e avaliação dos riscos dos nossos processos e tarefas, no âmbito do Sistema de Gestão Integrada (SGI), iniciamos uma revisão de todos os procedimentos associados às atividades críticas, isto é, aqueles capazes de gerar fatalidades e vidas mudadas, incluindo a definição de controles, preventivos e mitigatórios, mínimos e compulsórios, bem como a sua avaliação, periódica e sistemática, por meio de protocolos específicos da sua efetividade, confiabilidade e robustez . A revisão da gestão de segurança de processos voltados aos acidentes

de consequências catastróficas, notadamente o aprimoramento das análises de risco, será outro processo estratégico . Anualmente, auditorias são conduzidas nas operações, selecionadas mediante critério de risco próprio visando avaliar a sua conformidade e identificar possíveis lacunas relevantes e que possam comprometer a gestão de Saúde Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Vale, no atingimento de zerar fatalidades de forma sustentável . Os seus resultados são apresentados à liderança local, que define as ações corretivas, estabelece os recursos necessários e as implementa . Periodicamente a área corporativa de Saúde e Segurança monitora a implantação dessas ações e atua, sempre que necessário, no caso de atraso .

Um dos pilares fundamentais na gestão de segurança e saúde ocupacionais refere-se aos programas voltados aos aspectos comportamentais da liderança e empregados . O Cuidado Ativo Genuíno é um desses programas, no qual as premissas de cuidar de si, cuidar do outro e deixar que cuidem de você permitem elevar o nível de comprometimento dos empregados, além de estimular um ambiente em que exemplos de comportamento seguro sejam uma constante . Adicionalmente, campanhas voltadas à Semana da Saúde, à Semana de Prevenção de Acidentes e ao Dia da Reflexão reforçam em palestras, vídeos e outras plataformas temas atuais sobre a necessidade de considerar a segurança e a saúde como pilares da qualidade operacional da Vale . Todos os acidentes envolvendo nossos empregados são devidamente registrados e tratados conforme metodologia específica, permitindo a identificação dos principais fatores contribuintes e as ações corretivas e preventivas necessárias à sua eliminação . Esse processo se realiza por meio de um sistema

informatizado próprio, que, adicionalmente, promove a abrangência das ações propostas em todas as operações, otimizando o aprendizado organizacional da companhia .

Ainda como parte do processo de revisão da estratégia de saúde e segurança, iniciamos um trabalho de identificação e avaliação de precursores (situação de alto risco que se não devidamente tratada pode acarretar fatalidades ou vidas mudadas) de eventos capazes de causar lesões de alto potencial aos empregados . O tratamento tempestivo desses precursores permite atuar de forma mais assertiva focando as atividades/tarefas que ainda carecem de melhorias nos seus controles, sejam eles preventivos ou mitigatórios .

Outro pilar fundamental para o sucesso do programa de prevenção de acidentes, refere-se ao envolvimento dos contratados, na medida em que práticas e rotinas distintas de segurança são confrontadas, cabendo por isso à Vale definir um padrão mínimo que possibilite a qualificação, contratação, mobilização, monitoramento e desmobilização de um fornecedor alinhando-o com a nossa estratégia de “zero fatalidade” .

O Dia da Reflexão é uma estratégia de engajamento da Vale, baseada na comunicação direta, por meio da liderança . É um dia em que paralisamos nossas atividades em todo mundo e promovemos uma conversa sobre saúde e segurança com o objetivo de aumentar a conscientização dos profissionais sobre atitudes que repercutem no dia a dia de cada um . O Dia da Reflexão contou, em 2018, com a participação de mais de 70 mil empregados e contratados e abordou o tema “Prevenir acidentes de trabalho é uma guerra que pode ser vencida” . O evento foi realizado em 15 países e somou quase dois mil encontros .

Mensagens do Diretor- presidente e do Conselho de Administração Parte 1 Barragens Parte 2 Perfil Organizacional A Vale e a Sustentabilidade Materialidade Sumário Prevenção de Acidentes e Respostas a Emergências Verificação externa Índice de conteúdo GRI Para ler este relatório

Controle e gestão de barragens

48

Relat ór io de Sust entabilidade 2018

A Vale

Em 2018, lamentavelmente ocorreram duas fatalidades envolvendo um empregado e um contratado em nossas operações no Brasil (mina e ferrovia) . Os processos de investigação foram conduzidos possibilitando a identificação dos fatores contribuintes significativos e permitindo, em um caso (mina), a remoção do perigo com a automação da atividade e, no outro, o aprimoramento das barreiras nas passagens em nível (ferrovia) .

As fatalidades relacionadas ao rompimento da Barragem I da mina Córrego do Feijão não estão sendo consideradas neste indicador por terem ocorrido em 2019 . Serão, portanto, relatadas no relatório do próximo ano .

Programas de conscientização em saúde

Em 2018, realizamos iniciativas para a promoção da saúde dos empregados, além do cumprimento dos requisitos legais locais, considerando os temas publicados na agenda global da Organização Mundial da Saúde (OMS) . Campanhas de vacinação contra gripe, programa de fisioterapia no local de trabalho, programa de assistência ao empregado, campanhas sobre doenças sexualmente transmissíveis, programa para acompanhamento de gestantes, reabilitação de afastados, conscientização sobre saúde do homem e mulher, obesidade, hipertensão, diabetes, tabagismo e saúde mental foram algumas das ações .

A Semana Interna Global da Saúde teve como foco a importância da desmistificação do tema saúde mental, reforçando o Cuidado Ativo Genuíno . O principal objetivo das ações – palestras, workshops, apresentações teatrais, atendimento com profissionais especializados no assunto – foi combater o estigma e o preconceito associados aos transtornos mentais, promovendo o autocuidado para quem sofre e a compreensão, empatia e suporte dos que estão em volta . Mais de 100 mil empregados próprios e terceiros de todas as operações globais participaram da iniciativa .

No Brasil e em Moçambique, atuamos para a redução da epidemia de AIDS, malária e outras doenças tropicais negligenciadas . As ações incluíram a pulverização de inseticida nas áreas coletivas, a distribuição de redes mosquiteiras e repelentes, campanhas de conscientização, assim como o diagnóstico precoce e o tratamento de casos . Em 2018, a taxa de malária nas operações de

Moçambique foi de 71,7%, um aumento de 20 pontos

Fatalidades

GRI 403-2

Ano Contratados Empregados

2016 3 2

2017 4 1

2018 1 1

percentuais em relação a 2017, que foi de 51,4% . Porém, em 2018, tivemos a inclusão das operações de Nacala em nossos acompanhamentos, adicionando 147 casos de malária, o que representa 27% do total de casos apresentados neste mesmo ano . Para efeito de comparação, ao retirarmos os dados de Nacala, 2018 apresenta uma taxa de 36,3%, com redução de 15 pontos percentuais em relação a 2017 .

O programa de Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho e de Controle Médico de Saúde Ocupacional é outra iniciativa da empresa no gerenciamento de riscos, assim como o monitoramento dos diversos ambientes de trabalho e realização de análise biológica de nossa força de trabalho . Esse programa envolve checagens periódicas de saúde, treinamentos para prevenção, avaliações de capacidade funcional e movimentações preventivas de suscetíveis . Seguimos também diretrizes globais para gestão de riscos à saúde, englobando os temas de higiene ocupacional e ergonomia .

Para 2019, temos a meta de reduzir globalmente a quantidade de empregados expostos a ruídos e a materiais como sílica, tricloroetileno e particulados de diesel em nossas operações .

Além dos programas para conscientização da saúde dos nossos empregados, também mantemos inciativas voltadas para as comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica onde atuamos no Brasil, via Fundação Vale . O foco da Fundação Vale, na área de saúde, é o fortalecimento da atenção básica, contribuindo com a melhoria do atendimento à população nos sistemas públicos de saúde, e realizando ações de autocuidado e de promoção da saúde (veja mais sobre a Fundação Vale na página 54) .

Mensagens do Diretor- presidente e do Conselho de Administração Parte 1 Barragens Parte 2 Perfil Organizacional A Vale e a Sustentabilidade Materialidade Sumário Prevenção de Acidentes e Respostas a Emergências Verificação externa Índice de conteúdo GRI Para ler este relatório

Controle e gestão de barragens

49

Relat

ór

io de Sust

entabilidade 2018

A Vale

Taxa de frequência de lesões ocupacionais registráveis (TRIFIR) e taxa de frequência de lesões ocupacionais com afastamento (LTIFR) (número/HHT x 1 MM)

GRI 403-2

Taxa de Frequência de Lesões Ocupacionais com Afastamento - LTIFR (Próprios+Terceiros)

Taxa de Frequência de Lesões Ocupacionais Registráveis de Terceiros - TRIFR (Prórpios+Terceiros) 2016 2017 2018 2016 2017 2018 Vale 0,5 0,6 0,6 1,9 2,0 2,3 Brasil 0,5 0,5 0,4 1,2 1,3 1,4 Moçambique I 0,3 0,2 0,3 1,9 1,7 1,0 Malásia 0,0 1,0 1,0 1,0 1,5 1,4 Canadá 0,8 1,0 1,4 10,3 11,9 12,7 Peru 0,4 0,4 0,0 0,6 1,0 5,7 Indonésia 0,1 0,2 0,1 1,0 0,9 0,6 Austrália 6,8 0,0 0,0 10,8 0,0 0,0 Paraguai 0,0 0,0 1,8 1,4 0,0 3,7 Japão 5,7 0,0 0,0 17,1 0,0 0,0 Omã 0,0 0,7 0,2 1,1 1,7 0,5 Reino Unido 0,0 2,6 2,3 0,0 6,4 2,3 Nova Caledônia 3,0 1,8 5,6 6,8 5,1 9,9

I Em 2016 e 2017, alguns acidentes de trabalho ocorridos em Moçambique não foram considerados para fins do cálculo de taxas de lesões – TRIFR e LTIFR, devido a divergências no entendimento da

contabilização de eventos envolvendo agressões de terceiros a vigilantes . Este fato se deu devido à legislação moçambicana não obrigar tal tipo de registro, mesmo os padrões Vale (alinhados às diretrizes OSHA) os requerendo . Desta forma, os resultados de 2016 e 2017 foram acrescidos em 15 e 8 acidentes, respectivamente .

Mensagens do Diretor- presidente e do Conselho de Administração Parte 1 Barragens Parte 2 Perfil Organizacional A Vale e a Sustentabilidade Materialidade Sumário Prevenção de Acidentes e Respostas a Emergências Verificação externa Índice de conteúdo GRI Para ler este relatório

Controle e gestão de barragens

50

Relat ór io de Sust entabilidade 2018

A Vale

Absenteísmo GRI 403-1

Um dos projetos de gestão de absenteísmo objetiva prevenir a incapacidade precoce pelas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) . Nosso parceiro nessa iniciativa é o Serviço Social da Indústria, com participação dos Centros de Inovação em Saúde e Segurança da Confederação Nacional da Indústria (SESI/CNI) . Mais de 20 profissionais de saúde ocupacional, Recursos Humanos e liderança, além de colaboradores do Centro de Inovação do SESI, participam diretamente de ações que promovem a saúde mental e o bem-estar e ajudam a reduzir a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, via prevenção e tratamento . Atuamos, principalmente, na prevenção de incapacidade para os portadores de doenças osteomusculares e transtornos mentais e comportamentais, considerando os fatores de risco psicossociais e de risco biomecânico .

O projeto-piloto atende empregados das unidades no Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), São Luís (MA) e Itabira (MG), em um total de 16 .954 trabalhadores . Essa parcela de trabalhadores corresponde a 27% dos dias de ausência contabilizados em 2015 e 2016 e a 33% do efetivo no Brasil . Em 2018, desenvolvemos diretrizes sobre o programa,

capacitamos os multiplicadores e demos início à fase de implantação do modelo e operação assistida . Em 2018, 100% de empregados eram representados por comitês formais de saúde e segurança,

compostos por empregados de diferentes níveis hierárquicos . Nos dois anos anteriores, a representação também era de 100% .

Impacto e investimentos