• Nenhum resultado encontrado

4 AULAS DE CIÊNCIAS

4.3.1 O que sabemos?

 Ele é responsável pela digestão;  Comanda a barriga;

 Comanda o intestino grosso e o fino;  É por onde passa a comida.

4.3.2 O que queremos saber?  8

A comida vai para o corpo?

6 Temos ciência que a apresentação de temas ao invés do surgimento destes por parte dos alunos, não se

configuram dentro dos moldes de tema gerador (Paulo Freire) ou se encaixa dentro do enfoque CTS. No entanto por fatores decorrentes do tempo a escolha do tema de pesquise teve que estar dentro de um hol já estabelecido pela proposta curricular da escola.

7 Nos livros de ciências esse sistema também pode ser chamado de Sistema Digestório. No decorrer do trabalho

 Como as fezes se formam na barriga?  Por que ficamos com dor de barriga?

 Qual o nome do “negócio” na barriga que tritura o restante da alimentação?  Por que às vezes a gente come e vomita?

 Por que acontece a dor “desviada”?  Como acontece o arroto?

 Como os gases se formam? Por quê se formam?  Por que às vezes a barriga ronca?

 O que são as lombrigas? 4.4 METODOLOGIA

4.4.1 ENCONTROS

No primeiro encontro o tema foi apresentado à turma e iniciamos discutindo duas questões sobre ele: o que sabemos? O que queremos saber? De acordo com as contribuições dos alunos foi feito o registro dos saberes e questionamentos apontados. Os alunos tomaram nota no caderno para que no decorrer das aulas eles pudessem ser consultados e discutidos.

Em seguida os alunos foram divididos em grupos e em seguida as questões de pesquisa elencadas por eles foram sorteadas, ficando cada grupo com uma média de duas questões. Em grupo, eles tiveram que tentar responder os questionamentos sem a utilização de qualquer recurso; em seguida trouxeram respostas coerentes com os seus conhecimentos e discutidas no grupo para chegarem a um senso comum.

Depois de articularem as respostas, eles fizeram os registrar das respostas em folhas de papel ofício para expor ao grande grupo. Nesse momento os outros grupos puderam concordar ou discordar das respostas apresentadas e assim fazer novos registrados no quadro complementando os dados apresentados pelos demais alunos.

Durante o segundo encontro os alunos foram ao laboratório de informática e biblioteca da escola para continuar discutindo as mesmas questões de pesquisa. Os alunos ficaram em duplas para usar os computadores e nos seus grupos anteriores para fazerem pesquisas na biblioteca. O objetivo dessa atividade foi fazer com que as crianças, a partir das pesquisas pudessem perceber se os resultados são coerentes com as respostas dadas por elas e realizarem uma comparação e complementar as respostas apresentadas na aula anterior.

8 Esse questionamento foi acompanhado da seguinte afirmação: “professor, toda vez que estou comendo em pé, a

Ao retornar ao grande grupo as crianças compartilharam as novas informações coletadas na biblioteca e na sala de informática. Essa atividade teve o intuito de fazer os alunos perceberem que o conhecimento é dinâmico e que muitas vezes precisa ser reconstruído.

Com base no que vinha sendo discutido, foi exibido um vídeo para os alunos a respeito do trabalho realizado pelo sistema digestório. Após a exibição do vídeo cada aluno recebeu uma folha com a seguinte pergunta: o que aprendi com o vídeo? Eles utilizaram a escrita e também o registro de desenhos para destacarem o que acharam interessante.

Para essa aula foi proposto um momento de sistematização dos dados obtidos até então. A aula foi conduzida com a utilização de slides e “9Madalena” para retomar os conhecimentos construídos no decorrer da semana e continuar dialogando com a turma conforme foram surgindo novas dúvidas. Em seguida foram selecionados alguns experimentos científicos, de acordo com as questões de pesquisa, para realizar com os alunos. Todos os experimentos selecionados foram testados antes de leva-los para as crianças. No decorrer de cada experimento as crianças foram tomando nota em seus diários de bordo.

4.4.2 Experimentos

a) É importante mastigar bem

Material: 2 copos com água; 2 comprimidos efervescentes

Procedimento: Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloque simultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro.

Conclusão: O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das características da digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.

Conceito trabalhado: Mastigação b) Ação do suco gástrico

Material: 1 copo plástico de café; leite; vinagre ou suco de limão. Procedimento: Coloque leite no copo e adicione vinagre.

9

Conclusão: O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco.

Conceito trabalhado: Suco Gástrico c) Como acontece o Arroto

Material: Bexiga; vinagre; bicarbonato de sódio.

Procedimento: Colocar em uma garrafa pequena 15 ml de vinagre; Encher uma bexiga com duas colheres de bicarbonato de sódio; Prender a abertura da bexiga na garrafa, com cuidado para o bicarbonato não cair dentro da garrafa nesse momento; Virar a bexiga de forma que o bicarbonato entre na garrafa, segurando a outra extremidade da bexiga.

Conclusão: A bexiga será cheia com a substância gasosa formada na mistura (dióxido de carbono)

Conceito trabalhado: Arroto

d) detergente da digestão

Material: dois copos com água; óleo de cozinha; detergente

Procedimento: Coloque óleo nos dois copos com água. Em um deles, acrescente detergente e agite.

Conclusão: Assim como o detergente, a bile, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão.

Conceito trabalhado: Digestão e) Formação dos gases

Material: 100 gramas (uma porção) de bicarbonato de sódio; Suco de 1 limão (ou vinagre); 1 recipiente aberto (pires).

Procedimento: Coloque as 100 gramas de bicarbonato de sódio no pires; Acrescente gotas de limão.

Conclusão: A liberação de gás é instantânea, você observará este acontecimento através das bolhas que se formarão na superfície do pires. E por que isso ocorre?

Quando reagimos um ácido com um sal temos um produto volátil. O ácido usado neste caso foi o ácido clorídrico (HCl) presente no limão (como também no vinagre), o bicarbonato de sódio é o sal (NaHCO3) e o produto volatilizado foi gás carbônico (CO2).

Conceito trabalhado: Gás carbônico; oxigênio.