• Nenhum resultado encontrado

3. Enquadramento da Prática Profissional

3.1. E NQUADRAMENTO L EGAL E I NSTITUCIONAL

3.2.1. A E SCOLA C OOPERANTE

A escola na qual desenvolvi o meu estágio profissional, o Colégio de Gaia surgiu em 1933, criada pelo Bispo do Porto D. António Meireles, sendo hoje em dia considerado o maior Colégio do país em instalações escolares, desportivas e espaços exteriores. Esta fundação alberga alunos desde o Pré- escolar, passando pelo Ensino Básico 1, 2 e 3, até ao Ensino Secundário, com cursos com planos próprios.

Esta instituição oferece para o Ensino Secundário um total de dez cursos, que qualificam os estudantes com o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações e os deixam também aptos para concorrer ao ensino superior, sendo eles: Administração e Marketing, Análises Químico Biológicas, Animação e Gestão Desportiva, Comunicação e Multimédia, Contabilidade e Gestão Empresarial, Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia, Eletrónica Industrial e Automação, Eletrónica e Telecomunicações, Informática e Tecnologias Multimédia, e Tecnologias e Sistemas de Informação.

25

Os departamentos curriculares/grupos existentes são: Português/ Francês; Inglês; Filosofia; Matemática; Biologia; Educação Moral e Religiosa Católica/ Moral Ética e Deontologia; História; Educação Visual; Educação Tecnológica; Educação Musical; EF; Geografia.

Em relação à comunidade educativa é um pouco distinta das escolas públicas pois, parte do ensino é não financiada pelo estado, existindo uma seleção dos alunos, ainda que implícita, que frequentam esta instituição. Deste modo, é mantida a ordem e o respeito na generalidade, evidenciando-se um clima agradável entre os diversos sujeitos da instituição.

3.2.1.1.ENQUADRAMENTO DO CONCELHO DE VILA NOVA DE GAIA

O Colégio de Gaia situa-se no concelho de Vila Nova de Gaia e distrito do Porto. Neste sentido é relevante realizar um enquadramento geográfico deste concelho com um pouco da sua história e geografia. Desta forma, Vila Nova de Gaia é um município inserido na Área Metropolitana do Porto, pertence ao distrito do Porto e encontra-se situado na faixa litoral norte localizando-se na margem sul da foz do rio Douro e situa-se a 41º 0,8’ Norte de Latitude e 8º 37’, Oeste de Longitude.

Esta cidade situa-se na Área Metropolitana do Porto e é o maior concelho do Grande Porto. Vila Nova de Gaia está limitada geograficamente a norte pelo rio Douro, que separa o concelho dos municípios do Porto e de Gondomar, enquanto a sul o concelho é separado pelo município de Santa Maria da Feira e de Espinho e a oeste pelo Oceano Atlântico.

O município de Vila Nova de Gaia circunscreve-se numa área de 168,7 km2, distribuída de forma heterogénea pelas suas vinte e quatro freguesias, sendo por ordem alfabética: Arcozelo, Avintes, Canelas, Canidelo, Crestuma, Grijó, Gulpilhares, Lever, Madalena, Mafamude, Olival, Oliveira do Douro, Pedroso (maior freguesia em área do concelho), Perosinho, Sandim, São Félix da Marinha, São Pedro da Afurada (freguesia mais pequena em área do

26

concelho), Seixezelo, Sermonde, Serzedo, Valadares, Santa Marinha, Vilar de Andorinho e finalmente a freguesia de Vilar do Paraíso.

No que diz respeito à população, o município de Vila Nova de Gaia apresenta 302296 habitantes em todo o concelho, sendo que a maior parte destes se concentra sobretudo nas freguesias que constituem a cidade (Mafamude, Santa Marinha e São Pedro da Afurada). Mafamude é inclusive a freguesia mais populosa, com 38544 habitantes. Relativamente à densidade populacional, Mafamude apresenta-se como a segunda freguesia com maior densidade populacional (7708 habitantes por km2).

Uma vez caracterizada a população da freguesia onde o Colégio de Gaia se encontra fisicamente (Mafamude), é importante clarificar que se trata de uma freguesia urbana, servida por vários serviços, e provida de vários equipamentos e infraestruturas, sejam eles escolares, desportivos, religiosos ou culturais.

Relativamente às acessibilidades e aos transportes, Mafamude apresenta uma boa e densa rede de estradas, bem como vários meios de transporte, como o metropolitano, táxis e as várias empresas de autocarros como a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), a Espírito Santo, ou a MGC-Transportes.

Assim, importa refletir que esta instituição educativa se encontra num ponto estratégico de acessibilidade no concelho de Vila Nova de Gaia, dado a sua proximidade com as redes de transportes. Para além disso, reúne um vasto conjunto de ofertas, tanto a nível da vertente da saúde, comercial, desportiva, entre outras.

3.2.1.2.INFRAESTRUTURAS E RECURSOS DO COLÉGIO DE GAIA

O Colégio de Gaia é constituído por quatro blocos de quatro pisos, sendo que a principal caraterística da sua estrutura arquitetónica se

27

consubstancia no facto de todas as salas e serviços estarem ligados, internamente, por corredores à exceção dos pavilhões gimnodesportivos. Esta situação permite que qualquer zona seja facilmente acessível, mesmo que as condições meteorológicas sejam adversas.

Quanto às condições, tanto de espaços desportivos, como materiais disponíveis, esta instituição está bem apetrechada. Em termos de espaços interiores reúne dois pavilhões polidesportivos, um ginásio de menores dimensões designado de ginásio C, uma sala de musculação, uma piscina (17mx8m). No exterior dispõe de um campo de relvado sintético, um campo polidesportivo, um campo de voleibol, uma pista de velocidade, caixa de saltos e zona de lançamentos.

Para além das suas instalações, o Colégio de Gaia tem uma parceria com o Futebol Clube de Gaia, usando parte das instalações deste para algumas práticas desportivas. Estas instalações situam-se a cerca de quinhentos metros do Colégio de Gaia possibilitando aos alunos usufruírem de equipamentos e espaços com bastante qualidade, como é o caso do ginásio de ginástica artística com todos os aparelhos desta modalidade.

Relativamente aos recursos humanos existe um corpo de pessoal docente e não docente que torna a missão de educar possível. O corpo docente é constituído por cento e dois elementos, e o não docente por trinta e nove. No que respeita ao departamento de EF, este é composto por onze professores, reunindo dois núcleos de estágio, um da FADEUP com três elementos e outro do ISMAI, também com três.

O grupo de EF é dirigido por um professor do grupo, sendo o coordenador do departamento, assim como do curso de Animação e Gestão Desportiva. Uma das particularidades do Colégio de Gaia é que os alunos do Ensino Secundário têm uma carga horária semanal de noventa minutos, e como tal todo o processo de planeamento fica um pouco condicionado pelo tempo atribuído à disciplina de EF. No entanto, tendo em consideração o plano anual proposto pelo grupo desta disciplina, foi necessário efetuar adaptações,

28

para que fosse possível abordar o elevado número de modalidades apontadas para este ciclo de ensino, mais concretamente para o 12º ano. Um outro documento também elaborado para auxiliar a nossa intervenção foi o Modelo de Estrutura do Conhecimento (MEC) para cada modalidade, tarefa transversal a todos os estudantes estagiários.