• Nenhum resultado encontrado

Neste trabalho fizemos uso de três tipos de arquivos, os dados, os scripts para os pré-processamentos dos dados e os scripts que produzem o aplicativo, estes últimos são os arquivos ui.R e server.R. O arquivo ui.R é uma sigla para user-interface e é responsável pela interface do aplicativo, nele configuramos as interações a serem feitas com o usuário, a aparência do aplicativo e o que será exposto na tela. O server.R é o arquivo que recebe as solicitações do ui.R e processa, ele contém as instruções do que será devolvido para o arquivo ui.R expor.

Capítulo 3. Metodologia 32

Na Tabela 3.5 vemos em números a redução no tamanho dos arquivos após a seleção das variáveis.

Tabela 3.5 – Redução no tamanho dos arquivos. Ano Tamanho do arquivo em MB (megabytes)

Microdados (Inep) Após a seleção de variáveis 2010 4.884 336 2011 6.858 270 2012 5.217 424 2013 5.069 306 2014 6.105 370 2015 5.279 357 Total 33.415 2.066

Os arquivos ui.R e server.R contém 70 e 9.690 linhas, respectivamente. A quan- tidade de arquivos e o seu tamanho inviabiliza o compartilhamento por meio deste documento. Portanto, os scripts utilizados para realizar esse trabalho estão disponí- veis em um repositório no GitHub, no seguinte link <https://github.com/Marylaine/ Visualiza-o-dos-Resultados-do-ENEM-2010-a-2015-.git>.

33

4 Resultados

Nosso aplicativo encontra-se disponível no link: <http://shiny.estatistica.ccet.ufrn. br/enem>.

O aplicativo possui quatro abas, intituladas, Gráficos, Tabelas Resumo, Como Interpretar e Sobre, respectivamente. Veja na Figura 4.1 que a página inicial é a aba “Gráficos”. Ela contém um painel lateral onde o usuário interage escolhendo as opções desejadas e o gráfico resultante à direita. As opções iniciais são as médias do ENEM 2015 para todo o Brasil exibidas em um histograma. Após alterar as opções é necessário clicar no botão “Atualizar Opções”.

Figura 4.1 – Página inicial do aplicativo.

Fonte: Autora

Na aba “Tabelas Resumo”, exemplificada na Figura 4.2, é exibida a tabela cor- respondente ao ano e nota solicitados pelo usuário. As três primeiras colunas fazem as divisões por grupo, as colunas seguintes apresentam os parâmetros da variável. No início da página é possível fazer download da tabela em formato .csv, basta clicar no botão “download”.

Para que nosso aplicativo possa ser utilizado por leigos em estatística, criamos a aba “Como Interpretar”. Esta aba divide-se em histograma e boxplot, conforme a Figura 4.3. Em

Capítulo 4. Resultados 34

Figura 4.2 – Aba: Tabelas Resumo.

Fonte: Autora

cada aba é apresentada a estrutura do respectivo gráfico e um exemplo de interpretação. Veja na Figura 4.4 a aba sobre o gráfico histograma e na Figura 4.5 a aba sobre o boxplot.

Figura 4.3 – Aba: Como interpretar.

Fonte: Autora

Figura 4.4 – Aba: Como Interpretar - Histograma.

Capítulo 4. Resultados 35

Figura 4.5 – Aba: Como Interpretar - Boxplot.

Fonte: Autora

A aba “Sobre” fala um pouco do objetivo do aplicativo, sobre os autores e contém algumas observações para conhecimento do usuário. Veja na Figura 4.6.

Figura 4.6 – Aba: Sobre.

Capítulo 4. Resultados 36

A seguir vamos apresentar um exemplo de cada gráfico para cada grupo. Para isso, vamos fixar a média geral no ENEM e o ano de 2011.

Na Figura 4.7 temos o histograma e o boxplot referente à média do ENEM 2011 em todo território brasileiro.

Figura 4.7 – Gráficos para média no ENEM 2011 - Brasil.

Fonte: Autora

A Figura 4.8 mostra os gráficos gerados quando a média do ENEM 2011 é solicitada com a divisão por sexo. Os sexos são apresentados na mesma área gráfica.

Quando a nota é solicitada com divisão por região, a visualização será equivalente à Figura 4.9, em que o histograma apresenta as regiões em áreas gráficas separadas, enquanto o boxplot apresenta as regiões na mesma área gráfica.

Os histogramas gerados quando a divisão é por sexo e região mesclam os gráficos do grupo sexo e do grupo região, ou seja, os sexos estão representados na mesma área gráfica, enquanto a região é dividida em gráficos com a mesma escala. Os boxplots também apresentam os sexos na mesma área gráfica e as regiões em gráficos separados de mesma escala, conforme vemos na Figura 4.10.

Da mesma forma que a separação por sexo, a divisão por renda é apresentada na mesma área gráfica, como podemos ver na Figura 4.11

Os gráficos com todos os anos são diferentes, pois apresentam um grupo a mais. Para exemplificar essa diferença, temos na Figura 4.12 o boxplot e o histograma dividido por sexo e região, pois essa é a divisão mais restrita deste trabalho. Observe que as

Capítulo 4. Resultados 37

Figura 4.8 – Gráficos para média no ENEM 2011 por sexo.

Fonte: Autora

Figura 4.9 – Gráficos para média no ENEM 2011 por região.

Fonte: Autora

identificações das categorias estão na lateral do gráfico,pois desta forma a visualização ficou melhor.

Capítulo 4. Resultados 38

Figura 4.10 – Gráficos para média no ENEM 2011 por sexo e região.

Fonte: Autora

Figura 4.11 – Gráficos para média no ENEM 2011 por renda.

Capítulo 4. Resultados 39

Figura 4.12 – Gráficos para a média do ENEM por sexo, região e ano.

Capítulo 4. Resultados 40

Algumas observações sobre os gráficos e tabelas gerados.

• O Inep atribui nota zero na redação mesmo para os ausentes, exceto na edição de 2012. Isso pode explicar a alta proporção na primeira classe dos histogramas da média da redação.

• Na edição de 2010, o estado de residência do inscrito não era uma pergunta obrigatória. Logo, os inscritos sem identificação na região foram ignorados na geração dos gráficos com o grupo região e o grupo sexo e região, enquanto na tabela estes casos constam como NA na coluna região.

• Os histogramas por sexo e região mostram pouca diferença na proporção de notas entre os sexos dentro de cada região. Parecia ser um erro no ggplot, mas foi verificado e o resultado é este de fato.

• Apesar do nosso esforço em acelerar a geração dos gráficos, na opção “Todos os anos” poderá apresentar alguma demora no carregamento, isso devido à maior quantidade de dados, visto que inclui os seis anos disponíveis.

• Os histogramas da renda para todos os anos não seguem a mesma legenda, pois o Inep altera essa classificação todos os anos.

41

5 Considerações Finais

O objetivo de criar um aplicativo interativo que apresente os resultados das edições do ENEM de 2010 a 2015 foi alcançado. O aplicativo encontra-se em funcionamento no link <http://shiny.estatistica.ccet.ufrn.br/enem>. Essa ferramenta possibilita a visualização dos resultados do ENEM nas edições de 2010 a 2015 em 420 combinações de variáveis. Seu uso foi testado por alguns familiares e amigos, por leigos e não leigos em estatística. A interface parece agradar o usuário e, nas condições testadas, o tempo de resposta do aplicativo foi excelente. A reação de leigos aos gráficos apresentados foi diferente entre os gráficos. O histograma mostrou-se como um gráfico intuitivo de se interpretar, enquanto o boxplot pareceu muito técnico aos leigos. Entretanto, é possível interpretá-lo com o auxílio da aba “Como Interpretar - Boxplot”.

Documentos relacionados