• Nenhum resultado encontrado

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos SEMARH

PORTARIA Nº 110/2019 – SRH/SEMARH EXTRATO

OUTORGANTE: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH. OUTORGADO: J. F. Novaes LTDA, CNPJ – 35.365.485/00001-00. A SEMARH resolve conceder a Transferência de Titularidade de Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos concedida pela Portaria nº 176/2018, sob proces- so n.° 23010-02975/2017, publicada no Diário Oficial de Estado de Alagoas em  23/05/2018, na modalidade Captação Superficial, anteriormente pertencente a João  Ferro Novaes Neto, CPF – 060.226.774-91. J. F. Novaes LTDA deverá respeitar todos os direitos e obrigações constantes da Portaria n.º 176/2018, referendada pelo Parecer Jurídico da ASTEC/GAB n.° 286/2018 e Parecer Técnico da Superinten- dência de Recursos Hídricos n.° 166/2018. DISPOSITIVOS LEGAIS: Lei Esta- dual n.º 5.965/1997 Leis Delegadas Estaduais n.° 32/2003 e n.° 47/2015, Decretos Estaduais n.° 06/2001, n.º 49.419/2016, n°. 54.766/2017, Portaria SEMARH n.° 197/2017 e n° 532/2018 e Instrução Normativa n.° 01/2016. Processo n.º 23010- 00678/2019, e no Parecer da Assessoria Jurídica n.° 142/2019.

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍ- DRICOS

Em 11 de junho de 2019.

Fernando Soares Pereira

Secretária de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos PORTARIA/SEMARH Nº 202/2019

O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍ- DRICOS no uso das atribuições que lhe confere o inciso V, parágrafo único do artigo 2º, da Lei Delegada nº 32, de 23 de abril de 2003.

CONSIDERANDO que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH conduzirá o processo eleitoral objetivando a composição do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho para o biênio 2019 – 2021;

CONSIDERANDO o disposto na Lei Federal nº 9.985/2000 – que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC.

RESOLVE:

Artigo 1º - Instituir o Regulamento do Processo Eleitoral para formação do Conse- lho Gestor da APA do Catolé e Fernão Velho, conforme o calendário constante do ANEXO único a esta Portaria.

Artigo 2º - O Conselho Gestor será composto por no máximo 18 membros efetivos, distribuídos entre os seguintes setores:

09 vagas para entidades públicas de âmbito Municipal, Estadual e Federal; 09 vagas para entidades civis.

Parágrafo Único: Haverá um número correspondente de suplentes, por entidade. DOS PRAZOS

Artigo 3º- As inscrições poderão ser feitas até o dia 17 de junho de 2019. Serão consideradas as inscrições enviadas via Correios, desde que postadas até o dia 17 de julho de 2019.

DOS DOCUMENTOS

Artigo 4º - Os interessados poderão se inscrever mediante preenchimento de ficha  de inscrição, sendo que as entidades civis deverão estar legalmente constituídas, ter interesse e atuação comprovada na área da APA.

Parágrafo Único - As entidades civis deverão anexar a referida ficha de inscrição,  cópia do CNPJ, cópia do estatuto devidamente registrado, cópia da ATA de eleição da diretoria vigente e documento comprovando a sua atuação na região, podendo esses serem registros de participação ou realização de eventos, projetos, fotos de atividades realizadas, matérias de jornal ou declarações de autoridades públicas.

DOS PARTICIPANTES

Artigo 5º - A entidade ou órgão interessado em fazer parte do Conselho Gestor da APA do Catolé e Fernão Velho poderá inscrever-se no Setor Público ou no segmen- to Sociedade Civil conforme a natureza de sua atuação.

Artigo 6º - O setor público terá o total de 09 (nove) vagas, titulares e seus suplentes, distribuído da seguinte forma:

Poder Público Municipal – 03 vagas; Poder Público Estadual – 04 vagas; Poder Público Federal – 02 vagas.

§ 1º - O setor correspondente ao poder público será formado por representante dos municípios integrantes da APA, por representantes de órgãos do Estado e representantes da União, caso demonstrem interesse.

§ 2º - Os Municípios poderão ser representados tanto por órgãos da administração direta ou indireta, com atuação no território da APA.

§ 3º - O Estado e a União poderão ser representados por órgãos da administração direta ou indireta, com atuação no território da APA.

Artigo 7º - O setor Sociedade Civil terá o total de 09 (nove) vagas, titulares e seus suplentes, distribuídos da seguinte forma:

Organizações não Governamentais Ambientalistas, 01 (uma) vaga (esta categoria compreende as entidades com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos

da sociedade, sem fins lucrativos);

Comitê de Bacia Hidrográfica, 01(uma) vaga;

Organizações técnico-científicas de ensino ou pesquisa e extensão, 02 (duas) vagas  (esta categoria compreende as entidades com objetivos de defesa de interesses di- fusos e coletivos da sociedade);

Organizações comunitárias, 03 (três) vagas (esta categoria compreende as enti- dades que congregam associações comunitárias, religiosas, assistenciais e clubes de serviço);

Organizações empresariais, 02 (duas) vagas (esta categoria compreende as entida- des e organizações que congregam as atividades industriais, de serviços e agroin- dustriais em geral)

Artigo 8º - Os Órgãos Estaduais integrantes do Sistema Nacional do Meio Am- biente – SISNAMA, no caso SEMARH e IMA terão representação obrigatória no Conselho Gestor.

DO PROCESSO ELEITORAL Artigo 9º - O processo eleitoral obedecerá as seguintes etapas:

I – Publicação, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hí- dricos - SEMARH, de edital público convocando a população para inscrição das entidades interessadas em participar do processo eleitoral para compor o Conselho Gestor da APA do Catolé e Fernão Velho, no Diário Oficial do Estado de Alagoas,  contendo prazos e data para eleição.

II – Análise da documentação das entidades inscritas, a ser realizada por equipe composta por técnicos da Superintendência do Meio Ambiente da SEMARH e da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, designada para tal fim por ato desta.

§ 1º - Toda e qualquer exclusão de entidade inscrita para o processo eleitoral deve ser justificada, por escrito, pela SEMARH e IMA.

§ 2º – Encerrado o prazo para inscrição, a SEMARH disponibilizará para quaisquer interessados, em seu site eletrônico, a relação das entidades civis e poder público habilitados.

§ 3º – Será aberto um prazo para impugnações e recursos, julgamento e divulgação final dos habilitados, conforme calendário exposto ao final deste regulamento. § 4º – O julgamento das impugnações e recursos constantes do parágrafo anterior será efetuado pela Superintendência do Meio Ambiente da SEMARH e Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, fazendo-se acompanhar de fundamentada justificativa.

DA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GESTOR Artigo 10 – A eleição dos membros que irá compor o Conselho Gestor será reali- zada em pleito presidido pela Superintendência do Meio Ambiente da SEMARH e pela Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, a ser realizado no dia 08 de agosto de 2019.

§ 1º – Somente serão eleitas instituições públicas e civis habilitadas, que estiverem presentes e credenciadas até a abertura dos trabalhos eleitorais.

§ 2º – Somente as entidades públicas e civis habilitadas e credenciadas poderão votar e ser votadas para escolha dos membros que irão compor o Conselho Gestor. § 3º – Por habilitada considera-se a entidade que entregou documentação completa dentro do prazo.

§ 4º - Por credenciada considera-se a entidade que assinou a lista de presença. § 5º – Havendo o impedimento do comparecimento do representante legal da instituição, esta poderá indicar um preposto devidamente munido de documento de indicação, que deverá ser entregue na SEMARH, no ato do credenciamento. § 6º – Cada setor presente durante a eleição realizará uma reunião específica e em  separado para escolha de suas entidades. A escolha das entidades por setor poderá ser realizada por eleição nominal.

§ 7º – No caso de não haver número suficiente de candidatos para o preenchimento  de todas as vagas previstas para o Conselho, ficará a critério da SEMARH e do IMA  constituir o Conselho Gestor com o número de representantes escolhidos durante a eleição, respeitando o princípio da paridade entre poder público e sociedade civil. § 8º – Após a eleição será registrado em ATA o resultado do pleito e registrada a posse dos escolhidos no livro de posse.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 11 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos dirigentes da Superintendência do Meio Ambiente da SEMARH e pela Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA.

Artigo 12 – Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HI- DRICOS, Maceió/AL, 11 de Junho de 2019.

FERNANDO SOARES PEREIRA Secretário de Estado

ANEXO ÚNICO CALENDÁRIO

ATIVIDADE DATA LOCAL

Prazo de entrega das Inscrições 17 de junho a 17 de

julho de 2019 SEMARH Análise da documentação 18 e 19 de julho de

2019 SEMARH

Divulgação dos habilitados no

site da SEMARH. 24 de julho de 2019 e-mail dos habilitadosSite da SEMARH e Prazo para recursos 25 a 30 de julho de

2019 SEMARH

Prazo  final  para  o  julgamento 

dos recursos 31 de julho de 2019 SEMARH Convite para os habilitados

para eleição 02 de agosto de 2019 e-mail dos habilitados Realização da Eleição/Posse 08 de agosto de 2019 Sala de reunião da SE-

MARH

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO ELEITORAL DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO CATOLÉ E FERNÃO VELHO. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH, convoca as entidades públicas e civis interessadas em participar do processo elei- toral, na forma do calendário abaixo informado, para a composição do Conselho Gestor da Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental do Catolé e Fernão Velho no dia 08 de agosto de 2019, na sala de reunião da SEMARH, localizada na Avenida General Luiz de França Albuquerque, s/n – Jacarecica – Maceió/AL, CEP 57038-640. O regulamento do processo eleitoral, bem como as fichas de inscrição,  estará à disposição das entidades públicas e civis no endereço eletrônico www.se- marh.al.gov.br (Unidade de Conservação) e na sede da SEMARH, no setor da Su- perintendência do Meio Ambiente – SMA. As inscrições deverão ser encaminhadas pessoalmente ou via correio aos cuidados da Superintendência do Meio Ambiente da SEMARH ou por e-mail apacatolefernaovelho@gmail.com até, 17 de julho de 2019, conforme determinação do regulamento do processo eleitoral.

CALENDÁRIO

ATIVIDADE DATA LOCAL

Prazo de entrega das Inscri-

ções 17 de junho a 17 de julho de 2019 SEMARH Análise da documentação 18 e 19 de julho de 2019 SEMARH Divulgação dos habilitados

no site da SEMARH. 24 de julho de 2019 Site da SEMARH e e-mail dos habi- litados Prazo para recursos 25 a 30 de julho de 2019 SEMARH Prazo final para o julgamento 

dos recursos 31 de julho de 2019 SEMARH Convite para os habilitados

para eleição 02 de agosto de 2019 e-mail dos habili-tados Realização da Eleição/Posse 08 de agosto de 2019 Sala de reunião da

SEMARH Maceió, 11 de Junho de 2019.

FERNANDO SOARES PEREIRA Secretário de Estado

PORTARIA/SEMARH Nº 203/2019

O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍ- DRICOS - SEMARH no uso das atribuições que lhe confere o inciso V, parágrafo único do artigo 2º, da Lei Delegada nº 32, de 23 de abril de 2003;

CONSIDERANDO que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, conduzirá o processo eleitoral objetivando a composição do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Marituba do Peixe para o biênio 2019 – 2021;

CONSIDERANDO o disposto na Lei Federal nº 9.985/2000 – que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC.

RESOLVE:

Artigo 1º - Instituir o Regulamento do Processo Eleitoral para formação do Con- selho Gestor da APA da Marituba do Peixe, conforme o calendário constante do ANEXO único a esta Portaria.

Artigo 2º - O Conselho Gestor será composto por no máximo 24 membros efetivos, distribuídos entre os seguintes setores:

12 vagas para entidades públicas de âmbito Municipal, Estadual e Federal; 12 vagas para entidades civis.

Parágrafo Único: Haverá um número correspondente de suplentes, por entidade. DOS PRAZOS

Artigo 3º- As inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de julho de 2019. Serão consideradas as inscrições enviadas via correio, desde que postadas até o dia 12 de julho de 2019.

DOS DOCUMENTOS

Artigo 4º - Os interessados poderão se inscrever mediante preenchimento de ficha  de inscrição, sendo que as entidades civis deverão estar legalmente constituídas, ter interesse e atuação comprovada na área da APA.

Parágrafo Único - As entidades civis deverão anexar a referida ficha de inscrição,  cópia do CNPJ, cópia do estatuto devidamente registrado, cópia da ATA de eleição da diretoria vigente e documento comprovando a sua atuação na região, podendo esses serem registros de participação ou realização de eventos, projetos, fotos de atividades realizadas, matérias de jornal ou declarações de autoridades públicas.

DOS PARTICIPANTES

Artigo 5º - A entidade ou órgão interessado em fazer parte do Conselho Gestor da APA DA MARITUBA DO PEIXE poderá inscrever-se no Setor Público ou no segmento Sociedade Civil conforme a natureza de sua atuação.

Artigo 6º - O setor público terá o total de 12 (doze) vagas, titulares e seus suplentes, distribuído da seguinte forma:

Poder Público Municipal – 05 vagas; Poder Público Estadual – 05 vagas; Poder Público Federal – 02 vagas.

§ 1º - O setor correspondente ao poder público será formado por representante dos municípios integrantes da APA, por representantes de órgãos do Estado e representantes da União, caso demonstrem interesse.

§ 2º - Os Municípios poderão ser representados tanto por órgãos da administração direta ou indireta, com atuação no território da APA.

§ 3º - O Estado e a União poderão ser representados por órgãos da administração direta ou indireta, com atuação no território da APA.

Artigo 7º - O setor Sociedade Civil terá o total de 12 (doze) vagas, titulares e seus suplentes, distribuídos da seguinte forma:

Organizações não Governamentais Ambientalistas, 02 vagas (esta categoria com- preende as entidades com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade, sem fins lucrativos);

Comitê de Bacia Hidrográfica, 01 vaga;

Organizações técnico-científicas de ensino ou pesquisa e extensão, 02 vagas (esta 

categoria compreende as entidades com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade);

Organizações comunitárias, 04 vagas (esta categoria compreende as entidades que congregam associações comunitárias, religiosas e assistenciais);

Organizações empresariais, 03 vagas (esta categoria compreende as entidades e organizações que congregam as atividades industriais, de serviços e agroindustriais em geral)

Artigo 8º - Os órgãos estaduais integrantes do Sistema Nacional do Meio Am- biente – SISNAMA, no caso SEMARH e IMA terão representação obrigatória no Conselho Gestor.

DO PROCESSO ELEITORAL Artigo 9º - O processo eleitoral obedecerá as seguintes etapas:

I – Publicação, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hí- dricos - SEMARH, de edital público convocando a população para inscrição das entidades interessadas em participar do processo eleitoral para compor o Conselho Gestor da APA da Marituba do Peixe, no Diário Oficial do Estado de Alagoas, con- tendo prazos e data para eleição.

II – Análise da documentação das entidades inscritas, a ser realizada por equipe composta por técnicos da Superintendência do Meio Ambiente da SEMARH e da Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, designada para tal fim por ato desta.

§ 1º - Toda e qualquer exclusão de entidade inscrita para o processo eleitoral deve ser justificada, por escrito, pela SEMARH e IMA.

§ 2º – Encerrado o prazo para inscrição, a SEMARH disponibilizará para quaisquer interessados, em seu site eletrônico e por e-mail, a relação das entidades civis e poder público habilitados.

§ 3º – Será aberto um prazo para impugnações, recursos, julgamento e divulgação final dos habilitados, conforme calendário exposto ao final deste regulamento. § 4º – O julgamento das impugnações e recursos constantes do parágrafo anterior será efetuado pela Superintendência do Meio Ambiente da SEMARH e Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, fazendo-se acompanhar de fundamentada justificativa.

DA ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GESTOR Artigo 10 – A eleição dos membros que irá compor o Conselho Gestor será realiza- da em pleito presidido pela Superintendência do Meio Ambiente desta SEMARH e pela Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA, a ser realizado no dia 31 de julho de 2019.

§ 1º – Somente serão eleitas instituições públicas e civis habilitadas, que estiverem presentes e credenciadas até a abertura dos trabalhos eleitorais.

§ 2º – Somente as entidades públicas e civis habilitadas e credenciadas poderão votar e serem votadas para escolha dos membros que irão compor o Conselho Gestor.

§ 3º -– Por habilitada considera-se a entidade que entregou documentação completa dentro do prazo.

§ 4º - Por credenciada, considera-se a entidade que assinou a lista de presença. § 5º – Havendo o impedimento do comparecimento do representante legal da instituição, esta poderá indicar um preposto devidamente munido de documento de indicação, que deverá ser entregue na SEMARH, no ato do credenciamento. § 6º – Cada setor presente durante a eleição realizará uma reunião específica e em  separado para escolha de suas entidades. A escolha das entidades por setor poderá ser realizada por eleição nominal.

§ 7º – No caso de não haver número suficiente de candidatos para o preenchimento  de todas as vagas previstas para o Conselho, ficará a critério da SEMARH e do IMA  constituir o Conselho Gestor com o número de representantes escolhidos durante a eleição, respeitando o princípio da paridade entre Poder Público e Sociedade Civil. § 8º – Após a eleição será registrado em ATA o resultado do pleito e a posse dos escolhidos no livro de posse.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 11 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos dirigentes da Superintendência do Meio Ambiente da SEMARH e pela Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA.

Artigo 12 – Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HI- DRICOS, Maceió/AL, 11 de Junho de 2019.

FERNANDO SOARES PEREIRA Secretário de Estado

ANEXO ÚNICO CALENDÁRIO

ATIVIDADE DATA LOCAL

Prazo de entrega das Inscri-

ções De 12 de junho a 12 de julho de 2019 SEMARH/Sede da APA Marituba Análise da documentação 15 a 17 de julho de

2019 SEMARH

Divulgação dos habilitados

no site da SEMARH. 19 de julho de 2019 Site da SEMARH e e-mail dos habilitados Prazo para recursos 22 a 24 de julho de

2019 SEMARH

Prazo final para o julgamento 

dos recursos 26 de julho de 2019 SEMARH Realização da Eleição/Posse 31 de julho de 2019 Sede do Memorial da APA

Marituba

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO ELEITORAL DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA MARITUBA DO PEIXE.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - SEMARH, convoca as entidades públicas e civis interessadas em participar do processo eleito- ral, na forma do calendário abaixo informado, para a composição do Conselho Ges- tor da Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental da Marituba do Peixe, no dia 31 de julho de 2019, na sede do Memorial da APA Marituba, localizada às margens da AL – 101 Sul, no acesso ao povoado Capela, zona rural, do município de Penedo/AL.  O regulamento do processo eleitoral, bem como as fichas de  inscrição, estarão à disposição das entidades públicas e civis no endereço eletrônico www.semarh.al.gov.br (Unidade de Conservação), na sede da SEMARH, localiza- da na Avenida General Luiz de França Albuquerque, s/n – Jacarecica – Maceió/ AL, CEP 57038-640, no setor da Superintendência do Meio Ambiente – SMA e na sede do Memorial da APA Marituba. As inscrições deverão ser encaminhadas pessoalmente ou via correio aos cuidados da Superintendência do Meio Ambiente da SEMARH ou por e-mail apademaritubadopeixe@gmail.com até, 12 de julho de 2019, conforme determinação do regulamento do processo eleitoral.

CALENDÁRIO

ATIVIDADE DATA LOCAL

Prazo de entrega das Inscri-

ções De 12 de junho a 12 de julho de 2019

SEMARH/Sede da APA Marituba do Peixe Análise da documentação 15 a 17 de julho de

2019 SEMARH

Divulgação dos habilitados

no site da SEMARH. 19 de julho de 2019 e-mail dos habilitadosSite da SEMARH e Prazo para recursos 22 a 24 de julho de

2019 SEMARH

Prazo final para o julgamen-

to dos recursos 26 de julho de 2019 SEMARH Realização da Eleição/Posse 31 de julho de 2019 Sede do Memorial da APA

Marituba Maceió, 11 de Junho de 2019.

FERNANDO SOARES PEREIRA Secretário de Estado

PORTARIA/SEMARH Nº 204/2019

O SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍ- DRICOS - SEMARH no uso das atribuições que lhe confere o inciso V, parágrafo único do artigo 2º, da Lei Delegada nº 32, de 23 de abril de 2003;

CONSIDERANDO que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, conduzirá o processo eleitoral objetivando a composição do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita e RESEC do Saco da Pedra para o biênio 2019 – 2021;

CONSIDERANDO o disposto na Lei Federal nº 9.985/2000 – que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC.

RESOLVE:

Artigo 1º - Instituir o Regulamento do Processo Eleitoral para formação do Conse- lho Gestor da APA de Santa Rita e RESEC do Saco da Pedra, conforme o calendá- rio constante do ANEXO único a esta Portaria.

Artigo 2º - O Conselho Gestor será composto por no máximo 20 membros efetivos, distribuídos entre os seguintes setores: