• Nenhum resultado encontrado

8. OPORTUNIDADES COMERCIAIS

8.2. MERCADO DE SERVIÇOS

8.2.5. Sector metalomecânico

A indústria siderúrgica e metalomecânica é a terceira fatia mais importante do total do PIB manufatureiro colombiano. Representa cerca de 11.6% de toda a produção manufatureira. Dentro deste grupo industrial, a siderurgia ocupa cerca de 36% da produção enquanto a metalomecânica ocupa 24.6%.

A produção real em 2010 cresceu 20.7% neste sector, no ano anterior havia decrescido em cerca de -21,8%.

Algumas oportunidades do sector metalomecânico na Colômbia:

 Objetivo de aumentar o consumo per capita de aço até alcançar o nível dos países vizinhos: Atualmente na Colômbia são 72 quilos por pessoa, já no Brasil e no México são 125 e 156 respetivamente.

 Crescimento esperado da procura interna para os sectores de construção e energia mineral.

 Localização geográfica próxima de mercados em crescimento e com acordos comerciais, permitindo que as industrias forneçam rápida e eficientemente os mercados estrangeiros.

 As empresas têm a possibilidade de fabricar lotes mais pequenos que outros produtores estrangeiros e fazer entregas de menor valor.

 O sector tem oportunidade de se tornar mais competitivo seguindo uma integração horizontal para fortalecer "forward and backward linkages" com fornecedores e compradores.

 Aumento esperado da procura de embarcações ligadas à atividade portuária fluvial (rebocadores); Mineração energética (carga geral);

 Grande potencial para o negócio da reparação, devido à proximidade com o Canal do Panamá.

9. CULTURA DE NEGOCIOS

Na Colômbia, como na maioria dos países latino-americanos, as relações pessoais são altamente valorizadas. Os colombianos são por norma muito amistosos e educados, as primeiras reuniões são habitualmente mais sociais, dedicadas a conhecer a pessoa, falam da família e vão querer saber o mesmo sobre os empresários com quem estão a negociar. Têm orgulho em mostrar tudo o que de bom têm na sua vida e no seu país chegando ao ponto de convidar alguns empresários para “férias de negócios” e entendem como falta de educação se os mesmos não aceitarem. A aparência e a apresentação são fatores muito importantes para os empresários colombianos.

As negociações são geralmente feitas na sua língua, o espanhol. Não têm por hábito a troca de emails, é essencial comunicar via telefone que se enviou alguma informação via email, pois devido à sua natureza, os colombianos preferem as relações pessoais onde conhecer a pessoa com quem se negoceia é bastante importante para que o negócio possa avançar.

A tomada de decisão é feita de forma hierárquica. Deve-se procurar negociar sempre com o nível hierárquico mais alto dentro das organizações. O processo de negociação é muitas vezes longo e difícil. Portanto, deve-se evitar mudanças na equipa de negociação, o que poderia complicar o processo comercial no futuro.

10. CONCLUSÕES

A Colômbia é um país de oportunidades – é necessário agir com conhecimento para garantir uma posição neste mercado em crescimento. É também um mercado muito diverso e altamente competitivo em alguns setores, sobretudo por concorrentes originários de países terceiros.

De entre as recomendações para a realização de negócios com a Colômbia abaixo indicam-se algumas informações e dicas facilitadoras da abordagem deste mercado:

 A Colômbia é um dos países com o maior potencial de crescimento a longo prazo, não só na região da América Latina, mas em todo o mundo. Na última década, o PIB per capita duplicou, e tem havido um aumento robusto em investimentos públicos e privados. Isso ocorre em consequência do aumento da segurança interna e da ampla diversificação económica que enriquece o país. O consumo interno colombiano está em crescimento impulsionado pela ascensão da classe média.

 O Desemprego foi reduzido substancialmente na última década, para 9,6 por cento em 2013, numa população de mais de 47 milhões com uma média etária bastante baixa. A Inflação permanece estável.

 O país é muito extenso e culturalmente diverso. No processo de internacionalização há que selecionar o departamento/região alvo e preparar estratégias específicas para o abordar.

 A competitividade no mercado é elevada, sobretudo por parte de empresas internacionais, exigindo-se rigor e um real conhecimento do mercado.

 É relativamente fácil fazer entrar as mercadorias ou serviços na Colômbia . Com o TLC com a UE a maior parte dos produtos não têm restrições à entrada de mercadorias. Existem exceções para alguns produtos.

 O processo negocial deve ser muito claro e todas as variáveis devem ser expressas nos acordos finais. Tudo o que ficar subentendido será

provavelmente interpretado de forma distinta pelas partes e pode inviabilizar os negócios.

 O pagamento deve ser assegurado (transferência bancária, carta de crédito ou outro meio de seguro) antes da expedição da mercadoria para a Colômbia.

 A Colômbia não tem os mesmos valores negociais que a Europa. Promoções de lançamento, descontos e outras facilidades devem ser evitadas pois serão entendidas como direitos futuros adquiridos.

 As garantias e as responsabilidades de cada parte devem ser expressas no acordo comercial firmado.

 Para uma utilização correta dos produtos o fornecedor deve assegurar a formação/capacitação do cliente para a sua correta utilização. O custo com esta operação deve ser contemplado no negócio inicial.

 As infraestruturas de transportes internos, logística e alfândega ainda são deficientes. Assegurar que o agente de carga, seguro e alfândega é habilitado para o efeito, competente e de confiança no mercado é determinante para o sucesso do negócio.

11. LINKS DE INTERESSE

Departamentos

Amazonas http://www.amazonas.gov.co/ Antioquia http://www.antioquia.gov.co/ Arauca http://www.arauca.gov.co/ Arquipelago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina http://www.sanandres.gov.co/ Atlántico http://www.atlantico.gov.co/ Bogota D.C. http://www.bogota.gov.co/ Bolívar http://www.bolivar.gov.co/ Boyacá http://www.boyaca.gov.co/ Caldas http://www.gobernaciondecaldas.gov.co/ Caquetá http://www.caqueta.gov.co/ Casanare http://www.casanare.gov.co/ Cauca http://www.cauca.gov.co/ Cesar http://www.cesar.gov.co/ Chocó http://www.choco.gov.co/ Córdoba http://www.cordoba.gov.co/ Cundinamarca http://www.cundinamarca.gov.co/ Guainía http://www.guainia.gov.co/ Guaviare http://www.guaviare.gov.co/ Huila http://www.huila.gov.co/ La Guajira http://www.laguajira.gov.co/

Magdalena http://www.magdalena.gov.co/

Meta http://www.meta.gov.co/

Nariño http://www.narino.gov.co/

Norte de Santander http://www.nortedesantander.gov.co/ -

Putumayo http://www.putumayo.gov.co/ Quindío http://quindio.gov.co/ Risaralda http://www.risaralda.gov.co/ Santander http://www.santander.gov.co/ Sucre http://www.sucre.gov.co/ Tolima http://www.tolima.gov.co/

Valle del Cauca http://www.valledelcauca.gov.co/

Vaupés http://www.vaupes.gov.co/

Vichada http://www.vichada.gov.co/

http://wsp.presidencia.gov.co/ - Presidencia

http://www.vicepresidencia.gov.co/ - Vicepresidencia

http://www.tlc.gov.co/ - Ministerio de Comercio, Industria y Turismo

http://www.dane.gov.co/ - Departamento Administrativo Nacional de Estatistica

https://www.dnp.gov.co/ - Departamento Nacional de Planeacion

http://portal.dafp.gov.co/ - Departamento Administrativo de la Funcion Publica

http://www.dps.gov.co/ - Departamento para la Prosperidad Social

https://www.dane.gov.co/ - Departamento Administrativo Nacional de Estadistica

http://www.colombiacompra.gov.co/ - Colombia Compra Eficiente

http://www.portalterritorial.gov.co/ - Portal de Alcaldes y Gobernadores de Colombia

http://www.proexport.com.co/ - Promoción de Turismo, Inversión y Exportaciones

12. BIBLIOGRAFIA

http://sige.dane.gov.co/atlasestadistico/ - DANE, Atlas Estadístico

http://www.colombia.travel/ - Guia de Viajes Oficial

http://www.worldatlas.com/ - World Atlas

http://www.igac.gov.co/ - IGAC, Instituto Geográfico Agustin Codazzi

http://www.senado.gov.co/ - Congreso de la República de Colombia

http://www.colombiestad.gov.co/ ColombiEstad – Colombia Estadística

http://www.vivenciaandina.com/ - Vivencia Andina (mapa)

http://www.tlc.gov.co/ - Acuerdos Comerciales y de Inversión

http://www.mincit.gov.co/ - Ministerio de Comercio, Industria y Turismo de Colombia

http://www.proexport.com.co/ - PROEXPORT Colombia

http://www.colombia.com/ - Colombia.Com

http://www.gerencie.com/ - Gerencie.Com

http://www.ine.pt/ - Instituto Nacional de Estatística

http://www.sic.gov.co/ - Superintendencia Industria y Comercio

http://www.andi.com.co/ - Asociación Nacional de Empresarios de Colombia

http://www.inviertaencolombia.com.co/ - Portal Oficial de Inversión de Colombia

- PROEXPORT

http://wdi.worldbank.org/ - The World Bank

http://www.doingbusiness.org/ - Doing Business

Documentos relacionados