• Nenhum resultado encontrado

4 AS ESCOLAS CAMPO DE PESQUISA E SEUS DOCENTES EM HISTÓRIA: ENTRE SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NO COTIDIANO ESCOLAR DO

4. Cultura e Memória — Debates sobre a questão do negro no Brasil atualmente — Compreensão da organização política francesa no século XVIII destacando a classificação de partidos de

4.3 O Segundo Cenário: a Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo Assunção

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arnaldo Assunção é uma instituição escolar pública de Educação Básica especializada no nível do Ensino Médio Integral integrante da Rede Educacional de Pernambuco. Essa instituição fica situada na Rua Prudente de Morais, s/n., no bairro Salgado, um dos bairros mais populosos e populares da cidade de Caruaru, em Pernambuco.

A escola é administrada, desde outubro de 2005, pela pedagoga Antonia Fabiana C. de Andrade e a instituição integra o conjunto de escolas pertencentes à Gerência Regional de Ensino Agreste Centro Norte da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Essa escola foi criada pelo Decreto Estadual n. 31.311 de 11 de janeiro de 2008 e conta neste ano de 2013 com 511 estudantes distribuídos em 10 turmas de Ensino Médio Integral Regular e três turnos de Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

A EREM Arnaldo Assunção está localizada em uma área de 4.200m2 e suas origens remontam aos anos 1960, quando em 1967 era denominada apenas de Grupo Escolar. Só em 20 de março de 1986 ela foi elevada a Escola Estadual através de portaria e inscrição estadual. Nesse período, a escola ainda dispunha de ensino fundamental em sua estrutura pedagógica, sendo o mesmo retirado após as reformas educacionais ocorridas nos últimos 6 anos em Pernambuco.

Em 11 de janeiro de 2008 foi denominada de Escola de Referência de Tempo Integral dedicada exclusivamente ao Ensino Médio através do Decreto Estadual n. 31.311, como parte das alterações pelas quais passaram inúmeras escolas públicas estaduais de PE, que desde 2008 foram transformadas em escolas de Tempo Integral a partir do Programa de Modernização da Gestão Educacional – Metas para a Educação anteriormente abordado. A coordenadora pedagógica da EREM Arnaldo Assunção, Profa. Verônica Gonçalves, nos informou que a transformação da escola em regime pedagógico de tempo integral aumentou o tempo de permanência dos alunos na instituição, conduzindo a um turno diário de 8 horas de atividades pedagógicas regulares na instituição e, com isso, a um significativo aumento da qualidade do desempenho dos estudantes. A Profa. Verônica Gonçalves também alude ao fato de que contribui para a escola ter obtido bons indicadores nas avaliações institucionais da educação de Pernambuco a presença de uma equipe de professores de todas as disciplinas exclusiva para esta instituição escolar.

Essa escola recebeu o nome de Arnaldo Assunção, de acordo com seu Projeto Político-Pedagógico (2013), como uma homenagem ao conceituado advogado caruaruense que doou o terreno para o Estado de Pernambuco onde encontra-se construída a escola.

De acordo com o PPP da EREM Arnaldo Assunção (Anexo V), os seus estudantes advém de diferentes bairros da cidade de Caruaru e pertencem a diferentes classes sociais. Em seu Diagnóstico da Realidade (PPP, 2013) a escola “atende uma demanda diversificada de estudantes, alguns dos alunos sobrevivem do trabalho informal dos seus responsáveis”, o que provocaria uma indisponibilidade de tempo e de recursos materiais e cognitivos para um acompanhamento adequado dos estudantes pelos seus responsáveis legais e isso contribui para algumas das dificuldades que repercutem no cotidiano destes alunos, tais como:

- Baixo nível de aprendizagem, no que se refere às Competências Básicas para o ingresso no Ensino Médio;

- Ausência de uma formação sócio-afetiva;

- A falta de hábito para cumprir os horários de estudos e aceitação das normas disciplinares da Escola (PPP, 2013).

A partir desse diagnóstico da realidade a escola, em seu PPP, foram estabelecidos como objetivos educacionais formais, gerais e específicos:

Geral: Construir uma escola que tenha por missão assegurar um ensino de qualidade, a partir de intervenções pedagógicas que revertam os indicadores negativos, assegurando também, o sucesso e a permanência dos alunos, formando cidadãos críticos, participativos e profissionais éticos, capazes de agir na evolução da sociedade.

Específicos: Melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes; promover ações e incentivos no relacionamento humano, através da valorização dos trabalhos já executados e o reconhecimento e socialização de talentos e habilidades dentro da comunidade escolar; repensar meios para firmar o cumprimento de normas e estudos dirigidos, conscientizando-os quanto ao bem que estas práticas nos proporcionam (PPP, 2013).

A EREM Arnaldo Assunção, a partir do que preconiza os seus objetivos educacionais formais, gerais e específicos, estabeleceu diversas ações para por em prática esse objetivos, dentre os quais destacamos:

1.Realizar projeto de intervenção durante o 1° Bimestre – após diagnóstico, visando minimizar dificuldades na aquisição de conhecimento de conteúdos apresentado pelos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio;

[...]

3.Acompanhamento contínuo, subsidiando-os com textos para estudo, de modo que ao final do Ensino Médio, em média 95% dos alunos saiam na condição de ingressar nos cursos superiores e/ou tornarem-se profissionais de nível médio qualificados (PPP, 2013).

A EREM Arnaldo Assunção procura justificar suas ações e seus objetivos educacionais afirmando-se como uma escola voltada para o desenvolvimento do estudante no qual “o seu trabalho não pode ser pensado nem realizado na individualidade e no improviso” (PPP, 2013).

Essa instituição escolar se coloca como comprometida com a qualidade do serviço educacional que disponibiliza à sociedade, pautada por uma perspectiva de trabalho democrática com a participação dos vários segmentos da comunidade escolar (professores, estudantes, responsáveis legais e integrantes da comunidade local) na definição e no gerenciamento das suas ações pedagógicas.

De acordo com a Secretaria da Educação do estado de Pernambuco, a EREM Arnaldo Assunção ocupa o 4º lugar entre as Escolas Públicas integrantes da Rede Educacional de Pernambuco com um Índice da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE – de 5,38 pontos obtido após a avaliação realizada em 2012.

A exemplo do que ocorreu com todas as escolas públicas do ensino médio integral de Pernambuco, a partir de 2012, componentes curriculares da EREM Arnaldo Assunção foram distribuídos pelas áreas de conhecimento previstas conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s) vigentes. A disciplina história, integrante da área de Ciências Humanas e suas Teconlogias, dispõe de 2 horas de aula semanal para cada ano do Ensino Médio. O planejamento curricular da disciplina foi realizado pelo professor que a ministra para todas as turmas de todos os anos do ensino médio regular dessa instituição.

4.4 O ensino de história na Escola de Referência em Ensino Médio Arnaldo