• Nenhum resultado encontrado

SEGUNDO ESTÁGIO

No documento 1. INTRODUÇÃO - View/Open (páginas 57-62)

4. PARQUE MÃE BONIFÁCIA: PROCEDIMENTOS PARA SUA VALORAÇÃO

4.2 SEGUNDO ESTÁGIO

4.2.1 Definição da amostra entrevistada

A amostragem deve obedecer a certos procedimentos estatísticos padrões que garantam sua representatividade, como, por exemplo, identificar a população-alvo da pesquisa, determinar quem e quantas pessoas devem ser entrevistadas, e como localizar essas pessoas. Para este trabalho optou-se por entrevistar dois grupos distintos: os “usuários diretos”, que utilizam o parque para passeios, recreação e prática de esportes, enfim, pessoas com idade superior a 18 anos que visitam o parque; e moradores em bairros ao entorno do parque (Duque de Caxias, Quilombo, Jardim Mariana e Santa Marta), também com idade superior a 18 anos.

A escolha desses dois grupos deu-se pelo propósito do objetivo geral da pesquisa analisar como a renda influencia na disposição a pagar por um bem ambiental. O Parque Mãe Bonifácia, que é um bem público não excludente e não rival é visitado por pessoas dos mais variados níveis de renda atendendo, assim, ao objetivo da pesquisa. Quanto à escolha dos bairros a serem entrevistados, também se levou em consideração o objetivo da pesquisa. Por serem bairros próximos ao parque, os residentes podem ter seu bem estar aumentado e, conforme a Tabela 02,observa-se que também há uma grande variação na renda dos residentes.

Para a definição da amostra a ser entrevistada foi considerada a população residente nos bairros ao entorno do Parque Mãe Bonifácia com idade superior a 18 anos, bem como a população que visita o parque que pode chegar a 5.000 indivíduos nos finais de semana totalizando uma população de

17.000 pessoas. O tamanho amostral foi estabelecido pela equação de Richardson (1985):

(

)

q p N e N q p n ⋅ ⋅ + − ⋅ ⋅ ⋅ = 2 2 2 1 σ σ (17)

em que n é o tamanho planejado da amostra; σ2

é o nível de confiança escolhido em desvio padrão de 5%; p é a probabilidade da característica pesquisada (95 %); q é o complemento de p (5%), sendo que q=100-p; N é o tamanho da população (17.000) e “e” é o erro de estimação adotado, que foi de 5%, assim, o tamanho da amostra determinado foi de 462, sendo entrevistadas 469 pessoas (Tabela: 03).

Tabela: 03: Resultados da definição da amostra entrevistada

Descrição Valores

Nível de confiança em desvio padrão (σ²) 5 Probabilidade da característica pesquisada (p) 95

Complemento de p em % (q) 5

Tamanho da população (N) 17000

Erro Padrão (e) 5

Tamanho da amostra 462

Fonte: Dados da pesquisa

É fundamental destacar que essa amostra poderia ser considerada pequena se o objetivo deste estudo fosse valorar o parque Mãe Bonifácia, porém, como o objetivo é analisar a influência da renda sobre a disposição a pagar por um bem ambiental com uma margem de erro mais elevada, reduzindo, assim, o número de indivíduos entrevistados.

4.2.2 Caracterização da aplicação das entrevistas

Esta etapa identifica a forma como será aplicado o questionário. É recomendado que as entrevistas sejam pessoais de forma a garantir uma fiel compreensão do questionário e suas respostas. Os dados podem ser coletados por meio de pesquisas domiciliares (face a face), o que é mais recomendável, embora apresentem um custo mais alto do que o realizado com o uso do telefone8 ou pelo correio. As pesquisas domiciliares também consomem mais tempo que os outros métodos.

O uso do telefone possui algumas vantagens: custo menor que as entrevistas pessoais e, também melhor acesso a certos tipos de classe de pessoas. Por outro lado, tem sua amostra de entrevistados limitada em relação a entrevista pessoal, até mesmo porque nem todos têm telefone. As alternativas para perguntas terão que ser mais restringidas (menor número de opções).

Para esta pesquisa “todas as entrevistas foram feitas de forma pessoal”, sendo os usuários do parque abordados dentro do parque e convidados para responderem ao questionário; os residentes nos bairros ao entorno do parque foram entrevistados em suas próprias residências ou em pequenos comércios localizados dentro dos bairros (padarias, mercearias, açougues, sorveterias, bicicletarias, farmácias, entre outros).

4.2.3 Determinação do conteúdo das informações que devem ser prestadas no questionário

O conteúdo que compõe o questionário deve estar de acordo com o interesse a ser pesquisado. Segundo Dencker, (2001, p. 146), a finalidade do questionário é obter de maneira sistemática e ordenada, informações sobre as variáveis que intervêm em uma investigação, em relação a uma população ou amostra determinada. Com o intuito de analisar os níveis de renda com a disposição a pagar por um bem ambiental, dividiu-se o questionário em quatro

8 O uso do telefone possui algumas vantagens: custo menor que as entrevistas pessoais e,

também melhor acesso a certos tipos de classe de pessoas. Por outro lado, tem sua amostra de entrevistados limitada em relação a entrevista pessoal, até mesmo porque nem todos têm telefone. As alternativas para perguntas terão que ser mais restringidas (menor número de

partes: primeiramente direcionou-se o questionário a fim de captar os dados sócio-econômicos dos entrevistados; a segunda parte busca as informações que as pessoas têm em relação ao Parque Mãe Bonifácia; a terceira parte aborda o nível de preocupação ecológica do entrevistado e, por último estão as perguntas relacionadas com a Valoração Contingente propriamente dita onde o entrevistado se dispõe ou não a pagar sobre o bem em questão.

O questionário contém 24 questões, onde a maioria são questões fechadas com perguntas dicotômicas ou de múltipla escolha e, algumas em forma semi-abertas ou totalmente abertas. E, para haver concordância nas respostas, o questionário foi estruturado de forma padrão, para que todos entrevistados respondessem as mesmas perguntas (Anexo 04).

Antes de ser aplicado em campo, o questionário foi submetido a um pré- teste para avaliar as questões propostas quanto à necessidade da pesquisa e à clareza de entendimento do entrevistado e, em seguida foram feitos alguns ajustes. Segundo Mattar (1997, p. 234), o pré-teste é tão importante para o aprimoramento de um instrumento de coleta de dados que nenhuma pesquisa deveria iniciar sem que o instrumento utilizado tivesse sido convenientemente testado. Para o pré-teste foram realizadas 32 entrevistas e a realização deste, indicou a necessidade de algumas alterações no questionário inicialmente proposto.

Todas as entrevistas foram pessoalmente aplicadas pela autora deste estudo. Acredita-se que, com a aplicação dos questionários por uma única pessoa tem-se um maior controle sobre a forma como as entrevistas são conduzidas. Outro motivo deve-se ao fato que, procedendo assim, eliminou-se a necessidade de contratar e treinar entrevistadores, diminuindo significativamente os gastos com a aplicação dos questionários.

O questionário final foi aplicado entre os dias 03 de agosto e 08 de setembro/2005, sendo que as entrevistas aos usuários foram feitas durante uma semana no período matutino (das 07:00 às 09:30) e no período vespertino (das 17:00 às 18:30, aproximadamente), incluindo mais três finais de semana no mesmo horário. Os residentes foram entrevistados durante três semanas nos períodos matutino e vespertino, entre 08:00 e 11:00 e 15:30 e 18:00, porém nos finais de semana as entrevistas foram feitas das 09:30 às 11:00 e das 15:30 às 17:00).

Foram abordadas 473 pessoas, das quais 04 não quiseram concluir a entrevista, alegando que não queriam informar a renda mensal individual/familiar ou que não queriam perder tempo respondendo ao questionário. Os dados coletados serão apresentados e discutidos na próxima seção, com auxílio de tabelas e gráficos para melhor interpretação dos resultados da pesquisa.

No documento 1. INTRODUÇÃO - View/Open (páginas 57-62)

Documentos relacionados