• Nenhum resultado encontrado

A amostra deste estudo se constitui das empresas de capital aberto, com ações negociadas na BM&FBovespa, e que se encontravam ativas nos anos de 2010 e 2012. A natureza das informações utilizadas nesta pesquisa é de fonte secundária, pois a coleta de dados ocorreu em atas e formulários de referência disponíveis no endereço eletrônico da Comissão de Valores Mobiliários - CVM, em notícias publicadas em veículo de imprensa on-line e por informações recebidas após solicitação junto à CVM para as empresas que compõem a amostra da pesquisa. As empresas que compõem a amostra inicial foram obtidas por meio do banco de dados Economática® e considerou-se inicialmente 364 empresas, para cada um dos anos da pesquisa.

No entanto, foram necessárias inclusões e exclusões de empresas para a composição da amostra final. As inclusões ocorreram para empresas consideradas canceladas pela base de dados Economática®, no momento da coleta das informações, porém ativas em 2010 e 2012, período do estudo. Procedeu-se a inclusão das empresas tendo por base informações de datas de cancelamentos de registros obtidos no endereço eletrônico da CVM. As exclusões ocorreram para empresas que apresentaram ausência de informações necessárias à pesquisa. Os procedimentos para a exclusão e inclusão de empresas, assim como os quantitativos anuais de exclusões e de amostra final, estão discriminados na Tabela 1 a seguir:

Tabela 1 – Composição da amostra

2010 2012

Total de empresas inicialmente consideradas para amostra 364 364

(+)

Empresas incluídas por constarem como canceladas no momento da coleta de dados, porém ativas nos períodos de análise, conforme informações disponíveis no endereço eletrônico da CVM.

41 19

Subtotal de empresas da amostra 405 383

endereço eletrônico da Comissão de Valos Mobiliários (CVM).

(-) Excluídas por não possuírem formulários de referências disponíveis no endereço

eletrônico da CVM. 0 2

(-) Excluídas pela ausência de informações contábil-financeiras junto a base de dados

Economática®. 23 2

(-) Excluída pela ausência de informações sobre o conselho de administração no

formulário de referência disponível no endereço eletrônico da CVM. 0 1 (-) Excluídas pela existência de um único acionista que possui 100% das ações totais

da empresa, segundo informações da base de dados Economática®. 11 10 (-) Excluídas pela ausência de informações sobre percentual de propriedade junto a

base de dados Economática®. 39 0

(-) Excluída pela ausência de informações sobre a quantidade de acionistas no

formulário de referência disponível no endereço eletrônico da CVM. 2 6

Amostra final da pesquisa 322 348

Constituem pela análise da Tabela 1, portanto, como amostra final deste estudo o total de 322 empresas no ano de 2010 e 348 no ano de 2012. As informações contábil-financeiras, necessárias à pesquisa, foram obtidas através do banco de dados Economática® e correspondem àquelas encerradas em 31 de dezembro do ano anterior à realização das assembleias, notícias e aberturas de processos junto à CVM para cada período.

São, ainda, necessárias à pesquisa informações referentes à participação acionária, obtidas também através do banco de dados Economática® e informações relativas às composições dos conselhos e quantitativos de acionistas, obtidas por meio do formulário de referência disponível no endereço eletrônico da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ambas as informações correspondem, para cada período, àquelas referentes aos períodos de realização das assembleias, notícias e aberturas de processos junto à CVM.

As informações relativas aos eventos considerados neste estudo como ativismo de acionistas foram obtidas através das atas de assembleias ordinárias disponíveis no endereço eletrônico da CVM, das notícias veiculadas no jornal on-line Valor Econômico e dos processos abertos junto à CVM referentes ao assunto “Reclamação de Investidor/Público em Geral”.

O período de estudo se justifica com base nas Instruções:

 CVM nº 457 de 13 de julho de 2007 – que trata da elaboração e divulgações das demonstrações financeiras no novo padrão contábil, que consiste na adoção de práticas contábeis convergentes às internacionais, emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB);

 CVM nº 480 de 7 de dezembro de 2009 – que trata, dentre outras questões, da criação do Formulário de Referência em substituição ao Formulário de Informações Anuais (IAN);

 CVM nº 481, de 17 de dezembro de 2009 – que regula sobre as informações e pedidos públicos de procuração para exercício em assembleias de acionistas quanto ao direito de voto e à necessidade de divulgação de informações, pelas empresas, antes que sejam realizadas as assembleias gerais.

Como ambas as instruções possuem prazo obrigatório para adoção a partir do exercício 2010, justifica-se o período de estudo pelo início de normas que permitem aos acionistas maior publicidade de informações fornecidas pelas empresas, além da padronização das informações contábeis às utilizadas em outros países. Assim, aos acionistas é disponível, a partir dessas instruções, maior poder de acompanhamento, monitoramento e supervisão das atividades exercidas nas empresas, e que podem gerar mais eventos objetos deste estudo.

Constituem-se, portanto, os períodos da pesquisa como o primeiro ano de adoção destas instruções, 2010, e ao último ano com informações contábil-financeiras disponíveis na base de dados Economática®, 2012, no momento da coleta dos dados em fevereiro de 2013. A ocorrência de informações que se caracterizam como outliers, neste estudo, não sofreram nenhum tratamento por considerar a importância que essas variações nas características representam para a ocorrência do evento objeto desta pesquisa. Segundo Fávero et al. (2009, p. 56) “é importante ressaltar que o tratamento de outliers é desejado quando o pesquisador tem por interesse investigar o comportamento da variável em questão sem a influência de observações com valores discrepantes [...]”.