• Nenhum resultado encontrado

Seleção e construção de indicadores

A construção de um indicador depende da delimitação e clareza do objeto de estudo e do tipo de avaliação que se pretende realizar.

O cálculo do mesmo pode ser:

▪ Simples e direto, por exemplo: número de atendimentos no SAD/ano); ou ▪ Por meio de proporções, taxas, entre outras fórmulas, exemplo: percentual de

reinternação de pessoas atendidas por SAD.

De cálculos simples ou proporcionais, algumas características são essenciais para maior eficácia de indicadores: a confiabilidade dos dados e cálculos, a validade (medir o que se propõe, considerando um objeto específico), a relevância e a mensurabilidade (basear-se em dados possíveis de serem obtidos). É fundamental considerar, ainda, que cada indicador selecionado e construído deve ser compreensível, de fácil interpretação para todos que necessitem da informação gerada – ou resultante – da aplicação do indicador.

No monitoramento das ações do SAD, é possível utilizar diferentes tipos de indicadores: de oferta, de utilização, de cobertura.

Para o processo de avaliação, pode-se utilizar o modelo clássico proposto por Donabedian com indicadores de estrutura, indicadores de processo – sob o ponto de vista técnico ou administrativo – e indicadores de resultado/impacto. (Quadro 2)

Avedis Donabedian (07 de janeiro de 1919 - 9 de novembro 2000): médico e fundador dos estudos da qualidade dos cuidados de saúde. Suas proposições originaram o Modelo Donabedian. Trata-se de um modelo conceitual que fornece um enquadramento para examinar os serviços de saúde e avaliação de qualidade dos cuidados de saúde. De acordo com o modelo, das informações sobre a qualidade dos cuidados podem ser extraídas três categorias: “estrutura”, “processo” e “resultados”. O modelo original desenvolvido em 1966 continua paradigma dominante para avaliar a qualidade dos cuidados de saúde. (MALIK; SCHIESARI, 1998)

39

Quadro 2 - Indicadores de monitoramento e avaliação: tipos e propósitos

MONIT

ORAMENT

O

Tipos Indicação/propósito

De oferta Visa responder se o serviço está disponível para a população-alvo, se é acessível e se a qualidade é adequada. Exemplo: atendimentos de fisioterapia por pessoa atendida pelo SAD/mês.

De utilização

Verifica se a população-alvo participa das atividades oferecidas pelo serviço. Exemplo: porcentagem de cuidadores que participam de grupos de cuidadores.

De cobertura

Mostra a proporção da população-alvo atingida pelo serviço.

É necessário conhecer o denominador (número que se pretende alcançar com a intervenção). Exemplo: cobertura do SAD no município ‘X’.

AV ALIA ÇÃ O De estrutura

Indica recursos físicos, materiais, humanos e financeiros de uma instituição ou serviço. Exemplos: número de profissionais contratados para o SAD; número de veículos adquiridos para o SAD; número de atividades de qualificação ou capacitação realizadas para a equipe do SAD.

De processo

Usada para atividades envolvendo profissionais de saúde e pessoas atendidas, com base em padrões predefinidos. Exemplos: percentual de pessoas atendidas pelo Serviço com projetos terapêuticos singulares, elaborados e implantados; percentual de pessoas com oxigenioterapia no SAD.

De resultado (impacto)

Indicada para avaliar o alcance dos objetivos do serviço, considerando satisfação e expectativas, com base em padrões predefinidos.

Exemplos: índice de reinternação de pessoas atendidas pelo SAD; média de permanência hospitalar de pessoas atendidas pelo SAD; grau de satisfação das pessoas atendidas pelo SAD e de seus familiares.

Fonte: Elaborado por Kênia Lara Silva, 2016.

Na construção de indicadores, devem ser considerados os seguintes elementos: ▪ A pergunta avaliativa (o que se quer avaliar);

▪ A possibilidade de coletar a informação para responder ao indicador (disponibilidade da informação);

▪ A dimensão do que se quer monitorar ou avaliar (por exemplo, a adequação do espaço físico para o desenvolvimento de um serviço/atividade/tarefa). (Quadro 3)

40

Quadro 3 - Dimensões e ações de avaliação

DIMENSÃO A SER

AVALIADA PERGUNTA AVALIATIVA

VARIÁVEIS OBSERVÁVEIS E INDICADOR MODALIDADE DE COLETA E FONTES DE INFORMAÇÃO O SAD no município X

O SAD tem contribuído para ampliar o acesso à saúde no município X? ◊ Variáveis: • Nº de pessoas admitidas ao SAD / • Nº de pessoas com encaminhamentos ao SAD ◊ Indicador: % de atendimentos: Pessoas admitidas/ pessoas encaminhadas X 100 Levantamento do número de pessoas atendidas em determinado período de tempo; levantamento de quantidade de pedidos de avaliação/admissão pelo SAD oriundos da Rede de Saúde ou por demanda espontânea.

EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DE INDICADORES:

No município ‘X’, o SAD foi implantado no final de 2014. Após um ano de funcionamento, o coordenador, juntamente com os profissionais da equipe, decidiu avaliar o SAD. Reuniram-se e definiram que o interesse do grupo era: verificar a capacidade de o serviço responder às demandas dos outros serviços da RAS-SUS. Para tanto, elaboraram o seguinte quadro avaliativo:

▪ DIMENSÃO DO QUE SE QUER AVALIAR → Capacidade do SAD de atender às demandas da RAS-SUS do Município ‘X’

▪ PERGUNTA AVALIATIVA → O SAD tem sido capaz de atender às demandas da RAS- SUS quanto à solicitação e admissão de pessoas para AD?

▪ VARIÁVEIS OBSERVÁVEIS E INDICADORES:

→Número de pessoas encaminhadas ao SAD

→ Origem das pessoas encaminhadas ao SAD por serviços da RAS do município X → Tempo de retorno do SAD às solicitações

→% de atendimento do SAD às solicitações dos serviços da RAS-SUS Fonte: Elaborado por Kênia Lara Silva, 2016.

41

A equipe se mobilizou e iniciou o processo de avaliação.

O primeiro passo: analisou se as informações necessárias para o cálculo do indicador estavam registradas no caderno de solicitações de admissão e avaliação da equipe. Nesse caderno era possível obter os dados quanto ao serviço demandante, data da solicitação e data da resposta do SAD com o desfecho (pessoas atendidas pelo SAD avaliadas e incluídas; pessoas atendidas pelo SAD avaliadas e não incluídas, com descrição dos motivos; recusa da pessoa ou de familiar quanto à avaliação; mudança quanto à indicação da solicitação (piora clínica do pessoa, óbito).

Além desses dados, a equipe propôs um roteiro que foi enviado aos coordenadores de cada serviço da Rede de saúde do município, os quais tinham encaminhado pessoas para o SAD, com o objetivo de investigar o grau de satisfação desses serviços com o SAD.

Essas informações foram processadas gerando os indicadores de avaliação: ▪ Número de pessoas encaminhadas ao SAD

▪ Número de pessoas encaminhadas ao SAD, por serviço da RAS-SUS do Município. ▪ Tempo de retorno do SAD às solicitações/encaminhamentos

▪ Porcentagem de atendimento do SAD às solicitações /encaminhamentos por serviços da RAS-SUS municipal

▪ Porcentagem de motivos de não admissão no SAD

A apresentação dos indicadores foi feita no Seminário de Avaliação do SAD. Para esse evento foram convidados todos os profissionais do SAD e dos demais serviços da RAS-SUS que puderam analisar os resultados e sugerir melhorias. Também foram estabelecidas metas para o monitoramento do SAD, algumas para cumprimento nos seis meses seguintes e outras com prazo de cumprimento anual.

Leitura obrigatória

Manual de Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde (BRASIL, 2016a).

Disponível em:

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/avalicao_melhor_em_casa2016. pdf

Fonte: Elaborado por Bruno de Morais Oliveira, 2017.

42

Indicadores para monitoramento e avaliação de

Serviço de Atenção Domiciliar

Esta terceira Unidade destacou: tipos de indicadores, critérios e características para a seleção e construção de indicadores de monitoramento e avaliação. Foram dados alguns exemplos de indicadores para o monitoramento e a avaliação de SAD, no contexto da RAS-SUS.

Definir indicadores é ação inicial e básica para viabilizar a avaliação e o monitoramento como processos vinculados à qualidade de serviços de saúde no âmbito da gestão e da prestação de serviços de saúde. É a utilização de indicadores de saúde que permite o estabelecimento de padrões para o acompanhamento e a reorientação das ações e programas de saúde tanto no plano da assistência à pessoa como a grupos da população. Como medidas quantitativas de qualidade relacionadas a estrutura, processo e resultado da atenção de saúde, os indicadores podem e devem ser utilizados para avaliação e monitoramento da atenção domiciliar.

Documentos relacionados